Final Taça: Benfica x Belenenses Sab 8Mai 18h *RTP 2*

faneca_slb4ever

O Belenenses conquistou, este sábado, a sua primeira Taça de Portugal,  batendo o Benfica na final, por duas bolas a uma, numa partida decidida  no prolongamento. Marcelinho foi o herói dos azuis ao apontar o golo do  triunfo quando faltavam apenas seis segundos para o último apito do  árbitro.

Há muito que a equipa de Alípio Matos perseguia a  conquista de um grande troféu. Por isso, este dia 8 de Maio de 2010 vai  ficar gravado na memória de todo o grupo de trabalho do Belenenses,  que, diga-se, já justificava um feito destes, sobretudo pelo que tem  feito ao longo dos últimos anos, ganhando particular relevância por ser  alcançado frente ao campeão europeu.

Esta foi uma reedição da  final do ano passado e, apesar das características dos pavilhões de  Vagos e Entroncamento serem semelhantes, tudo foi diferente na edição  deste ano. A chuva que caía lá fora contrastava com o calor verificado  no ano passado, enquanto dentro das quatro linhas assistiu-se a um jogo  bem mais equilibrado. Nas bancadas registou-se um maior equilíbrio  entre o número de adeptos das duas equipas.

Começou melhor o  Belenenses, que aproveitou a displicência geral do Benfica nos  primeiros minutos para estar perto do golo por duas vezes. Uma perda de  bola infantil de Joel Queirós deixou Pedro Cary em boa posição para  marcar, aparecendo Pedro Costa a salvar as águias. Logo a seguir,  Jardel, de baliza 'escancarada', atirou por cima. A resposta dos  encarnados surgiu de forma tímida, com Joel Queirós a permitir a  primeira intervenção do guarda-redes Marcão.

Com nítidas  preocupações tácticas, rapidamente as duas equipas encaixaram-se e o  equilíbrio foi a nota dominante. Só a meio do primeiro tempo, voltou a  haver perigo junto das balizas. Um grande trabalho de Arnaldo quase que  acaba em golo após um desvio involuntário de Pedro Cary. Na sequência  do canto, o mesmo Arnaldo obrigou Marcão a defesa apertada através de  um grande remate.

Com dez minutos para se jogar, o Belenenses  atingiu as cinco faltas, factor que levou Alípio Matos a antecipar a  habitual alternância entre jogar com guarda-redes subido com o quatro  contra quatro.

Aos 13', Diego Sol teve nos pés uma grande  ocasião para inaugurar o marcador, mas o seu chapéu a Bebé, que levava  as medidas certas, foi travado por Joel Queirós quase sobre a linha de  golo.

A dois minutos do intervalo, o Benfica colocou-se em  vantagem, por intermédio do inevitável Joel Queirós. Num movimento  muitas vezes visto no ataque das águias, o número 25, bem assistido por  César Paulo, atirou rasteiro, fazendo a bola passar por baixo do corpo  de Marcão, que não ficou isento de culpas neste lance. Logo de seguida,  Joel Queirós apareceu completamente isolado, mas permitiu a defesa do  guarda-redes do Belenenses. Gorou-se uma excelente oportunidade para o  2-0.

Na etapa complementar, o Belenenses fez o que lhe competia  e entrou disposto a alterar a marcha do resultado, mas as suas  transições defesa-ataque e ataque-defesa não estavam a sair com a  habitual eficácia. Aproveitou-se desse facto o Benfica para criar  várias situações de golo que poderiam ter resolvido esta final a seu  favor. E quase sempre com o mesmo protagonista. Joel Queirós esteve  numa tarde de pouco acerto e desperdiçou, pelo menos, três  oportunidades quando só tinha Marcão pela frente.

Mas a equipa  de André Lima ficou muito cedo limitada com as cinco faltas, atingidas  aos 29 minutos. A partir daqui, os jogadores encarnados tiveram de  jogar mais retraídos. Aproveitou-se disso o Belenenses, que chegou ao  empate a cinco minutos do final, quando um potente remate de Diego Sol  foi desviado por Jardel para o fundo da baliza de Bebé.

Nos  últimos segundos do tempo regulamentar, Bebé salvou o Benfica com duas  estupendas intervenções, fazendo com que as duas equipas tivessem de  discutir a conquista do troféu no prolongamento.

No tempo  extra, notou-se alguma quebra física de ambos os conjuntos. Ainda  assim, foi o Belenenses que dispôs das melhores situações para marcar.  Bebé defendeu superiormente dois livres directos apontados por Pedro  Cary e Jardel, enquanto Sid falhou incrivelmente de baliza aberta.

Quando toda a gente já se preparava para o desempate através da marca  de grandes penalidades, eis que surge o momento do jogo. César Paulo  perdeu a bola em zona proibida, deixando Pedro Cary e Marcelinho na  'cara' de Bebé. O internacional português foi generoso e ofereceu o  golo ao brasileiro, que fez explodir de alegria os muitos adeptos azuis  que se deslocaram ao Entroncamento.

A arbitragem esteve em  plano medíocre, num jogo em que todos os intervenientes registaram uma  correcção que poderia facilitar o trabalho da dupla que viajou de  Setúbal. Mas os árbitros resolveram complicar e nunca seguiram uma  uniformidade de critérios ao longo da partida, assinalando tudo até às  cinco faltas, parando de apitar a partir daí. Neste aspecto, o Benfica  saiu mais prejudicado.

http://www.futsalglobal.com/news.php?extend.5640

faneca_slb4ever

No final do jogo que ditou a passagem de testemunho do Benfica ao  Belenenses como detentor da Taça de Portugal, André Lima não escondeu a  sua desilusão, criticando a forma de jogar do seu adversário: "Acho que  é preciso ter coragem, porque isto é estragar o futsal. Este tipo de  jogo que foi feito aqui hoje. Nem contabilizei o tempo que foi  utilizado o cinco para quatro. Cada um usa as armas que tem, é verdade.  Mas é preciso ter coragem."

O técnico das águias considera que  se fala em demasia na diferença de orçamentos entre as equipas. "Quando  se fala tanto em orçamentos e qualidade de jogo, nós fomos campeões da  Europa contra três equipas com orçamentos superiores ao Benfica. Para  mim era fácil chegar aqui e arranjar desculpas para esta derrota",  atirou.

Apesar de tudo, André Lima aproveitou para felicitar o  seu adversário, que ergueu pela primeira vez o troféu da Taça de  Portugal. "Parabéns ao Belenenses, que ganhou, andava atrás disto há  muito tempo e tem trabalhado para isso. Agora o que eu peço é para não  estragarem o futsal nacional", concluiu.

http://www.futsalglobal.com/news.php?extend.5642

PablitoAimar

Gimenez

Foi pena o Benfica ter perdido, mas bola para a frente. Agora temos que pensar nos play-off. Força Benfica.  :flagglorioso:

SAL.

Não tive oportunidade de ver o jogo, resta-me dizer...

FORÇA EQUIPA!

:slb2:

pasa

Foi má esta derrota mas há que levantar a cabeça!!!

Há que lutar pelo campeonato!!

Força Benfica!!! :bandeiraslb2: :bandeiraslb2:

Jorge.P_

Já me conformei...

Não se pode ganhar sempre.

Agora espero é ganhar o titulo nacional, CLARO... juntando ao titulo Europeu, será uma grande época.

Crente

Pelo que o Belenenses fez na modalidade nos últimos anos, já merecia um título. Tenho pena é que tenha sido contra o Benfica e com a roubalheira que se viu no prolongamento.

Mas fica o aviso para o playoff. Não vai ser nada fácil.

E eu que queria tanto mudar o título do tópico para "3.º de 4 canecos já cá cantam!"... :(

maxi04

Não vi o jogo, foi pena, custa perder assim...
Parabéns ao Belém que já merecia sem dúvida um titulo, mas pronto, nem deveria estar a dizer isto depois de nunca reconheceram as nossas conquistas !

Scott_Minto

Após um fds fora em Coimbra, onde festejei o nosso Campeonato de futebol, soube só hoje que perdemos a final de volei e taça futsal.
Como não vi o jogo, não vou comentar uma linha sobre a equipa do Benfica, sobre a derrota, nem nada.
Apenas fico estupefacto quando ouço o nosso treinador, que já se viu que não sabe perder, e ainda bem que perdemos rarissimas vezes, QUEIXAR-SE do facto do Belém usar constantemente o 5 para 4, como se fosse ilegal!!
Então mas há algum clube do mundo que não tenha jogado o 5 para 4? Há algum jogo de futsal onde não se veja isso?? Qual é a diferença de jogar dessa forma 3,4 min num jogo ou durante 15min? Aliás, eu sempre pensei para mim mesmo porque é que um clube nunca joga nesse sistema, e o Belém tem a forma perfeita para o fazer pois aquele Marcão é simplesmente fantástico, não precisando eles de tirar o GR e pôr um jogador de campo.
É que daqui a bocado, no futebol vai-se ouvir um treinador a dizer que acha absurdo como é que a equipa adversária jogou com 6 avançados de inicio, quando a sua equipa só tinha 4 defesas!!!
Esta DESCULPA foi somente a pior que eu alguma vez ouvi!!

pcssousa

Na 2ª, na 2ª, Belém na 2ª!

faneca_slb4ever

zerocool

Quando se falham situações de 1x0, n se merece ganhar....

Pedro Saraiva

Quem me conhece neste forum sabe que não sou benfiquista de finais nem nada que se pareça.
Quem me conhece sabe que apoio o futsal do Benfica e em especial o seu treinador.
Sei que perder faz parte da vida (da dos benfiquistas não devia fazer), contudo quando tenho que criticar não viro as costas.

Abordámos este jogo macios demais. Não há que negá-lo, somos melhores que os pastéis. Tinhamos que ser mais incisivos até ter o jogo ganho.
Existiu uma natural descompressão pós vitória na uefa cup. Há que combatê-la, sob pena de vermos fugir o campeonato.

Não acuso ninguém como aqui foi feito por ex ao César Paulo (fdx a memória é mesmo curta) mas critico o excesso de individualismo que notei na nossa equipa. Demasiadas situações de 2x1 e 2x0 que foram mal decididas.

Penso que vamos ganhar o campeonato, mas temos que fazer por merecer.

Quanto ao André...quem anda no futsal sabe que o que o André quer dizer com a história do 5x4 é a realidade. O futsal perde muito espectacularidade com isto. E com isso vai perdendo público.
Mas quando o André fala disto depois de uma derrota cheira a desculpa e não é isso que espero de alguém que tem como lema aquilo que o user Freire tem escrito por baixo do avatar.

Bernardo.8

É sempre pena perder uma final, ainda por cima a 6 segundos do final, quando no resto do jogo tinhamos feito por merecer a vitória, mas siga, agora é pensar no campeonato.

Carrega Benfica !