Torneios de Futebol

André Sousa

Eu também não creio que isto tenha alguma coisa a ver com o desejo por sair para outros sítios.

E repito: Estás a cometer um erro crasso, que é atribuir a decisão ao jogador e não ao clube. Neste caso o clube investidor. Um jogador só sair para fora de Portugal se houver um clube que o queira, não o contrário. Neste caso, mais prejudicial seria a participação numa competição estilo Next Gen Series.

Sobre a formação do Benfica... Pá, o Benfica pouco ou nada pode fazer. São miúdos. Vivem no mesmo planeta que nós. Adoram futebol. Querem fazer disso vida. Normal que se lhes perguntarem qual o seu sonho no mundo do futebol, a maior parte responderá em brilhar lá fora. Mas isso não é problema. Para brilhar lá fora é preciso brilhar cá dentro. Daí isto ajudar à evolução de um jogador.

the.lowlight

Claro, um jogador só sai se tiver mercado. Mas naqueles jogadores todos haverão uns que tem algum talento, outros bastante talento e, se calhar, 1 ou 2 que até podem vir a suscitar interesse dum clube grande europeu (se bem que, muitas vezes, nem é preciso ser muito grande). Já não me recordo, mas houve um qualquer do Sporting que fez uma birra quando perdeu a oportunidade de assinar pelo Bolton. Creio que foi o Miguel Veloso...ou o Moutinho com o Everton.

Jogar no Next Gen Series representa evoluirem o seu jogo contra adversários diferentes e mais competitivos. Percebo que possa significar evolução, mesmo expondo os nossos talentos como referes. Mas também pode significar "Ganhámos, não devemos nada a estes tipos como equipa". Ver prédios, relvados e a cara do Mourinho a 3 metros, dá pouco mais que motivação para continuar a trabalhar, a meu ver.
Eu não imagino os tipos do Man Utd, ou do Inter levarem os seus miudos ao centro de estágio do RM...

Concordo plenamente contigo. "Para brilhar lá fora é preciso brilhar cá dentro". Pelo menos em grande parte dos casos. Mas não é para isso que caminhamos. Temos jovens talentosos que, podem, eventualmente, vir a ser bons jogadores, a sairem. Ainda antes de pisarem um relvado 'a sério'.
Num mundo ideal, os jogadores e clubes faziam as coisas doutra forma. E, sinceramente, também não me agrada que o Benfica 'roube' os maiores talentos aos clubes menores... era mais interessante para o futebol que assim não fosse, mas esse caminho já não se pode seguir mais...
Anyway, já percebemos que no que originou esta conversa dificilmente teremos a mesma opinião. Eu acho que este tipo de 'eventos' fomenta esta cultura do 'Barcelona/RM/Chelsea/City', em fez de fomentar a ideia de vingar no SLB. Tu discordas...mas vai ser complicado encontrar razão nisto ;)

André Sousa

Citação de: the.lowlight em 31 de Maio de 2012, 01:58
Claro, um jogador só sai se tiver mercado. Mas naqueles jogadores todos haverão uns que tem algum talento, outros bastante talento e, se calhar, 1 ou 2 que até podem vir a suscitar interesse dum clube grande europeu (se bem que, muitas vezes, nem é preciso ser muito grande). Já não me recordo, mas houve um qualquer do Sporting que fez uma birra quando perdeu a oportunidade de assinar pelo Bolton. Creio que foi o Miguel Veloso...ou o Moutinho com o Everton.

Jogar no Next Gen Series representa evoluirem o seu jogo contra adversários diferentes e mais competitivos. Percebo que possa significar evolução, mesmo expondo os nossos talentos como referes. Mas também pode significar "Ganhámos, não devemos nada a estes tipos como equipa". Ver prédios, relvados e a cara do Mourinho a 3 metros, dá pouco mais que motivação para continuar a trabalhar, a meu ver.
Eu não imagino os tipos do Man Utd, ou do Inter levarem os seus miudos ao centro de estágio do RM...

Concordo plenamente contigo. "Para brilhar lá fora é preciso brilhar cá dentro". Pelo menos em grande parte dos casos. Mas não é para isso que caminhamos. Temos jovens talentosos que, podem, eventualmente, vir a ser bons jogadores, a sairem. Ainda antes de pisarem um relvado 'a sério'.
Num mundo ideal, os jogadores e clubes faziam as coisas doutra forma. E, sinceramente, também não me agrada que o Benfica 'roube' os maiores talentos aos clubes menores... era mais interessante para o futebol que assim não fosse, mas esse caminho já não se pode seguir mais...
Anyway, já percebemos que no que originou esta conversa dificilmente teremos a mesma opinião. Eu acho que este tipo de 'eventos' fomenta esta cultura do 'Barcelona/RM/Chelsea/City', em fez de fomentar a ideia de vingar no SLB. Tu discordas...mas vai ser complicado encontrar razão nisto ;)

E então? O Moutinho queria sair para o Everton. Assim como já houve jogadores a preferir o Birmingham ao Benfica. Como o Manuel Fernandes foi para o Portsmouth invés de ficar no Benfica. Não é algo anormal. É a EPL em confronto com a nossa liga. Levamos goleada. E no caso do Moutinho... Pá, ele estava no Sporting. Acho que isso acaba por resumir parte da vontade dele.

É algo que tem probabilidades bem maiores de influenciar a saída de um jovem para um clube do que isto. Aliás, tens bons exemplos. João Carlos no Liverpool e Agostinho Cá e Ié, ao que tudo indica, no Inter. Agora diz-me... Achas que isto aconteceu por terem visitado as instalações de algum dos clubes? Não. Sobre a motivação... Pá, mal vai a mentalidade de alguns jovens quando tem a oportunidade de privar com o Mourinho e não pensa em ser treinador por ele um dia. Isso só se consegue com motivação.

Pois temos. O Toni e o Ronny são bons exemplos disso. Agora... O Toni nunca tinha visitado um colosso europeu e saiu para o Liverpool. Isto depois de o Benfica ter feito tudo para o manter.

A sério, não faz qualquer sentido parar com iniciativas destas para travar o que quer que seja. Um jogador que queira sair para um colosso caso tenha proposta do mesmo, fá-lo-á. Independentemente de já ter visitado as instalações do dito cujo.

the.lowlight

É óbvio que não é um factor determinante...mas a mim parece-me que só estamos a 'ajudar' e não percebo porquê. O que eu digo é que não acrescenta praticamente nada à evolução deles. É discutível, mas é o que eu acho...
Pois..mas eu considero que, se o Manuel Fernandes prefere o Portsmouth ao Benfica com 20 anos, ou 21, depois de ter sido campeão, chegado aos quartos da Champions com o Benfica, é porque falhou algo na formação dele. Durante a sua formação deveria-se ter abordado estes campos. Hoje em dia é igualmente importante investir nesta matéria. O Manuel Fernandes é um bom exemplo. Quanto a mim poderia ter sido MUITO mais do que foi...se tivesse sido racional. Mas chegam a uma idade e parece que querem ter a carreira feita. Ao ponto de preferirem o Portsmouth ao Benfica recém 4finalista da Champions.
Acho que isso faz parte do trabalho da formação (até porque somos o Benfica, e não há muitos Benficas por aí, como muitas vedetas referem) e, nesse sentido, esta visita veio a propósito. Evitável....é óbvio que concordo contigo, não é determinante. Mas como dizes, são miudos como nós, veem o mesmo que nós...para quê acentuar isso ainda mais? Já não basta o que não podemos controlar?
Tu saberás melhor do que eu...mas o que eu sinto é que, hoje em dia, há muita pouca identidade com o Benfica da parte destes jovens.

André Sousa

Porque são jovens. Qual é o sentido de os privar destes pequenos luxos? E, como disse, é importante. Dá-lhes outras perspectiva do futebol, oferece-lhes contactos com outras pessoas, culturas diferentes, metodologias, provavelmente, diferentes... E dá motivação. São jovens que ganham a maior parte dos jogos que fazem numa época. Isto sim, leva a problemas de motivação. Querer estar no lugar dos jogadores que viram só os levará a tentarem superar-se cada vez mais. E isso é importantíssimo. Como não depende só deles (até é a parte que menos influência tem) sair, tudo bem.

Sobre o Manuel Fernandes... O Manuel Fernandes não chegou mais longe porque fez as escolhas erradas. Tão simples quanto isso. Assim como muitos outros. Mas também não está muito interessado nisto.

the.lowlight

Estará a formação condenada a isto, então? Se tiver algum talento nunca tirará lugar aos pesados investimentos da sénior, se tiver talento acima da média vem um Liverpool e leva-os antes de chegarem aos 17 anos...?

Ok, posso concordar contigo...mas quanto a mim, se calhar seria ainda mais proveitoso dar mais perspectivas da vida, do que do futebol, que deve ser 90% da vida deles actualmente. Terem outra formação, que não desportiva, para que um dia tenham maior capacidade para fazer as escolhas acertadas. Porque não são fáceis...

André Sousa

Não. O que não falta é talento em Portugal e são relativamente poucos os que saem para fora. O João Carlos saiu para o Sporting e têm lá jogadores mais talentosos que ele.

O jogador sair para o estrangeiro é a excepção, não a regra. Mais depressa se importa do que se exporta, no que à formação diz respeito.

the.lowlight

Os melhores tem ficado, na tua opinião? Ao menos isso. Então temos que trabalhar melhor a passagem para o escalão principal. Espero que a B ajude, mas temo que não...

André Sousa

O Ronny era o melhor da sua geração e foi embora. Também era dos que se destacava mais e era daqueles que dava nas vistas por ser bom, não por ser um bisonte. Mas também há exemplos como o do Bakary, que voltou para França, mas que nunca será ninguém no mundo do futebol. E foi pedra fundamental no título dos iniciados, na geração que para o ano será júnior de 2º ano. O que não falta é matéria prima para apostar e trabalhar.

abar85

Pior que ver centros de estágio do Real, é os jovens da formação todos os dias o tratamento que lhes é dado em comparação com os que vêm de fora, a diferença de oportunidades.

Aspirar a jogar no Benfica? Para isso é preciso que eles vejam que isso é possível. Até agora só o Nélson oliveira e mais nenhum, sendo que o Nélson era uma aposta óbvia.

É só ler as declarações do Guzzo aqui há tempos. Claro que se eles acham que é muito dificil serem aposta na equipa principal, mal surja uma proposta financeiramente atractiva, preferem salvaguardar desde já a sua vida ao invés de andarem emprestados por clubes menores e a ganhar misérias.


Manso28

Não entendo tanta critica por eles irem visitar o centro de estagios do real madrid... O Mourinho deve de ser idolo de mtos desses jovens e deve de dar uma grande moral poder estar com ele... Eu já fui federado e quando jogava contra os 3 "grandes" de lisboa sempre procurei conhecer tudo ao promenor.
Há aqui gente que ve os miudos da formação como maquinas... parece que são profissionais e que tem de seguir certos rituais só para agradar os adeptos... eles tem sonhos e tem ambições... tomará algum daqueles miudos algum dia poderem chegar ao Real Madrid por mais que se queira ou não é o maior clube do mundo.

MrFire

Não vejo problema nenhum.Até acho bem interessante para os jovens.

Messi87

Benfica 0-1 At. Bilbao

10 min da 1ªP

sardao

O "truque" não é impedi-los de olhar para os outros, é levá-los a gostar e a identificarem-se com o Benfica, sentirem orgulho por lá estarem. E digo orgulho, não é vaidade para andarem a exibir-se aos amigos e às meninas.

Messi87

Intervalo: Benfica 0-1 At. Bilbao