Torneios de Futebol

xirabaneco

Perdemos 3-0 com o Barcelona, diferença muito grande entre as equipas e não é fisica. Alguma coisa não anda bem no sector de iniciação do nosso clube.
Oiço os nossos técnicos falar que não se deve formatar os jogadores ainda muito jovens, Ok, mas vejo os miudos do Barcelona com 10 anos a dominarem totalmente quase todos os conceitos do jogo, é porque os treinam!
Aliás, posso estar errado, mas a história do futebol de rua, não me encaixa nem por nada, eu cresci a jogar á bola na rua, com bolas de borracha, de plástico, de ténis e até caricas, mas quem me dera ter tido as condições que os miúdos têm agora, eu certamente teria sido muito melhor jogador.
É a minha opinião tenho a certeza do que digo a bold e se serve para mim, serve para todos os que cresceram comigo.

IPASLB

Citação de: xirabaneco em 16 de Dezembro de 2022, 17:11
Perdemos 3-0 com o Barcelona, diferença muito grande entre as equipas e não é fisica. Alguma coisa não anda bem no sector de iniciação do nosso clube.
Oiço os nossos técnicos falar que não se deve formatar os jogadores ainda muito jovens, Ok, mas vejo os miudos do Barcelona com 10 anos a dominarem totalmente quase todos os conceitos do jogo, é porque os treinam!
Aliás, posso estar errado, mas a história do futebol de rua, não me encaixa nem por nada, eu cresci a jogar á bola na rua, com bolas de borracha, de plástico, de ténis e até caricas, mas quem me dera ter tido as condições que os miúdos têm agora, eu certamente teria sido muito melhor jogador.
É a minha opinião tenho a certeza do que digo a bold e se serve para mim, serve para todos os que cresceram comigo.
Mais um aqui, na escola eu jogava com balizas sendo os banquinhos de cimento e com bolas de ténis, borracha, jornais, além de jogar normalmente nos campos de futebol que já altura eram de alcatrão ou cimento.

IPASLB

#6212
Nem SLB nem scp estão nas fases principais, foram eliminados antes, desconheço as classificações finais das equipas.

Edit; scp está a disputar entre o 9° e 12° Lugar.

scp no Torneio espanhol Benjamins Pinos Puentes até ao dia de hoje, desconheço como está.

xirabaneco

Citação de: IPASLB em 18 de Dezembro de 2022, 12:22
Citação de: xirabaneco em 16 de Dezembro de 2022, 17:11
Perdemos 3-0 com o Barcelona, diferença muito grande entre as equipas e não é fisica. Alguma coisa não anda bem no sector de iniciação do nosso clube.
Oiço os nossos técnicos falar que não se deve formatar os jogadores ainda muito jovens, Ok, mas vejo os miudos do Barcelona com 10 anos a dominarem totalmente quase todos os conceitos do jogo, é porque os treinam!
Aliás, posso estar errado, mas a história do futebol de rua, não me encaixa nem por nada, eu cresci a jogar á bola na rua, com bolas de borracha, de plástico, de ténis e até caricas, mas quem me dera ter tido as condições que os miúdos têm agora, eu certamente teria sido muito melhor jogador.
É a minha opinião tenho a certeza do que digo a bold e se serve para mim, serve para todos os que cresceram comigo.
Mais um aqui, na escola eu jogava jom balizas sendo os banquinhos de cimento e com bolas de ténis, borracha, jornais, além de jogar normalmente nos campos de futebol que já altura eram de alcatrão ou cimento.
E não achas que terias sido melhor jogador, se tivesses tido as condicoes actuais?

IPASLB

Citação de: xirabaneco em 18 de Dezembro de 2022, 13:15
Citação de: IPASLB em 18 de Dezembro de 2022, 12:22
Citação de: xirabaneco em 16 de Dezembro de 2022, 17:11
Perdemos 3-0 com o Barcelona, diferença muito grande entre as equipas e não é fisica. Alguma coisa não anda bem no sector de iniciação do nosso clube.
Oiço os nossos técnicos falar que não se deve formatar os jogadores ainda muito jovens, Ok, mas vejo os miudos do Barcelona com 10 anos a dominarem totalmente quase todos os conceitos do jogo, é porque os treinam!
Aliás, posso estar errado, mas a história do futebol de rua, não me encaixa nem por nada, eu cresci a jogar á bola na rua, com bolas de borracha, de plástico, de ténis e até caricas, mas quem me dera ter tido as condições que os miúdos têm agora, eu certamente teria sido muito melhor jogador.
É a minha opinião tenho a certeza do que digo a bold e se serve para mim, serve para todos os que cresceram comigo.
Mais um aqui, na escola eu jogava jom balizas sendo os banquinhos de cimento e com bolas de ténis, borracha, jornais, além de jogar normalmente nos campos de futebol que já altura eram de alcatrão ou cimento.
E não achas que terias sido melhor jogador, se tivesses tido as condicoes actuais?
Claro, mas as faltas de melhores condições também deram atributos que atualmente os miúdos não têm, hoje em dia é tudo demasiado fácil.

IPASLB

#6215
Tic Tac Cup, scp no 12° Lugar e SLB no 18° Lugar (Segundo Lugar Fase Plata).

Equipas espanholas venceram o torneio principal em ambas as categorias (A e B).

Pinos Puentes, scp eliminado nos Quartos de Final pelo Real Madrid.


I Torneo Internacional Alevin Futbol 7 Ciudad de Linares, scp 3° Lugar, o Málaga foi o vencedor.

O SLB participou em Março no torneio Umag Trophy na Croácia, desconheço em que escalão ou escalões e em que lugar ficou.

IPASLB

#6216
Torneios Internacionais no estrangeiro em 2023;

7 e 8 Janeiro, Alemanha, Sub 19 Mercedes-Benz JuniorCup com o SLB a participar pela primeira vez.

Janeiro, Alemanha, u15 BWK Arena Cup com o SLB que já conquistou o torneio em 2020.

28/29 Janeiro o SLB no European Futsal Cup u11, Strasbourg, França.

Abril, Turquia, u12 Izmir Cup com o SLB e fcp.

O SLB e o scp participarão no torneio sub 17 Saint-André Lez Lille, 25a edição no dia 27 Maio 2023.

Será a 10a participação, o SLB conquistou este torneio em 2013, o fcp e scp também já conquistaram este torneio e também por uma única vez em 1999 e 2004 respectivamente.

27 Maio, Alemanha, 10. U8 REWE Richrath Whitsun Cup com o SLB e fcp.

Junho, Alemanha, u11 Raddatz Cup com o SLB que já conquistou este torneio por 4 vezes, uma nos sub11 e 3 nos sub10.

Morrison

Citação de: xirabaneco em 16 de Dezembro de 2022, 17:11
Perdemos 3-0 com o Barcelona, diferença muito grande entre as equipas e não é fisica. Alguma coisa não anda bem no sector de iniciação do nosso clube.
Oiço os nossos técnicos falar que não se deve formatar os jogadores ainda muito jovens, Ok, mas vejo os miudos do Barcelona com 10 anos a dominarem totalmente quase todos os conceitos do jogo, é porque os treinam!
Aliás, posso estar errado, mas a história do futebol de rua, não me encaixa nem por nada, eu cresci a jogar á bola na rua, com bolas de borracha, de plástico, de ténis e até caricas, mas quem me dera ter tido as condições que os miúdos têm agora, eu certamente teria sido muito melhor jogador.
É a minha opinião tenho a certeza do que digo a bold e se serve para mim, serve para todos os que cresceram comigo.

Antes de mais, dizer que concordo em pleno com aquilo que diz relativamente as condições oferecidas aos miúdos hoje em dia... Só podem ser mais evoluídos, mais conhecedores do jogo em si, porque têm tudo para isso.

Quanto ao primeiro tema, a mim parece-me que no país vizinho olham para isto da formação de forma bem diferente, mas no final de todo o processo, os resultados são similares num atleta com talento e vontade de trabalhar. Porque digo isto? No último fim de semana assisti a um torneio com uma equipa do Celta de Vigo e ao ler a sua análise lembrei-me desses miúdos de imediato. Uma diferença abismal para Sporting e Braga por exemplo, no escalão de Sub11. Os miúdos jogam muito, e têm os princípios de jogo todos bem assentes. Trocam bola ao primeiro toque como se fossem adultos e movimentam se em campo sabendo precisamente o que tem a fazer. Ocupação de espaço incrivelmente bem trabalhada e uma intensidade brutal. Erram muito pouco!!! Além do físico impressionante que apresentam, mas isso são outros quinhentos.

Contudo, em conversa com um pai, percebi que treinam apenas 2 vezes por semana, sendo um dos treinos mais longo e com tempo dedicado ao desenvolvimento individual.

A minha observação, vai apenas neste sentido, nestas idades, apresentam se superiores aos portugueses, mas chegando aos 17, 18 e 19, a diferença não e notória. O objectivo e alcançado relativamente ao atleta. Na minha opinião, a "pirâmide" de formação e diferente em Espanha... Começam por valorizar e ensinar princípios que em Portugal são ensinados mais tarde. Quem estará certo, ou errado isso já nem discuto, mas que em Portugal conseguimos os mesmos resultados, lá isso conseguimos. Somos um país mais pequeno, mas com um grau de talento muito parecido.

sbremoved_57591

Quem acompanha torneios em terras Espanholas consegue perceber que a maioria das equipas de iniciação são superiores às nossas.

Lembram-se de um jogador que o Bétis (uma das melhores equipas) formou nos ultimos 10 anos? Que atue em alguma das melhores equipas das Big 5?

Não será preciso fazer a pergunta em relação ao mesmo, relativo aos jogadores formados pelo Benfica, que é das melhores escolas de formação do mundo nos ultimos 10 anos.

As equipas Espanholas (e não só, também algumas em Portugal por necessidade de criar uma marca - e muito já se falou no nosso rival e na utilização de miudos "catanados") têm um modelo de formação diferente do Benfica. Eles formam na iniciação para serem competitivos no Fut 7, no Fut 9 e no Fut 11. Os miudos deles costumam ter um centro de gravidade mais baixo, um tempo de reação e prontidão menor. Eles treinam modelo de jogo para estes 3 modelos competitivos, de forma separada.

O Benfica, na iniciação, só treina modelo de jogo a partir de Janeiro de cada ano. No inicio da época foca-se em aspetos individuais.

Os atletas selecionados na iniciação, são selecionados não para terem rendimento no imediato mas com características que, apesar de não lhes dar competitividade agora (Fut 7 / Fut 9) lhes darão competitividade no Futebol 11 (como os ultimos 10 anos de formação do Benfica assim o prova). Parecem mais desajeitados, mais lentos, mais descordenados, etc e parecem porque são :-) no entanto os que aqui falam que se tivessem as mesmas condições na altura deles hoje seriam jogadores, não o foram. E estes (alguns) serão. Como foi o António Silva que aos 16 anos nem sabia correr, quanto mais jogar à bola.

A geração que ficou em 12º do SCP 2011 no Tic Tac é a geração que supostamente é infinitamente superior à nossa. Os nossos 2010 no ano passado ficaram em penultimo, neste mesmo torneio. Com uma geração que tinha Yanick, Wang e Lourenço Alves. A geração 2012 este ano neste torneio foi à final da fase de prata.

Eu não tiro grandes conclusões sobre a nossa formação em escalões de iniciação. O foco, daquilo que me dá a perceber nestas idades, no nosso clube, é o desenvolvimento individual do jogador para potenciar as características do mesmo, mais tarde. A partir de iniciados é outra história. Há clubes que precisam de ter rendimento nestes escalões jovens, ou porque precisam de marca ou porque têm outro método de formação.

Como adepto não entro em desespero porque continuamos a ganhar onde é preciso, continuamos a usar jogadores da formação na equipa A, continuamos a vender para o estrangeiro e grande parte dos jovens formados no SLB têm qualidade para atuar por muitas equipas de primeira liga, como se vê atualmente. E também como adepto, quando vejo alguns jogos, não consigo evitar pensar "porra, estes putos não jogam um terço daquilo que eu jogava na rua num campo só com pedras! :-)








IPASLB

Citação de: Andris em 07 de Janeiro de 2023, 15:58
https://mercedes-benz-juniorcup.de/en/tournament

Boa participação.
A equipa jogará o 7/8° Lugar que atribuirá o penúltimo/último lugar...

Péssimo.

DACOSTA97

Grande desilusão hoje.. pareciam miudos da primária. Lentos, sem brilho, 0.







IPASLB

Citação de: DACOSTA97 em 07 de Janeiro de 2023, 17:30
Grande desilusão hoje.. pareciam miudos da primária. Lentos, sem brilho, 0.







Ficaram no último lugar...8°...o vencedor foi o Rapid Viena que conquistou o torneio pela terceira vez.

sbremoved_57591

European Futsal Cup Jan 2023, dias 28 e 29 em Strasbourg, França.






IPASLB

Citação de: benficaangola em 10 de Janeiro de 2023, 07:30
European Futsal Cup Jan 2023, dias 28 e 29 em Strasbourg, França.





O SLB é um dos únicos 5 clubes que já conquistou este torneio por uma vez (2018), nenhum conseguiu 2 Títulos até esta edição.