Museu Benfica: Cosme Damião

BlankFile

Não vale a pena especular neste momento. Esperem pelo produto final e depois sim julguem.

Menino do Côro

Este museu vale por quantos campeonatos?

pcssousa

van33

Citação de: pcssousa em 26 de Março de 2012, 17:00
Citação de: Menino do Côro em 26 de Março de 2012, 16:59
Este museu vale por quantos campeonatos?
Depende... mas pelo menos 2 ou 3...
qd abrir vai ter mais 4 trofeus novinhos em folha apenas do futebol senior

the.lowlight

Prefiro mil devidamente 'contados' e organizados, em que paramos na maioria deles para saber o que significaram, do que 22'000 só para os ter uns em cima dos outros e nem sequer perceber a sua 'história'. Uma taça de campeão de basquete é  uma taça. Não preciso de ver 20 iguais. Se calhar é preferível colocar uma que tenha um significado especial, resumindo a forma como foi ganha, o que significou (após longo afastamento dos titulos, por exemplo, ou ter sido a primeira) etc...

Isso de termos de mostrar todas as taças que temos é coisa de clube pequeno. Temos e pronto. De vez em quando podem fazer umas exposições especiais dedicadas a uma modalidade, por exemplo, ou todos os trofeus conquistados por um treinador/equipa especifica...

pcssousa

Citação de: the.lowlight em 26 de Março de 2012, 17:09
Prefiro mil devidamente 'contados' e organizados, em que paramos na maioria deles para saber o que significaram, do que 22'000 só para os ter uns em cima dos outros e nem sequer perceber a sua 'história'. Uma taça de campeão de basquete é  uma taça. Não preciso de ver 20 iguais. Se calhar é preferível colocar uma que tenha um significado especial, resumindo a forma como foi ganha, o que significou (após longo afastamento dos titulos, por exemplo, ou ter sido a primeira) etc...

Isso de termos de mostrar todas as taças que temos é coisa de clube pequeno. Temos e pronto. De vez em quando podem fazer umas exposições especiais dedicadas a uma modalidade, por exemplo, ou todos os trofeus conquistados por um treinador/equipa especifica...
Para mim, "esconder" troféus é desconsiderar o esforço, a dedicação, o suor de quem lutou para os conquistar. Simples.

the.lowlight

Não acho... então daqui a 100 anos teriamos que ter um super museu... Não é por não ver a taça que não reconheço esse esforço e dedicação...e de certeza que, se fizer por modalidade, teremos lá todos os titulos conquistados referidos. Taças, acho que é pouco viável...basta pensar que, só no futebol, para ser um museu interessante, é importante ter outros 'artefactos' como uma chuteira utilizada na final, a camisola do adversário, um bilhete do jogo, etc. É virtualmente impossivel termos tudo. Se temos 30 títulos repetidos...

ASMor

na semana passada fiz a visita ao estádio (novamente :P), e passamos pelo sitio onde estão a restaurar e armazenar as taças, pareceu-me tudo muito bem organizado e bem feito, muito bom trabalho que se faz por ali, e fiquei surpreendido com a quantidade de pessoas a trabalhar la, ainda deu para ver as 3 taças da liga a bota de ouro do Eusébio e pouco mais.

no caso do museu penso que meter la tudo exposto n faz muito sentido, claro que as duas taças da champions n podem faltar, mas por exemplo as taças da liga duas delas são iguais e se ganhar-mos este ano penso que também seja igual a do ano passado, portanto n faz muito sentido meter taças "repetidas", mete-se uma e depois algo com a historia de todas as que temos daquela "serie".

Theroux

Só por curiosidade o museu do Barça tem 1,3 milhões de visitantes anuais e o do Arsenal 120 mil.

Acho possível ultrapassar o do Arsenal, pelo menos durante os primeiros anos.

manjob

Também prefiro um museu a um armazém.

the.lowlight

A questão é, o museu, para mim, devia ter pelo menos estas áreas: História (com documentos da fundação, presidentes, etc...), modalidades com especial destaque para o futebol, projecto olimpico, estádios e sócios/simpatizantes (que remeta para a universalidade do Benfica). Logo aqui as limitações de espaço devem ser enormes... para ser interessante deve ter uma componente interactiva (e aqui, sim, acho que podem desenvolver cada título. Se na 'sala' do andebol tivermos uns quantos terminais com informação sobre a modalidade, titulos um a um, com fotos ou até mesmo jogadas em video da final, jogadores) acho que é suficiente. O visitante comum terá acesso a uma pequena mas especial amostra dos títulos, e outros 'artefactos' interessantes. No ciclismo quem nos diz a nós que não há uma bicicleta, por exemplo? Parece-me mais interessante colocar este tipo de objectos que doutra forma não conheceriamos e 'contam' as vitórias.
O futebol, por ser o desporto rei, colocaria todos os títulos nacionais, por exemplo.
Não queria que se resumisse a uma sala de trofeus... gostaria obviamente de ver retratadas finais europeias perdidas, secções 'relatadas' por figuras da zona em questão e, a médio prazo, criar por exemplo um dia semanal em que a visita guiada seria feita por uma ex gloria ou figura do clube. Imaginemos um ex campeão de voleibol a responder a perguntas e esclarecer algumas curiosidades sobre a modalidade e os feitos conseguidos no clube. Era uma forma de homenagear estas figuras, fazendo com que as pessoas vissem o seu trabalho reconhecido, e, no fundo , tornar-lo quase um museu vivo.

PMBMaker

É tão redutor catalogar o museu pelo número de troféus expostos...

Entra-se neste tópico e invariavelmente a conversa é promoção pessoal, quantos campeonatos vale, eleições, etc... nem nós próprios muitas vezes respeitamos a nossa história.

De que serve mostrar um troféu se não se conseguir passar seu o significado?

Tanto se pode e deve fazer.
Sessões interactivas, enquadrar algo do que se faz no programa Vitórias e Património da Benfica TV com o conteúdo exposto.
Salas temáticas, referências as modalidades e à história do impacto do Benfica no pais em diferentes épocas.
Sessões para crianças com presença de figuras do clube.
Oferecer visitas ao museu com os Kits, mais do que facturar, é importante que seja um espaço de visita obrigatória para nós, há tanto da nossa própria história que desconhecemos.

O objectivo do museu deve ser esse, transmitir a história do Benfica.
Passar a mistica do que é ser benfiquista, mostrar o que tanta gente deu para construir o que somos hoje.

O que espero é que seja um espaço onde possa levar os meus filhos para que entendam o que é Ser Benfiquista... que gritar pelo Benfica eles já gritam :) (Têm 2 e 5 anos)

pcssousa

Citação de: ASMor em 26 de Março de 2012, 17:24
na semana passada fiz a visita ao estádio (novamente :P), e passamos pelo sitio onde estão a restaurar e armazenar as taças, pareceu-me tudo muito bem organizado e bem feito, muito bom trabalho que se faz por ali, e fiquei surpreendido com a quantidade de pessoas a trabalhar la, ainda deu para ver as 3 taças da liga a bota de ouro do Eusébio e pouco mais.

no caso do museu penso que meter la tudo exposto n faz muito sentido, claro que as duas taças da champions n podem faltar, mas por exemplo as taças da liga duas delas são iguais e se ganhar-mos este ano penso que também seja igual a do ano passado, portanto n faz muito sentido meter taças "repetidas", mete-se uma e depois algo com a historia de todas as que temos daquela "serie".
E que se faz às restantes taças? jogam-se fora ou amontoam-se num armazém qualquer, sem qualquer dignidade? para isso, se por ventura ganharmos a taça da Liga este ano mais vale dá-la ao Gil pois de certeza que lhe darão valor e a estimarão!

O_Glorioso

Citação de: Theroux em 26 de Março de 2012, 15:39
Anda por aqui pessoal que sabe mais sobre o futuro museu que as pessoas que o estão a planear...

Cá eu acho que a malta não sabe é nada, a não ser o que viu por intermédio da manobra propagandista do início de um projecto que, se calhar, nem anteprojecto tinha. É o que se chama: "pôr a carroça à frente dos bois"...

Eu ainda espero um esquemazito para ver como vai ficar, para se discutir umas ideias. Não acredito que não possa haver nada que se possa analisar.

†

Citação de: pcssousa em 26 de Março de 2012, 15:42
Citação de: Theroux em 26 de Março de 2012, 15:39
Anda por aqui pessoal que sabe mais sobre o futuro museu que as pessoas que o estão a planear...
Meu caro amigo... acredita que é bem possível que eu perceba um pouquito mais de vaginas do que algumas pessoas que têm uma...
Isto para chegar à conclusão que não é de estranhar o que escreveste.
Ri-me tanto!