Museu Benfica: Cosme Damião

Aka

†

Olhando para o nosso clube e olhando para o tamanho do museu, torço um bocado o nariz...

SLBCARLOS

eu tambem aacho que aquele espaco e pequeno para a dimensao do clube.

flsb

Também acho o espaço curto para o que seria desejável . Mas acho-o bem localizado .

TacuaraCardoso

Eu não tenho visto avanços nas obras...pelo menos quando espreito lá para dentro

FlyMan

Fiz a visita ao Estádio e vi o departamento de Restauração dos trofeus. Disseram-me que dos 23 mil trofeus que tem o clube, apenas mil (os mais importantes) irão figurar no museu.

Aka

Citação de: FlyMan em 30 de Março de 2012, 23:06
Fiz a visita ao Estádio e vi o departamento de Restauração dos trofeus. Disseram-me que dos 23 mil trofeus que tem o clube, apenas mil (os mais importantes) irão figurar no museu.

Os que o Vieira ganhou mais...

SLBCARLOS

mas alguem quer ir ver fruteiras??
desde que tenha la uma estatua do NGL. e que importa. so isso vale por 2 campeonatos e 1 taca de Portugal. 

O_Glorioso

Não vou comentar esse número, por ora, mas desde já digo que me parece um número muito fraquinho. De qualquer das formas, será que esses tais 1000 irão estar prontinhos quando abrir o museu, por altura da campanha eleitoral do que faz de presidente do SL Benfica?

_Benfiquista_

Citação de: Aka em 30 de Março de 2012, 22:17
O Corinthians vai ter uma estátua de 30 metros de São Jorge a derrotar o dragão. Nós vamos ter São Luís.
Por este andar a ser derrotado constantemente pelo dragão...infelizmente...

pcssousa

Citação de: Sharapova em 30 de Março de 2012, 20:10
Citação de: pcssousa em 30 de Março de 2012, 17:34
Citação de: Sharapova em 27 de Março de 2012, 08:07
Citação de: Aka em 27 de Março de 2012, 04:02
Citação de: the.lowlight em 27 de Março de 2012, 03:43
Mas Aka, não achas que seria uma opção plausível termos, por exemplo, uma sala de exposições temporárias, onde se poderia dar o devido relevo a essas conquistas de vez em quando? É que o Benfica ainda vai durar muitos anos...podemos ir revelando, convenientemente, os troféus todos ao longo dos anos. É mais um motivo para se revisitar. E ficam guardados ou a serem restaurados, porque não acredito que 18 pessoas já 'limparam' 22 mil trofeus.
O futebol, sendo desporto rei, merece esse espaço... as outras, fica complicado ter tudo, acho. É que nos 22 mil trofeus estão taças de campeões regionais de sub 15 em hoquei, imaginemos. Não quero tirar relevância ao esforço dos nossos atletas, mas sendo objectivo, o interesse para um museu é muito menor do que outros  'artefactos'. Aqui é sempre a questão da alternativa, visto termos de ceder em algum lado...

Por um lado sim, por outro tenho algumas dúvidas.

A ideia de fazer exposições temporárias de taças menores tem a sua piada, mas a grande maioria das pessoas só irá ao museu uma ou duas vezes na vida (se é que vai). Isso significa que as histórias que acompanham esses troféus só irão ser conhecidas pelo pequeno número de pessoas que irá ver essa exposição em específico. As pessoas que poderão ver tudo são aquelas que passam a vida à volta do estádio, são poucas. Portanto, acaba por se tornar algo irrelevante e não se "espalha" pelos benfiquistas, não tem o efeito pretendido.

E não serão, certamente, exposições de troféus "menores" que irão trazer pessoas ao museu.

Aka desculpa mas isso é utópico. Eu também gostava de papar muitas exposições temporárias que se fazem em Lisboa e não posso, acho que não é por aí. É preferível assim do que ter um museu estático durante 50 anos... se o objectivo é meter logo tudo, que visitas é que teremos depois? Os que nunca foram ficam todos contentinhos mas com o passar do tempo perderemos cada vez mais visitantes. Tem de haver sempre algo novo que chame a atenção para o museu.
Estás a gozar, certo?
Estás a dar a entender que durante esses tais 50 anos o Benfica não conquistará troféus, é isso? aparentemente desde que a sala de trofúes saiu da sede histórica, em que o nº destes se estimava em 12 mil até hoje, em que se estimam em 22 mil estes aumentaram de forma exponencial.
Só neste ano de 2012 e Março ainda não terminou, já conquistámos titulos nacionais e europeus (e falo só do oficial)... estático? estás a gozar certamente.

Eu não estou a gozar, tu é que pelos vistos não me percebeste. Ninguém falou naquilo que iremos ganhar no futuro... o facto de ganharmos 50, 100 ou 500 títulos nos próximos 5 anos não me faz mudar de opinião... querer expor tudo de uma vez para mim não é ambição mas sim falta dela porque há muitas maneiras de se expor as coisas e muitos anos pela frente. Mas bom, opiniões diferentes à parte, o que me interessa é saber como é que aquilo vai ficar... infelizmente não trabalho para o museu.
Falta de ambição? revela é ambição de ir sempre ampliando o espólio e ter sempre e sempre e sempre mais para mostrar... expor apenas uma pequena parte é que revela falta de respeito por quem se esforçou pelas conquistas.
Um museu de um clube como o Benfica jamais é estático, há sempre novas conquistas para acrescentar...
Aliás, expor tudo o que há só demostra espírito demoicrático pois quem quer ver tudo vê, quem não quer dá uma espreitadinha, vê meia dúzia e vem embora... quem só quer ver um troféu de cada, como alguns dizem que preferem, espreitam só os que lhe interessa e não ligam aos restantes.
Mil troféus é gozar... é menos que aqueles que estavam expostos no antigo estádio (1200) e menos de 10% dos que estavam expostos na antyiga sede (12 mil)... é inaceitável, uma autêntica palhaçada e a confirmar-se, nem eu, nem um único elemento da minha família gastará um cêntimo com isso, com o desrespeitar da história do clube.
Eu quero lá saber se no Louvre ou noutro local qualquer só expõem 1/10 do espólio... esses museus não são do meu clube.

Sharapova

Volto a afirmar que percebo perfeitamente as vossas opiniões e também considero que mil troféus é pouco. O problema é que 22 mil é demasiado... mas não vou discutir mais isto porque já tivemos aqui uma discussão interessante e produtiva qb. Cada qual com a sua opinião e argumentos.

pica_foices

se mil forem fixos...
e com os restantes se fizerem exposições temáticas temporárias que vão rodando..
não vejo grande mal nisso..

o museu não pode ser uma coisa estática.. metem-se ali 22 mil trofeus e ja está..
:P

tb estou curioso para ver como evolui

pcssousa

Citação de: pica_foices em 02 de Abril de 2012, 20:58
se mil forem fixos...
e com os restantes se fizerem exposições temáticas temporárias que vão rodando..
não vejo grande mal nisso..

o museu não pode ser uma coisa estática.. metem-se ali 22 mil trofeus e ja está..
:P

tb estou curioso para ver como evolui
Estático? mal qual estático? só este ano de 2012 já o clube ganhou campeonatos nacionais, taças de Portugal, taça dos campeões europeu... e olha que ainda só passaram 3 meses...
Em vinte e poucos anos aumentámos o espólio em cerca de 10 mil troféus...  estático?
Um museu deve contar a história do clube e essa faz-se de troféus, conquistas, e são os troféus que lá devem estar.
Onde está a dignidade de colocar troféus conquistados com sangue, suor e lágrimas num armazém?