Artur Jorge

Avançado, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1969-1975), 132 jogos (10325 minutos), 105 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)
Treinador, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1994-1995), 48 jogos (27 vitórias, 11 empates, 10 derrotas)

Red skin

Citação de: Çula em 29 de Outubro de 2010, 11:25
Porque é que não se divide o Paulo Sousa em 2? Primeiro como jogador do Benfica, e depois como homem? É que ele enquanto jogador do Benfica foi sempre um jogador de top, e no entanto não passa de ex funcionário.
O Paulo Sousa traiu o Benfica... sendo formado na casa e tudo! E fê-lo como jogador do Benfica!

O Artur Jorge n traiu ninguém... foi um excelente jogador do Benfica e um mau treinador do Benfica!

Bekambol

Citação de: Red skin em 28 de Outubro de 2010, 20:27
Fui à procura... e n encontrei tópico dele... deu-me bastante trabalho fazer esta pesquisa... espero q n tenha sido em vão...

Já quase 20 anos passaram desde q o Artur Jorge treinou o Benfica, penso q as coisas estão mais serenas e podemos julgar o homem e perceber q foi um grande jogador ao nosso serviço... com o seu famoso pontapé de moinho!

Aqui... exalta-se Artur Jorge, o jogador... q é um Imortal do Benfica... mas se analisarmos o q fez como treinador do Benfica percebemos q ele, apesar de ter errado, foi utilizado como bode expiatório... no fundo era o sonho dele treinar o Benfica! Mas correu mal...

concordo contigo, ele errou, mas também não teve a merecida sorte de conseguir fazer do benfica uma equipa campeã, teve problemas vários, de saúde por exemplo, mas não podemos colocar em causa as suas grandes qualidades e vontade de mostrar trabalho, como treinador, um trabalho que já tinha demonstrado por outros clubes, e que queria também demonstrar, colocar ao nosso serviço, ao seviço do benfica. como o de grande jogador que também foi ao nosso serviço.
mas, como já disse, na minha opinião. é um grande senhor do mundo do futebol.

AG

Citação de: Bailey em 29 de Outubro de 2010, 09:00
Depois do dia de ontem fiquei a saber que é possível dividir uma pessoa em duas consoante o espaço temporal e função desempenhada, fiquei a saber que para a maioria, o Artur Jorge indivíduo é Imortal/ex-funcionário (qual dr jekyll and mr hyde), e nesse mesmo dia, deparo-me com o tópico do Manuel Vilarinho, que foi tão somente quem tirou o vale e azevedo do clube e impediu que ACABASSEMOS, em que só leio críticas, para não dizer gozos, a ofender quem salvou o Benfica.

Para quê estes comentários de bota abaixo, para quê? Tenham calma...

Da minha haverá sempre um tópico para o Artur Jorge - que eu acho que devia ser unificado e movido ao que existe no Ex-Funcionários - por motivos históricos, de modo a esclarecer quem foi o Artur Jorge jogador e treinador do Benfica. Há que esclarecer a passagem dele pelo Benfica, de modo aos erros que ele e outros cometeram não mais se repitam.

Çula

Citação de: Red skin em 29 de Outubro de 2010, 11:41
Porque é que não se divide o Paulo Sousa em 2? Primeiro como jogador do Benfica, e depois como homem? É que ele enquanto jogador do Benfica foi sempre um jogador de top, e no entanto não passa de ex funcionário.
O Paulo Sousa traiu o Benfica... sendo formado na casa e tudo! E fê-lo como jogador do Benfica!

O Artur Jorge n traiu ninguém... foi um excelente jogador do Benfica e um mau treinador do Benfica!

Red, dispensar Mozer, Paneira, Isaías, William, fazer com que Veloso se decida por terminar a carreira, and so on and on não é trair o Benfica, é faltar-lhe ao respeito (já para não mencionar o rol de nojices que disse sobre o clube nos anos seguintes).
Para mim tal como Paulo Sousa, um simples momento apagou tudo o que foi enquanto jogador do nosso clube. Acho muito perigosas estas divisões.

redeagle7

Isto é basico, quem viu o Artur Jorge jogar (eu era muito pequeno e não me lembro) percebe o porque de ser considerado imortal, mas la esta, outros mereciam o mesmo e não são, até tiveram que ser votados para decidir onde os colocar.

Se vamos por aqui o João Pinto devia claramente estar nos imortais, até porque nunca traiu ninguem, foi escurraçado, mas ai vamos voltar a entrar nas discuções do costume.

Red skin

Citação de: Çula em 29 de Outubro de 2010, 12:09

Red, dispensar Mozer, Paneira, Isaías, William, fazer com que Veloso se decida por terminar a carreira, and so on and on não é trair o Benfica, é faltar-lhe ao respeito (já para não mencionar o rol de nojices que disse sobre o clube nos anos seguintes).
Para mim tal como Paulo Sousa, um simples momento apagou tudo o que foi enquanto jogador do nosso clube. Acho muito perigosas estas divisões.
O gajo fez o mesmo no Porto e resultou... julgo q a intenção n era faltar ao respeito! N compreendo a dispensa do Paneira e do Isaias, especialmente pq provaram q ainda tinham muito para dar... mas o presidente n pode ser um capacho do treinador!

Çula

Citação de: Red skin em 29 de Outubro de 2010, 12:19

O gajo fez o mesmo no Porto e resultou... julgo q a intenção n era faltar ao respeito! N compreendo a dispensa do Paneira e do Isaias, especialmente pq provaram q ainda tinham muito para dar... mas o presidente n pode ser um capacho do treinador!

E era mandando esses jogadores embora e indo buscar Paulão, King, Luiz Gustavo, Paredão, Marcelo, Hassan (e fico-me por estes) que ia resultar? Para mim Artur Jorge e Damásio (este o principal responsável) ficarão sempre associados ao início da decadência do clube, isso é ponto acente. Se o Benfica passou o que passou muito deve a estes dois senhores. Mas não quero fazer disto um cavalo de batalha. Todos temos direito à nossa opinião. Só queria alertar para o facto da perigosidade destas divisões.

Red skin

Citação de: Çula em 29 de Outubro de 2010, 12:38
Citação de: Red skin em 29 de Outubro de 2010, 12:19

E era mandando esses jogadores embora e indo buscar Paulão, King, Luiz Gustavo, Paredão, Marcelo, Hassan (e fico-me por estes) que ia resultar? Para mim Artur Jorge e Damásio (este o principal responsável) ficarão sempre associados ao início da decadência do clube, isso é ponto acente. Se o Benfica passou o que passou muito deve a estes dois senhores. Mas não quero fazer disto um cavalo de batalha. Todos temos direito à nossa opinião. Só queria alertar para o facto da perigosidade destas divisões.
O principio da decadência já vinha de trás... mas a machada q o Damásio e o Vale deram foram fatais!

Esses jogadores foram dispensados e contratados pelo Damásio/Gaspar Ramos... lembro-me q nos tempos de Artur Jorge as contratações n foram tão negras como nos anos q se seguiram... veio o sr. q tens no avatar, o Michel, o Paulo Bento, o Dimas, o Calado, o Hassan (tinha sido o melhor marcador do campeonato), o Ricardo Gomes, o Valdo (o Paredão até fez carreira na Premier)... o pior veio dp!

Em suma... fez um mau trabalho, mas longe da preponderância q lhe dão como o destruidor de uma hegemonia... completamente descabido. Foi um péssimo treinador como outros foram!

PS- Vou tentar desaparecer do tópico pq n gosto de estar sp a bater na mesma tecla e vou dar a outros a oportunidade de postar...

Bola7

Artur Jorge

Nome Completo: Artur Jorge Braga de Melo Teixeira
Local de Nascimento: Porto / Portugal
Data de Nascimento: 13 de Fevereiro de 1946
Posição: Avancado

Palmarés:
4 Campeonatos Nacionais - 1970/71, 1971/72, 1972/73 e 1974/75 (S.L.Benfica)
2 Taças de Portugal - 1969/70 e 1971/72 (S.L.Benfica)
2x Bola de Prata - 1970/71 e 1971/72 (S.L.Benfica)

Source/Fonte - SERBENFIQUISTA.com
Texto: Memorial Benfica, 100 Glórias

Nome Completo Artur Jorge Braga Melo Teixeira
Idade 62 (1946-02-13)
Nacionalidade: português
Internacionalizações: 16
Posição Avançado

"Vértice de Água" escreveu. Vértice da controvérsia foi. Não como jogador, exímio da finalização, mas como técnico, daqueles que chegam com aura sebastiânica e se despedem sem glória. Incontornável é e será Artur Jorge. Filho adoptivo da família benfiquista.

Nasceu em Fevereiros de 1946, na Clínica da Lapa, no Porto. Poucos meses antes de ter sido testado com êxito um dispositivo que iria mudar as nossas vidas, o transístor, anos mais tarde responsável também pela projecção de um dos mais fies discípulos da doutrina do golo. Cedo nele se revelou insaciável o apetite pelo jogo. Que o pai, empregado comercial, até viria a estimular. Comprou-lhe mesmo uma bola de borracha, obrigando-o a exercitar o pé esquerdo, pois dextro apenas não poderia ser.

Vanguardista, Artur Jorge fundou o Centro Académico Futebol Clube, resolvendo o bicudo problema dos equipamentos com o socorro da Mocidade Portuguesa. Para trás ficavam as disciplinas de vólei e do basquetebol. Depois do Torneio Popular Juvenil do Porto, melhor jogador foi, perfilhou as insígnias do Académico, popular agremiação da Carvalhosa. Num ápice, às Antas chegou, pela mão de José Maria Pedroto. Foi campeão nacional júnior e, na Holanda, ajudou ao terceiro lugar da selecção no Torneio Internacional da UEFA.

À equipa de honra do FC Porto chegou, já com Otto Glória. Havia nele proficiência, não fosse o anátema das lesões e outro galo cantaria. Estudava à noite, com explicadores pagos pela conta-corrente azul e branca, ele que não relaxava no propósito de se licenciar. Com o ingresso de Manuel António nas Antas, Artur Jorge transferiu-se para a Lusa Atenas, fazia-se jogador da Académica, que "mais do que um clube é uma causa", haveria de escrever José Afonso.

Com livros de Descartes, Nietzsche, Kant e Sartre, debaixo do braço, outros vultos começou a estudar, aqueles que ao domingo atenuavam a perversidade do regime, dando alegria ao provo. Foi no que se tornou também. Marcou golos, muitos golos. Mais do que ele, por essa altura, só no Benfica Eusébio e Torres. Deixou a Académica em segundo lugar no Campeonato, palmo a palmo disputado, em 66/67, com o gigante da Luz. No auge da crise académica de 69, sopravam os ventos do Maio francês, Artur Jorge foi impedido de participar na final da Taça, com o argumento pateta de que primeiro estava o serviço militar. Nesse jogo, que só politicamente preparou, por ironia o poder era.....vermelho. Ganhou o Benfica (2-1), com camadas de estudantes nas bancadas do Jamor, destemidamente exibindo cartazes contra a guerra colonial e pelas liberdades cívicas e democráticas.

Artur Jorge assinou de vermelho no inicio da temporada seguinte, após ter estabelecido um acordo informal com o Sporting. Perdeu dinheiro, mas jogar ao lado de Eusébio estimulava-lhe a alma. No primeiro ano, sentiu dificuldades para se afirmar no ninho da águia. Já históricas foram as duas temporadas seguintes (70/71 e 71/72), as da equipa-maravilha, conquistando outras tantas Bolas de Prata, troféus atribuídos por "A Bola", ao melhor artilheiro do campeonato. Tinha um jogo inteligente, de recorte elevado, talvez percursor do "pontapé de moinho", feliz classificativo para aquele seu gesto mais característico. Não raras vezes, escapava ao senso comum e aparecia numa nesga a farejar o golo. Era glamoroso.

No final de 72, integrou a Selecção Nacional, que embaixada benfiquista mas parecia, na Minicopa, por terras brasileiras disputada. Conquistada a titularidade, protagonizou grande campanha, ao serviço de um colectivo que só morreu, mas de pé, no desafio final, perante o país organizador. "O Eusébio vai recuperar; ele não é um homem com os outros, por isso.....". Por isso jogou, frente ao Brasil, ao lado do Pantera Negra, inferiorizado devido a uma lesão. Por isso também, se calhar não ganhou Artur Jorge importante troféu.

Atravessou o 25 de Abril no Benfica. Degenerava um tanto, futebolisticamente, porque as lesões o apoquentavam. Só a um dos joelhos foi operado cinco vezes. Um calvário que o subalternizou até à despedida da Luz. Ainda jogou no Belenenses, com o revolucionário estatuto de trabalhador-futebolista. Durante o dia, sentava-se na secretária da Direcção-Geral dos Desportos; à noite, exercitava-se no Restelo. Eram os tempos das lutas sindicais. Presidente do órgão representativo dos jogadores seria. Ouros golos marcou, em defesa da classe, da sua honradez e dignidade.

Épocas no Benfica: 6 (69/75)
Jogos: 130
Golos: 103
Títulos: 4 CN e 2 TP

Source/Fonte - VEDETAOUMARRETA.BLOGSPOT.com

Nome Completo: Artur Jorge Braga de Melo Teixeira
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Porto / Portugal
Data de Nascimento: 13 de Fevereiro de 1946
Posição: Ponta-de-Lança

Clubes:
FIM DA CARREIRA DE FUTEBOLISTA
1977/78 - Belenenses - 4 Jogos / 1 Golo
1977 - Rochester Lancers - 7 Jogos / 2 Golos
1976/77 - Belenenses - 19 Jogos / 6 Golos
1975/76 - Belenenses - 28 Jogos / 7 Golos
1974/75 - S.L.Benfica - 3 Jogos / 2 Golos
1973/74 - S.L.Benfica - 4 Jogos / 1 Golo
1972/73 - S.L.Benfica - 15 Jogos / 11 Golos
1971/72 - S.L.Benfica - 26 Jogos / 28 Golos
1970/71 - S.L.Benfica - 26 Jogos / 24 Golos
1969/70 - S.L.Benfica - 21 Jogos / 9 Golos
1968/69 - Académica - 18 Jogos / 5 Golos
1967/68 - Académica - 26 Jogos / 28 Golos
1966/67 - Académica - 26 Jogos / 25 Golos
1965/66 - Académica - 26 Jogos / 13 Golos
1964/65 - FC Porto - 4 Jogos / 1 Golo
"Formação"
Clube Académico do Porto e FC Porto

Totais no S.L.Benfica: 131 Jogos / 104 Golos
(Campeonato 96/74, Taça de Portugal 19/25 e Eurotaças 16/5)
Estreia: 27 de Setembro de 1969, na Luz
(S.L.Benfica 3 - Académica 0) - Com otto Glória
Último jogo: 13 de Abril de 1975, na Tapadinha
(S.L.Benfica 3 - Atlético 0) - Com Milorad Pavic
Primeiro golo: 16 de Novembro de 1969, na Luz
(S.L.Benfica 5 - Braga 0) - Marcou o 4-0 aos 62' e o 5-0 aos 86'
Último golo: 13 de Abril de 1975, na Tapadinha
(S.L.Benfica 3 - Atlético 0) - Marcou o 2-0 aos 38 e o 3-0 aos 62'

Competições Europeias: 16 Jogos / 5 Golos
Estreia: 12 de Novembro de 1969, em Glasgow
(Celtic 3 - S.L.Benfica 0) - Com Otto Glória
Último jogo: 8 de Novembro de 1972, na Luz
(S.L.Benfica 0 - Derby County 0) - Com Jimmy Hagan
Primeiro golo: 30 de Setembro de 1970, na Luz
(S.L.Benfica 8 - Olimpija 1) - Marcou o 5-1 aos 67'
Último golo: 20 de Outubro de 1971, na Luz
(S.L.Benfica 2 - CSKA Sofia 1) - Marcou o 2-0 aos 62'

Selecção: 16 Jogos / 1 Golo
Estreia: 27 de Março de 1967, em Roma
(Itália 1 - Portugal 1) - Particular - Com José Gomes da Silva
Último jogo: 30 de Março de 1977, no Funchal
(Portugal 1 - Suiça 0) - Particular - Com "Juca"
Primeiro golo: 29 de Março de 1972, no Jamor
(Portugal 4 - Chipre 0) - Marcou o 3-0'
Último golo: 29 de Março de 1972, no Jamor
(Portugal 4 - Chipre 0) - Marcou o 3-0'
Participações em Campeonatos do Mundo(0):
Participações em Campeonatos da Europa(0):

Palmarés:
4 Campeonatos Nacionais - 1970/71, 1971/72, 1972/73 e 1974/75 (S.L.Benfica)
2 Taças de Portugal - 1969/70 e 1971/72 (S.L.Benfica)
2x Bola de Prata - 1970/71 e 1971/72 (S.L.Benfica)

Curiosidades:
- Aos 14 anos fundou o seu próprio clube: Centro Académico Futebol Clube lhe chamou, escolhendo para equipamento as camisolas da Mocidade e os calções da ginástica. Entraram no Torneio Popular Juvenil do Porto, Artur Jorge foi considerado o melhor jogador, mas, por zangas várias, pouco depois desactivou o clube que fundara, para se dedicar ao Clube Académico do Porto, que era outro dos muitos clubes da Carvalhosa.
- Entre 1973 e 1975 foi operado cinco (5!!!) vezes ao joelho. Este calvário de lesões afasta-o da Luz e, após mais 3 temporadas em que representou o Belenenses e o Rochester Lancers, abandona o futebol após partir uma perna num treino realizado no Estádio Nacional. Contava "apenas" 32 anos...
- Foi fundador e o primeiro presidente do Sindicato de Jogadores, sempre com voz activa contra o "sistema", lutando sempre pela melhoria das condições dos futebolistas.
- Terminada a carreira de futebolista enveredou pelo treino. Foi feliz nas Antas mas desceu ao inferno na Luz: A revolução no plantel acabaria por resultar num rotundo fracasso e iniciar-se-ia um dos ciclos mais negros da história do clube encarnado.

Source/Fonte - WIKIPEDIA.org

Artur Jorge Braga Melo Teixeira, better known as Artur Jorge (born February 13, 1946, in Porto) is a Portuguese football coach and a former football player. He was chosen by Portuguese sports newspaper 'Record' as one of the best 100 Portuguese football players of all time.

Club career
As a junior player, he started at the junior team of FC Porto. As professional player, he played for Académica de Coimbra and Benfica, before ending his career in Belenenses, in the 1977–78 season, due to a serious injury. During his player days in Coimbra, Jorge was a student at the Faculty of Letters of the University of Coimbra, graduating in Germanic Philology from the University of Lisbon in 1975, after his transfer to Lisbon's Benfica. During his career as a player, he won four Portuguese Football Championships, two Portuguese Football Cups and two silver boots, as the prize for best goalscorer. Despite having been one of the top scorers at Benfica during his time there, the concurrence of other great forwards, like Eusébio, Jordão and Nené, explain why he had only 16 caps for the Portugal National Team, 2 while at Académica de Coimbra, 13 at Benfica and 1 while playing for Belenenses, scoring only one goal during his international career. His debut, on 27 March 1967, was a 1-1 draw with Italy, in a friendly match, in Rome. His last game, was on 30 March 1977, resulted in a 1-0 win over Switzerland, in another friendly match, in Funchal. He was a member of the squad that reached the Independence Brazil Cup final, in 1972, the highest point of his international career. He underwent knee surgery five times during his career[citation needed], this is attributed as one of the causes of his declining abilities at the end of the career.[citation needed] Though his career would ultimately come to an end as the reulst of a training ground accident at the Estádio Nacional, where he broke his leg.[citation needed]

Manager
After his player career, he went to Leipzig in then East Germany, to study football and training methodology. He signed at F.C. Porto for the 1984/85 season, where he won three National Champion titles and two Cups of Portugal.His greatest success was to win the European Champions Cup with F.C. Porto, in a great victory over favourites Bayern Munich 2-1. Artur Jorge is known since then as "King Artur" (Rei Artur). He moved to Racing Paris the next season, and returned to FC Porto in 1988/89. He moved to Paris Saint-Germain, in 1991/92, where he won the National Championship, in 1993/94. He moved to Benfica, is this tenure has coach at benfica he destroyed the team from inside, in 1994/95, finishing 3rd with his team, and was replaced at the beginning of the following season. Since then he has been coach of several other clubs: Académica de Coimbra O.A.F., Vitesse Arnhem, CD Tenerife, CSKA Moscow, and the Portugal national football team, first, still as FC Porto coach, for 1989/90 and 1990/91, later for the 1996/97 and 1997/98 seasons, Switzerland national football team, and since 2005, Cameroon national football team. He failed to lead his team to the 2006 World Cup. He managed Saudi club Al-Nasr for only two cup matches and was sacked following a 4-1 defeat by lowly club side Al-Faisaly. Artur Jorge managed French second division team Créteil in 2006-2007.

Honours
Portuguese Liga 1971,1972,1973,1975,1985,1986,1990
Portuguese Cup 1970,1972,1991
Portuguese SuperCup 1985
French Cup 1993
Saudi Premier League 2002
UEFA Champions League 1987

Fernando cabrita (treinador adjunto) Humberto Coelho, Eusébio, Malta da Silva, Vítor Martins, José Henrique, Jimmy Hagan (treinador), Artur Jorge, Toni, Adolfo, Simões, Nené, Artur

in http://pfutebol.com/forum/viewtopic.php?f=53&t=5700

Shoky

Citação de: Bola7 em 29 de Outubro de 2010, 10:07
falem do homem...jogador!

Exactamente...quanto a mim esta divisão faz todo o sentido.

Bailey

Cada vez me revejo menos nas posições que este Fórum toma. É ir ver tópicos do Quim, Cardozo, Joao V Pinto, Manuel Vilarinho, e são faltas de respeito constantes, a quem à sua maneira tanto deu ao nosso clube, e é criar tópicos como este a exaltar este indivíduo.

Como sócio do SL Benfica, acho uma vergonha esta, e outras posições que este Fórum tem tomado ultimamente, e cada vez menos tenho vontade de vir aqui.

flexluis

Citação de: Shoky em 29 de Outubro de 2010, 15:25
Citação de: Bola7 em 29 de Outubro de 2010, 10:07
falem do homem...jogador!

Exactamente...quanto a mim esta divisão faz todo o sentido.

Shoky, então quem foi que quase saíu do Benfica mas não saíu? Foi o JVP homem ou jogador?

Acho esta divisão algo incoerente pois, a ser assim, teria que se criar 2 tópicos onde se colocaria o Artur Jorge jogador nos Imortais e o Artur Jorge treinador  nos ex-funcionários incompetentes.

Shoky

A verdade é que Artur Jorge jogador é Imortal...e Artur Jorge Treinador é ex-funcionário...e a separação está feita.
Não é separação homem e jogador...mas sim jogador e treinador.

flexluis

Citação de: Shoky em 29 de Outubro de 2010, 15:49
A verdade é que Artur Jorge jogador é Imortal...e Artur Jorge Treinador é ex-funcionário...e a separação está feita.
Não é separação homem e jogador...mas sim jogador e treinador.

Quer dizer que há um tópico para o Artur Jorge Treinador?

Epa, não me digas que há...