Artur Jorge

Avançado, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1969-1975), 132 jogos (10293 minutos), 105 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)
Treinador, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1994-1995), 48 jogos (27 vitórias, 11 empates, 10 derrotas)

van33

lamento imenso. força prá familia

faneca_slb4ever

Çula

Homem de muito azar na sua vida pessoal.
Em 89 perde a mulher e agora a filha.

Dass!!  :-X

Muita força nesta hora difícil.

Pancho Lopes 67

O mal que este Sr fez ao Benfica foi o maior serviço alguma vez prestado ao Pinto da Costa, nem os campeonatos que o Porto ganhou devido a "Fruta" se comparam ao excelente trabalho que o Artur Jorge fez na Luz a pedido do Pintinho. O que o Artur Jorge fez no Benfica foi mais do que dar um título aos tripeiros, foi deixar a porta totalmente aberta ao FC Porto para dominar o futebol português a seu belo prazer. Depois disto o Benfica não foi mais o Benfica durante 15 anos, até quando fomos campeões em 2005 aquilo não era um verdadeiro Benfica Campeão, apesar de todos apreciamos a alegria que o Trapattoni nos deu. E é nisso que eu defendo Jorge Jesus, ele não só trouxe estabilidade e bom futebol ao Benfica, o Benfica com JJ voltou a ser o Benfica, porque ele devolveu-nos a nossa verdadeira identidade.

Quando recordo o período de 1992 a 1995 no Benfica, um sentimento de pena apodera-se de mim porque sinto que perdemos uma grande oportunidade de triunfar na Europa. De 1992-93 até início de 1995-96 o plantel foi sempre a regredir, primeiro fruto da crise financeira, a equipa de 1992-93 era superior a equipa de 1993-94, pois era praticamente a mesma equipa mais Pacheco, Paulo Futre e Paulo Sousa. Depois de 1993-94 para 1994-95 fizemos algumas contratações interessantes como Caniggia, Edílson, Paulo Bento, Preud'Homme e Stanic mas o que foi feito de bom, o "Monstro Adamastor" tratou de destruir ao fazer de mau a quadriplicar no início e no fim da temporada, dispensado Abel Xavier, Isaías, Kulkov, Vítor Paneira e Yuran, recusando as contratações de Klinsmann e Weah (e quem sabe um jovem Ronaldo fenómeno porque ele foi falado para o Benfica) e contratando nódoas como Akwá, Clovis (o homem que se gabava de em 10 oportunidades marcar 3) King, Paulão... torna-se deprimente continuar a falar desta lista. Mas os grandes jogadores que passaram pelo Benfica entre 1992-93 e 1994-95 eram de uma qualidade tremenda e de qualidade consistente para fazer um plantel que poderia rivalizar com a equipa de 1982-83 e as do tempo do Eusébio... Nessa altura por cá passaram Abel Xavier, Aílton, António Veloso, Caniggia, César Brito, Edílson, Hélder, Isaías, João Pinto, Kulkov, Mostovoi, Mozer, Pacheco, Paulo Bento, Paulo Futre, Paulo Sousa, Preud'Homme, Rui Costa, Stanic, Stefan Schwarz, Vítor Paneira, Yuran, e imaginem se ainda tem vindo um dos três falados, como Klinsmann, Ronaldo ou Weah... Isto era um Benfica para ser Campeão Europeu, isto era um Benfica para rivalizar com as equipas do Eusébio em termos de memórias míticas, bastava fazer uma boa selecção dos nomes ali em cima, pessoalmente até acho que as equipas de 1992-93 e 1993-94 poderiam ter triunfando na Europa se tivessemos Preud'Homme na baliza em vez de Neno, uma pena mesmo ele não ter vindo 1 ou 2 anos mais cedo...

Em relação ao Artur Jorge ser portista não tenho nada contra, já muitos portistas e sportinguistas fizeram pelo bem do Benfica, o que me deixa irritado é que tamos a falar de alguém que foi no Benfica onde atingiu o topo da sua carreira de jogador, e alguém que era um bom treinador quando chegou ao Benfica, tinha ganho tudo dentro de Portugal ao serviço do Porto e sido Campeão Europeu, tinha vencido dentro de França ao serviço do Super PSG de Ginola, Lama, Raí, Ricardo Gomes, Valdo e Weah, o que torna ainda mais óbvio que aquilo que ele fez no Benfica foi de propósito, porque fazer pior era impossível, eu duvido que a minha avó fizesse pior do que Artur Jorge fez no Benfica. E Manuel Damásio carrega um peso de responsabilidade igual ao de Artur Jorge, como pode um Presidente assistir as estas coisas sem fazer nada??? Bastava ele dizer que esses jogadores não eram dispensados e eles teriam ficado no Benfica ou então sido vendidos a preços interessantes para ir buscar outros jogadores de qualidade. Se alguma vez fizemos um Hall of Shame do Benfica, Artur Jorge (Treinador), Manuel Damásio deverão estar lá ao pé de gente como Fernando Mendes, João Vale Azevedo e mais escumalha...

Pancho Lopes 67

Isaías em relação a este sujeito "O Artur Jorge chegou para destruir o Benfica"

PattyBrooks

Com todo o respeito esta personagem nem devia figurar nos ex-funcionários, devia existir uma categoria de nome lixo, para gente como ele, Cebola Podre, entre outros.

BlankFile

São incríveis os números que teve como jogador ao serviço do Benfica.

O meu Pai quando fala nele, diz que foi um grande avançado, excelente finalizador.

A imagem que tenho dele... enfim nem é preciso descrever praticamente. O famoso cavalo de troia que despoletou a crise no Benfica em meados dos anos 90.

faneca_slb4ever

Citação de: BlankFile em 16 de Julho de 2015, 03:44
São incríveis os números que teve como jogador ao serviço do Benfica.

O meu Pai quando fala nele, diz que foi um grande avançado, excelente finalizador.

A imagem que tenho dele... enfim nem é preciso descrever praticamente. O famoso cavalo de troia que despoletou a crise no Benfica em meados dos anos 90.

E foi um enorme avançado.

Bakero

Não tem lógica nenhuma Artur Jorge estar nos imortais (nem metendo o "jogador" há frente do nome...não há Artur Jorge jogador e Artur Jorge treinador...a pessoa é a mesma).

Com certeza que foi um excelente avançado, marcou muitos golos pelo Benfica e ajudou o Benfica a vencer troféus nos anos 70. Mas a sua contribuição para a História do Benfica é muito mais negativa que positiva. O que fez como treinador apaga completamente tudo o que de positivo possa ter feito como jogador...

Aliás, numa lista de pessoas mais nefastas que passaram pelo nosso clube, aposto que 90% dos benfiquistas coloca o Artur Jorge nessa lista. E aqui é considerado como um imortal?

Para além de que é uma hipócrisia considerar o João Pinto apenas como "saudade" com o argumento que depois foi jogar (e vencer títulos) para o Sporting, e ter este homem que treinou durante vários anos o FCPorto (e infelizmente com sucesso).

Ps: Quanto muito, metam o homem no "saudade". E façam o favor de elevar o João Pinto ao que ele obviamente é: um Imortal do Sport Lisboa e Benfica, um jogador símbolo de toda uma década do clube...

Lisboa_e_Benfica

Os moderadores não têm de justificar  nada e isto não é uma democracia, mas gostava de ver a justificação dos moderadores para este bandido estar nos imortais tal como descrito pelo user Bakero em cima.....

e no fundo o fórum é para nós Benfiquistas, penso que devia ter em conta um pouco a nossa opinião quando debatida com coerencia e maturidade.  :bandeiraslb2:

Alves86

A sério que este Artur Jorge...é o Artur Jorge???

Para quem tem praticamente 30 anos como eu...este Senhor foi só a pior coisa que aconteceu ao SLB. Ele e o Damásio formaram uma dupla perfeita...de destruição do clube.

O principal responsável pelo período mais negro da História do Benfica...é Imortal. Está certo!

Até podia ter marcado 300 golos...
Ainda bem que o Vale e Azevedo nunca foi bom jogador...hoje deveria estar por aqui!

Fdx. Isto nem tem nada a ver com João Pinto, Judas ou Maxi.

Objectivamente...é só o gajo que mais odeio no mundo do Futebol. O Velho corrupto se tivesse tido oportunidade, não tinha feito um trabalho tão competente como este senhor. E nem quero saber se foi intencional, se não estava bem mentalmente, etc.

Até fiquei estonteado de ver este gajo aqui.

Mas a lógica deve ser. Os que mais fizeram pelo Benfica...só que uns para o sucesso, outros para destruir!

enerp8

Que eu saiba o Artur Jorge jogador e o Artur Jorge treinador são uma e a mesma pessoa. Pela lógica o Maxi Pereira deveria ser imortal.

zefo

Ainda não tinha visto isto aqui  ;D....

Ridiculo

Queimaxo

Faz todo o sentido.
Como jogador nada a dizer, era um grande jogador na sua altura.
Como treinador foi flop principalmente porque foi apanhado na mudança de métodos de treino e na pior crise financeira da história do clube.

Quando chegou cá, já estava a tornar-se num treinador de velha guarda, que mal fazia substituições e alterações estratégicas durante os jogos e mantinha o mesmo plano mesmo que o adversário o surpreendesse. 

Não sei se grande parte das dispensas e contratações fossem da sua responsabilidade, dado que nessa altura os misters não tinham grande palavra nisso.

E para além de que a memória é curta: nesse ano o Benfica estava arrasado financeiramente pelo mandato do Jorge de Brito que deixou conta aberta e a direcção teve de vender tudo o que era jogador de jeito com risco do Benfica ficar numa situação de falência. Basta lembrar o desespero da direcção que teve de engolir o orgulho e implementar a operação coração para não deixar o clube afundar.

Não quero com isto defender o mau trabalho feito pelo treinador: foi um mau trabalho e devia ter feito bem melhor.

AG

Não faz sentido nenhum.

Para isso o Toni tinha de ter três tópicos (jogador, treinador, director-desportivo), o Shéu e o Chalana dois (jogador, treinador interino)...

Até podia ter marcado 2 golos numa final da Champions... o que fez como treinador apagou completamente o passado como jogador, aliás, já ninguém se lembra isso.