Nico Gaitán

Avançado, 38 anos,
Argentina
Equipa Principal: 6 épocas (2010-2016), 253 jogos (17837 minutos), 41 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

André Sousa

E qual foi a diferença do Belluschi deste ano para o ano passado? A zona do terreno onde joga. Joga mais à frente, pressiona mais à frente, recebe mais à frente e decide mais à frente. E ele aí é decisivo, assim como o Gaitán. O Jesualdo prendia-o cá atrás e o seu rendimento baixa muito. O Micael não é um 10. Nem hoje, nem nunca. Jogadores que não têm criatividade, ou que têm défices desta, e que têm dificuldades em jogar contra equipas que apresentam blocos mais baixos não são 10. Depois, o Belluschi não teve dificuldade em adaptar-se ao 4-3-3 do Porto. Chegou o AVB, jogou e ganhou o lugar. Outra coisa, o Gaitán não é praticamente avançado como tu dizes.

André Sousa

Citação de: Gog em 31 de Outubro de 2010, 02:26
Em amigáveis!!! Disseste bem!! As exigências não são as mesmas....

Não são, mas jogámos contra uma equipa que tem excelentes jogadores e que têm um ritmo de jogo bem superior ao nosso. E o que aconteceu? Muita posse, muitas linhas de passe e eles a cheirarem a bola. O problema do Jesus foi esse. Soube potenciar as características dos jogadores no ano passado com um certo modelo táctico, este ano tinha de fazer o mesmo. Nem que fosse apenas um plano B, coisa que vi na pré-época, mas em jogos oficiais ainda não.

Já agora, não estou a atribuir a culpa ao JJ, porque é responsabilidade de outros, mas este não é o local apropriado para discutir isso.

adobez

Citação de: André Sousa em 31 de Outubro de 2010, 02:28
E qual foi a diferença do Belluschi deste ano para o ano passado? A zona do terreno onde joga. Joga mais à frente, pressiona mais à frente, recebe mais à frente e decide mais à frente. E ele aí é decisivo, assim como o Gaitán. O Jesualdo prendia-o cá atrás e o seu rendimento baixa muito. O Micael não é um 10. Nem hoje, nem nunca. Jogadores que não têm criatividade, ou que têm défices desta, e que têm dificuldades em jogar contra equipas que apresentam blocos mais baixos não são 10. Depois, o Belluschi não teve dificuldade em adaptar-se ao 4-3-3 do Porto. Chegou o AVB, jogou e ganhou o lugar. Outra coisa, o Gaitán não é praticamente avançado como tu dizes.

No Boca jogava ele e o Palermo na frente com o Riquelme a 10. Quanto mais á frente ele jogar melhor para ele, Talvez no lugar do Saviola fosse a melhor posição para ele.

Gog

Citação de: André Sousa em 31 de Outubro de 2010, 02:30
Citação de: Gog em 31 de Outubro de 2010, 02:26
Em amigáveis!!! Disseste bem!! As exigências não são as mesmas....

Não são, mas jogámos contra uma equipa que tem excelentes jogadores e que têm um ritmo de jogo bem superior ao nosso. E o que aconteceu? Muita posse, muitas linhas de passe e eles a cheirarem a bola. O problema do Jesus foi esse. Soube potenciar as características dos jogadores no ano passado com um certo modelo táctico, este ano tinha de fazer o mesmo. Nem que fosse apenas um plano B, coisa que vi na pré-época, mas em jogos oficiais ainda não.

Já agora, não estou a atribuir a culpa ao JJ, porque é responsabilidade de outros, mas este não é o local apropriado para discutir isso.

Mas para o sistema que advogas não tens jogadores! O único extremo que temos, e eu não o conheço para saber se é tudo aquilo que dizem dele, é Salvio. Colocar saviola a extremo é queima-lo! Tens Jara, mas não me parece extremo, este faz-me lembrar lisandro (salvo as distâncias), weldon é jogador de espaços, para correr, não é jogador de bola no pé!!

Resumindo: Plantel mal construido!

André Sousa

A posição do Saviola requer uma coisa que ele ainda não demonstra nas quantidades necessárias. Inteligência. E isso dele jogar melhor quanto mais na frente tiver também é mito. O Aimar só começou a jogar o que sabia quando o puseram a jogar mais atrás.

André Sousa

Citação de: Gog em 31 de Outubro de 2010, 02:36
Mas para o sistema que advogas não tens jogadores! O único extremo que temos, e eu não o conheço para saber se é tudo aquilo que dizem dele, é Salvio. Colocar saviola a extremo é queima-lo! Tens Jara, mas não me parece extremo, este faz-me lembrar lisandro (salvo as distâncias), weldon é jogador de espaços, para correr, não é jogador de bola no pé!!

Nem para esse esquema, nem para aquele em que o Benfica tem estado a jogar. O melhor jogador para por no lado direito era o Amorim, que está lesionado desde que chegou do Mundial, praticamente. Depois, não há um ala capaz de dar largura ao jogo sem ser o Coentrão, mas esse é preciso cá atrás porque também não há opções para o lado esquerdo da defesa.

E, como já disse, gostava de ver um 4-3-3 com o Javi, Aimar e Gaitán no meio, Cardozo na frente, Saviola na esquerda e Salvio na direita. Isto, face à falta de jogadores para as posições, porque o Salvio ainda não mostrou nada que convencesse. E o lado esquerdo não ficaria mal de todo. Diagonais do Saviola para o meio para partir a equipa contrária dando espaço ao Coentrão para subir no corredor e um meio campo mais compensado do que com o 4-4-2 do Jesus.

Gog

Citação de: André Sousa em 31 de Outubro de 2010, 02:40
Citação de: Gog em 31 de Outubro de 2010, 02:36

Nem para esse esquema, nem para aquele em que o Benfica tem estado a jogar. O melhor jogador para por no lado direito era o Amorim, que está lesionado desde que chegou do Mundial, praticamente. Depois, não há um ala capaz de dar largura ao jogo sem ser o Coentrão, mas esse é preciso cá atrás porque também não há opções para o lado esquerdo da defesa.

E, como já disse, gostava de ver um 4-3-3 com o Javi, Aimar e Gaitán no meio, Cardozo na frente, Saviola na esquerda e Salvio na direita. Isto, face à falta de jogadores para as posições, porque o Salvio ainda não mostrou nada que convencesse. E o lado esquerdo não ficaria mal de todo. Diagonais do Saviola para o meio para partir a equipa contrária dando espaço ao Coentrão para subir no corredor e um meio campo mais compensado do que com o 4-4-2 do Jesus.

Continuavas com o maior problema deste Benfica que era um meio campo que defende mal, não pressiona e não tem velocidade, e para mim, como disse antes, cometias um crime lesa pátria ao encostares saviola à linha, mesmo com ordens para as diagonais, aliás é o que o gaitan tem feito!

Não percebo sinceramente como não contratamos pelo menos um defesa esquerdo e um suplente para o ramires, mesmo que mais fraco!!  Coentrão podia muito bem ser o ala se tivessemos um def esquerdo como deve ser!!

André Sousa

Citação de: Gog em 31 de Outubro de 2010, 02:46
Continuavas com o maior problema deste Benfica que era um meio campo que defende mal, não pressiona e não tem velocidade, e para mim, como disse antes, cometias um crime lesa pátria ao encostares saviola à linha, mesmo com ordens para as diagonais, aliás é o que o gaitan tem feito!

Não percebo sinceramente como não contratamos pelo menos um defesa esquerdo e um suplente para o ramires, mesmo que mais fraco!!  Coentrão podia muito bem ser o ala se tivessemos um def esquerdo como deve ser!!

Um meio campo daqueles não tem necessariamente de defender mal. Aliás, até tinhas mais jogadores no meio campo, o que facilitaria a transição defensiva que é o ponto em que o Benfica se encontra mais distante do ano passado, de longe. E em 4-3-3 para defender também é bastante importante que o trio da frente saiba pressionar. E pressionar não é andar a correr atrás da bola feito maluco como se não houvesse amanhã, mas sim saber ocupar bem os espaços. Um jogador que daria um enorme vantagem nisto seria o Jara, que é o único ponto onde ele oferece alguma qualidade à equipa. Mas mesmo o próprio Saviola é bastante inteligente nisto. Com isto feito, dava para subir os sectores e obrigar a equipa rápida a decidir rápido, o que aumentaria as hipóteses de errarem e do Benfica ficar com a posse de bola. Além disso, se reparares bem o Benfica quando perde a bola fica totalmente partido. 4 defesas mais o Javi para defender e os outros estão todos à frente da linha da bola. Como em 4-3-3 apenas um dos médios sobe, ou pelo menos assim deve acontecer, ficarias com mais um elemento a ajudar o Javi que é bastante importante. Em relação ao Saviola e às movimentações actuais do Gaitán, é fácil perceber que o último joga no meio campo, quase como um interior colado à linha que acaba por flectir para dentro. O Saviola jogaria muito mais adiantado, se não o Benfica jogaria com um trinco e três médios.

Mau planeamento do mercado. E prefiro contratar um extremo esquerdo, o Coentrão é muito mais forte a atacar vindo de trás e laterais como ele não há muitos. Drenthe, Ben Arfa, Douglas Costa, Reyes ou Mark Gonzalez, por exemplo, fariam uma ala esquerda do melhor que há por Portugal.

Batistuta

Citação de: André Sousa em 31 de Outubro de 2010, 02:53
Drenthe, Ben Arfa, Douglas Costa, Reyes ou Mark Gonzalez, por exemplo, fariam uma ala esquerda do melhor que há por Portugal.

Só jogadores baratinhos.

Para mim bastava não ter emprestado o Urreta., que é uma opção bem mais realista.

4starstarget

o urreta pode aparecer, vir em janeiro duvido...
não seria o salvador da pátria.
a opção deve passar pela contratação de um defesa esquerdo regular e pela aposta no coentrão a extremo...

JoRiMaPi

Nos ultimos jogos é menos um em campo.

fudim flan

rocky

a soluçao està no Nico , se ele se quer adaptar ao estilo da equipa que è de defender , ter intensidade de jogo e pressao alta , entao temos jogador porque para mim ele tem tanta qualidade tecnica e futebolistica como o Di , ACORDA CRLH !!!

montana slb

Ele é um nº 10 estou certo que se ele joga se a essa posiçao faria um papel totalmente diferente

Ele na ala perde muito porque nao tem ainda uma condiçao fisica ao nivel da europa e subir e descer durante 90 min ele nao aguenta e perde muita capacidade

Ele sera o substituto do nosso grande AIMAR tem mesmo tudo pra dar certo se calhar pro ano

PB

Precisa de tempo. Essa treta de mandamos o Aimar embora que já temos substituto, já irrita.