António Leitão (Atletismo)

Eddie_

Red Zeppelin

Está a dar uma repetição de uma entrevista dele na BTV.
Que descanse em paz, grande Benfiquista.

Andris

Portugal despediu-se hoje de um dos seus atletas de eleição, António Leitão, e em Espinho, marcando presença no seu funeral, estiveram várias figuras do desporto nacional, entre elas a fundista Aurora Cunha, que além do atleta preferiu enaltecer o homem que agora partiu.

«Vamos recordar o António como um grande amigo sobretudo. Era um homem com H grande, e neste momento em que está de partida já deixa saudades. Tinha umas qualidades humanas fantásticas. Se devia ter tido mais reconhecimento? Penso que nesta altura temos é de pensar nas coisas fantásticas que ele conquistou e em tudo o que deu ao país. Em nome da família aproveito ainda para agradecer aos médicos que cuidaram dele, já que até ao último segundo tudo fizeram para lhe dar uma oportunidade», salientou.

Aurora Cunha recordou ainda um momento especial com António Leitão, que, garante, nunca esquecerá: «Poderia falar de vários episódios, mas lembro-me que quando comecei a minha carreira, numa viagem que fazíamos entre o Porto e Lisboa parámos no Leitão da Bairrada e eu lhe disse que não podia comer porque não tinha dinheiro para o leitão, mas ele me disse que eu era amiga dele e não tinha de me preocupar com isso. Mostra o género de pessoa que ele era».

Andris

Em Espinho para se despedir de António Leitão, outra figura incontornável do atletismo nacional, Rosa Mota lembrou o momento em Los Angeles onde ambos conquistaram uma medalha, mas garante que serão as qualidades humanas de António Leitão a ficar na memória de quem o conhecia.

«Vai deixar muitas saudades. Ele consiga fazer o que mais «ninguém conseguia, que era unir toda a gente. Estava sempre muito alegre. Se hoje aqui estão tantos atletas é graças ao que o Leitão nos ensinou: estarmos sempre unidos. Um momento especial? A vitória em Los Angeles, quando ele conquistou a medalha de bronze, tal como eu. Mas além disso penso que todos o lembrarão pelo carinho para com os colegas e por ser uma pessoa sempre bem-disposta, nunca estava zangado com ninguém. Sei que esteja onde estiver, ele está feliz por nos ver aqui todos juntos, como ele nos ensinou», salientou Rosa Mota.

Andris

Ao lado de muitas outras figuras do atletismo nacional, como Rosa Mota e Aurora Cunha, também um dos notáveis das pistas esteve presente no funeral de António Leitão. Fernando Mamede, muito emocionado, não deixou de prestar homenagem àquele que foi um rival, mas também um amigo.

«Esta perda é a partida de um grande amigo. É algo sem qualificação possível, sem adjetivação possível. Era uma pessoa muito simples, e é algo com que é muito difícil de se lidar», disse, de a voz embargada, lembrando que foi muito o tempo que passaram na companhia um do outro.

Fernando Mamede lembrou ainda que conheceu António Leitão precisamente em Espinho, onde agora se realiza o funeral, e a forma como foi batido pelo corredor, ainda no início da sua carreira: «A primeira vez que ouvi falar dele foi quando me disseram que havia um rapaz muito bom, de bigode, aqui de Espinho. Depois acabámos por nos conhecer e ficar amigos. Lembro-me também de um episódio em 1985, em que me venceu, fazendo uma das melhores marcas mundiais do ano, e no fim foi pedir desculpas por ter ganho. Mostra o seu caráter, e vi logo que ia ter grande sucesso».

Sempreparasemprebenfica

Estarás sempre connosco!!! Sempre!!!

Diaboli

EPluribusUnum

Red skin

zerocool

A reacção do Fernando Mamede no funeral, é bastante revelador da amizade que os unia.

faneca_slb4ever

No programa "Em Linha"
Arons de Carvalho e ex-atletas recordam António Leitão

Arons de Carvalho, colunista do Jornal 'O Benfica', e os ex-atletas João Campos e Rita Borralho estiveram esta quarta-feira no programa "Em Linha" da Benfica TV, onde recordaram António Leitão.

"Era um ser humano muito bom e muito amigo. Como atleta foi extraordinário e foi pena só ter tido uma carreira muito curta. Teve muitas lesões e podia ter feito mais do que fez", considerou Rita Borralho.

O ex-atleta João Campos salientou igualmente o lado humano de António Leitão. "Partilhava todos os momentos, fossem de alegria ou tristeza, com os colegas. Não consigo apontar nada de negativo ao António Leitão", afirmou.

Arons de Carvalho, colunista do Jornal 'O Benfica', recordou, por seu lado, que escreveu textos em que não falava tão bem da performance desportiva de António Leitão, mas que isso nunca foi encarado com desagrado por parte do ex-atleta do Benfica: "Os atletas não encaram isso bem de uma forma geral, não recebem muito bem as críticas, mas o António Leitão recebeu-me sempre muito bem. Foi sempre uma pessoa bem-disposta."

Recorde-se que António Leitão faleceu no passado domingo, dia 18 de Março, aos 51 anos.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/21911/language/pt-PT/Arons-de-Carvalho-e-ex-atletas-recordam-Antonio-Leitao.aspx

†

Citação de: zerocool em 21 de Março de 2012, 16:47
A reacção do Fernando Mamede no funeral, é bastante revelador da amizade que os unia.

:bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2:

EEEEEENNNNOOOORRRRMEEEE!

Eddie_

Por decisão do presidente do Sport Lisboa e Benfica, a prova de atletismo que o Clube organiza desde 2006 e que vem, ano após ano, a ter uma maior adesão, passará a denominar-se "Corrida do Benfica António Leitão"

http://aovivo.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/790/articleid/21931/language/pt-pt/prova-de-atletismo-passa-a-ser-corrida-do-benfica-antonio-leitao.aspx

Universo Benfica