Sport Lisboa e Benfica - Equipa B

Tiago1982

Citação de: Fernando Ferreira em 18 de Junho de 2014, 15:26
O que eu gostava de perceber é: porque é que é importante ganhar nas camadas jovens?

Eu posso responder por mim e dar-te a minha opinião.

É importante ganhar porque esse é o objectivo principal do jogo: ganhar jogos para poder ganhar campeonatos.

É uma questão de mentalidade... incutindo nos jogadores uma mentalidade vencedora, penso que seja bom, especialmente para clubes grandes que lutam por títulos.

Não te sei explicar melhor que isto.

Agora, há duas questões distintas: ser importante ganhar na formação é uma coisa, ser o objectivo principal é outra.

Eu acredito que o objectivo principal da formação... é formar jogadores. E cada caso é um caso. Há jogadores que não precisam de "saltar" escalões para se desenvolverem mais rápido porque encontram dificuldades no próprio, há outros que é óbvio que não estão a fazer nada no próprio escalão.

Agora, a meu ver, é importante os miúdos do Benfica perceberem que quando entram em campo é para ganhar, só assim se ganham campeonatos e títulos. Ter essa mentalidade, a mim, não me faz confusão e acho positivo.

No entanto, repetindo-me, não acho que ganhar na formação seja o objectivo em si, o objectivo será permitir apetrechar a Equipa Principal do maior número de excelentes jogadores possíveis para que estes ajudem os que lá estão a ganhar.

abar85

Citação de: Tiago1982 em 18 de Junho de 2014, 17:35
O que eu gostava de perceber é: porque é que é importante ganhar nas camadas jovens?

Eu posso responder por mim e dar-te a minha opinião.

É importante ganhar porque esse é o objectivo principal do jogo: ganhar jogos para poder ganhar campeonatos.

É uma questão de mentalidade... incutindo nos jogadores uma mentalidade vencedora, penso que seja bom, especialmente para clubes grandes que lutam por títulos.

Não te sei explicar melhor que isto.

Agora, há duas questões distintas: ser importante ganhar na formação é uma coisa, ser o objectivo principal é outra.

Eu acredito que o objectivo principal da formação... é formar jogadores. E cada caso é um caso. Há jogadores que não precisam de "saltar" escalões para se desenvolverem mais rápido porque encontram dificuldades no próprio, há outros que é óbvio que não estão a fazer nada no próprio escalão.

Agora, a meu ver, é importante os miúdos do Benfica perceberem que quando entram em campo é para ganhar, só assim se ganham campeonatos e títulos. Ter essa mentalidade, a mim, não me faz confusão e acho positivo.

No entanto, repetindo-me, não acho que ganhar na formação seja o objectivo em si, o objectivo será permitir apetrechar a Equipa Principal do maior número de excelentes jogadores possíveis para que estes ajudem os que lá estão a ganhar.

Formar
Entrar sempre com a intenção de ganhar.

Os títulos podem ser consequência disso, e naturalmente serão porque mesmo subindo alguns elementos, os restantes tem nível suficiente para isso.

O-Rível

Gosto bastante da ideia que o Fernando partilhou, e tenho pena de não a ver reproduzida aqui de uma maneira sistematizada e GLOBAL. O mal da nossa cultura desportiva - e da nossa cultura no geral - é desconhecer os conceitos de forma suficientemente clara para os podermos discutir de forma séria e que faça sentido para todos.

Dito isto, ninguém que trabalhe na formação trabalha para perder. Ninguém. Mesmo os que apregoam que o desenvolvimento do jogador está em primeiro lugar, nem mesmo esses gostam de perder jogos e campeonatos. Até porque qualquer pessoa com dois dedos de testa - ou que conhece de perto a realidade do Futebol - sabe que é IMPOSSÍVEL um treinador ou agente desportivo pedir a um jogador que ponha a vontade de ganhar em segundo plano. Os jogadores, mais do que ninguém, entram para ganhar. Por defeito, o conceito de jogador - aliás, o próprio conceito de jogo - implica competição, implica vencedores e derrotados. Todos gostam de vencer.

Parece um paradoxo? Não é. Há uma diferença entre querer ganhar e cultivar uma mentalidade vencedora (aspectos fundamentais na formação de jogadores) e um clube usar todos os meios de que dispõe para alcançar apenas um resultado desportivo. Ideias soltas, mas paradigmáticas desta realidade:

O que é que o Gonçalo Guedes anda a fazer o ano todo nos Juniores?
Não tínhamos obrigação de disputar um título de Juniores sem que para isso tivéssemos de utilizar jogadores como o Guedes ou o João Nunes?
Porque é que o Bernardo Silva não teve espaço para jogar mais em determinados períodos da sua formação?
Como é possível dar minutos ao Rudinilson em detrimento de outros jogadores que poderiam chegar ao topo?
O que é que os camiões (aviões?) de guineenses vêm para cá fazer?
Como é que um clube tem, num escalão etário, 30 e tal ou 40 miúdos, para dispensar 1/3 todos os anos, ainda para mais quando os que vêm muitas vezes ou não são melhores, ou simplesmente estão numa fase de maturação mais adiantada?
Porque é que na selecção de jogadores se olha tanto para dados antropométricos - sobretudo altura - quando muitas vezes estes são olhados sem estabelecer qualquer relação com as qualidades físicas manifestadas (sobretudo força e velocidade) e com as qualidades tácticas, técnicas e psicológicas?

Confesso que me faz bastante impressão. E não somos só nós a fazer isto. O Sporting tem ido cada vez mais por este caminho. O Porto faz coisas completamente díspares, não parece ter uma política definida a este respeito, mas os resultados são praticamente os mesmos. As Selecções aproveitam o recrutamento dos grandes e cada vez privilegiam mais os mesmos pressupostos - com os resultados que se conhecem.

Isto só mudará quando o mundo do futebol como o conhecemos implodir. Quando os fundos, empresários e parasitas em geral deixarem de ter o peso que têm nas nossas estruturas directivas. Quando os nossos dirigentes forem pessoas sensíveis para o fenómeno do jogo, e não mercenários que utilizam o futebol como palco para terem algum protagonismo (e para se encherem de dinheiro). Quando quem realmente sabe, ou seja, treinadores e coordenadores técnicos forem ouvidos e a sua opinião contar, não se limitando a serem meros peões cujo futuro depende de ganharem um campeonato distrital de infantis ou iniciados.

Continuamos a ser um país com imensos talentos, onde cada vez mais os jogadores vão passar ao lado de grandes carreiras. Mas pronto, ao menos fomos campeões.

Android1974

Sinceramente, falando um pouco como leigo, como quem observa de fora, a mim parece-me que a principal razão para não porem jogadores óbvios (por exemplo, o Renato Sanches) a subir escalões poderá não ter tanto a ver com o objectivo de ganhar títulos nos escalões.

Não haverá também razões ligadas à visibilidade dos jogadores e à celebração dos contratos que façam a formação do Benfica preferir mantê-los no seu escalão etário, i.e., mais discretos?

Fyssas

Citação de: Tiago1982 em 18 de Junho de 2014, 15:04
Citação de: Fyssas em 18 de Junho de 2014, 14:55
Citação de: Tiago1982 em 18 de Junho de 2014, 14:41
É um prisma e é bastante válido, mas no futebol, como em tudo, há sempre mais que uma visão.

Desvalorizar títulos na formação, a meu ver, é errado.

Num clube, especialmente num clube grande como o Benfica, acho que é importante na formação haver também uma mentalidade vencedora, uma mentalidade em que é importante o desenvolver e a potenciação de jogadores, mas em que também é importante ganhar.

O caso dos juvenis este ano é um bom exemplo de como fazer (quase) tudo mal.

Não se sobe o Renato Sanches porque se quer ganhar o título e depois acabamos por ter o jogador praticamente estagnado durante um ano e ficamos em ultimo lugar na final a quatro.

Ter uma mentalidade unicamente virada para títulos é errado, mas descurá-los e achar que é normal não vencer porque se está a formar, a mim, não me convence.

É comparar os resultados da formação na Bélgica e em Portugal nos anos recentes e veres se faz sentido ligar aos títulos. A juntar a isso é ver se o Sporting teve algum prejuízo na formação por não ser campeão nos últimos dois anos.

Tudo depende do que entendes por sucesso na formação.

Se é colocar jogadores na Equipa Principal ou se é que esses jogadores da equipa principal ajudem o clube a ganhar títulos.

Até agora, só por uma vez o Sporting teve 2 jogadores vindos directamente da formação serem verdadeiramente úteis na conquista de um título: Hugo Viana e Ricardo Quaresma.

Eu não conheço os modelos de formação do Bayern, do Borussia, do Barcelona ou até do Real Madrid e do Manchester United, mas acredito que todos eles sejam diferentes entre si.

Só acho que relativizar os títulos no futebol, seja ele de formação ou não, a mim não faz sentido.

O problema do Sporting é a falta de capacidade de conjugar o que de bom tem na formação com bons jogadores vindos de fora. Não foi por culpa de Moutinho e Nani que não ganharam campeonatos.
E também é fácil falar agora, depois do Sporting ter passado anos a ser massacrado por direcções incompetentes. É um facto que durante vários anos a aposta principalmente na formação ficaram à nossa frente e chegaram a disputar o título até ao fim.

Os motivos para a falta de valor nos títulos são vários e acho que já foram repetidos à exaustão. Concordo em pleno com o andre_04_slb no assunto e ele já os repetiu várias vezes. A juntar a isso tens um dos responsáveis por uma das melhores formações actuais a também repetir essa ideia.
Vê a nossa situação actual. Achas que o Bernardo Silva vai ser melhor jogador por ter sido campeão de júniores no ano passado? Ou que o Gonçalo Guedes vai ser pior por não o ter sido este ano?
Está-se sistematicamente a sacrificar o desenvolvimento de jogadores para ganhar títulos que não importam para nada. Viu-se na final da Youth League a coça que levamos de um jogador que já tinha andamento sénior, enquanto na altura nem 1 único dos nossos tinha feito 1 minuto que fosse na equipa B na época em questão.

Fyssas

E dando sequência ao que o O-Rível disse, como é óbvio ninguém está a dizer para mandar os jogadores entrar em campo sem estarem concentrados na vitória.
Apenas se diz para não se sacrificar o desenvolvimento dos jogadores em função de títulos. Porque é que este ano se andou a brincar aos extremos na equipa B quando tínhamos extremos a destacarem-se nos júniores? Deviam ter sido promovidos e para o lugar deles analisava-se os juvenis a ver se alguém podia subir para o lugar. Caso não houvesse a prospecção tinha de entrar em campo e arranjar extremos daquele escalão para se juntarem à equipa.
Só ficarias a ganhar mais bons jogadores e neste momento, por exemplo, Gonçalo Guedes e  Nuno Santos já teriam um andamento completamente diferente.

Tiago1982

Citação de: Fyssas em 18 de Junho de 2014, 23:16
Citação de: Tiago1982 em 18 de Junho de 2014, 15:04
Citação de: Fyssas em 18 de Junho de 2014, 14:55
Citação de: Tiago1982 em 18 de Junho de 2014, 14:41
É um prisma e é bastante válido, mas no futebol, como em tudo, há sempre mais que uma visão.

Desvalorizar títulos na formação, a meu ver, é errado.

Num clube, especialmente num clube grande como o Benfica, acho que é importante na formação haver também uma mentalidade vencedora, uma mentalidade em que é importante o desenvolver e a potenciação de jogadores, mas em que também é importante ganhar.

O caso dos juvenis este ano é um bom exemplo de como fazer (quase) tudo mal.

Não se sobe o Renato Sanches porque se quer ganhar o título e depois acabamos por ter o jogador praticamente estagnado durante um ano e ficamos em ultimo lugar na final a quatro.

Ter uma mentalidade unicamente virada para títulos é errado, mas descurá-los e achar que é normal não vencer porque se está a formar, a mim, não me convence.

É comparar os resultados da formação na Bélgica e em Portugal nos anos recentes e veres se faz sentido ligar aos títulos. A juntar a isso é ver se o Sporting teve algum prejuízo na formação por não ser campeão nos últimos dois anos.

Tudo depende do que entendes por sucesso na formação.

Se é colocar jogadores na Equipa Principal ou se é que esses jogadores da equipa principal ajudem o clube a ganhar títulos.

Até agora, só por uma vez o Sporting teve 2 jogadores vindos directamente da formação serem verdadeiramente úteis na conquista de um título: Hugo Viana e Ricardo Quaresma.

Eu não conheço os modelos de formação do Bayern, do Borussia, do Barcelona ou até do Real Madrid e do Manchester United, mas acredito que todos eles sejam diferentes entre si.

Só acho que relativizar os títulos no futebol, seja ele de formação ou não, a mim não faz sentido.

O problema do Sporting é a falta de capacidade de conjugar o que de bom tem na formação com bons jogadores vindos de fora. Não foi por culpa de Moutinho e Nani que não ganharam campeonatos.
E também é fácil falar agora, depois do Sporting ter passado anos a ser massacrado por direcções incompetentes. É um facto que durante vários anos a aposta principalmente na formação ficaram à nossa frente e chegaram a disputar o título até ao fim.

Os motivos para a falta de valor nos títulos são vários e acho que já foram repetidos à exaustão. Concordo em pleno com o andre_04_slb no assunto e ele já os repetiu várias vezes. A juntar a isso tens um dos responsáveis por uma das melhores formações actuais a também repetir essa ideia.
Vê a nossa situação actual. Achas que o Bernardo Silva vai ser melhor jogador por ter sido campeão de júniores no ano passado? Ou que o Gonçalo Guedes vai ser pior por não o ter sido este ano?
Está-se sistematicamente a sacrificar o desenvolvimento de jogadores para ganhar títulos que não importam para nada. Viu-se na final da Youth League a coça que levamos de um jogador que já tinha andamento sénior, enquanto na altura nem 1 único dos nossos tinha feito 1 minuto que fosse na equipa B na época em questão.

Por muito que insistam, não vou conseguir nunca concordar com quem desvaloriza completamente os títulos ganhos na formação.

Especialmente quando usam como exemplo o Barcelona na Youth Cup e depois citam o que o belga disse que é quando um jogador sobe uma etapa na formação já não volta atrás.

É ver o 11 desse Barcelona e ver que pelo menos 2 ou 3 jogadores já o tinham feito.

Digo e repito... ganhar títulos na formação não é um objectivo em si... mas num clube como o Benfica desvalorizar isso?

Na minha ideia de formação isso não se enquadra.

É uma opinião :)

Fyssas

Citação de: Tiago1982 em 18 de Junho de 2014, 23:25
Digo e repito... ganhar títulos na formação não é um objectivo em si... mas num clube como o Benfica desvalorizar isso?

Quando implica (como está a implicar) atrasar o desenvolvimento dos jogadores? Absolutamente.

Quanto ao resto nunca disse que achava que o belga tinha todas as respostas, ou que o Barcelona as tinha. Mas os dois, tal como qualquer clube de sucesso na formação, não aderem à ideia de prender um jogador num escalão para o qual já é bom demais só para ganhar títulos.

Tiago1982

Citação de: Fyssas em 18 de Junho de 2014, 23:45
Citação de: Tiago1982 em 18 de Junho de 2014, 23:25

Quando implica (como está a implicar) atrasar o desenvolvimento dos jogadores? Absolutamente.

Quanto ao resto nunca disse que achava que o belga tinha todas as respostas, ou que o Barcelona as tinha. Mas os dois, tal como qualquer clube de sucesso na formação, não aderem à ideia de prender um jogador num escalão para o qual já é bom demais só para ganhar títulos.

Reparei que não leste com atenção o que escrevi ou então o teu primeiro comentário não é dirigido a mim.

Se leste, percebes que em lado algum referi que se deve amarrar os jogadores ao seu escalão.

Isso é o que está a ser feito actualmente no Benfica, o que acho errado. Mais uma vez, se leste com atenção, deves ter reparado que até dei o exemplo dos juvenis e do Renato Sanches que é provavelmente o mais óbvio.

Mas isso já expliquei neste tópico nos vários posts que fiz.

Acho que mais claro e directo do que aquilo que fui é impossível.

Não se deve viver para os títulos da formação, mas não se deve descurar estes.

Basicamente foi o que o Barcelona fez na época passada... Adama, El Haddadi e outros jogaram na Equipa B e até na Equipa Principal... mas na altura da final da Liga dos Campeões, que é o título maior do seu escalão, voltaram para ganhar o título para o Barcelona.

Se vão ser melhores jogadores por causa disso? Não sei. Sei que a mentalidade vencedora do Barcelona é óbvia e está à vista de todos.

Tiago1982

E atenção que mesmo repescando os jogadores que repescaram, os melhores do Barcelona no seu escalão nem 1 jogo da competição fizeram.

Mas isso já é mais do que a formação trabalhar melhor ou pior, já tem a ver com a qualidade dos jogadores em questão.

É pena, mas o Benfica não tinha nos seus júniores na época passada nenhum jogador ao nível do Sandro Ramirez, por exemplo.

Nem temos nenhum lateral que esteja sequer perto do nível do Alex Grimaldo.

Agora o que digo é que o João Nunes devia ter jogado na Equipa B esta época, assim como Gonçalo Guedes, Pedro Rebocho e mesmo o Renato Sanches ou o Pedro Rodrigues.

Se se tornariam melhores jogadores? Acredito piamente que sim.

Se as equipas onde estavam inseridos (júniores e juvenis) mesmo sem eles eram candidatas ao título? Sem a menor sombra de dúvida.

abar85

Citação de: Tiago1982 em 19 de Junho de 2014, 10:43
E atenção que mesmo repescando os jogadores que repescaram, os melhores do Barcelona no seu escalão nem 1 jogo da competição fizeram.

Mas isso já é mais do que a formação trabalhar melhor ou pior, já tem a ver com a qualidade dos jogadores em questão.

É pena, mas o Benfica não tinha nos seus júniores na época passada nenhum jogador ao nível do Sandro Ramirez, por exemplo.

Nem temos nenhum lateral que esteja sequer perto do nível do Alex Grimaldo.

Agora o que digo é que o João Nunes devia ter jogado na Equipa B esta época, assim como Gonçalo Guedes, Pedro Rebocho e mesmo o Renato Sanches ou o Pedro Rodrigues.

Se se tornariam melhores jogadores? Acredito piamente que sim.

Se as equipas onde estavam inseridos (júniores e juvenis) mesmo sem eles eram candidatas ao título? Sem a menor sombra de dúvida.

Isso da qualidade também acaba por ser consequência do que foi feito em escalões anteriores.
É também relativo porque também na principal não temos jogadores com o nível dos melhores do Barça, e com isto apenas quero confirmar a tua ideia de que havia jogadores que deviam ter subido à B, porque para a nossa realidade, acho que era evidente que o deviam ter feito.

Slb23

Cultura de vitória, no Benfica deve ser assim.

Manpaz1904

No ano passado falou-se de criar uma equipa C... O Marítimo jogará com a sua no Campeonato Nacional de Seniores, na próxima época.

3 equipas nas 3 primeiras divisões do futebol português.

http://www.portal.csmaritimo.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=6589:club-sport-maritimo-responde-sim-ao-convite-para-participar-no-campeonato-nacional-de-seniores&catid=198:futebol-jovem-seniores-c&Itemid=193

Luisao4

O Marítimo já tinha B há algum tempo, criou a C quando se criaram as B's.

E aproveitam bem a equipa, sem dúvida.

paulomaia1972

A criação de uma equipa C deveria estar nos planos futuros do clube, dentro de 2 ou 3 anos, para competir no Campeonato Nacional (vulgo CN Sénior) mas apenas com jogadores com idade compreendida entre os 16 e os 20 anos.
Assim, não seria necessário fazer mais contratações, mas apenas reforçar os quadros das equipa B, Juniores e Juvenis, por exemplo, 30 jogadores cada equipa. Daqui se faria um equipa com base em jogadores com idade júnior e os melhores juvenis.