Jan Oblak

Guarda-redes, 33 anos,
Eslovénia
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 26 jogos (2251 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 2 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

Piksi

Citação de: slbenfica_croft em 05 de Março de 2013, 16:18
Citação de: Piksi em 05 de Março de 2013, 16:15
Citação de: slbenfica_croft em 05 de Março de 2013, 16:15
É muito jovem. Tem enorme potencial, mas estão a exagerar aqueles que acham que já é claramente melhor que o Artur.

Será com certeza no futuro se as coisas correrem normalmente. Neste momento não é.
É pior em quê?
É acima de tudo menos experiente e isso nota-se sobretudo no posicionamento e nos timings de saída às bolas. Nas saídas dos postes ambos são semelhantes e ambos têm deficiências. Entre os postes, o Oblak cobre mais espaço, mas o Artur consegue com menor amplitude ter qualidade igual.

O Artur neste momento ainda é melhor. Mais 1/2 anos a jogar regularmente e provavelmente o Oblak já estará noutro nível porque tem um potencial grande e qualidades intrínsecas superiores ao puto esloveno.
Eu acho que entre os postes o Oblak é melhor e nas saídas denota uma maturidade enorme para a sua idade, tem que começar é a agarrar mais as bolas.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: JG10 em 05 de Março de 2013, 16:12
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 05 de Março de 2013, 15:34
Citação de: Zak em 05 de Março de 2013, 13:37
Temos 2 dos melhores redes em Portugal.

Concordo que o Oblak devia ter uma chance, mas o Artur ainda tá ai prás curvas.
O Oblak tá sem duvida um belo redes, mas jogar no Benfica, com toda a pressao, etc, nao é o mesmo que jogar noutros clubes.

Se for para vir e nao jogar regularmente, acho que mais vale continuar a crescer noutro clube durante mais uma epoca e ficar ainda melhor. O mais importante agora, com a sua idade, é continuar a jogar regularmente.

Mas temos aqui um daqueles chamados 'bons problemas'.

Se este guarda-redes tem oportunidade e agarra-a, temos guarda-redes para uns doze, quinze anos.
e o Mika, o varela....

Acho Oblak melhor que Mika, neste momento. Quanto ao Varela não conheço bem o jogador. De qualquer forma, precisamos, pelo menos, de dois GR de grande nível, pelo que, um dos referidos podia discutir a titularidade com Oblak.

andereberna

Por mim era mais um ano emprestado.

Tiago1982

Para mim, a nível de clube grande, um guarda redes tem de ter 3 características essenciais:

1) Tem de dar confiança à equipa. A equipa tem de sentir que lá atrás tem um guarda-redes com voz de comando e que garante que está lá para tudo o que for preciso. um exemplo que me lembro de caras é o do Schmeichel no Sporting. Tecnicamente, o dinamarquês já estava em declíneo e não era o guarda-redes de outros tempos. Mas a voz de comando que tinha dava uma confiança extra à defesa que foi essencial para terem sido campeões.

2) Segurança... vem na linha do ponto anterior. Um guarda-redes de um clube grande tem de ser seguro e extramente confiante nas suas capacidades. São guarda-redes que são chamados poucas vezes a intervir durante o jogo, e quando o são, muitas vezes são em remates de longe ou cruzamentos (chuveirinho). Logo, têm de demonstrar segurança quer no jogo aéreo, quer nos remates de longe para evitar recargas e afins.

3) Os níveis de concentração têm de ser altíssimos o jogo todo. Também está interligado com o ponto anterior. Um guarda-redes de um clube grande está largos minutos sem qualquer interferência no jogo, por isso tem de se manter sempre bastante concentrado porque a qualquer altura pode ser chamado a intervir e é essencial que esteja a postos para tal.

O denominador comum destes três pontos é que quanto maior é a experiência de um guarda-redes, grosso modo, maior será a aptência para ser melhor nestes pontos. Um guarda-redes experiente tem, à partida, maiores capacidades para ter voz de comando, para manter os níveis de concentração no topo e será também mais seguro.

Por algum motivo, é só escolherem as grandes equipas da actualidade e do passado, os guarda-redes de equipas de topo são já jogadores batidos... e por algum motivo os guarda-redes atingem a sua maturidade mais tarde.

Claro que depois há os foras-de-série que vêm contrariar isto tudo.

Mas muitas vezes temos exemplos de guarda-redes que nunca passaram da mediania a carreira toda e que aos 30 anos e depois é que têm a oportunidade de jogar a grande nível... precisamente porque a experiência permitiu que, nos 3 pontos que referi, estivessem já a um nível evoluído. Lembrem-se, por exemplo, do Canizares, do Pagliuca e mesmo em Portugal do Paulo Santos.

Agora, Artur e Oblak...

O Artur é já um guarda-redes feito. Provavelmente o único ponto onde cria alguma instabilidade na defesa é no jogo de pés. Em tudo o resto é um guarda-redes bastante sóbrio, equilibrado e seguro.

O Oblak, até pela tenra idade que tem, ainda tem um caminho longo a precorrer e ninguém pode garantir que chega a um grande e se impoe. Nunca me esqueço do Moretto... no Setúbal parecia defender este mundo e o outro... chegou ao Benfica e foi o que todos vimos.

O Oblak parece-me ter uma qualidade imensamente superior, mas acho que não devemos queimar etapas só porque o Courtois ou o De Gea ou até mesmo o Casillas as queimaram.

slbenfica_croft

Citação de: Piksi em 05 de Março de 2013, 16:19
Citação de: slbenfica_croft em 05 de Março de 2013, 16:18
Citação de: Piksi em 05 de Março de 2013, 16:15
Citação de: slbenfica_croft em 05 de Março de 2013, 16:15
É muito jovem. Tem enorme potencial, mas estão a exagerar aqueles que acham que já é claramente melhor que o Artur.

Será com certeza no futuro se as coisas correrem normalmente. Neste momento não é.
É pior em quê?
É acima de tudo menos experiente e isso nota-se sobretudo no posicionamento e nos timings de saída às bolas. Nas saídas dos postes ambos são semelhantes e ambos têm deficiências. Entre os postes, o Oblak cobre mais espaço, mas o Artur consegue com menor amplitude ter qualidade igual.

O Artur neste momento ainda é melhor. Mais 1/2 anos a jogar regularmente e provavelmente o Oblak já estará noutro nível porque tem um potencial grande e qualidades intrínsecas superiores ao puto esloveno.
Eu acho que entre os postes o Oblak é melhor e nas saídas denota uma maturidade enorme para a sua idade, tem que começar é a agarrar mais as bolas.
houve um erro meu de escrita.

era "...superiores ao brasileiro"

Toronto_SLB

Citação de: andereberna em 05 de Março de 2013, 16:36
Por mim era mais um ano emprestado.
x2.  Nao queremos outro caso De Gea...

Baron_Davis

+1 ano emprestado. de preferência num clube com outras ambições. vê-lo ganhar experiência na liga europa era um mimo

HJDK

Citação de: Baron_Davis em 05 de Março de 2013, 18:03
+1 ano emprestado. de preferência num clube com outras ambições. vê-lo ganhar experiência na liga europa era um mimo
Paços/guimas/rio ave/marítimo?

Manuel8

Eu acho que deviam emprestá-lo ao Braga, para não termos que jogar contra o Deus Quim.

mellamotom

nao sei o que era melhor, continuar a ganhar experiencia, liga europa entao era um espetaculo, ou vir ser suplente utilizado...

HJDK

Falam da liga europa como se fosse alta cena....ainda por cima 6 jogos lol

Trapattoni

Citação de: Manuel8 em 05 de Março de 2013, 18:31
Eu acho que deviam emprestá-lo ao Braga, para não termos que jogar contra o Deus Quim.
Não, ao braguilha nunca, antes o Guimas

iSLBenfica

Por mim vinha já na próxima época e começava a rodar com o Artur.

O Artur precisa de um gajo que lhe morda os calcanhares e o meta em sentido.

Rikhart

Citação de: iSLBenfica em 05 de Março de 2013, 20:27
Por mim vinha já na próxima época e começava a rodar com o Artur.

O Artur precisa de um gajo que lhe morda os calcanhares e o meta em sentido.

Concordo, e ser gr para as taças. Acho que está no ponto para se ir ambientando a outros võos!