Mercado Futsal: o que esperar do BENFICA 2010/2011?

Pedro Neto

Trabalho do Alípio? O Alípio saiu do Benfica em 2003/04, há 6 anos. Se apanhou o trabalho de alguém foi do Adil Amarante.

O Waldin/Valdin conheço. Super-craque, já de Selecção.
Mas é pivô, não é um ala tipo Ricardinho.

Purity-Mhz

Citação de: acns em 23 de Junho de 2010, 10:50
Citação de: Purity-Mhz em 23 de Junho de 2010, 10:38
Citação de: acns em 23 de Junho de 2010, 09:28
...
Deu-nos uma Uefa Futsal Cup, um campeonato, uma taça de Portugal, e se não me engano uma supertaça, fez muito e por isso lhe agradeço, mas não tem (ainda) as competências necessárias.
...

Se depois de ganhar esses titulos todos não tem competência, quando é que o Benfica vai ter um treinador com competência? Será porventura um daqueles que ganha de 4 em 4 anos?...
Basta ver os jogos que fizemos esta época, e eu não percebo nada de tácticas muito menos de futsal. Lembro-me perfeitamente de há 1 ou 2 anos atrás podíamos ter a equipa adversária a jogar com gr avançada durante 5/6/7/8 minutos e não nos marcavam golos, defensivamente éramos a melhor equipa, depois tínhamos o mágico na frente que fazia o que queria.

Muito mais competência tinham o Alípio, o Adil e até o Beto Aranha e saíram todos.

Desculpem lá, o André na época passada apanhou muito do trabalho do Alípio...

Isso do defender bem o 5 contra 4 também depende muito do adversário... O ano passado não conseguimos aguentar 5 minutos contra o Interviú (um golo que nos colocou fora da Final Four da UFC) e este ano não sofremos nenhum da mesma equipa nas mesmas condições e que nos permitiu ganhar a taça. Pessoalmente, até acho que defendemos melhor esse aspecto este ano que o ano passado (o que denota alguma evolução...)

E não sei se o erro foi propositado ou não mas o André substituiu o Beto Aranha (que tinha substituido o Adil Amarante)... dizer que apanhou o trabalho do Alipio... é de quem não tem estado por dentro da modalidade nos ultimos anos...

acns

Citação de: Purity-Mhz em 23 de Junho de 2010, 11:06
...
Deu-nos uma Uefa Futsal Cup, um campeonato, uma taça de Portugal, e se não me engano uma supertaça, fez muito e por isso lhe agradeço, mas não tem (ainda) as competências necessárias.
...

Se depois de ganhar esses titulos todos não tem competência, quando é que o Benfica vai ter um treinador com competência? Será porventura um daqueles que ganha de 4 em 4 anos?...
Basta ver os jogos que fizemos esta época, e eu não percebo nada de tácticas muito menos de futsal. Lembro-me perfeitamente de há 1 ou 2 anos atrás podíamos ter a equipa adversária a jogar com gr avançada durante 5/6/7/8 minutos e não nos marcavam golos, defensivamente éramos a melhor equipa, depois tínhamos o mágico na frente que fazia o que queria.

Muito mais competência tinham o Alípio, o Adil e até o Beto Aranha e saíram todos.

Isso do defender bem o 5 contra 4 também depende muito do adversário... O ano passado não conseguimos aguentar 5 minutos contra o Interviú (dois golos que nos colocaram fora da Final Four da UFC) e este ano não sofremos nenhum da mesma equipa nas mesmas condições e que nos permitiu ganhar a taça. Pessoalmente, até acho que defendemos melhor esse aspecto este ano que o ano passado (o que denota alguma evolução...)

E não sei se o erro foi propositado ou não mas o André substituiu o Beto Aranha (que tinha substituido o Adil Amarante)... dizer que apanhou o trabalho do Alipio... é de quem não tem estado por dentro da modalidade nos ultimos anos...
É de quem se enganou.
Este ano o Benfica esteve pior, e os rivais estiveram melhor. Obviamente tanto o treinador como os jogadores têm culpas no cartório.

E minha opinião que o Paulo Fernandes é melhor treinador que o André, pelo menos no presente. Claro que não tem a simbologia e o peso que o André tem dentro do clube e com o público, e poderá não vingar, mas é esperar para ver.

Velazquez

Citação de: Pedro Neto em 23 de Junho de 2010, 11:00
Trabalho do Alípio? O Alípio saiu do Benfica em 2003/04, há 6 anos. Se apanhou o trabalho de alguém foi do Adil Amarante.

O Waldin/Valdin conheço. Super-craque, já de Selecção.
Mas é pivô, não é um ala tipo Ricardinho.
Todos os que falei já foram convocados para a selecção e ainda tem o Thiaguinho.No site que eu vi tem o Waldin como ala e vi meterem-no no mesmo lote de jogadores como Falcão,Schumacher,Lenisio como melhores da selecção

Purity-Mhz

Citação de: acns em 23 de Junho de 2010, 11:16
...
...

Isso do defender bem o 5 contra 4 também depende muito do adversário... O ano passado não conseguimos aguentar 5 minutos contra o Interviú (dois golos que nos colocaram fora da Final Four da UFC) e este ano não sofremos nenhum da mesma equipa nas mesmas condições e que nos permitiu ganhar a taça. Pessoalmente, até acho que defendemos melhor esse aspecto este ano que o ano passado (o que denota alguma evolução...)

É de quem se enganou.
Este ano o Benfica esteve pior, e os rivais estiveram melhor. Obviamente tanto o treinador como os jogadores têm culpas no cartório.

E minha opinião que o Paulo Fernandes é melhor treinador que o André, pelo menos no presente. Claro que não tem a simbologia e o peso que o André tem dentro do clube e com o público, e poderá não vingar, mas é esperar para ver.

Depois desta troca de "argumentos" (LOL) queria deixar claro que respeito a tua opinião sobre Paulo Fernandes ter mais qualidades de treinador que o André Lima (embora não concorde muito :P) mas dizer que André Lima não tem competência para ser treinador do Benfica... isso acho disparatado...

Quanto ao engano... foi isso mesmo que pensei que fosse, um engano.

ForçadoBloqueio

Como vai reagir o Davi à entrada do Paulo Fernandes?

Chelas

o Benfica tem de renovarv pelo menos metade da equipa,jogadores como Zé carlos,Zé Maria,Gonçalo Alves,César Paulo e Pedrinho nao tem infelizmente a qualidade de outrora. Para reforçar gostaria de ver o guarda redes Marcão e Paulinho do belem

acns

Citação de: Purity-Mhz em 23 de Junho de 2010, 11:22
Citação de: acns em 23 de Junho de 2010, 11:16
...
...

É de quem se enganou.

Depois desta troca de "argumentos" (LOL) queria deixar claro que respeito a tua opinião sobre Paulo Fernandes ter mais qualidades de treinador que o André Lima (embora não concorde muito :P ) mas dizer que André Lima não tem competência para ser treinador do Benfica... isso acho disparatado...

Quanto ao engano... foi isso mesmo que pensei que fosse, um engano.
Eu não falei em competência para ser treinador do Benfica, falei em competência para ser treinador. Nesse aspecto acho que o Paulo Fernandes tens mais conhecimentos tácticos e até porque não, de treino, que o André. Por outro lado, o André conhece e sente o clube, e tem o respeito da direcção e da massa associativa, coisa que por ventura o Paulo Fernandes nunca terá, e isso para mim é importante para treinar o Benfica, seja em que desporto for, ter o respeito e o apoio dos adeptos.

E talvez o que eu vou escrever cause alguma "polémica", mas para mim o André foi um líder nato e indiscutível dentro de campo, fora dele, como treinador não o vejo como líder. E isto é importante, o treinador tem que liderar, diga-se o que se disser era impossível o André ter o distanciamento necessário dos jogadores que treinava, porque de facto eram amigos dele, isto não é incompetência, mas é um facto.

Também acho que o Paulo Fernandes vai sofrer na pele aquilo que o Beto Aranha sofreu, a falta de respeito dos jogadores.

JNF

Citação de: Pedro Neto em 23 de Junho de 2010, 10:30
Citação de: Freire em 23 de Junho de 2010, 10:23
Citação de: O_Glorioso em 23 de Junho de 2010, 02:05
O zmerding consegue pagar salários de 25 mil euros mensais a um jogador?!

Não acredito nesses valores.

Têm vários a ganhar quantias do género. Pelo menos o Caio, o Café e o Alex. Mas os ordenados não jogam à bola.

E depois continuam com as "bocas" da "equipa dos milhões".

Purity-Mhz

Citação de: acns em 23 de Junho de 2010, 11:37
Eu não falei em competência para ser treinador do Benfica, falei em competência para ser treinador. Nesse aspecto acho que o Paulo Fernandes tens mais conhecimentos tácticos e até porque não, de treino, que o André. Por outro lado, o André conhece e sente o clube, e tem o respeito da direcção e da massa associativa, coisa que por ventura o Paulo Fernandes nunca terá, e isso para mim é importante para treinar o Benfica, seja em que desporto for, ter o respeito e o apoio dos adeptos.

E talvez o que eu vou escrever cause alguma "polémica", mas para mim o André foi um líder nato e indiscutível dentro de campo, fora dele, como treinador não o vejo como líder. E isto é importante, o treinador tem que liderar, diga-se o que se disser era impossível o André ter o distanciamento necessário dos jogadores que treinava, porque de facto eram amigos dele, isto não é incompetência, mas é um facto.

Também acho que o Paulo Fernandes vai sofrer na pele aquilo que o Beto Aranha sofreu, a falta de respeito dos jogadores.
Se não tem competência para ser treinador, é óbvio que também não tem competência para ser treinador do Benfica. A primeira afirmação implica a segunda. É a tua opinião, concordamos em discordar nesse ponto.
Mas agora já percebi melhor o teu ponto de vista. Concordo que André Lima talvez não tenha tido o distanciamento certo dos jogadores devido ao passado conjunto de (quase) todos e que Paulo Fernandes vai ter dificuldade em criar empatia com os adeptos (nada que algumas vitórias não "curem", se estas forem de forma contínua).

DastanPT

JAlexis_36

Citação de: SLBJJ7 em 23 de Junho de 2010, 12:00
primeiro mandar o Gonçalo Alves embora... ::)

Epah, já chega, deixa o Gonçalo em paz.

acns

Citação de: Purity-Mhz em 23 de Junho de 2010, 11:59
Citação de: acns em 23 de Junho de 2010, 11:37

Se não tem competência para ser treinador, é óbvio que também não tem competência para ser treinador do Benfica. A primeira afirmação implica a segunda. É a tua opinião, concordamos em discordar nesse ponto.
Mas agora já percebi melhor o teu ponto de vista. Concordo que André Lima talvez não tenha tido o distanciamento certo dos jogadores devido ao passado conjunto de (quase) todos e que Paulo Fernandes vai ter dificuldade em criar empatia com os adeptos (nada que algumas vitórias não "curem", se estas forem de forma contínua).
Eu também percebo a importância que o André teve nos dois últimos anos como treinador, e quase toda a sua vida desportiva como jogador, no Benfica. Também me custa um pouco a sua saída, é um símbolo, no fundo é o Benfica, um pouco à imagem do Rui Costa no futebol.

Mas ainda não é treinador, e também me entristece um pouco vê-lo desistir do curso de treinador, se é certo que há coisas que não se aprendem numa sala de aula, há outras que são úteis, e o André poderia beneficiar e muito dessa aprendizagem.

A minha opinião é a de que o Benfica precisa de um treinador que perceba de futsal, podendo o André ficar como adjunto, aproveitando não só para aprender com o treinador principal, mas ficando também com tempo para se ir formando em termos académicos, e ir começando a criar o seu método de treino e de táctica. Obviamente que duvido que o André quisesse ficar como adjunto.

O certo é que esta equipa precisa de uma renovação, precisa de defender o presente, acautelando o futuro. E nesse ponto o Paulo Fernandes também tem alguma vantagem porque como sabemos era o responsável por toda a área de formação do sporting.

Espero sinceramente que o André fique no Benfica, mesmo que noutras funções, tem muito para dar, e não nos podemos dar ao luxo seja em que modalidade for de perder as nossas referências. E espero também que se de facto o Paulo Fernandes for o novo treinador do Benfica, tenha o apoio de toda a secção, do público, e especialmente dos jogadores, que na minha opinião será a empatia mais difícil de conseguir.

Muita sorte e sucesso para os dois, e especialmente para o Benfica e para o seu futsal.

Tiago7