Futebol Formação - Iniciados A (2010-2011)

Leonzo

Também acho que por exemplo o Dino é bem mais jogador que o Romário, é que o Dino para além de ser bom nos índices fisicos, tem também uma técnica apuradissima... O Romário é tipo o Wang que agora está no Beira...

Red skin

O Edson tb é um poço de técnica! Qual o problema? só um é q pode ser... ambos nem tiveram muito bem neste jogo, mas a espaços mostraram a sua qualidade!

André Sousa

Citação de: Red skin em 13 de Março de 2011, 15:37
Ó André Sousa n venhas com conversinhas da treta... n metas palavras na minha boca... um gajo q nem sequer sabe o q é um trinco! Quem te lê até parece q o rapaz n sabe recepcionar bolas, n sabe rematar... tem dois tijolos nos pés, tem é sorte de ser rápido e forte... deve ser por isso q o chamam para a selecção acima da idade, ou pq acham q é dos valores mais promissores desta faixa etária!

Se quiseres ir por termos técnicos também estás à vontade, não tenho grande problema. Aliás, recomendo-te a ires ler o que te disse ontem e não tenho grande problema em explicar-te tudo outra vez para ver se entendes. Aliás, tu é que achas que um trinco é diferente de um pivot defensivo, quando, no contexto da conversa, estávamos a falar da posição base do campo, que é a mesma.

E se tu souberes ler, vais ver que eu não disse que ele era mau a nível técnico, mas sim medíocre. Pode não parecer, mas existem diferenças.

André Sousa

Citação de: Red skin em 13 de Março de 2011, 15:39
O Edson tb é um poço de técnica! Qual o problema? só um é q pode ser... ambos nem tiveram muito bem neste jogo, mas a espaços mostraram a sua qualidade!

Não. O Edson é superior tecnicamente ao Romário. É atentares nas recepções que cada um faz, ou na forma como cada um sai de espaços reduzidos.

Red skin

A posição base é a 6 ou médio defensivo... as características é q podem ser diferentes, um trinco ou um Pivot... e naquele caso discordei de ti pq o Teles nunca será um trinco... mas nem vou gastar o meu latim com isso, pq são mariquices de futebol...

Podes dar as voltas q quiseres, o Romário n é mediocre nem mau tecnicamente, muito pelo contrário... ele pode é n ter muita cabecinha, isso im, falta-lhe! Tenta fintar tudo e todos, n é o mais objectivo, mas em termos de técnica é de top naquela equipa... tal como o Edson... tanto na recepção, drible, como no passe, como no remate, variando no grau entre si (a técnica n é só recepção, e mesmo esta n ache q o rapaz se saia mto mal).

Red skin

Viste este jogo? o Edson foi muito bem marcado no meio-campo, teve um espaço reduzido, por isso passou ao lado do jogo, como n deixa de ser normal... o mesmo para o Romário, q ainda assim criou alguns lances de perigo... aliás a vantagem do Edson em relação ao Romário nem é essa a meu ver... tem mais cabeça! Mas nem quero meter um miudo contra o outro... estamos a falar do Romário...

André Sousa

Citação de: Red skin em 13 de Março de 2011, 15:45
A posição base é a 6 ou médio defensivo... as características é q podem ser diferentes, um trinco ou um Pivot... e naquele caso discordei de ti pq o Teles nunca será um trinco... mas nem vou gastar o meu latim com isso, pq são mariquices de futebol...

Podes dar as voltas q quiseres, o Romário n é mediocre nem mau tecnicamente, muito pelo contrário... ele pode é n ter muita cabecinha, isso im, falta-lhe! Tenta fintar tudo e todos, n é o mais objectivo, mas em termos de técnica é de top naquela equipa... tal como o Edson... tanto na recepção, drible, como no passe, como no remate, variando no grau entre si (a técnica n é só recepção, e mesmo esta n ache q o rapaz se saia mto mal).

Ou seja, foi aí que ele jogou. E foi aí que eu fiz a comparação com o Júnior. Parece-me simples.

Mas quais voltas? As voltas que eu dei foram bastante curtas. Ele é medíocre tecnicamente. Os lances em que se desenvencilha no 1x1, na sua maioria, consistem na aplicação da sua capacidade física, onde fica a ganhar, claramente, aos adversários. E o facto de tentar fintar tudo e todos não é sinónimo de ter boa técnica. Aliás, há lá um lance na segunda parte, onde é coroado com um bom número de assobios, porque perde a bola duas vezes por tentar ir no 1x1 e acabar por adiantar muito a bola. Recebeu a bola, tentou ir no 1x1 e quase que fez um passe para o adversário. De seguida, recuperou-a com uma intercepção e acabou por perdê-la outra vez. E ser top naquela equipa não significa muito, porque não existem jogadores com uma técnica por aí além. Agora, a nível de recepção é bom? Aliás, tu acabas por dizer que ele não se saiu muito mal, parece-me que isto não vai de encontro a ele ser bom nesse aspecto particular. No remate, concordo. É uma característica onde tem boa apetência. Agora, no passe e na recepção está ao nível da mediania.

Citação de: Red skin em 13 de Março de 2011, 15:47
Viste este jogo? o Edson foi muito bem marcado no meio-campo, teve um espaço reduzido, por isso passou ao lado do jogo, como n deixa de ser normal... o mesmo para o Romário, q ainda assim criou alguns lances de perigo... aliás a vantagem do Edson em relação ao Romário nem é essa a meu ver... tem mais cabeça! Mas nem quero meter um miudo contra o outro... estamos a falar do Romário...

Sim, vi o jogo no CFC. Ele não foi bem marcado, simplesmente o Belenenses soube manter a equipa com os sectores encurtados o que acabou por reduzir o espaço no corredor central. Mesmo assim, tem lá dois ou três lances onde retira a bola de zonas de pressão de uma forma que o Romário não o faria. Mas também não precisa, ele não joga no meio campo. E os desequilíbrios que o Romário criou foram devido à sua velocidade. Um na primeira parte pelo lado direito, e outro na segunda onde ultrapassou vários adversários em velocidade. Isto não é sinónimo de ser bom tecnicamente. E vou repetir, acho-o medíocre, ao nível da maioria, não acho que seja mau.

Didiman

Mas ele ultrapassou esses adversários em velocidade com ou sem bola ?

André Sousa

Para ultrapassar os adversários com bola não é preciso ter uma técnica apurada.

faneca_slb4ever

Citação de: Didiman em 13 de Março de 2011, 17:10
Mas ele ultrapassou esses adversários em velocidade com ou sem bola ?
Com. Ele passa os adversário muito devido ao fisico e velocidade que tem. Tecnicamente para mim está longe de ser o forte dele.

Didiman

Citação de: André Sousa em 13 de Março de 2011, 17:11
Para ultrapassar os adversários com bola não é preciso ter uma técnica apurada.

Não disse que tinha apurada, nem afirmei nada só questionei.

Mas um jogador que em velocidade passe vários adversários em velocidade, também não é jogador com técnica medíocre.

E agora sim, é uma afirmação minha.

E olha que não sou nada suspeito. Por falta de tempo, só comecei a acompanhar os iniciados no Torneio dos Campeões para cá.
E nem gostei dele. Depois de ver vários jogos, mudei de opinião.

Uma coisa  te ( vos ) digo.
Tem aptidões para se tornar num excelente jogador.

A técnica trabalha-se. Quando acharem o momento certo, colocam um treinador a trabalhar técnica individual.

André Sousa

Não? Tens o exemplo do Sougou, na primeira liga. É um jogador com uma técnica por aí além? Não. E passa muitas vezes pelos adversários em velocidade.

Pois tem. Um jogador que tem a capacidade física dele e a técnica, que mesmo não sendo um primor, não é má, tem aptidão para se tornar um bom jogador. O pior é mesmo isso... Não vejo ninguém preocupado com tal. Não vejo ninguém preocupado em subir-lhe o nível das exigências para que ele possa evoluir em aspectos de jogo onde é menos forte, ou não tão forte quanto podia ser.

Trabalha-se, é verdade, mas não sei se já tiveste a oportunidade de ver treinos do Luís Araújo e ver em que tipo de metodologia de treino é que ele aposta. Se no treino individual e localizado, digamos assim, ou tem como base a periodização táctica. Posso-te dizer que é o último.

Mas já agora, qual foi o jogador que teve um tipo de programa de treino para evoluir a sua técnica individual? É que isto é tudo muito bonito, mas há muitos jogadores que têm uma capacidade física bem acima da média comparativamente aos da sua idade e nada é feito para que não se acomodem, que é o que acontece mais vezes. E não os podemos criticar, eles limitam-se a usar as suas capacidades para fazer frente às (poucas) exigências que têm. Na formação ainda vale, agora em relação a níveis mais altos, a taxa de sucesso é bem inferior.

Red skin

André Sousa

É, fica-te por isso que os argumentos vão ficando para quem os tem.

Red skin

Argumentos de quê... a tua opinião baseia-se no teu visionamento, q n concordo e dp vais buscar exemplos ridiculos de sougous para provar algo, esquecendo q o Romário foi considerado melhor jogador em vários torneios, é convocado para uma selecção acima... ser dos melhores tecnicamente de uma equipa do Benfica n é nada, pois claro! N tem drible nenhum... é tudo velocidade... :P