Jogadores emprestados e ex-Juniores

Red skin

Citação de: Anti-Anti em 23 de Setembro de 2007, 21:43
Citação de: Rui Costa em 23 de Setembro de 2007, 21:13
Retorno-te a interrogação.

É como as afirmações a gozar com o futebol suiço, não tenho dúvidas que todos os domingos estão em frente do ecrã a ver um Basileia-Lucerne para provar a qualidade do campeonato. Portugal é exemplo para qualquer país...

A actual situação do Manú só tem provado o que digo desde que ele é do Benfica. Jogador que não sabe dominar uma bola nunca deveria ser associado ao Benfica.

Deve ter sido por isso que o João Pinto saiu do SLB... Afinal o grande VA sempre tinha razão... Ou vais-me dizer que o JVP sabe dominar uma bola como deve ser?

Eu falo pelo que vi o Carlitos fazer no Benfica e Setúbal, nada mais, e aí ele não mostrou nem de perto nem de longe argumentos para representar o Benfica, assim como o Manu não mostrou, mas o Manu é claramente jogador para equipas que joguem em contra ataque, fez uma dupla fantástica com o Semedo no Estrela, por alguma coisa eles ficaram em 9.º lugar (com 18 equipas e a 7 pontos da Europa) essa época ;)

Só podes estar a brincar!!!!

Anti-Anti

Citação de: Red skin em 23 de Setembro de 2007, 21:55
Citação de: Anti-Anti em 23 de Setembro de 2007, 21:43
Citação de: Rui Costa em 23 de Setembro de 2007, 21:13
Retorno-te a interrogação.

É como as afirmações a gozar com o futebol suiço, não tenho dúvidas que todos os domingos estão em frente do ecrã a ver um Basileia-Lucerne para provar a qualidade do campeonato. Portugal é exemplo para qualquer país...

A actual situação do Manú só tem provado o que digo desde que ele é do Benfica. Jogador que não sabe dominar uma bola nunca deveria ser associado ao Benfica.

Deve ter sido por isso que o João Pinto saiu do SLB... Afinal o grande VA sempre tinha razão... Ou vais-me dizer que o JVP sabe dominar uma bola como deve ser?

Eu falo pelo que vi o Carlitos fazer no Benfica e Setúbal, nada mais, e aí ele não mostrou nem de perto nem de longe argumentos para representar o Benfica, assim como o Manu não mostrou, mas o Manu é claramente jogador para equipas que joguem em contra ataque, fez uma dupla fantástica com o Semedo no Estrela, por alguma coisa eles ficaram em 9.º lugar (com 18 equipas e a 7 pontos da Europa) essa época ;)

Só podes estar a brincar!!!!

Presta atenção às recepções de bola do homem, sempre foi um daqueles gestos técnicos básicos muitíssmo criticados nele, o que não invalida o grande jogador que foi e ainda continua a ser...

Rui Costa

O campeonato suíço está longe de ser péssimo como imaginam. Falta claramente jogadores de talento, isso é óbvio... como os falta ao português para o nível que gostaríamos de ter. Na sua última participação na liga dos campeões o Basileia não deixou uma má imagem. Verdade seja dita, a equipa (a qualidade individual dos jogadores sobretudo) era de longe melhor do que as restantes do campeonato. No entanto, percebe mais de futebol um técnico suíço do que a maioria de treinadores portugueses (perdoem o exagero). Nas equipas suíças trabalha-se bem, mas falta dinheiro (quem pensa que a Suíça é um país rico e que pode investir muito no futebol engana-se, o futebol nem é o primeiro desporto nacional), falta capacidade para atrair melhores jogadores e também para os segurar.

Como qualquer país com pouca capacidade, a Suíça (cf. as equipas) atravessa os mesmos problemas para poder crescer. Como querem que uma equipa cresça quando o campeão do país tem de jogar a qualificação para uma competição europeia contra um quarto qualificado dum campeonato inglês? Ridículo. A diferencia entres as duas equipas só pode aumentar de ano para ano.

Relativamente ao Manú no Estrela. Bah... nunca fui de atribuir o mérito exclusivamente a um jogador porque uma equipa está bem. Dizem que o Manú esteve bem no Estrela e que marcou muitos golos e tudo. O futebol é um desporto colectivo e antes do Manú estar em posição de marcar, houve jogadores capazes de recuperar a bola, houve jogadores capazes de o servir em condições ideias para fazer o "mais fácil". Isso de um jogador ser talhado para situações especificas do jogo... Resultou no Estrela, pago para ver isso resultar de novo. O Manú depende de todo o trabalho do companheiro. É incapaz de fazer uma desmarcação em condições; primeiro é o companheiro que executa o passo e depois é que ele inicia a corrida... ou seja, reage (corrida, coisa que ele tem) a uma situação originada por terceiros. Tem muita disponibilidade certo, mas se fosse isso que comprovasse a qualidade de um jogador eu encontro muitos para colocar no Benfica.

Também o Carlitos nunca impressionou é verdade. Mas este pelo menos mostrou coisas que se pode assimilar ao futebol. É que nem dá para comparar o que fez no Sion com o que fez nos anteriores clubes, ou com o Manú em toda a sua carreira. Não estou a falar de pormenores mas sim em futebol jogado, e não apenas numa situação especifica do jogo. Mostrou ser jogador de futebol com capacidade para jogar a um nível bem superior. Em qualquer equipa portuguesa (tirando os grandes, é sempre uma avaliação bem mais complicada) era figura de destaque. No campeonato inglês tem lugar em equipas de boa qualidade. No plantel desde ano do Benfica não sei, mas era jogador a estar à frente do Paulo Jorge e do Manú nas preferências de qualquer treinador. No actual sistema de jogo até era jogador par estar no plantel. Se há uma coisa que tem de bom o campeonato suíço é que as equipas jogam num 4-4-2 clássico, e não em pseudo linhas intermediarias cujas intenções é de trancar o jogo e matam as qualidades individuais dos jogadores. O Carlitos beneficiou muito à jogar como extremo, partindo a linha do meio campo. Não mostrou ser inferior ao Maximiliano Pereira nesta posição.

Anti-Anti

Citação de: Rui Costa em 23 de Setembro de 2007, 22:34
O campeonato suíço está longe de ser péssimo como imaginam. Falta claramente jogadores de talento, isso é óbvio... como os falta ao português para o nível que gostaríamos de ter. Na sua última participação na liga dos campeões o Basileia não deixou uma má imagem. Verdade seja dita, a equipa (a qualidade individual dos jogadores sobretudo) era de longe melhor do que as restantes do campeonato. No entanto, percebe mais de futebol um técnico suíço do que a maioria de treinadores portugueses (perdoem o exagero). Nas equipas suíças trabalha-se bem, mas falta dinheiro (quem pensa que a Suíça é um país rico e que pode investir muito no futebol engana-se, o futebol nem é o primeiro desporto nacional), falta capacidade para atrair melhores jogadores e também para os segurar.

Como qualquer país com pouca capacidade, a Suíça (cf. as equipas) atravessa os mesmos problemas para poder crescer. Como querem que uma equipa cresça quando o campeão do país tem de jogar a qualificação para uma competição europeia contra um quarto qualificado dum campeonato inglês? Ridículo. A diferencia entres as duas equipas só pode aumentar de ano para ano.

Relativamente ao Manú no Estrela. Bah... nunca fui de atribuir o mérito exclusivamente a um jogador porque uma equipa está bem. Dizem que o Manú esteve bem no Estrela e que marcou muitos golos e tudo. O futebol é um desporto colectivo e antes do Manú estar em posição de marcar, houve jogadores capazes de recuperar a bola, houve jogadores capazes de o servir em condições ideias para fazer o "mais fácil". Isso de um jogador ser talhado para situações especificas do jogo... Resultou no Estrela, pago para ver isso resultar de novo. O Manú depende de todo o trabalho do companheiro. É incapaz de fazer uma desmarcação em condições; primeiro é o companheiro que executa o passo e depois é que ele inicia a corrida... ou seja, reage (corrida, coisa que ele tem) a uma situação originada por terceiros. Tem muita disponibilidade certo, mas se fosse isso que comprovasse a qualidade de um jogador eu encontro muitos para colocar no Benfica.

Também o Carlitos nunca impressionou é verdade. Mas este pelo menos mostrou coisas que se pode assimilar ao futebol. É que nem dá para comparar o que fez no Sion com o que fez nos anteriores clubes, ou com o Manú em toda a sua carreira. Não estou a falar de pormenores mas sim em futebol jogado, e não apenas numa situação especifica do jogo. Mostrou ser jogador de futebol com capacidade para jogar a um nível bem superior. Em qualquer equipa portuguesa (tirando os grandes, é sempre uma avaliação bem mais complicada) era figura de destaque. No campeonato inglês tem lugar em equipas de boa qualidade. No plantel desde ano do Benfica não sei, mas era jogador a estar à frente do Paulo Jorge e do Manú nas preferências de qualquer treinador. No actual sistema de jogo até era jogador par estar no plantel. Se há uma coisa que tem de bom o campeonato suíço é que as equipas jogam num 4-4-2 clássico, e não em pseudo linhas intermediarias cujas intenções é de trancar o jogo e matam as qualidades individuais dos jogadores. O Carlitos beneficiou muito à jogar como extremo, partindo a linha do meio campo. Não mostrou ser inferior ao Maximiliano Pereira nesta posição.

Eu nem discuto a qualidade ou falta dela no campeonato suiço, porque simplesmente desconheço ;)
Apenas sei que à pouco tempo tiveram ai uma geração que conseguiu resultados bem positivos nos Europeus de formação. Mas diz-me, achas que tens na Suiça jogadores da qualidade de um Di Maria, João Moutinho, Miguel Veloso, Quaresma ou Luxo? Isto só para falar dos mais jovens, mas pergunto-te isto sem qualquer tipo de ironia, tenho mesmo curiosidade em perceber.

Quando falas do Manu não te esqueças que estás a falar de um jogador que oferece golos, não de um que os marca... Acredita que realizou uma época muito boa no Estrela, jogando num sistema que priveligiava a velocidade dos homens mais adiantados ele conseguiu explorar as suas melhores caracteristicas, e fê-lo muito bem juntamente com homens como o Semedo, Rui Borges e Paulo Machado.
Apesar de tudo concordo com grande parte do que disseste, apenas discordo na diferenciação que fazes para o Carlitos, em Portugal não o vi fazer melhor que o Manu, bem pelo contrário!

LuigiSLB83

Mais uma vez Moretto no banco do AEK.... dá que pensar!

Uma breve analise de um adepto do AEK num forum...
http://www.greeksoccer.com/forums/index.php?showtopic=235050021&st=240

«The only downgrade in our defence this year was replacing Sorrentino with Morretto (hopefully Macho will change that). The rest were all upgrades our equal to the previous players they were replacing. Just had to get that out there.»

klik

Citação de: LuigiSLB83 em 23 de Setembro de 2007, 22:56
Mais uma vez Moretto no banco do AEK.... dá que pensar!

Uma breve analise de um adepto do AEK num forum...
http://www.greeksoccer.com/forums/index.php?showtopic=235050021&st=240

«The only downgrade in our defence this year was replacing Sorrentino with Morretto (hopefully Macho will change that). The rest were all upgrades our equal to the previous players they were replacing. Just had to get that out there.»

As vezes tb tenho esse sentimento no nosso plantel... Mas com outros jogadores.

Menino Do Rio

Olhem, na época 2005/06, o Manú jogou a época quase toda a titular no Estrela e apontou 6 golos. Ele jogava como avançado livre, formando uma ótima dupla com o Semedo, sendo ambos muito bem servidos pelo Rui Borges. O maior destaque dessa equipa era o Rui Borges (grande assistente), a seguir vinha o Semedo.

O Carlitos entrou no Vitória em Janeiro, conseguindo fazer 4 golos no Campeonato mais 2 na Taça, carregava a equipa em frente, estava presente na grande maioria das iniciativas ofensivas, driblava, cruzava, rematava, passava. Nessa época, só teve um extremo fora dos grandes que conseguiu mostrar mais que ele: Paulo Jorge, que fez 6 golos em meia-época. Mas mesmo assim, via-se que o Paulo Jorge não era tão bom quanto o Carlitos, e sendo o Carlitos nosso, era de manter.

No FC Sion, o Carlitos fez, salvo erro, 8 golos no Campeonato!

E hoje temos o Maxi Pereira, que para mim não é nada especial, a titular na sua posição.

Rui Costa

Citação de: Anti-Anti em 23 de Setembro de 2007, 22:54
Eu nem discuto a qualidade ou falta dela no campeonato suiço, porque simplesmente desconheço ;)
Apenas sei que à pouco tempo tiveram ai uma geração que conseguiu resultados bem positivos nos Europeus de formação. Mas diz-me, achas que tens na Suiça jogadores da qualidade de um Di Maria, João Moutinho, Miguel Veloso, Quaresma ou Luxo? Isto só para falar dos mais jovens, mas pergunto-te isto sem qualquer tipo de ironia, tenho mesmo curiosidade em perceber.

Quando falas do Manu não te esqueças que estás a falar de um jogador que oferece golos, não de um que os marca... Acredita que realizou uma época muito boa no Estrela, jogando num sistema que priveligiava a velocidade dos homens mais adiantados ele conseguiu explorar as suas melhores caracteristicas, e fê-lo muito bem juntamente com homens como o Semedo, Rui Borges e Paulo Machado.
Apesar de tudo concordo com grande parte do que disseste, apenas discordo na diferenciação que fazes para o Carlitos, em Portugal não o vi fazer melhor que o Manu, bem pelo contrário!

Se para os clubes portugueses já é difícil segurar os bons jogadores, para um pequeno país como a Suíça (futebolisticamente, não só no tamanho) é completamente impossível. Não há neste momento grandes astros, mas alguns já por cá passaram. Só no Basileia há jogadores que têm facilmente lugar no campeonato português: Majstorovic, Ergic e Carlitos são jogadores para serem destaque em muitas equipas em Portugal... Cabanas do GZ, Rafael do Zurique etc. Jovens há cada vez menos por uma simples razão: vão rapidamente para o estrangeiro. De cabeça e só nas duas ultimas épocas: Pirmin Shwegler (Leverkusen), Rakitic (Shalke), Kuzmanovic (Fiorentina), Gelson Fernandes (Manchester City)... Todos jogadores superiores a um João Moutinho para mim.

Fantasistas já é outra coisa, o jogador suíço é essencialmente um jogador muito bem formado em todos os aspectos do jogo. Normalmente domina os princípios de jogo e adapta-se facilmente ao que pede um treinador (é só ver o Tiago Ribeiro dos juvenis). Neste momento os jovens jogadores estão a soltar mais o talento individual, mas para poder contar com verdadeiros artistas parece-me claro que vão ter de depender dos filhos de imigrantes.

Jogadores capazes de agarrar um lugar no Benfica já os houve. Por exemplo o Delgado que foi para o Besiktas, ou o Richard Nuñez que passou pelo Atlético de Madrid... este perdeu-se por ter demorado a sair para outro campeonato.

Há um bom exercício a fazer para se comparar o campeonato suíço com o português: os confrontos directos entre selecções e clubes. A nível de selecções, a nossa assumida superioridade não se verifica... a nível de clubes tenho receio de ver, mas aposto que não nos é significativamente favorável.

Ó pah... o Manú... O Manú é daqueles que não consigo gostar nem um pouco. É sempre a mesma historia: é o jogador de grande margem de progressão, jovem, é preciso dar tempo etc etc e só sabem criticar quando as coisas não lhe correm bem. Nestes jogadores esquecem é que quando as coisas lhes correm bem é mesmo a excepção. Tem tantas lacunas que nem lhe consigo chamar jogador de futebol. Jogadores que só se vê porque aproveitam-se do trabalho dos companheiros não suporto. Era o Manú, agora já praticamente toda a gente concorda, é o Nuno Assis (este até falha o remate e marca com a caneleira e já o pediam para a selecção) e agora poucos já discordam.

Neste momento temos a moda dos grandes jogadores em Portugal, os se-continuar-a-evoluir-vai-ser-o-melhor-do-mundo-na-sua-posição. Já nem consigo contar os futuros melhores do mundo que passaram por Portugal, sobretudo nos médios... é uma loucura total. Qualquer médio que corra que se farta e com um mínimo de qualidade de passe é candidato a melhor do mundo (exagerando menos: futuro grande jogador para um grande). Depois vão para o estrangeiro (se conseguirem) e vê-se que são jogadores normais como tantos outros. Eu parto a rir quando dizem que o João Moutinho é tão bom como o Cesc Fabregas! (Estou rendido a sensatez do português, gostava de vir nesse mundo perfeito onde tudo ocorre como o que a nossa mente pretende... infelizmente eu vivo num mundo real.) A verdade é que se esquecem da forma como se joga em Portugal, com cada vez mais de meio-campos formados por quatro jogadores centrais. Um sistema táctico não serve unicamente para tirar proveito das qualidades da equipa, muitos deles também escondem as fragilidades individuais dos jogadores. Um meio campo super-povoado não tem nada a ver com um meio campo em linha, os espaços a preencher são bem diferentes e as movimentações (e consequente espaço para elas) nem falo. Por exemplo, jogada defensiva na direita: o médio direito e um avançado fazem pressing, o médio defensivo está na cobertura... quando o adversário tenta flectir para o meio, vem o médio ofensivo e rouba-lhe a bola. Conclusão: eh pah este gajo (o médio ofensivo) é grande jogador. Fantástico, os companheiros provocam a situação e ele é que recebe os elogios todos! Quando os adversários deixam de ser Desportivos da Aves, a razão porque não jogam bem é porque o jogo não lhes corre bem... não serem tão bons como se pensavam é que nem é hipótese. Voltando ao João Moutinho, vê-se nos Sub-21 quando jogam Manuel Fernandes e Miguel Veloso... qualquer outro médio que jogue naquela zona passa por desnecessário.

fish

Red skin

Não vale a pena bater na mesma tecla... o carlitos é um grande jogador, mas não para o Benfica!!!! Sou da linha e via o Carlitos carregar o Estoril às costas, fintando meia-equipa adversária, mas como disse o Humberto Coelho: "Um jogador do Benfica para além da qualidade técnica tem de ter qualidade mental", isto é, ter uma personalidade forte para resisitir à pressão!

NEM TODOS OS BONS JOGADORES SERVEM PARA O BENFICA!

P.S.- O Manú é bom jogador, fez uma grande época no Estrela e mereceu a chamada para o plantel, mas infelizmente padece da mesma situação do Carlitos, para além do mais as suas características são de contra-ataque, estava como peixe na água no Estrela, agora no Benfica.... isso raramente acontece!

monte_slb

Citação de: Red skin em 24 de Setembro de 2007, 12:56
Não vale a pena bater na mesma tecla... o carlitos é um grande jogador, mas não para o Benfica!!!! Sou da linha e via o Carlitos carregar o Estoril às costas, fintando meia-equipa adversária, mas como disse o Humberto Coelho: "Um jogador do Benfica para além da qualidade técnica tem de ter qualidade mental", isto é, ter uma personalidade forte para resisitir à pressão!

NEM TODOS OS BONS JOGADORES SERVEM PARA O BENFICA!

P.S.- O Manú é bom jogador, fez uma grande época no Estrela e mereceu a chamada para o plantel, mas infelizmente padece da mesma situação do Carlitos, para além do mais as suas características são de contra-ataque, estava como peixe na água no Estrela, agora no Benfica.... isso raramente acontece!

Concordo plenamente. E além disso, tanto o Carlitos quanto o Manú nunca poderão reclamar de falta de oportunidades no Benfica porque tiveram e muitas.

SheuHan

Desculpem-me a ignorancia mas o Carlitos ainda pertence ao Benfica??!!

:slb2:

BigSLB

Citação de: SheuHan em 25 de Setembro de 2007, 15:15
Desculpem-me a ignorancia mas o Carlitos ainda pertence ao Benfica??!!

:slb2:

Não

Pac c4

O carlitos ainda nos rendeu um milhao e meio de euros, fossem todos como ele, tavamos nós bem.

.:VMPT:.

Citação de: Pac c4 em 25 de Setembro de 2007, 15:28
O carlitos ainda nos rendeu um milhao e meio de euros, fossem todos como ele, tavamos nós bem.

E quanto pagamos por ele sabes????

n me parece que tenha rendido isso.....