Devemos ou não apoiar o Benfica nos jogos fora?

Gosepe13

Citação de: faneca_slb4ever em 12 de Outubro de 2010, 12:04
Mas será que ninguem perceber que a força do BENFICA não é o Saviola, não é o Cardozo, não é o Luisão...

Perguntem ao JJ e aos jogadores qual é a MAIOR força do SPORT LISBOA E BENFICA?

Eu respondo: OS SEUS SÓCIOS E ADEPTOS.

O Benfica é grande, tem uma das maiores massas adeptas do mundo, espalhada pelos quatro cantos do mundo, e à qual tenho um grande orgulho de pertencer. Uma massa adepta que segue a equipa a qualquer lado, e que enche os estádios todos em Portugal, e até além fronteiras. Esse apoio universal é, sem dúvida, a par do nosso historial, um dos pilares da nossa força e grandeza. Aqui de França, é um orgulho quando vejo na televisão os estádios pintados de vermelho.

Agora, em jeito de balanço, o que ganhámos nós nestes últimos vinte anos ? O que nos fez ganhar essa força dos sócios e adeptos ?  3 ? 4 campeonatos ? Isso pode satisfazer-nos ? Obviamente que não. Somos grandes, e queremos muito mais. Porque não ganhámos nós mais campeonatos desde os anos noventa ? Más direcções, más estratégias desportivas, maus planteis, certo . Mas quem pode ignorar o que se passa no futebol português desde há três décadas para cá ? É certo que a passividade das nossas direcções contribuiu para o estado actual, que quase parece irreversível. Já tivemos grandes equipas (como no ano passado), mas nem sempre ganhámos. Tornou-se um acaso ganharmos um campeonato, pois por norma ganham os corruptos.

Não há duvida de que o poder do futebol é detido pelo Porto, e que à volta desse clube gravitam os  mais pequenos, reféns dos favores que possam retribuir, em troca de outros favores. Isso só para falar nos clubes, e não nas associações e ligas. Mas também não há dúvida de que o Benfica, com a sua grandeza e enorme massa associativa, alimenta o futebol português, pois enche estádios, e proporciona as maiores audiências em termos jornalísticos, televisivos... permitindo aos operadores, maiores retornos financeiros (publicidade...).

Esta época foi muito mal planeada, certo. Aliás na carta vem escrito mesmo, que esta medida não serve de desculpa para um mau arranque de época. Mas, é um facto, aconteceram coisas nas primeiras jornadas que adulteraram os resultados dos jogos, e portanto a classificação actual não reflecte a verdade do jogo. É difícil arranjar solução para de vez haver isenção no futebol português, sobretudo quando a Justiça fecha os olhos propositadamente. Portanto, a nossa direcção decidiu (e foi eleita para decidir) propor medidas qua acha adaptadas à situação do futebol português. Podem ser, ou podem não ser eficazes, isso só o futuro poderá dizer. Mas sempre são ideias que têm o mérito de existir.

Se, como gostamos tanto de dizer, somos os maiores, e a nossa massa adepta é a nossa grande força nos estádios, a nossa  ausência talvez também possa ser uma grande força. Trata-se de mostrar a esses todos, a nossa importância no futebol português. Paralelamente, há outras medidas que vão de par, como o congelamento das negociações com a Olivedesportos para os direitos televisivos. Não sei bem o que a direcção tem em mente, mas espero bem que aplique o que disseram aquando do comunicado há umas semanas. Porque se é verdade que alimentamos o futebol, também não é menos verdade que alimentamos os media, que tão mal falam de nós.

Nesta carta destinada aos sócios, o Benfica não proibiu ninguém de ir ver os jogos fora. É só um apelo, que se insere numa linha de orientação que a direcção achou adaptada à situação do futebol português. Não se trata dum pedido para a vida, mas só por um periodo indefinido, claro. Para mostrar a nossa importância, a direcção teve a ideia de fazê-lo mostrando os efeitos duma eventual ausência nossa.

Penso que não se trata de estar contra ou a favor da direcção. Trata-se mais duma questão de fundo. Neste aspecto não pretendo julgar a direcção, pois não posso saber se a medida proposta é boa ou é má. Sempre é uma ideia que tem o mérito de existir, e cujos efeitos gostaria de poder observar. Talvez até fossem nulos. Talvez podessem também ter um efeito positivo sobre os preços dos bilhetes, de que os Benfiquistas muito se queixam, quem sabe ? De qualquer maneira, como referi acima, de nada servirá se o Benfica continuar a alimentar a Olivedesportos (ou a apoiar condidatos corruptos à presidência da Liga, mas isso é outra questão ainda). Agora, somos um clube democrático, e cabe a cada um decidir em conscência própria. A mim, aliás, nem me cabe decidir, pois vivo no estrangeiro. Mas queria deixar a minha opinião.

Americano69

Toda a gente que conhece FG sabe que ele sempre foi defensor da venda de direitos TV em conjunto. DSO sabe isso melhor que ninguém, por isso não queiram colocar os nossos dirigentes no papel de ingénuos mais uma vez.

A ®

Citação de: LCBrito em 12 de Outubro de 2010, 12:56
Citação de: edgar Marujo em 12 de Outubro de 2010, 12:48
Citação de: Sickness:SLB em 12 de Outubro de 2010, 12:45
Citação de: Sabryshow em 12 de Outubro de 2010, 12:21
Só digo uma coisa se fosse o Bimbo da Bosta a fazer apelo semelhante no Porto ng metia os pés em estádio nenhum (SD incluidos)

Pois mas esta religião não tem papa. Cada um sabe de si.

Nem mais, e se pudermos dizer e fazer sempre o contrário do que a Direcção propõe, aí é que é porreiro. Passamos a ser uns homenzinhos, que pensamos pela nossa cabeça.

Eu não vos queria como meus empregados, não tardava começavam a dizer mal de quem vos dava ordenado.

Os vossos comentários não fazem sentido, pois não!!!
Interesting :confused:

esse exemplo... pensava eu que era mais ao contrario..  :confused:

Freddybauer

Citação de: franciscoafonso em 12 de Outubro de 2010, 15:31
Freddy, o facto de comparares LFV com os piores da história (e um deles nem presidente foi) diz tudo sobre o nível de exigência e a "categoria" em que LFV está inserido.

É que seu comparar o Peixoto ao Pesaresi e ao Diogo Luís... upa upa!

Mas eu em relação a este assunto nem estou a discutir se o LFV é bom ou mau. Só falo da materia em questão... o que devemos fazer para que o poder não se fortaleça mais nas mãos dos corruptos? Ficamos impavidos e serenos enquanto o Oliveirinha continua com as suas influencias a viver á conta dos clubes, dos quais o Benfica é o maior prejudicado? O PC e a sua matilha dominará a LPFP e a FPF? Estamos dispostos a estar mais 10/20 anos sem ganhar nada? Há coisas no LFV que me deixam preplexo, do tipo apoiar o Engeheiro das Deusas o caixa do sistema, mas nós socios e adeptos temos que fazer algo... sugestões eram bem vindas.
Quanto a Peixotos, Luis Filipe e mtos mais, cada 1 lá terá a sua opinião, eu acho que foi birra do Jesus neste caso e mais, ainda não percebi pq não se apostou mais no Shaffer, e emprestou-se o Urreta, para mim esse moço daria bastante jeito... mas enfim basta ver a pouca vergonha que foi a silly season este ano: Cumpts.

Sabryshow

Citação de: Americano69 em 12 de Outubro de 2010, 15:44
Toda a gente que conhece FG sabe que ele sempre foi defensor da venda de direitos TV em conjunto. DSO sabe isso melhor que ninguém, por isso não queiram colocar os nossos dirigentes no papel de ingénuos mais uma vez.
Epá ó Americano meia nove tu tás cego pelo ódio á direcção e quando assim é não há argumentos que te convençam, sempre que se diz alguma coisa tu estás imediatamente de pé atrás tipo homem da luta

Americano69

Citação de: Sabryshow em 12 de Outubro de 2010, 15:57
Epá ó Americano meia nove tu tás cego pelo ódio á direcção e quando assim é não há argumentos que te convençam, sempre que se diz alguma coisa tu estás imediatamente de pé atrás tipo homem da luta

Mas quais argumentos que me convençam, qual ódio á direcção, tens noção do que estás a dizer? Ao contrário da maioria o que eu estou a afirmar, com total conhecimento de causa, é que os dirigentes do Benfica não são anjinhos, e que pelo menos na área dos direitos televisivos não foram "enganados" pelo FG já que conheciam perfeitamente a sua posição sobre o assunto.
Perde menos tempo a fazer trocadilhos com os nicks dos users e a comentar comentários, talvez consigas dessa forma dizer algo realmente útil para a discussão.

miglle

Citação de: algarvio em 12 de Outubro de 2010, 15:30
Americano69

Começou na publicidade estática, a adiantar dinheiro. Houve um ano em que os únicos clubes que desceram eram os que não tinham publicidade da Olivedesportos. Passou à TV com o apoio da RTP e alto patrocinio do nosso consócio Arons de Carvalho.

Neste momento só falta aprovar em AG da Liga que os Direitos Televisivos dos jogos são vendidos em conjunto. Esta Direcção já foi incompetente nas eleições para a Liga, e se as coisas continuarem assim daqui a dois anos (se não renovarmos) vais ver o que os clubes votam na AG da Liga.

Temos que os entalar já, para nos reposicionarmos.

Abraço

João

Concordo e até acho que isto não tem nada que saber ... uma coisa são as questões internas do nosso clube (a seu tempo serão resolvidas para o bem ou para o mal), outra coisa são as questões anti-Benfica.

Nas questões anti-Benfica os sócios e adeptos deveriam tomar já a atitude correcta e encostar à parede quem nos está a tentar hipotecar no futuro, ora na Liga ora na Federação .. e que segundo consta já estão a preparar a mudança de estatutos para os direitos das transmissões televisivas ... e se isso acontecer o Benfica ficará imensamente prejudicado.

Vejam para lá da esquina da rua por favor .. vejam o horizonte .. o tal horizonte que está a voltar a ficar negro e que se nada se fizer, irão voltar a ser uns anos de seca.

Querem acabar as influências na Liga e na Federação pelas votações dos clubes ? .. então esta é a hora de agir.

Tenho pena das pessoas que confundem as questões anti-Benfica com as pessoas estão NESTE MOMENTO à frente do Benfica.  Neste momento é o BENFICA que precisa dos adeptos.

Far(away)

Esta medida ainda vai se virar contra os adeptos.

pguerreiro

Citação de: Redady em 12 de Outubro de 2010, 13:32
Citação de: Preacher em 12 de Outubro de 2010, 13:21
Citação de: Redady em 12 de Outubro de 2010, 13:00
A razão deste apelo tem a ver com 2 factores:

1- As receitas de bilheteira
2- A segurança em certos jogos no Norte.

Mas vou só falar na 1ª situação que é aquela que parece estar atingir mais os nervos dos clubes pequenos e do Porto.

Porque será que há este tremendo incómodo pelo facto de por exemplo já contra o Portimonense poder haver este boicote e ele abanar com o sistema.

Digamos que certos clubes pequenos, mais do que esperarem pela visita do Benfica, fazem uma estimativa do possível lucro que poderá render a deslocação massiva  dos adeptos Benfiquistas.

Pelo que me contaram o problema não está no facto de poderem receber ou melhor, não vir a receber uma receita fantástica com a visita do Benfica.
Não, o problema é que determinados clubes no começo do ano, sabendo que a visita do Benfica se faz até Dezembro -final da 1ª volta - conseguem perante um «clube amigos» receber uma parte dessa verba por antecipação. Mais ou menos um adiantamento/empréstimo tendo como garantia essa receita. Assim como exemplo, se a receita mais ou menos esperada ronda os 500.00€, eles pedem 200.000€ de adiantamento para fazerem face às despesas de tesouraria.

Esse dinheiro é adiantado assim que se sabe o calendário, e, passado uns tempos, surge esta tomada de decisão que causa uma crispação enorme não só nos clubes pequenos, mas imagine-se ... no «clube amigo» que já avançou com o dele, porque a sua estratégia mais do que o empréstimo de jogadores que são postos a rodar, mais que certas posturas que eles têm nos jogos com o «clube amigo» recebem esta alcavala que os ajuda a manter as finanças em dia, e depois chegando lá para Fevereiro, Março, esses clubes pequenos estão com dificuldade em fazerem face às despesas com o plantel e fornecedores.

Assim, esta medida tomada desta forma, está de facto abanar com a estrutura desse esquema há muito montado, porque agora, quem já recebeu o adiantamento e treme só de pensar que não vai ter receita, ainda fica com mais um problema que é pagar ao fiador.

Claro está que isto é-me contado em off por quem gravita nos meandros do futebol, e não deve mesmo andar muito longe da realidade!

Abraço

Não conhecia esse esquema, mas a ser verdade, é uma vigarice daquelas...
Só se não te recordares por exemplo do Speaker do Belenenses quando do jogo do Porto e antes do mesmo começar, pedir aos adeptos e simpatizantes dos pasteis uma salva de palmas para o amigo pc que tinha ajudado financeiramente o clube!

Pelo que me contaram é prática corrente!

É verdade sim, nós é que somos muito benevolentes com os pasteis e outros clubes satélite, as coisas não nos chegam porque a imprensa desportiva anda a mando, ainda no jogo de apresentação do Belenenses em 2009, que ocorreu no Estádio do Restelo com os angolanos do Recreativo do Libolo, quando foi efectuada a chamada ao palanque do jogador Fellipe Bastos que como se sabe fora emprestado pelo Benfica ao clube do Restelo, o garoto foi vaiado por parte de vários espectadores, incluindo associados do Belenenses. Por outro lado temos isso que dizes, o locutor de serviço no estádio pediu em tempos uma salva de palmas para o presidente do FCP. Isto é o que sabemos, e passa-se bem perto num clube que pela história que tem ainda tem algum mediatismo e peso na imprensa, imaginemos portanto nos outros clubezecos no círculo do FC Porto. Ficamos perplexos quando os outros dão o litro contra o Benfica e comem a relva, pudera, jogadores (que em tempos até nem estavam autorizados nos embates entre o clube que representava e o detentor do passe - FCP, jogadores inclusivé que fingem lesões em timings oportunos), isto já para não falar de treinadores e apoios financeiros de ângulos suspeitos.

Pedro Neto

Citação de: Far(away) em 12 de Outubro de 2010, 16:21

Quem for apoiar a equipa nas deslocações é um mau benfiquista.

Far(away)

Isso é verdade, acontecia no restelo com as anteriores direções. As coisas agora mudaram todavia, embora tarde demais para o clube.

Far(away)

Citação de: Pedro Neto em 12 de Outubro de 2010, 16:27

Já li coisas por aqui parecidas. Eu concordo com a medida, mas precisamos não entrar em extremismos que em vez de nos unir, separa-nos.

aslbr

:flagglorioso: Esta medida peca por tardia. Eu acrescento para não se comprarem Jornais desportivos.

Sabryshow

Citação de: Americano69 em 12 de Outubro de 2010, 16:03
Citação de: Sabryshow em 12 de Outubro de 2010, 15:57

Mas quais argumentos que me convençam, qual ódio á direcção, tens noção do que estás a dizer? Ao contrário da maioria o que eu estou a afirmar, com total conhecimento de causa, é que os dirigentes do Benfica não são anjinhos, e que pelo menos na área dos direitos televisivos não foram "enganados" pelo FG já que conheciam perfeitamente a sua posição sobre o assunto.
Perde menos tempo a fazer trocadilhos com os nicks dos users e a comentar comentários, talvez consigas dessa forma dizer algo realmente útil para a discussão.
Bem várias coisas primeiro não fiz qualquer trocadilho com o teu nick, dps se lestes os posts já disse qual a minha posição sobre este assunto. E dps tu é que não dizes nada para a discussão daí que te tenha pedido para adiantares sugestões e até agora nada, zero, só criticas á direcção

miglle

Citação de: Pedro Neto em 12 de Outubro de 2010, 16:27

Pedro .. Lê o comentário do Redady ... este é um dos joguinhos .. mas há muitos outros jogos de influência.

Se isto não é o suficiente para cortar os fundos, n sei o que será necessário.

Bom ou Mau Benfiquista não sei o que serás ... o que te pergunto é se mesmo depois de saber de tanta porcaria, ainda te sentes capaz de continuar a alimentar essa podridão.

Até aqui os sócios NUNCA tomaram nenhuma medida ... e tudo continuou igual .. que tal agora experimentarem esta medida de boicote para ver se funciona ?