Nolito

Avançado, 39 anos,
Espanha
Equipa Principal: 2 épocas (2011-2013), 63 jogos (3325 minutos), 16 golos

Títulos: Taça da Liga (1)

Pedro R.

Citação de: Marafado em 26 de Maio de 2011, 00:05
Citação de: André Sousa em 26 de Maio de 2011, 00:01
Citação de: Marafado em 25 de Maio de 2011, 23:58
Jesus Navas, Park, Valencia, por exemplo.

O primeiro ainda é naquela, agora o Park e o Valência, por exemplo, não têm um rendimento por aí além a nível ofensivo, por isso é que compensam isso com ajudas ao lateral e equilíbrios no corredor central. O Park é um belo exemplo disso, é um jogador bastante inteligente a nível de ocupação de espaços.
Os três atacam e defendem. O Fergusson não abdica do Valência como extremo, e quando não o utiliza entra o Park precisamente pelo fantástico trabalho táctico que realiza defensivamente.

O Manchester é das equipas com maior caudal de jogo ofensivo do mundo, logo dizer que Valencia e Park não produzem muito ofensivamente parece-me errado.
Não digas isso que ele pode levar a mal! Deve ser daqueles que acha o Park não é jogador de equipa de Topo!

André Sousa

Citação de: Pedro R. em 26 de Maio de 2011, 00:04
Então um lateral e um defesa é diferente? Mas o Sr.André Sousa ao dizer isso está a atribuir uma nomenclatura consoante as caracteristicas do jogador!

Outra coisa eu nunca disse que numa ficha de jogo ou na exposiçao da equipa se deve falar em nomenclaturas! Eu falei daquela forma pois quando falamos de um jogador em individual devemos promenorizar a sua posiçao!

Se fosse como o sr.andre silva diz, não estariamos aqui a falar de 10, mas de medio ofensivo centro. nem de trincos que são medios defensivos. Um medio box-to-box nem existia!

em relação ao acentos, é da idade, mas com o treino vai lá!

Agora não fujas ao contexto só porque te convém. Numa táctica, num esquema de jogo, um lateral direito e um defesa direito ocupam as mesmas zonas do terreno. Já percebeste isso?

Mas a conversa era sobre modelos de jogo.

Calma. Um box-to-box é um 8. E isto são sinónimos. Médio ala direito e extremo direito, por exemplo, não são.

Agora foi a leitura que falhou. Não é Silva, mas sim Sousa.

Citação de: iSLBenfica em 26 de Maio de 2011, 00:05
O Park não tem um rendimento por aí além a nível ofensivo? O homem é uma maquina. Ele está em todo o lado, os coreanos não brincam, têm 3 ou 4 pulmões e um grande espírito de sacrifício.

Comprado com os extremos que foram enunciados anteriormente, não.

Citação de: Marafado em 26 de Maio de 2011, 00:05
Os três atacam e defendem. O Fergusson não abdica do Valência como extremo, e quando não o utiliza entra o Park precisamente pelo fantástico trabalho táctico que realiza defensivamente.

O Manchester é das equipas com maior caudal de jogo ofensivo do mundo, logo dizer que Valencia e Park não produzem muito ofensivamente parece-me errado.

Mas aí estás a falar a nível colectivo.

Um jogador por estar integrado numa estrutura que ataque muito, não tem de ter a mesma contribuição que os outros. O Benfica, no ano passado, também tinha um caudal ofensivo enorme, e não era por isso que o Ramires tinha uma contribuição ao nível do Di Maria, por exemplo. É o mesmo que acontece com o Park e, neste caso, com o Nani. É um jogador que defende mais, e que ataque menos que o Nani. Agora, não é por defender mais que o Nani que isso significa que o português não defenda. E quem diz Nani, diz os exemplos que foram referidos no decorrer do tópico (Hulk e Di Maria).

iSLBenfica

Citação de: André Sousa em 26 de Maio de 2011, 00:15
Citação de: iSLBenfica em 26 de Maio de 2011, 00:05
O Park não tem um rendimento por aí além a nível ofensivo? O homem é uma maquina. Ele está em todo o lado, os coreanos não brincam, têm 3 ou 4 pulmões e um grande espírito de sacrifício.

Comprado com os extremos que foram enunciados anteriormente, não.

Isso não tem nada a ver com o defender ou deixar de defender. Não é por isso que tem um menor rendimento a nivel ofensivo que por exemplo um Robben. O Robben é melhor, tem um rendimento bastante superior.

André Sousa

Citação de: iSLBenfica em 26 de Maio de 2011, 00:22
Isso não tem nada a ver com o defender ou deixar de defender. Não é por isso que tem um menor rendimento a nivel ofensivo que por exemplo um Robben. O Robben é melhor, tem um rendimento bastante superior.

Claro que tem a ver. Se um jogador defende mais, se recua no corredor, se fecha o corredor central, vai estar menos vezes no ataque para receber a bola. É óbvio que a questão da qualidade também entra por aí, mas se obrigares o Robben a fazer o tipo de trabalho que o Park faz, o seu rendimento a nível defensivo vai diminuir.

Pedro R.

Citação de: André Sousa em 26 de Maio de 2011, 00:15
Citação de: Pedro R. em 26 de Maio de 2011, 00:04
Então um lateral e um defesa é diferente? Mas o Sr.André Sousa ao dizer isso está a atribuir uma nomenclatura consoante as caracteristicas do jogador!

Outra coisa eu nunca disse que numa ficha de jogo ou na exposiçao da equipa se deve falar em nomenclaturas! Eu falei daquela forma pois quando falamos de um jogador em individual devemos promenorizar a sua posiçao!

Se fosse como o sr.andre silva diz, não estariamos aqui a falar de 10, mas de medio ofensivo centro. nem de trincos que são medios defensivos. Um medio box-to-box nem existia!

em relação ao acentos, é da idade, mas com o treino vai lá!

Agora não fujas ao contexto só porque te convém. Numa táctica, num esquema de jogo, um lateral direito e um defesa direito ocupam as mesmas zonas do terreno. Já percebeste isso?

Mas a conversa era sobre modelos de jogo.

Calma. Um box-to-box é um 8. E isto são sinónimos. Médio ala direito e extremo direito, por exemplo, não são.

Agora foi a leitura que falhou. Não é Silva, mas sim Sousa.

Mas eu nunca disse que um Medio ala e um extremo não ocupavam o mesmo espaço. Disse é que eram diferentes, e são! Eu alguma vez falei em modelos de jogo?
Eu apenas estava a dizer que havia diferenças entre um medio ala direito, medio direito e extremo direito!
Obvio que num modelo de jogo é tudo igual, mas tambem nunca me viu dizer o contrario!

Para si, é preciso quase fazer desenhos! Falando no Nolito, num modelo de jogo é medio esquerdo, individualmente falando é um avançado!

E num modelo de jogo onde é que se encaixa um box-to-box?

André Sousa

Citação de: Pedro R. em 26 de Maio de 2011, 00:29
Mas eu nunca disse que um Medio ala e um extremo não ocupavam o mesmo espaço. Disse é que eram diferentes, e são! Eu alguma vez falei em modelos de jogo?
Eu apenas estava a dizer que havia diferenças entre um medio ala direito, medio direito e extremo direito!
Obvio que num modelo de jogo é tudo igual, mas tambem nunca me viu dizer o contrario!

Para si, é preciso quase fazer desenhos! Falando no Nolito, num modelo de jogo é medio esquerdo, individualmente falando é um avançado!

Eu devo ter dito que eram diferentes, portanto.

Pronto, já chegaste lá, fico feliz por ti.

E, já agora, sobre o Nolito: É extremo.

E um box-to-box é um médio de transição. É um 8. Queres mais pistas?

AM_SLB

Já estou a imaginar o Jorge Jesus mais o Vieira no café ao pé do centro de estagio ou até mesmo num restaurante no Colombo.

" Olha Viera preciso de um defesa direito, de um médio centro e de um Extremo esquerdo".

Faço ideia as vezes que o Vieira não meteu a mão naquele bigode.
Daqui nada pedir reforços é como estar no Supermercado  :2funny:

Pedro R.

Citação de: André Sousa em 26 de Maio de 2011, 00:28
Citação de: iSLBenfica em 26 de Maio de 2011, 00:22

Claro que tem a ver. Se um jogador defende mais, se recua no corredor, se fecha o corredor central, vai estar menos vezes no ataque para receber a bola. É óbvio que a questão da qualidade também entra por aí, mas se obrigares o Robben a fazer o tipo de trabalho que o Park faz, o seu rendimento a nível defensivo vai diminuir.
Mas para saber defender não bastava ocupar a sua zona e pressionar? É preciso "defende mais, se recua no corredor, se fecha o corredor central"? Vai estar menos vezes no ataque porque? Depois de uma recuperação de bola é suposto atacar!

AM_SLB

Espera eu li bem? Pressing não é defender?!?!
É só das maneiras mais eficientes de defender no futebol moderno.

AM_SLB

Hoje em dia só mesmo os laterais do estilo Marcelo e Coentrão é que fazem o corredor todo.

André Sousa

Citação de: Pedro R. em 26 de Maio de 2011, 00:33
Mas para saber defender não bastava ocupar a sua zona e pressionar? É preciso "defende mais, se recua no corredor, se fecha o corredor central"? Vai estar menos vezes no ataque porque? Depois de uma recuperação de bola é suposto atacar!

Eu já o disse mais de duas vezes, e parece-me que tenho de ligar o loop, para que tu entendas. É pressionar e estar bem posicionado. Não te vou explicar o que é estar bem posicionado, porque compreendo que seja demasiado complexo.

E agora explico o resto. O que não faltam são treinadores que colocam jogadores em determinadas zonas do terreno com instruções que divergem do que é comum. Quando pensas num extremo, pensas num jogador forte tecnicamente, rápido que desequilibre. Pois há quem coloque outro tipo de jogadores, devido a várias condições, como o tipo de jogo, o tipo de adversário, por aí fora. Neste caso, o Park. O Ferguson, e isto é visível se vires um jogo do United, pede ao Park que feche várias vezes na linha do 2º médio do adversário. Isto não é um comportamento comum num extremo, nem é algo que um extremo tenha obrigatoriamente que fazer para que defenda bem. Agora, há treinadores que pedem isso para criar superioridade numérica numa determinada zona do terreno, para que seja mais fácil recuperar a bola, ou para prevenir um mau posicionamento de um companheiro. O que seja. O facto de haver extremos que não façam isso, não faz com que defendam mal. Defendem o normal, digamos assim.

Pedro R.

Citação de: André Sousa em 26 de Maio de 2011, 00:33
Citação de: Pedro R. em 26 de Maio de 2011, 00:29

Eu devo ter dito que eram diferentes, portanto.

Pronto, já chegaste lá, fico feliz por ti.

E, já agora, sobre o Nolito: É extremo.

E um box-to-box é um médio de transição. É um 8. Queres mais pistas?
Sim, disse que para si era igual ser um medio-ala ou um extremo!

Então explique porque é que o Nolito é extremo?

Box-to-box é um medio de transição, correcto, mas ocupa que lugar num modelo de jogo? Se num modelo de jogo um extremo e um medio ala ocupam a mesma posiçao tal como um lateral e um defesa, um box-to-box tem que ver com as caracteristicas do jogador e não com o modelo de jogo, correcto (ou será correto, agora ando baralhado)?

andre_04_SLB

Citação de: AM_SLB em 26 de Maio de 2011, 00:35
Espera eu li bem? Pressing não é defender?!?!
É só das maneiras mais eficientes de defender no futebol moderno.

Andar a correr atrás de alguém é defender? Pressing pressupõe o quê para ti? Como podes dissociar um comportamento individual de um comportamento colectivo? A palavra pressing é o quê mesmo?

O primeiro princípio específico defensivo é a contenção.

Futebol moderno? Encaixa bem aí como se fosses um político a falar.

Pedro R.

Citação de: AM_SLB em 26 de Maio de 2011, 00:33
Já estou a imaginar o Jorge Jesus mais o Vieira no café ao pé do centro de estagio ou até mesmo num restaurante no Colombo.

" Olha Viera preciso de um defesa direito, de um médio centro e de um Extremo esquerdo".

Faço ideia as vezes que o Vieira não meteu a mão naquele bigode.
Daqui nada pedir reforços é como estar no Supermercado  :2funny:

Então diz-me como se "pedem" reforços! É que eu não faço a minima ideia!

André Sousa

Citação de: Pedro R. em 26 de Maio de 2011, 00:43
Sim, disse que para si era igual ser um medio-ala ou um extremo!

Então explique porque é que o Nolito é extremo?

Box-to-box é um medio de transição, correcto, mas ocupa que lugar num modelo de jogo? Se num modelo de jogo um extremo e um medio ala ocupam a mesma posiçao tal como um lateral e um defesa, um box-to-box tem que ver com as caracteristicas do jogador e não com o modelo de jogo, correcto (ou será correto, agora ando baralhado)?

Se eu estava a falar na posição de um modelo de jogo...

Porque é um jogador que joga melhor sobre uma faixa num 4-3-3. Porque é um jogador forte na penetração vertical, nomeadamente entre o central e o lateral adversário, porque é um desequilibrador. Basicamente, é isto.

É um médio centro, assim como pode ser um médio interior. Num 4-3-3, por norma, existe um médio encarregue de fazer a transição ofensiva. Dando o exemplo do Porto, que é capaz de ser o mais próximo, é o Moutinho.