Parabéns SPORT LISBOA

luis.live

faz hoje 107 (111) anos que nas traseiras da farmácia franco em lisboa no bairro de belém 25 ilustres fundaram o SPORT LISBOA  , clube que viria a ser o maior clube portugués e um dos maiores do mundo...

no manuscrito onde estao os nomes dos 24 fundadores falta um, o de COSME DAMIAO...  por esquecimento ou por modestia o nome do GRANDE COSME DAMIAO, nao aparece no papel.

Na sua grande maioria os fundadores eram ex casapianos, gente humilde que na rua jogavam á bola uns com os outros(os catataus) influenciados pela enorme comunidade inglesa que vivia na linha de cascais. Mais tarde depois da fundaçao do clube ficaram famosos os jogos entre o sport lisboa e o carcavelinhos, jogos que já na época eram presenciados por alguns milhares de espectadores.

obviamente que todos sem excepçao sao importante (fundadores), mas eu tenho que destacar o nome de COSME DAMIAO... principalmente em duas situaçoes, COSME DAMIAO demonstou a todos que o sport lisboa para ele era algo muito sério , o clube era para vingar e nao para acabar, como por várias vezes esteve para acontecer.  a primeira situaçao foi quando o recém fundado clube dos viscondes também conhecido por lagartos clube de portugal, com campo oferecido pelo visconde de alvalade e logo com balneários com agua quentinha para o banho, foi a belem aliciar sete jogadores do sport lisboa. Nao fosse a perseverança e a teimosia deste homem e o clube tinha mesmo acabado naquele momento... foi ele que motivou as "tropas" e nao deixou o clube acabar, e nascia assim depois deste episódio a maior rivalidade entre clubes no desporto nacional. a segunda situaçao foi a percepçao que teve em fazer a fusao com o grupo sport benfica.  COSME DAMIAO sabia que se o sport lisboa ficasse em belem nao iria resistir muito mais tempo (problemas financeiros e principalmente a falta de um campo proprio, iriam acabar por derrubar o clube), e mesmo contra algumas vozes mais bairristas de belem, nao teve qualquer problema em atravessar monsanto para o outro lado e ir falar com o grupo sport benfica.  este clube simpatico na zona de benfica, tinha uma particularidade, tinha um campo da bola que tanta falta fazia ao sport lisboa... 

NASCEU ASSIM, MAIS TARDE EM 1908 O SPORT LISBOA E BENFICA

O sport lisboa deu os jogadores e a alma..
o grupo sport benfica deu o campo da bola e a roda da bicicleta que ainda hoje perdura no emblema do glorioso...

a todos os fundadores o meu muito obrigado...

Cosme Damiao  eterna saudade... :slb2:

Fidags

SlipkMan

sleepyboyNN

Parabens Glorioso Sport Lisboa E Benfica!
E Pluribus Unum!

cacetadas

Eu só podia fazer anos hoje tambem :)

mais benfiquista era dificil

ps- passei a Eusébio neste tópico, nem de proposito

Katso8

Saviolafication

Miguel Gouveia

RedStar1982

Gonçalo Santos

PARABÉNS AO MAIOR CLUBE DO MUNDO E A TODOS NÓS, VENHAM MUITOS E BONS ANOS PELA FRENTE.

AMO-TE SPORT LISBOA E BENFICA.

tugafabio90

PARABENS AO MAIOR DO MUNDO!!!!

Mastercard

Parabéns Sport Lisboa e Benfica!!

Obrigado por tantos e tantos gloriosos anos de existência :slb2:

JotaTê

1904, ano da fundação
nasceu o clube do meu coração
qual é o seu nome, eu vou gritar:
SPORT LISBOA E BENFICA !!!

Parabéns a todos nós

joaoaria

:flagglorioso: :flagglorioso: :flagglorioso: :flagglorioso:
GRANDE! ENORME! GLORIOSO!
Parabéns aos 107 anos do clube que não é mais do que o ar que respiro!
:smitten:

_Benfiquista_

PARABÉNS A UM AMOR DA MINHA VIDA!!! :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :winner: :winner: :winner: :winner: :winner: :winner: :flagglorioso: :flagglorioso: :flagglorioso: :flagglorioso: :flagglorioso: :flagglorioso: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :bandeiraslb2: :bandeiraslb2: :bandeiraslb2: :bandeiraslb2: :bandeiraslb2: :bandeiraslb2: