Recortes...

Manel dos Anzois

Meias finais da Taça de Portugal 1971/72.

Manel dos Anzois

Capa da revista "Colecção Ídolos do Desporto", de 24 Junho de 1960.

Alberto Ló, melhor jogador do Benfica de Ténis de Mesa, de todos os tempos, e que representou o nosso clube da época 1957-58 à época 1962-63.

Alberto dixit: "Sinto-me muito honrado em poder dizer algo sobre o que penso do pingue-pongue metropolitano, desde que me encontro no Benfica. Por motivo deste livro vir a ser publicado dentro de pouco tempo, é possível que na sua confecção se encontrem alguns erros, por lapsos de memória. Agradeço, por isso, que me perdoem. Ao jornalista e técnico da modalidade Ernesto Silva, assim como a tantos outros, presto a minha homenagem pela valiosa colaboração que sempre me têm dispensado desde que me encontro na metrópole.
Esta publicação satisfez-me plenamente, porque mercê dela, o pingue-pongue passará ainda a ser mais falado nas tertúlias desportivas. Isso contenta-me.
Quanto a outros assuntos que o mesmo insere, devo dizer que embora todos me considerem o melhor, gostaria que todos os técnicos jamais deixassem de me corrigir os defeitos, de modo a que a minha colaboração ao pingue-pongue português seja, se possível, mais valiosa. Finalmente, cabe-me saudar todos os que se interessarem pela leitura da modesta história da minha carreira de desportista. A todos, muito obrigado".

Manel dos Anzois

Tragédia - Assim noticiava o nosso jornal, o desastre de aviação da equipa do Torino que veio jogar com o Benfica em 1949, para homenagear Francisco Ferreira...

Saïd Old Roof

O primeiro jogo oficial do Benfica B.

1ª jornada [Campeonato Nacional da 2ª Divisão, zona Zul], 99/00: Portimonense 2-2 Benfica B

Fonte: "A Bola" de 30 de Agosto de 1999.

Manel dos Anzois

Faz hoje 66 anos...

:disgust:

Manel dos Anzois

Recentemente inaugurámos o nosso Museu. Antigamente tinhamos uma Sala de Troféus mais singela mas não menos imponente na mítica Sede da Rua Jardim do Regedor, nos Restauradores.

Manel dos Anzois

Notícias sobre várias iniciativas para a angariação dos fundos necessários à construção do antigo Estádio da Luz.

Manel dos Anzois

Em 1923, a revista "Illustração Portugueza" sem mais nada noticiar, publicava a seguinte imagem:

Dandy

Citação de: Manel dos Anzois em 16 de Setembro de 2013, 00:55
Em 1923, a revista "Illustração Portugueza" sem mais nada noticiar, publicava a seguinte imagem:

Praça de Touros Style.

Manel dos Anzois

Programa do jogo Benfica - Racing Club de France a 26/12/1912.

Manel dos Anzois

Nº 132 da Revista "Diabrete" de 1943...

Há 70 anos atrás, uma das componentes mais apreciadas pelos leitores de revistas infanto-juvenis, que também vibravam com os desafios de futebol, eram as separatas com construções de armar que diversas publicações como o "Diabrete", lhes ofereciam semanalmente num rol de imagens e de temas que apelavam ao engenho dos "engenheiros e arquitectos" de palmo e meio, que munidos de tesoura e cola, davam forma às suas fantasias.

Vinham ainda longe os tempos em que outras revistas começaram a inserir outro tipo de separatas, com vistosas e coloridas fotografias de jogadores e equipas de futebol. Mas, em meados de 1943, já o "Diabrete", dirigido por Adolfo Simões Müller, se lhes antecipara, apresentando de forma inovadora, no seu nº 132, o grande desafio de "foot-ball"  Benfica-Sporting, com desenhos humorísticos de Fernando Bento, a toda a largura das páginas centrais. Na página anterior eram dadas instruções aos leitores sobre os procedimentos a adoptar antes do desafio ter início, pois tinham de recortar as figuras dos 22 jogadores e do árbitro, colando-as primeiro numa folha de cartolina, depois colá-las frente com costas e montá-las em pequenas rodelas de madeira, para se manterem de pé, preparar o marcador e as bandeirinhas, arranjar balizas (com redes), um "esférico" leve e uma tábua plana, com as dimensões adequadas, para servir de campo, traçar neste as linhas de jogo e, por fim, dar início à partida, respeitando o mais possível (tal como dizia o "Diabrete") as regras do futebol.

Esta missão, obrigava normalmente, ao apoio do pai, da mãe, do irmão mais velho numa tarefa que acabava por aproximar diferentes gerações de uma forma lúdica em torno de um objectivo.

Ainda hoje esse número, que foi um êxito indiscutível, é avidamente procurado pelos coleccionadores, porque nem todos os exemplares estão completos, faltando por vezes a tal página dupla com o "derby" Benfica-Sporting, que já há 70 anos punha completamente ao rubro os entusiastas do futebol.

Outros tempos, sem playstations, sem gameboys, sem jogos electrónicos...mas talvez (diz o Manel dos Anzois) familiar e socialmente mais saudáveis...

Manel dos Anzois

"O Século Ilustrado" em 1938, a dar destaque ao feito de Gulherme Espirito Santo quando este bateu o record de Salto em Altura.

pipoca123456789

Citação de: Dandy em 16 de Setembro de 2013, 12:32

Praça de Touros Style.

? Desculpem a pergunta... Isso foi mesmo um projeto para o Estadio do Benfica?

Manel dos Anzois

Citação de: pipoca123456789 em 17 de Setembro de 2013, 01:42
Citação de: Dandy em 16 de Setembro de 2013, 12:32

Praça de Touros Style.

? Desculpem a pergunta... Isso foi mesmo um projeto para o Estadio do Benfica?

A revista publicou essa imagem, mas não publicou mais nenhuma noticia sobre a mesma. Por isso penso que sim, em alguma coisa eles se devem ter baseado para avançar com essa informação.