Borges Coutinho (Presidente)

Presidente, (1921-11-18 - 1981-05-19),
Portugal

Alexandre1976

Faria hoje 100 anos.Todos os adjectivos ou elogios que lhe sejam feitos pecam por escasso.Actualmente já me contentaria com meio Borges Coutinho a presidir o nosso Benfica.

Kurt Cobain 10



O Melhor de Todos faria hoje 100 anos . Parabéns Presidente . Eterna Gratidão.

Ipsos

#122
Fez-se sócio com quase 40 anos e candidatou se com 7 anos de sócio. Hoje isso não seria possível porque mudou-se os estatutos num ato de ditadura de quem nós sabemos

P245RS



Aqui está ele com a Junta de Salvação Nacional.

Espártaco


O Fura-Redes

Nascia num dia como hoje, em 1921, em Lisboa, Duarte António BORGES COUTINHO: um dos melhores Presidentes da história do Benfica e do desporto em Portugal!

Haveria muito para escrever sobre este grande nome do benfiquismo mas para os mais novos fica o seguinte dado:

8 anos como Presidente - ganhou 7 campeonatos nacionais. Chega?

Marquês benfiquista
Nasceu 4º marquês da Praia e Monforte, um aristocrata que gostava do povo. E isso significa gostar do Benfica.
Frequentou em criança o Estádio das Amoreiras onde se fez benfiquista, mas seria em Inglaterra que teria educação, estudando engenharia.

Quando se iniciou a 2.ª Guerra Mundial alistou-se como voluntário na RAF, sendo piloto da aviação.

Esse tempo de vivência no Reino Unido moldou-lhe a personalidade gabando o regime democrata e liberal inglês que permitiam, segundo ele, desenvolver os povos no sentido de procurarem ser melhores e mais inovadores.
Não foi um acaso, logo três dias após o 25 de Abril, deslocar-se à Junta de Salvação Nacional apresentar cumprimentos e colocar o Benfica ao dispor do poder democrático.

Gostava de ir aos balneários, falar e misturar-se com os jogadores mas quando falava era ouvido, era obedecido e era admirado.

Lidou com os maiores desafios, quer técnicos, quer humanos, quer coletivos, quer individuais, na reconstrução de uma equipa que caia na ressaca da perda inexorável da mais brilhante geração de jogadores da nossa História.

Deu dimensão planetária ao Benfica como por exemplo naquela digressão ao Japão, onde antes de um jogo, o herdeiro do trono imperial desceu ao relvado para se misturar com a equipa do Benfica. Uma rara honra e distinção.

Durante a presidência de Borges Coutinho, em 1969, o Benfica tomou posse dos terrenos perto do Estádio da Luz, a fim de criar três campos de futebol, uma pista de atletismo sintética, e oito campos de ténis.

Foi premiado com a Águia de Ouro pelo clube em 1973.

Devido a doença decidiu não concorrer às eleições de 26 de maio de 1977, e foi sucedido na presidência do clube por José Ferreira Queimado. 4 anos depois, com 59 anos, faleceu em Inglaterra.

Após a sua morte, o Benfica homenageou-o dando o seu nome ao seu novo pavilhão, o Pavilhão Borges Coutinho (demolido em 2003).

Honra e glória!