Artur Moraes

Guarda-redes, 45 anos,
Brasil
Equipa Principal: 4 épocas (2011-2015), 144 jogos (12746 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (2)

Flirt4ever

Citação de: Tiago1982 em 27 de Março de 2014, 15:40
Citação de: Flirt4ever em 27 de Março de 2014, 15:33
Esta é a aclamada GRANDE DEFESA do Artur...

Eu gostava de analisar este lance esquecendo que é o Artur e o seu historial nos últimos 2 anos no Benfica.

Pergunto o seguinte:

Se em vez de levantar os pés fizesse o pino e abrisse os braços e TAMBÉM defendesse, era também uma GRANDE defesa ?

Isto é um pouco aquela discussão do penalti bem ou mal marcado quando alguém dá a resposta: Desde que entre é SEMPRE bem marcado.

Este ano (e o ano passado) já sofremos alguns golos deste género, com a bola a passar por baixo do nosso guarda-redes porque ele eleva todo o corpo em relação ao terreno. A minha questão é: Seria ou não mais correto fazer a mancha ?

Acho que é complicado de analisares o lance só por esse trecho que ainda por cima está em câmara lenta.

À velocidade que a jogada se desenrolou era impossível ao Artur fazer os juízos que tu fazes agora.

A jogada é rápida e o Varela aparece isolado com a bola à altura do joelho. O Artur fez o mais correcto. A grande probabilidade era do Varela chutar em força e não rasteiro. Se baixasse a bola, à distância que o Artur está (atenção, pelo menos podiam elogiar o facto de o Artur estar muito bem posicionado neste lance particular, tapando basicamente quase todos os ângulos) apanhava-a.

A única hipótese, era mesmo o remate por alto (ou a meia altura) e com força e foi para isso que o Artur se preveniu.

Para mim, é um lance em que esteve muito bem.

Citação de: Shoky em 27 de Março de 2014, 15:39
Citação de: Flirt4ever em 27 de Março de 2014, 15:37
Citação de: Shoky em 27 de Março de 2014, 15:35
Flirt...eu por acaso acho mesmo uma grande defesa. E muito importante.
É MUITÍSSIMO importante. Não estou a por em causa.

Nem estou a por em causa o Artur ontem. Estou só a perguntar porque é que referem que é uma GRANDE defesa. E deixei a pergunta: «Se em vez de levantar os pés fizesse o pino e abrisse os braços e TAMBÉM defendesse, era também uma GRANDE defesa ?»

Ele fez a mancha. Mas a meio percebeu que só a podia defender com o pé e defendeu.
Onde vez que fez a mancha ? Nem o rabo baixou.

VOLTO A FRISAR, estou a questionar apenas e só a abordagem ao lance. Seja neste ou noutro jogo qualquer. Com este ou outro guarda-Redes qualquer.

Este o momento do remate:

Tiago1982, sim, claro que agora é sempre mais fácil de falar e analisar. Concordo. Mas estou a falar numa abordagem GERAL a um lance destes. O mais correto é os guarda-redes saírem todos e todos "saltarem" ?

RoYal_EaGle_2004

Eu gostava de analisar este lance esquecendo que é o Artur e o seu historial nos últimos 2 anos no Benfica.

Pergunto o seguinte:

Se em vez de levantar os pés fizesse o pino e abrisse os braços e TAMBÉM defendesse, era também uma GRANDE defesa ?

Isto é um pouco aquela discussão do penalti bem ou mal marcado quando alguém dá a resposta: Desde que entre é SEMPRE bem marcado.

Este ano (e o ano passado) já sofremos alguns golos deste género, com a bola a passar por baixo do nosso guarda-redes porque ele eleva todo o corpo em relação ao terreno. A minha questão é: Seria ou não mais correto fazer a mancha ?

Acho que é complicado de analisares o lance só por esse trecho que ainda por cima está em câmara lenta.

À velocidade que a jogada se desenrolou era impossível ao Artur fazer os juízos que tu fazes agora.

A jogada é rápida e o Varela aparece isolado com a bola à altura do joelho. O Artur fez o mais correcto. A grande probabilidade era do Varela chutar em força e não rasteiro. Se baixasse a bola, à distância que o Artur está (atenção, pelo menos podiam elogiar o facto de o Artur estar muito bem posicionado neste lance particular, tapando basicamente quase todos os ângulos) apanhava-a.

A única hipótese, era mesmo o remate por alto (ou a meia altura) e com força e foi para isso que o Artur se preveniu.

Acho que a ideia fundamental é mesmo essa. Tudo neste lance se resume ao posicionamento do Artur e não à parte final (salto vs pés assentes no chão).

Flirt4ever

Citação de: Trezeguet em 27 de Março de 2014, 15:41
essa jogada deixa logo ter fundamento com o polvo na rua
Não consigo encontrar repetições desse lance....

zappendrix

É uma excelente defesa do Artur, que praticamente garantiu a discussão da eliminatória para a Catedral. Se fosse o Oblak a fazer essa defesa, já diziam que o Oblak era excelente, que era uma defesa de um guarda-redes predestinado, com bom sentido de posicionamento e reflexos incríveis. Enfim.

J_PN

Muito importante o Artur recuperar confiança e o jogo de ontem ajudou certamente.

Flirt4ever

Citação de: zappendrix em 27 de Março de 2014, 15:55
É uma excelente defesa do Artur, que praticamente garantiu a discussão da eliminatória para a catedral. Se fosse o Oblak a fazer essa defesa, já diziam que o Oblak era excelente, que era uma defesa de um guarda-redes predistinado, com bom sentido de posicionamento e reflexos incríveis.
É a tal cena que falei... Bem que tentei discutir o lance, a abordagem ao lance (melhor dizendo) independente do guarda-redes ou do jogo, mas há que vir sempre alguém ou lamber o rabo ao Artur ou ao Oblak.....

Bom, deixem lá. Cada um fica com a sua análise.

JLourenco

Ontem o Artur foi grande, não foi por ele que perdemos o jogo, aliás sou muito renitente ao Artur, pois cada vez que joga sofremos um golo, mas ontem não foi o caso. Esteve bem.

Continuo a dizer ontem perdemos pelo Cardozo, não pelo Artur.

Ontem as equipas estavam mais ou menos equilibradas em termos de valor, só que o Jackson fez a diferença e o Cardozo não de resto estiveram ela por ela... Salvio-Cigano, Fesja-Fernando...etc

Zlatan

O Jesus ainda se passou com ele durante o jogo, mas acho que 'conquistou' o lugar para a 2.ª mão.

andrebond

O Artur fez uma excelente exibição. E tinha tudo para correr mal.

tiagoterceira

nao foi pelo Artur que perdemos...isso é obvio

pcssousa

A verdade é que a sua simples presença condiciona a defesa. Ele não tem culpa disso, ou por outra, tem por aquilo que (não) fez no passado.

///AMG

Rikurveojmal

Citação de: andrebond em 27 de Março de 2014, 16:03
O Artur fez uma excelente exibição. E tinha tudo para correr mal.

Por ter feito duas boas defesas...
Claro o resto foi cá de uma segurança, pontapés na bola para os jogadores do Porto, aquele grande lance em que controla com o olhar a bola e sai feito maluco da baliza. É isso e como alguns dizem que o Fabiano é um grande guarda redes... Só fez uns 3 jogo mas é um grande guarda redes...

Tiago1982

Citação de: Flirt4ever em 27 de Março de 2014, 15:51

Pergunto o seguinte:

Citação de: Shoky em 27 de Março de 2014, 15:39
Citação de: Flirt4ever em 27 de Março de 2014, 15:37
Citação de: Shoky em 27 de Março de 2014, 15:35
Flirt...eu por acaso acho mesmo uma grande defesa. E muito importante.
É MUITÍSSIMO importante. Não estou a por em causa.

Nem estou a por em causa o Artur ontem. Estou só a perguntar porque é que referem que é uma GRANDE defesa. E deixei a pergunta: «Se em vez de levantar os pés fizesse o pino e abrisse os braços e TAMBÉM defendesse, era também uma GRANDE defesa ?»

Ele fez a mancha. Mas a meio percebeu que só a podia defender com o pé e defendeu.
Onde vez que fez a mancha ? Nem o rabo baixou.

VOLTO A FRISAR, estou a questionar apenas e só a abordagem ao lance. Seja neste ou noutro jogo qualquer. Com este ou outro guarda-Redes qualquer.

Este o momento do remate:

Tiago1982, sim, claro que agora é sempre mais fácil de falar e analisar. Concordo. Mas estou a falar numa abordagem GERAL a um lance destes. O mais correto é os guarda-redes saírem todos e todos "saltarem" ?

Já respondi em cima ;)

Nesse caso específico o Artur está muito bem posicionado.

Está praticamente na cara do Varela.

Se reparares, se o Artur está 2 metros atrás e tem essa abordagem de salto a bola acabaria por entrar porque até acredito que o Varela falha o remate e sai rasteiro.

Mas a questão é que o Artur defende a bola na trajectória descendente quando tenta a defesa à queima a um remate que provavelmente seria em força e por cima.

É a minha opinião ;)

kallou

Teve bem no jogo de ontem...também é 1 em 100...

Mas a última derrota do Benfica tinha sido com o Olympiakos na Grécia por 1-0...num golo sofrido de canto no ínicio do jogo...

E com o Artur na baliza!!

Acho que é pé frio...e que atrai as derrotas!!