Playoffs, 1/2 Final, 1º Jogo: BENFICA 76 - 62 Académica Sex 29 Abr 21h

Slb23

Os árbitros, comissários e oficiais de mesa de basquetebol estão em greve a partir de hoje e por tempo indeterminado.

Segundo um comunicado emitido, ao princípio desta madrugada, pela Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJB), esta entidade entendeu avançar para a medida de luta extrema – «falta de comparência» dos juízes nos encontros respeitante a campeonato nacionais, pode ler-se – pela falta de soluções da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) para o pagamento de quatro meses de subsídios em atraso.

Desta forma, as meias-finais da Liga estão em risco de não se realizarem ou, no limite, os jogos FC Porto-V. Guimarães e Benfica-Académica, previstos para sexta-feira e domingo, poderão ser dirigidos por juízes que não os nomeados pelo Conselho de Arbitragem da FPB.

Eis o comunicado na íntegra:

«Na sequência dos diversos contactos estabelecidos com a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) no sentido do regular cumprimento do Protocolo assinado entre as nossas entidades, os quais não obtiveram qualquer resultado, e apesar do entendimento óbvio, por parte da Direcção da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJB), para as dificuldades causadas pela actual crise económica e financeira que o país atravessa, é para nós insustentável que continuem os Juízes a adiantar, e já vão 4 meses, as verbas para as suas deslocações aos recintos de jogo, sabendo ainda que estas não são alteradas há 3 épocas, que os combustíveis têm aumentado todos os dias, assim como mais e mais caras portagens em todo o país.

Vivemos momentos delicados e incomportáveis, que nos obrigam a retirar dos nossos orçamentos familiares as verbas para as deslocações para os recintos de jogo. Por sua vez, a Federação persiste em dilatar os prazos de pagamentos por si anunciados, e mantém-se fechada ao diálogo, não comunicando com os Juízes e ignorando as nossas comunicações.

A Direcção da ANJB, interpretando fielmente a vontade de todos os Juízes Nacionais, em reunião ocorrida durante a Final 8 em Fafe, no passado mês de Março, vê-se assim obrigada a tomar uma medida de impedimento do normal desenrolar dos Campeonatos Nacionais, a partir do dia 26 de Abril de 2011, que consiste na falta de comparência dos Juízes nestas competições.

Alertamos por este meio as autoridades políticas, desportivas e a população em geral, que, não sendo uma atitude que se coadune com a nossa postura sempre séria perante a modalidade, é uma medida prévia e reiteradamente anunciada às instâncias competentes e nunca tida em consideração.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=259679


JP.

vamos ver o que sai desta greve, e as consequências imediatas...

faneca_slb4ever

E pronto para quem está atento à modalidade era esperado.

Espero que não tenha consequências.

Red Eyes

Citação de: JP. em 26 de Abril de 2011, 09:19
vamos ver o que sai desta greve, e as consequências imediatas...
Não acredito que haja consequências no imediato...

faneca_slb4ever

Treinador antevê jogos com Académica
Henrique Vieira: "Têm um cinco muito equilibrado"


O Benfica vai defrontar a Académica nas meias-finais do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol. Em declarações ao canal de televisão do Clube da Luz, o treinador Henrique Vieira alertou para o bom conjunto do adversário.

Para chegar às meias-finais do campeonato, o Benfica eliminou a Ovarense e o técnico considerou que "a equipa correspondeu ao que estávamos à espera".

A eliminatória com a formação de Ovar já pertence ao passado e os "encarnados" centram atenções no embate com a Académica, que é uma das sensações da competição. "Vem aí nova ronda e vamos aperfeiçoar algumas coisas, nomeadamente na defesa em que não correram tão bem", começou por adiantar.

Henrique Vieira voltou a lembrar que "o ataque ganha jogos e a defesa ganha campeonatos", por isso, argumentou que o Benfica tem de estar muito unido para melhorar no capítulo defensivo: "Se não defendermos melhor, dificilmente chegaremos lá. Sabemos que vamos defrontar uma equipa que tem um cinco muito equilibrado e que ofensivamente também é muito equilibrada. Temos de saber o que queremos fazer dentro do campo."

Nesta primeira abordagem ao confronto com a Académica, o timoneiro dos bicampeões nacionais lembrou ainda as dificuldades criadas pelo adversário na Fase Regular da Liga. "Tal como dissemos em relação à primeira ronda, vamos tentar ganhar o primeiro jogo e, com o apoio do nosso público, vamos com certeza ter uma tarefa menos difícil, mas é uma equipa muito boa e que já nos criou grandes problemas na Fase Regular. Se não estivermos a 100%, não vamos conseguir ultrapassá-los", defendeu.

O Benfica vai efectuar os dois primeiros jogos das meias-finais em casa. Nesta sexta-feira, dia 29 de Abril, a equipa de Henrique Vieira entra em campo pelas 21 horas. Segue-se depois a segunda partida no domingo, dia 1 de Maio, pelas 15h30.

O terceiro jogo entre as duas formações tem início, para já, agendado para as 21 horas do próximo dia 6 de Maio.

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Basquetebol/Noticias/noticiasbasquetebol_basanthenriquevieira_260411_78378.asp

zerocool

Começar bem é meio caminho andado para o sucesso.
Vamos lá rapaziada!!!!!!!!!

faneca_slb4ever

O presidente da Federação portuguesa de basquetebol, Mário Saldanha, reagiu com estranheza ao anúncio de greve dos árbitros, alegando atraso de quatro meses no pagamento de subsídios.

«Estamos a iniciar hoje os pagamentos, como, aliás estava previsto. Por isso, estranho que o presidente da Associação de Juízes venha com esta decisão de greve, pois ainda no ano passado o mês de Janeiro só começou a ser pago a 4 de Maio», disse Mário Saldanha, em declarações prestadas à Antena 1.

O dirigente não deixou de assumir «o período difícil» que atravessa a modalidade em Portugal, mas garante que este problema será ultrapassado rapidamente, esperando que o aviso de greve seja levantado.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=259735


alex_diabólico


Slb23

E eu a pensar k eles iam buscar o faneca à bancada para apitar o jogo lol

Messi87

Playoff entra em fase decisiva
Meias-finais arrancam esta sexta-feira

O campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol está a entrar na sua recta final e já só restam quatro equipas a poderem sonhar com o tão desejado título de campeão. Dois, FC Porto e SL Benfica, partem como naturais favoritos, surgindo depois a Académica de Coimbra, com uma a palavra a dizer, e principalmente o Vitória de Guimarães como outsiders da competição. Os vimaranenses, tendo em conta as condicionantes do plantel, já fizeram um brilharete ao atingirem as meias-finais onde agora defrontarão o FC Porto, enquanto que na outra semi-final, encarnados e estudantes vão lutar por uma vaga na final da prova.


FC Porto Ferpinta x Vitória Sport Clube

O FC Porto demonstrou na 1ª ronda do playoff, frente a um adversário complicado como o CAB Madeira, o porquê de ter terminado à frente a fase regular do campeonato, ao eliminar numa série limpa os recentes vencedores da Taça de Portugal. Os portistas continuam a denotar um grande potencial atacante, com vários jogadores a serem soluções ofensivas. As percentagens de lançamento, principalmente a de três pontos continua a ser uma das principais armas dos dragões, que para além do elevado acerto no tiro exterior, continua a ser a equipa com maior presença na luta do ressalto.

O treinador Moncho López tem neste momento um grupo com o moral elevado, fruto também do facto de a grande maioria dos jogadores ter tido tempo de jogo, que muito provavelmente será reforçado com o retorno à competição do internacional João Santos. Convém não esquecer e, talvez de sua maior importância, o desempenho defensivo que os azuis e brancos têm tido na grande maioria dos jogos esta temporada. Dificuldades acrescidas para o Vitória de Guimarães, pelo de a equipa não ser propriamente um primor em qualidade individual ofensiva.

O Vitória, quando decidiu libertar dois dos seus norte-americanos, parecia preparar-se, em teoria, para um final de temporada penoso. Numa clara demonstração de exigência, o técnico Fernando Sá transmitiu ao grupo um evidente sinal de profissionalismo e desejo de trabalhar com aqueles que estivessem disponíveis para se sacrificarem pelo clube.

É verdade que os minhotos perderam qualidade, peso, altura, maior rotatividade do banco, mas ganharam em espírito de grupo, união, desejo de vencer, cumprir com as estratégias de jogo, no fundo tudo aquilo que permitiu à equipa chegar a esta meia-final. As dificuldades agora serão outras, até porque pela frente estará um adversário com outro tipo de argumentos e número de soluções.

Aos vitorianos não restará nada mais do que dar continuidade ao que de bom fez na ronda anterior, continuar a apostar numa defesa sólida, já que em termos ofensivos não são muitas as opções para fazerem a diferença ou com capacidade para desequilibrar um jogo.

SL Benfica x Académica de Coimbra

Em teoria, será de esperar uma ronda mais equilibrada entre estas duas equipas. Os encarnados, na defesa do título, partem em vantagem quanto mais não seja pela vantagem do factor casa. O plantel das águias tem maior profundidade, a experiência dos seus jogadores é sempre importante nestas fases da competição, a integração do seu novo norte-americano já estará num estado bem mais avançado, tudo isto faz com que o conjunto orientado pelo técnico Henrique Vieira se apresente como favorito na eliminatória.

A subida de forma de Heshimu Evans e Ben Reed, bem como os contributos vindos do banco de Elvis Évora, também ele em crescendo, António Tavares e Diogo Carreira, serão com toda a certeza mais-valias numa série que se espera dura e desgastante. Jogadores para fazer pontos em ataque abundam no plantel encarnado, assim consigam maior coesão defensiva e os actuais campeões nacionais serão um sério candidato ao título.

Do lado oposto estará uma equipa que este ano já provou que consegue bater este Benfica. O conjunto de Coimbra já por diversas vezes revelou grande capacidade de sofrimento, trabalha até à exaustão deixando sempre tudo dentro de campo, nunca desiste do jogo lutando sempre até ao último segundo do jogo.

O treinador Norberto Alves com menos soluções, tem um grupo de trabalho espremido até ao tutano, que faz do rigor táctico e da preparação dos jogos as suas principais armas, num estilo de jogo onde existe sempre a preocupação de explorar as vantagens de cada um dos seus jogadores nos movimentos ofensivos. Julgo que a Académica será igual a si própria, e caso o Benfica não esteja ao seu melhor nível, os conimbricenses não irão desaproveitar qualquer deslize da equipa adversária.

O conjunto de Coimbra terá mais vantagens se conseguir jogar 5x5 em meio campo, impedindo que os encarnados joguem em campo aberto com transições rápidas, que o jogo seja mais pausado, controlar o ritmo de jogo, defender bem e controlar a tabela defensiva, para depois em ataque jogar com grande eficácia, reduzindo o número de turnovers.

http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=2509298699&p=fpb.201020&t=fpb.200058&k_id_noticia=35531

Mishkin

O pagamento de subsídios estão atrasados quatro meses e o presidente da FPB, estranha o anúncio de greve dos árbitros...  :confused:



;D

keeper16

Citação de: Mishkin em 26 de Abril de 2011, 18:19
O pagamento de subsídios estão atrasados quatro meses e o presidente da FPB, estranha o anúncio de greve dos árbitros...  :confused:



;D

também acho ! lol

faneca_slb4ever

«A greve mantém-se», anunciou José Cassapo, presidente da Direcção da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJB), apesar de Mário Saldanha, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), ter anunciado o pagamento de um dos quatro meses de subsídios em atraso.

O líder da ANJB esclareceu, ainda, ser falso que a FPB tenha definido prazos para saldar as dívidas. E justificou: «Não recebi qualquer comunicação federativa desde a Final 8 da Taça de Portugal.» Durante este ponto alto, ocorrido em Março último, ficaram definidas as formas de luta dos árbitros, comissários e juízes face à ausência de diálogo.

José Cassapo adiantou que «os árbitros, comissários e oficiais de mesa apenas receberam, hoje de manhã, por volta das 9 horas, uma comunicação anunciando que a Federação procederia à liquidação do mês de Janeiro esta quarta-feira», mantendo-se em atraso os meses de Fevereiro e Março. Abril ainda não venceu.

E quanto à acusação de sede de protagonismo, lançada por Saldanha... «Não tem qualquer fundamento», respondeu José Cassapo.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=259817