4 de Maio de 1949: A tragédia de Superga

Tr - 17

Bem lembrado..

Deveríamos sem dúvida ter isto em conta. Como foi dito, ficava bem.

E é pena que seja o Corinthians a dar exemplo, quando o Benfica parece ter esquecido.

Acredito que se este assunto se propagar pela nação Benfiquista, não tardará a ser tido em conta pelo clube.

O Torino merece essa homenagem da nossa parte.

lonstrup

Citação de: Far(away) em 24 de Maio de 2011, 14:22
http://eternobenfica.blogspot.com/2011/05/o-exemplo-devia-partir-de-nos.html
Vender camisolas à pala da tragédia dos outros? E porquê homenagear o Torino 62 anos depois e não 60 ou 65 anos? Que número simbólico é esse do 62?

E depois colocar o São Jorge, que pode ser padroeiro do Corinthians mas é também o padroeiro de Milão, tipo a grande rival de Turim?

Far(away)

Citação de: lonstrup em 24 de Maio de 2011, 14:46
Citação de: Far(away) em 24 de Maio de 2011, 14:22
http://eternobenfica.blogspot.com/2011/05/o-exemplo-devia-partir-de-nos.html
Vender camisolas à pala da tragédia dos outros? E porquê homenagear o Torino 62 anos depois e não 60 ou 65 anos? Que número simbólico é esse do 62?

E depois colocar o São Jorge, que pode ser padroeiro do Corinthians mas é também o padroeiro de Milão, tipo a grande rival de Turim?

62 anos tem obviamente a ver com a data da tragédia.

O que devias estar aqui a perguntar é porque razão o Benfica não homenageia o Torino e essa data trágica.

Rawkzter

Já não me recordo se o tinha dito mas não sabia disto. É por estas coisas que acho este fórum importante, aprendemos coisas novas sobre o Benfica quase todos os dias.

lonstrup

Citação de: Far(away) em 24 de Maio de 2011, 14:52
Citação de: lonstrup em 24 de Maio de 2011, 14:46
Citação de: Far(away) em 24 de Maio de 2011, 14:22
http://eternobenfica.blogspot.com/2011/05/o-exemplo-devia-partir-de-nos.html
Vender camisolas à pala da tragédia dos outros? E porquê homenagear o Torino 62 anos depois e não 60 ou 65 anos? Que número simbólico é esse do 62?

E depois colocar o São Jorge, que pode ser padroeiro do Corinthians mas é também o padroeiro de Milão, tipo a grande rival de Turim?

62 anos tem obviamente a ver com a data da tragédia.

O que devias estar aqui a perguntar é porque razão o Benfica não homenageia o Torino e essa data trágica.
Mas porquê aos 62 anos?

A única homenagem a sério que me lembro do Benfica fazer, nos meus tempos, foi quando jogámos com a Juventus os 1/4 da Taça UEFA na época 92/93, e na 2ªmão o Eusébio foi depositar uma coroa de flores ao memorial.

Para além da menção no livro BD «Eusébio», onde aprendi esta história.

O que fiz com o meu comentário, e acho que também deve ser essa a tua reflexão, é que o Benfica deve seguir os bons exemplos, e não todos os exemplos.

Usar uma tragédia para vender camisolas? Deplorável.

Far(away)

Mas isto não é bom um exemplo Lonstrup? Por favor não me desiludas.

Não estou a falar do Corinthians em particular, que outros já fizeram por dar uma prova de respeito pelo Gran Torino. Estou mesmo a falar de levarmos em conta a acção, e não os motivos dos outros por detrás dela. Porque nós sim, estamos ligados directamente ao clube italiano, embora de forma trágica.

Rawkzter

Se querem homenagear então façam um jogo amigável com o Torino usem as receitas para ajudar crianças desfavorecidas nessa cidade italiana.

lonstrup

Citação de: Far(away) em 24 de Maio de 2011, 15:02
Mas isto não é bom um exemplo Lonstrup? Por favor não me desiludas.

Não estou a falar do Corinthians em particular, que outros já fizeram por dar uma prova de respeito pelo Gran Torino. Estou mesmo a falar de levarmos em conta a acção, e não os motivos dos outros por detrás dela. Porque nós sim, estamos ligados directamente ao clube italiano, embora de forma trágica.
Para mim não é um bom exemplo. Este caso do Corinthians não é um bom exemplo.

E há anos que tenho em mente esta situação de Superga, de tristeza por o Benfica não criar uma relação especial.

Se por um lado percebo que não se deve todos os anos fazer grandes homenagens, correndo o risco de banalizar o sentimento, por outro lado entendo que Torino e Benfica deviam consubstanciar este elo em algo prático.

Para mim, fazer um amigável entre equipas principais talvez fosse «abusado».

Mas acho que Benfica e Torino poderiam chegar a um entendimento e fazer um Torneio de Verão de Equipas Juniores todos os anos em Turim. Seria uma maneira de os jovens de ambos os clubes perceberem melhor a identidade dos seus clubes também.

Far(away)

Eu nem falo em amigáveis, apenas de usar um equipamento alternativo grená.

lonstrup

Citação de: Far(away) em 24 de Maio de 2011, 15:11
Eu nem falo em amigáveis, apenas de usar um equipamento alternativo grená.

Para mim, com o devido respeito para quem acha isso uma boa ideia, eu acharia isso abusivo da nossa parte.

Preferia uma coisa que envolvesse pessoas, como a sugestão que dei, do que algo que se pode confundir com a vertente financeira.

Special_Red

Citação de: Rawkzter em 24 de Maio de 2011, 15:03
Se querem homenagear então façam um jogo amigável com o Torino usem as receitas para ajudar crianças desfavorecidas nessa cidade italiana.

Seria uma boa ideia

André Sousa

Concordo com o Lons, e até acho muito boa a sugestão dos jogos entre equipas dos escalões jovens. Era uma boa forma de incutir e salientar os valores que o Benfica tem, dos quais nunca devemos abdicar.

Mesmo assim, não fechava a porta a algo num nível superior, desde que fosse feito esporadicamente, e não todos os anos.

Far(away)

Citação de: lonstrup em 24 de Maio de 2011, 15:12
Citação de: Far(away) em 24 de Maio de 2011, 15:11
Eu nem falo em amigáveis, apenas de usar um equipamento alternativo grená.

Para mim, com o devido respeito para quem acha isso uma boa ideia, eu acharia isso abusivo da nossa parte.

Preferia uma coisa que envolvesse pessoas, como a sugestão que dei, do que algo que se pode confundir com a vertente financeira.

É o mínimo que o Benfica devia fazer. Uma coisa não é incompatível com outra.

lonstrup

Citação de: André Sousa em 24 de Maio de 2011, 15:17
Concordo com o Lons, e até acho muito boa a sugestão dos jogos entre equipas dos escalões jovens. Era uma boa forma de incutir e salientar os valores que o Benfica tem, dos quais nunca devemos abdicar.

Mesmo assim, não fechava a porta a algo num nível superior, desde que fosse feito esporadicamente, e não todos os anos.
A ideia passaria pelo seguinte:

Recordando uma grande equipa que desapareceu, um torneio onde novos talentos nascem. À sombra de conceitos como «memória», «respeito» e «amizade».

Chama-Imensa

Pelo menos uma indicação no site e um comunicado do clube ao Gran Torino todos os anos na referida data. Depois talvez alguns jogos amigáveis nas pré-épocas ao longo dos anos. Jogamos contra tantos zecas não fazia mal nenhum jogar contra o torino na pré.

Saudações