Que ódio é este contra o Benfica?!

Menino do Côro

Citação de: SLGP em 25 de Maio de 2011, 01:31
Uma nota: o Benfica já não é o clube com mais títulos...

Errado.

O Benfica tem 73 títulos oficiais no futebol sénior.

Korczak

Já está... procurem no facebook como DESPORTO É VIDA!! Com rivalidade, mas sem ódio e violência!!!

_Benfiquista_

Em Espanha sucede o mesmo com o Real Madrid...e quem o ataca mais é o Barcelona, e tem ganho muito nos últimos anos com isso...onde quer que vá o Real Madrid para além de ter muitos adeptos,como nós,também por lá,o segundo maior clube é o Anti-Real Madrid...

sanfinense

Citação de: Ramiro Lopes em 25 de Maio de 2011, 01:43
Royal_Flush, concordo com o que dizes menos no 4º ponto. Embora perceba a perspectiva.

A essas medidas acrescento 3:
1 - A mais teórica: fomentar vivamente o desportivismo. E isto também passa pela comunicação social. Apelar ao bom senso dos adeptos de todos os clubes e que isso não seja apenas conversa fiada.

2 - Horários. Acho que por exemplo um Benfica - Porto às 11h seria bem mais calmo do que o Benfica às 21h. Principalmente porque são menos horas para uma pessoa se encher de alcool e as pessoas estão mais calmas. Digo eu. E seria um ciclo vicioso. Se as coisas acalmassem, mais famílias poderiam ir ver estes jogos e menos perigos haveriam.

3 - O mais importante: multas e penalizações pesadíssimas para quem causar distúrbios. Uma bola de golfe atirada para o campo ou um isqueiro atirado à cara de um treinador deveria dar uma multa acima de 5 mil euros a quem o fizer e a proibição da entrada em qualquer recinto desportivo tendo o agressor de se apresentar na esquadra mais próxima aquando os jogos do seu clube.

O problema é que ninguém está interessado em acabar com este clima de ódio e terror que se vive.

nao te preocupes que quando formos nos a fazer esses diturbios

vamos pagar por todos.

_Benfiquista_

Citação de: Korczak em 25 de Maio de 2011, 01:47
Já está... procurem no facebook como DESPORTO É VIDA!! Com rivalidade, mas sem ódio e violência!!!

Manda aí o link ;)

Korczak

Citação de: _Benfiquista_ em 25 de Maio de 2011, 01:48

Manda aí o link ;)

não posso mandar link... têm de pesquisar

Strata

O anti-benfiquismo sempre existiu, assim como há benfiquistas que sejam anti-lagartos e anti-andrades. Algo normal no mundo do futebol e dentro das rivalidades existentes, fruto do sucesso de uns e insucesso de outros, e isso cria inveja, a maledicência, ódio e afins.

Além de ser uma cultura promovida por terceiros, hoje em dia o anti-benfiquismo está mais vincado também pela forma como não nos damos ao respeito. Lançar devaneios aos adeptos no sentido de os incentivar a não comparecer em nenhum estádio de futebol sem ser o da Luz, é um pequeno exemplo, entre outros, em como não nos damos ao respeito. Servimo-nos da história para dizer que somos grandes, mas não temos sabido dignificar e respeitar essa grandeza. A grandeza não se fala. Sente-se e impõe-se. 

Covenant

Vejamos:
Os maiores clubes de cada país geram sempre grandes ódios nos restantes adversários. Inveja é uma palavra que poderá (de forma incompleta) o que sentem. Ajax, Benfica, etc...
E Portugal é uma nação de gente invejosa, no question.

E depois há isto: Maior rival do porto e de quem falam sempre nas suas declarações? Benfica. Os adeptos são incentivados a odiarem-nos.
Sporting por todas as razões e mais algumas, o seu maior rival é o Benfica, logo odeiam-nos de morte.
O resto é paisagem...

_Benfiquista_

Nem mais Strata.Acho que pecamos muito(esta direcção peca muito) por não se dar ao respeito e depois quem mais paga é o Benfiquista comum...infelizmente é assim.

_Benfiquista_

Citação de: Korczak em 25 de Maio de 2011, 01:49
Citação de: _Benfiquista_ em 25 de Maio de 2011, 01:48

Manda aí o link ;)

não posso mandar link... têm de pesquisar
Ok...Obrigado

BenficaCAMPEAO

Citação de: Royal_Flush em 25 de Maio de 2011, 01:24
É preciso ter em conta alguns factores:

1 - Portugal tem um elevado nível de ignorantes, gente que se leva pelo rebanho e come toda a merda que lhes dizem. Isto faz com que sejam muito influenciáveis por anormais tipo salvador e pinto da costa. São gente que não pensa pela cabeça própria e pensa que os "mouros" é que são a fonte de todos os males. Tenho imensos amigos portistas e apesar de terem a rivalidade usual nunca destilam ódio cego porque são malta normal e inteligente. Até no próprio estádio do dragão várias vezes ouvem-se assobios dos sócios quando se começa a catar "fdp slb".

2 - O Benfica é sem dúvida o maior clube português (mística, títulos, adeptos). Como tal, é natural que seja mais odiado que os outros. Este fenómeno é visto em muitos outros países. O Real Madrid na espanha, o Ajax na Holanda, Marselha em frança, etc. Estas equipas também sofrem muito na pele o ódio pelo país fora. No caso do Ajax então é do pior mesmo, raro é o estádio em que os adeptos possam ir sem que corram o risco de violência. A diferença é que lá os adeptos deles respondem na mesma moeda e muitas vezes pior, o que faz com que os respeitem e os temam mais do que no caso do Benfica (tenho um amigo que já foi da claque do ajax que me falou imenso disto - acreditem que lá é bem pior que cá).

3 - O factor das fortes deslocações a estádios visitantes. Este exemplo serve imenso para Guimarães e Boavista por exemplo. São adeptos que têm ódio a todos os grandes (principalmente Benfica e Porto) mas que no caso do Benfica é mais nítido devido à grande aderência dos nossos adeptos. Vêm-se deslocações enormes quando lá vai o Benfica, muitas vezes para locais não designados, o que causa ainda mais a ira dos adeptos locais. Daí se notar mais esse ódio quando é o Benfica, devido muitas vezes a termos mais adeptos isolados.

Em suma, esse "ódio" tem as suas explicações. Como reverter a situação? É impossível reverter totalmente, mas há maneiras de apaguizar a situação.

1 - Manter boas relações com vários clubes "médios".

2 - Ganhar usualmente.

3 - Nas deslocações a estádios de risco, evitar ir para secções não visitantes.

4 - Em casa responder "até certo ponto" na mesma moeda. Bem sei que muitos aqui poderão não concordar, mas essa é verdade. Muitos dizem "isso é o que eles querem", mas isso é mentira, o que eles querem é ver benfiquistas com medo. Em casa temos de demonstrar que não nos assustam. Sou contra qualquer tipo de violência gratuita a adeptos indefesos, mas precisamos de no geral, criar um ambiente bem mais pesado para os visitantes.

5 - Saber ganhar e saber perder com humildade.

PS: Obviamente que para vários pontos aqui descritos, dava jeito uma direcção competente. Até termos uma direcção que sirva o clube de forma inteligente dificilmente se mudam algumas coisas.

Gostei do post no geral, mas penso que há uma "pequena" verdade que torna alguns pontos evidentemente correctos que tu focaste coisas menores que é: Não existe verdade desportiva em Portugal...quer queiramos quer não o Benfica é muitas vezes prejudicado e o Porto é sistemáticamente benificiado - eu pessoalmente estou a chegar ao meu limite! Ver jogos do Benfica só pelo prazer de o fazer ja parece um mito!!!
Ser Benfica de facto coloca-nos na mira dos nossos rivais, mas com a pouca vergonha que se tem visto não se aguenta.

_Benfiquista_

Citação de: Covenant em 25 de Maio de 2011, 01:50
Vejamos:
Os maiores clubes de cada país geram sempre grandes ódios nos restantes adversários. Inveja é uma palavra que poderá (de forma incompleta) o que sentem. Ajax, Benfica, etc...
E Portugal é uma nação de gente invejosa, no question.

E depois há isto: Maior rival do porto e de quem falam sempre nas suas declarações? Benfica. Os adeptos são incentivados a odiarem-nos.
Sporting por todas as razões e mais algumas, o seu maior rival é o Benfica, logo odeiam-nos de morte.
O resto é paisagem...
Atenção que a rivalidade com o Sporting a meu ver é muito mais saudável do que com o os corruptos...com o Sporting,com exageros de parte a parte,sempre foi uma rivalidade saudável e correcta...não há o tipo de ódio como em Braga ou no Porto,regra geral.Com os andrades é bem diferente...

Strata

Esse ponto 5 é muito importante: "Saber ganhar e saber perder com humildade".

Saber perder e, principalmente, saber ganhar é dignificar e respeitar a nossa grandeza, e isso é coisa que o Benfica tem deixado muito a desejar. E quando falo Benfica, falo em todo o universo, desde os adeptos até aos dirigentes. Estes últimos, principalmente, são quem devem dar o exemplo e muitas vezes são quem ainda incendeia mais. E isso é um mal do futebol português em geral, Benfica incluído, daí a actualidade estar como está.

Korczak

2 PESSOAS SÓ?!

VAMOS LÁ DIVULGAR!!

BenficaCAMPEAO

Citação de: Strata em 25 de Maio de 2011, 01:58
Esse ponto 5 é muito importante: "Saber ganhar e saber perder com humildade".

Saber perder e, principalmente, saber ganhar é dignificar e respeitar a nossa grandeza, e isso é coisa que o Benfica tem deixado muito a desejar. E quando falo Benfica, falo em todo o universo, desde os adeptos até aos dirigentes. Estes últimos, principalmente, são quem devem dar o exemplo e muitas vezes são quem ainda incendeia mais. E isso é um mal do futebol português em geral, Benfica incluído, daí a actualidade estar como está.

Saber perder é um bocado chato quando se é roubado...just saying