Basquetebol Internacional

Tamen

Citação de: Lebohang Mokoena em 04 de Março de 2026, 11:12Para mim o grande problema do basquetebol nacional não é a altura como muita gente pensa mas sim a fraquissima qualidade do tiro exterior, Portugal não tem atualmente  um grande lançador de três que desequilibre jogos.

Neste momento no basquetebol moderno não é a luta das tabelas que é mais decisiva mas sim a qualidade do jogo exterior, uma equipa como a portuguesa que não tenha um lançador de três a atirar consistemente nos 60/70 nunca estará próxima de disputar apuramentos para um Mundial ou jogos na fase a eliminar de um EuroBasket como se viu frente à Alemanha

Percebo, mas n concordo.
Sim, no passado era o tiro exterior, mas tb o peso e a altura.

Actualmente temos lançadores acima dos 30%, como o Gameiro, Lisboa, Monteiro, Vlad, Brito, Ventura etc...
No último jogo fizemos 9 triplos/39%. N é óptimo mas é razoável.
No penúltimo fizemos 15 triplos/43%.

O tema é sempre falta de técnica, peso e altura. A média de alturas é mt baixa, peso igual e quando assim é n temos profundidade nos convocados.

Claro com Queta, Prey e até mm Delgado a coisa já é diferente, mas falta-nos sempre mais jogadores com técnica, peso e altura para rodar.

xtream

Citação de: KeineLust em 03 de Março de 2026, 14:20
Citação de: Lebohang Mokoena em 03 de Março de 2026, 11:47
Citação de: xtream em 03 de Março de 2026, 01:04
Citação de: Lebohang Mokoena em 02 de Março de 2026, 19:53Quando se joga com apenas um jogador a este nível (Travante) é muito difícil.

Lisboa raramente aparece e Brito tanto pode fazer 20/25 pontos num jogo como no a seguir menos de 10

Monteiro e da Silva são os menos maus mas mesmo assim não passam dos 10/15 pontos por jogo, às vezes nem isso

Os All-Star da Liga Betclic nem sequer merecem comentários.

A equipa está espremida até à casca
por alguma razão não jogam na acb e vamos ver se a ida do prey para a ncaa foi uma boa decisão pois parece q é apenas um jogador de rotação

Ir para a NCAA é sempre boa decisão, os jogadores lá são todos amadores mas as instalações e o orçamento de qualquer Universidade norte-americana bate qualquer clube de formação europeu.

Ainda hoje me rio de uma entrevista do José Ricardo, na altura treinador do Benfica, a dizer que não concordou com a decisão do Queta em sair para uma Universidade norte-americana. Com certeza teria aprendido mais no Benfica a jogar 5 minutos por jogo sendo suplente do Cláudio Fonseca... :rir:

E desde 2021 que não são exatamente amadores (com a nova lei, os contratos, uso de imagem e nome... tudo isso paga razoavelmente).
Não sei como está a cotação dos jogadores de basket da NCAA e há ainda muita desigualdade entre jogadores, mas presumo que há um pagamento mínimo bastante razoável. Não me recordo, mas o Queta só deve ter beneficiado parcialmente destas novas leis.
Estava a pensar (porque é de uma família amiga) no Rubén Dominguez que saiu do Bilbao para Texas A&M. Certamente que foi ganhar bem.
No caso do Prey, só sei que St. John's investiu bem e é a equipa de College de NY com mais relevância mediática. Era impossível dizer que não, acho eu.

actualmente na ncaa ganham mais do q na grande maioria das equipas na Europa, o q é um problema para as equipas formadoras pois então a desenvolver um jovem durante anos e  chega aos 18 e vai embora

xungaria

Citação de: Lebohang Mokoena em 04 de Março de 2026, 11:12Para mim o grande problema do basquetebol nacional não é a altura como muita gente pensa mas sim a fraquissima qualidade do tiro exterior, Portugal não tem atualmente  um grande lançador de três que desequilibre jogos.

Neste momento no basquetebol moderno não é a luta das tabelas que é mais decisiva mas sim a qualidade do jogo exterior, uma equipa como a portuguesa que não tenha um lançador de três a atirar consistemente nos 60/70 nunca estará próxima de disputar apuramentos para um Mundial ou jogos na fase a eliminar de um EuroBasket como se viu frente à Alemanha

Fosse só o lançamento de 3....
O que é que o jogador português faz bem?

Mesmo que seja um grande lançador em potência, a mentalidade está formatada de tal maneira para se borrar que em jogo em tiro aberto em 10 marca uns 3

Aqui há uns anos eramos muito fracos mas ainda tinhamos Paulo Pinto, Nuno Marçal, Seixas, Sérgio Ramos, Pedro Miguel, Rui Santos e por aí fora

Hoje apanhas com Voytsos, Monteiros, Nuno Sá....

Olhas para as camadas jovens e aquilo vai de mal a pior.
Até te podem surgir 10 Wembys na formação.... o clube que o receber vai certificar de o estragar.

O Neemias teve sorte e humildade e agarrou a proposta da NCAA que lhe apareceu... se não tivesse aparecido, hoje estava num Braga ou numa Oliveirense

JAAP

O grande problema é que a formação masculina em Portugal, não vale um chavo.
Só me dá vontade de rir quando vejo falarem em "craques" que vão surgindo .... quando não passam de bons jogadores (na melhor das hipoteses) para consumo interno.
Para quem não concordar, recomendo que vejam os campeonatos europeus da formaçao, e o desempenho das seleções portuguesas. Jogamos na divisão B (2ª divisão europeia), e é mais as vezes que ficamos na parte debaixo da tabela do que na parte superior; Portugal na formação está no 27º lugar (a senior está no 25º)
Com o Queta, conseguimos subir 1 vez à divisão A, nos sub 20 para descer logo a seguir (uma andorinha não faz a primavera)
Ora, sem uma formação minimamente consistente, não há milagres, há apenas uns fogachos... tal como em 2007 (2V 4D), 2011 (5D) e 2025 (2V 4D).....
Quando os melhores jogadores portugueses que jogam no estrangeiro, a grande maioria joga na 2 e 3ª divisão (ver os jogadores portugueses que jogam ou jogaram nos ultimos anos em Espanha)... não há milagres

Os dirigentes e os experts quando não têm uma noção da realidade, é dificil mudar o paradigma. No campeonato europeu de sub 20, realizado em Oliveira de Azemeis há cerca de 20 anos, ouvi alguns dirigentes dizerem que "este ano é que é, temos uma seleção com peso e altura..." resultado final, Portugal na parte debaixo da tabela... na DIVISÃO B.... SINTOMÁTICO