Basquetebol Internacional

xungaria

Tenho que ir contra a corrente... não gostei nada do jogo nem do que vi

Jogámos contra a Grécia B em gestão de esforço.
Ofensivamente não damos mais que isto...não vamos nem aos 70 pontos
De resto... os únicos que conseguem tocar na chicha são os que jogam lá fora.
O Travante é um jogador de dimensão de Europeia e o Lisboa e o Brito têm ritmo de LEB Oro.
O resto é para lá de horrível.

Jogo bastante fraco sem capacidade de partilha de bola nem encontrar lançadores soltos.

Evidente que com Dorsey Giannis e Sloukas o resultado era visto só com binóculos.

Falar de evolução do Basquetebol Português....causa me urticária...

Gonçalo Santos

Citação de: xungaria em 30 de Novembro de 2025, 21:44Tenho que ir contra a corrente... não gostei nada do jogo nem do que vi

O Travante é um jogador de dimensão de Europeia e o Lisboa e o Brito têm ritmo de LEB Oro.

Jogo bastante fraco sem capacidade de partilha de bola nem encontrar lançadores soltos.

Evidente que com Dorsey Giannis e Sloukas o resultado era visto só com binóculos.

Estás a ser muito injusto.

Os resultados recentes do basket português demonstram uma grande evolução. Aquilo que fizeram no Eurobasket demonstra isso.

A própria vitória em Podgorica por +20 de diferença é um enorme resultado e não acontece por acaso.

A Grécia é uma das melhores equipas do mundo, mesmo sem os principais jogadores. Como era a Alemanha. E nesse patamar muito dificilmente vamos lá chegar um dia... porque não há cultura de basket em Portugal.

Mas a evolução é notória. E acredito que com o fenómeno Queta vamos ainda colher mais frutos no futuro.

Lebohang Mokoena

Honestamente é o que é, o selecionador grego vê o banco e tem gajos da Liga Grega que estão na Euroliga ou na Europe Cup enquanto que o nosso olha e tem jogadores que nem na 4ª Divisão Europeia calçam.

Perder por 8 pontos a jogar com, realisticamente, 3 jogadores decentes é um grande feito.

Seria bom passar com 2V/2D para a próxima fase, ficaríamos pelo menos numa posição de lutar pelo 3º lugar de apuramento contra a Ucrânia.

xungaria

Citação de: Gonçalo Santos em 30 de Novembro de 2025, 22:23
Citação de: xungaria em 30 de Novembro de 2025, 21:44Tenho que ir contra a corrente... não gostei nada do jogo nem do que vi

Os resultados recentes do basket português demonstram uma grande evolução. Aquilo que fizeram no Eurobasket demonstra isso.

A própria vitória em Podgorica por +20 de diferença é um enorme resultado e não acontece por acaso.

A Grécia é uma das melhores equipas do mundo, mesmo sem os principais jogadores. Como era a Alemanha. E nesse patamar muito dificilmente vamos lá chegar um dia... porque não há cultura de basket em Portugal.

Mas a evolução é notória. E acredito que com o fenómeno Queta vamos ainda colher mais frutos no futuro.

Eu olho para a qualidade das seleções jovens e olho para a qualidade do nosso campeonato e para a qualidade dos jogadores nacionais e não consigo afirmar que há evolução.
Noto nas ultimas décadas é o contrário.
Menos qualidade e menos quantidade de jogadores, campeonato menos competitivo.

Ver a jogar o Relvão, o Candido Sá ou o Voytso para mim não é evolução é um retrocesso qualitativo e pêras

Devemos tudo o que aconteceu no Eurobasket ao Neemias ao Travante e á sorte de os Checos jogarem sem 2 das 3 estrelas da equipa

A diferença é que temos um jogador diferenciado como o Travante a jogar.
A Grécia se tivesse que ter ganho por 50 tinha ganho por 50.

O único caminho para já é exportar exportar exportar.
Já tivemos o fenómeno do aumento de inscrições na FPB de míudos... e eu já vi o problema a repetir-se.... há miudos mas não se sabe trabalhar nem há plano estruturado.
Perdem-se todos pelo caminho

A unica solução é manda-los lá para fora e rezar a todos os santinhos que tenham a ambição e sobretudo a maturidade emocional do Neemias.

Ah...e ganhaste a Montenegro porque jogaram contra uma equipa C
Bastava jogar o Dubljević que nem cheiravamos a bola.(Já nem falo do Vucevic porque mesmo com o Queta em campo a diferença seria ainda bem maior)

Gonçalo Santos

Citação de: xungaria em 01 de Dezembro de 2025, 11:32

Eu olho para a qualidade das seleções jovens e olho para a qualidade do nosso campeonato e para a qualidade dos jogadores nacionais e não consigo afirmar que há evolução.

Ver a jogar o Relvão, o Candido Sá ou o Voytso para mim não é evolução é um retrocesso qualitativo e pêras

Devemos tudo o que aconteceu no Eurobasket ao Neemias ao Travante e á sorte de os Checos jogarem sem 2 das 3 estrelas da equipa

Já tivemos o fenómeno do aumento de inscrições na FPB de míudos... e eu já vi o problema a repetir-se.... há miudos mas não se sabe trabalhar nem há plano estruturado.

A unica solução é manda-los lá para fora e rezar a todos os santinhos que tenham a ambição e sobretudo a maturidade emocional do Neemias.

Bastava jogar o Dubljević que nem cheiravamos a bola.(Já nem falo do Vucevic porque mesmo com o Queta em campo a diferença seria ainda bem maior)

Não concordo nada.

Portugal tem tido resultados interessantes em equipas de formação. E nem foi há muito tempo que tiveste uma equipa de sub 20 a ser campeã europeia da secção B.

O campeonato português nunca vai passar disto. Vai ser sempre nivelado por baixo, mas ainda consegue ser melhor que o de alguns países do mesmo nível que têm seleções melhores que a nossa.

O nível do jogador médio português no papel pode até não ser melhor. Mas quem os vê jogar percebe que são hoje melhores jogadores. Aquilo que um Relvao ou até um Gameiro faz hoje em dia é muito mais do que aquilo que faziam há poucos anos atrás. Já nem falo dos Britos ou dos Lisbos que são jogadores que só pelo facto de estarem a competir num nível competitivo superior todas as semanas são hoje muito melhores jogadores.

E essa opinião relativamente à prestação de Portugal no EuroBasket é super redutora. Portugal valeu pelo coletivo e pela forma como soube defender durante o torneio. O Queta é acima da média mas o Travante é um jogador comum para o nível médio da Europa.

O Dubljevic não joga pela seleção há mais de um ano. E já não é um jogador tão dominante como era há uns anos. O Perry ao dia de hoje é um jogador muito mais relevante que joga numa equipa mais importante. Estreou-se por Montenegro e o resultado foi o que se viu.

Acho que estás a pintar um quadro muito negativo na globalidade. Mas acredito que os próximos anos me devam dar razão.

xungaria

Citação de: Gonçalo Santos em 01 de Dezembro de 2025, 13:42
Citação de: xungaria em 01 de Dezembro de 2025, 11:32

Não concordo nada.

Portugal tem tido resultados interessantes em equipas de formação. E nem foi há muito tempo que tiveste uma equipa de sub 20 a ser campeã europeia da secção B.

O campeonato português nunca vai passar disto. Vai ser sempre nivelado por baixo, mas ainda consegue ser melhor que o de alguns países do mesmo nível que têm seleções melhores que a nossa.

O nível do jogador médio português no papel pode até não ser melhor. Mas quem os vê jogar percebe que são hoje melhores jogadores. Aquilo que um Relvao ou até um Gameiro faz hoje em dia é muito mais do que aquilo que faziam há poucos anos atrás. Já nem falo dos Britos ou dos Lisbos que são jogadores que só pelo facto de estarem a competir num nível competitivo superior todas as semanas são hoje muito melhores jogadores.

E essa opinião relativamente à prestação de Portugal no EuroBasket é super redutora. Portugal valeu pelo coletivo e pela forma como soube defender durante o torneio. O Queta é acima da média mas o Travante é um jogador comum para o nível médio da Europa.

O Dubljevic não joga pela seleção há mais de um ano. E já não é um jogador tão dominante como era há uns anos. O Perry ao dia de hoje é um jogador muito mais relevante que joga numa equipa mais importante. Estreou-se por Montenegro e o resultado foi o que se viu.

Acho que estás a pintar um quadro muito negativo na globalidade. Mas acredito que os próximos anos me devam dar razão.

Ja foi há uns aninhos que ganhamos o Europeu ....B

E relembra te do que aconteceu no Europeu A seguinte....fomos varridos e acabamos em último.

No último Europeu Sub-20 No acabamos em 10lugar!!....europeu B!!

Há anos tinhamos jogadores na Pro A, na ACB, até na Liga Grega.
Hoje só tens o Neemias.

Algum dia um Relvao, um Gameiro ou um Voytso tem a qualidade de um Seixas, Marçal, Sérgio Ramos, Paulo Pinto, João Santos ou Elvis Évora, Carlos Andrade ou Betinho?
A queda é enorme.

Montenegro apresentou uma equipa completamente secundária, tal como a Grécia apresentou.
Nós não temos capacidade ofensiva e se tirares o Travante acho que nem 50 pontos marcas, pois ele arrasta defesas e rouba bolas de contra ataque.

A única hipótese é mesmo manda los para fora mais cedo....porque internamente não me lembro de um nível de qualidade tão baixo em muitos anos

Marin

O maior problema e que os portugueses,jogam pouco na liga betclic.

Exemplo qu eu vejo cada fim de semana Queluz,jogam 6 americanos 30 35 minutos.
Hallman 36 anos FL,e o Horta 10-15 minutos.

Quer diser joga 1,que pode ir para equipa nacional.

E assim na maioria dos clubes,da Liga..

xtream

Citação de: Marin em 01 de Dezembro de 2025, 16:48O maior problema e que os portugueses,jogam pouco na liga betclic.

enquanto as camadas jovens da seleção andarem pelo europeu B, nunca seremos regularmente competitivos.
o exemplo a seguir é o andebol onde actualmente andamos a lutar pelos melhores lugares nos jovens e são estes q vão manter os seniores no topo, caso contrário é apenas uma questão temporária

xungaria

Citação de: Marin em 01 de Dezembro de 2025, 16:48O maior problema e que os portugueses,jogam pouco na liga betclic.

Essa questão tem sido muito debatida ao longo dos anos e foi já várias vezes alterada.
Havia essa ideia, de que o jogador português para evoluir precisava de jogar mais minutos... daí diminuiu-se o número de estrangeiros.
Problema... o campeonato perdia imensa competitividade e qualidade. Os jogadores nacionais de qualidade foram todos sugados por quem tinha capacidade financeira e o campeonato na prática passou a ser um passeio.
A qualidade dos jogadores portugueses melhorou? Nem por isso... nos treinos em vez de treinar contra Americanos que têm uma fisicalidade e uma técnica 100x superior, andavam a treinar muitas vezes com miudos sub18. Ou seja não evoluiam.

De nada vale jogares mais minutos se isso não se traduz em melhoria.
E para isso é preciso uma questão mental e disciplina.

O Miguel Maria andou pelo Nanterre e o Cláudio Fonseca pela ACB... olha onde eles acabaram.

Primeiro: O Basquetebol não é o futebol ou o futsal em que se dá um sopro e os jogadores caem e queixam-se como se tivessem sido amputados de uma perna a sangue frio.
Joga-se com muitos Kg, muitos Cm e pouco espaço com uma bola a ter que ser atirada para um aro pequeno. 
Por isso, a primeira coisa que o jogador Português precisa de perceber é que a questão física é essencial... e isso passa por ganhar (MUITA!) massa muscular. Um dos meus melhores amigos foi um dos fundadores da Associação Nacional de Preparadores Fisicos de Basquetebol. A equipa dele apesar de tecnicamente não ser por aí além era extremamente competitiva porque os miudos pareciam monstros ao lado dos outros.
2 - Essa fisicalidade tem que estar aliada a agressividade positiva. Isto é:
Um jogador quando faz uma penetração, não é para atirar um floater de qualquer maneira. Tem que conseguir saltar, fazer o pino no salto, levar porrada e meter a bola no cesto.
3- Jogadores interiores. Não há semi ganchos nem lançamentos á Kobe Bryant no garrafão. Postes com bola na mão no pintado é para encaixar (ou afundar) a bola no cesto. Para isso é preciso capacidade física para saltar verticalmente e aguentar a oposição.

Para além do défice crónico de altura dos jogadores portugueses, olhas para eles e o que vês invariavelmente?
Lingrinhas, Bases ou semi-bases que só atiram de fora e quando têm espaço.
Daí que olhes para a seleção e tirando o Travante (que está um bicho fisicamente) não tens mais ninguém com capacidade ofensiva.
O Relvão evoluiu bastante desde que chegou ao Benfica... mas tu olhas para os postes das outras seleções e olhas para ele e dá vontade de rir.
O Delgado tem altura mas ganhou mais gordura que músculo. Para além disso não tem ponta de explosividade para o cesto.

Como era o Cláudio Fonseca?
Lembram-se do Pedro Belo?

Por isso é que eu digo... podem mudar as táticas e os regulamentos que quiserem. O mind-set está a divergir cada vez mais com o Basket moderno e os treinadores em vez de desenvolverem o que é mais urgente, estão mais preocupados em fazer exercicios e desenhos bonitos que os jogadores não apanham nada daquilo.

Daí que é absolutamente frustrante olhar para equipas dos anos 90 e inicios dos anos 2000 e ver a qualidade da PT ou Estrelas da Avenida, Ovarense, Seixal, Gaia, CAB, Queluz onde o Benfica e o Porto andavam a lutar por uma vaga nos PO e com jogadores Portugueses a jogar com a bela da bosta que é ver Esgueiras, Galomares, Póvoas e porcarias similares