Andebol Internacional

Dr.Lecter

Citação de: DB4700 em 23 de Julho de 2018, 02:39
Citação de: Dr.Lecter em 22 de Julho de 2018, 19:58
Portugal, que já estava apurado para a main round, voltou a vencer no último jogo da fase de grupos.

Portugal 31-30 Hungria

Na main round levamos os 2 pontos da vitória sobre a França e vamos jogar contra Espanha e Croácia. Uma vitória coloca-nos nas meias.

Diogo Silva do Avanca tem sido a figura da selecção, com 28 golos em 3 jogos. Uma pena estar controlado pelo Porto, vai ser craque. Se mantiver o nível se calhar já nem chega a jogar pelo Porto.

os jogos têm passado em algum lugar?

Sim, EHF TV, canal disponível online

Dr.Lecter

Amanhã às 14h00, Portugal - Espanha.

A Espanha será possivelmente a equipa mais forte do torneio, vem de 3 vitórias esclarecedoras sobre Polónia (32-23), Rússia (28-20) e Croácia (36-31) e era, a par da França, apontada como uma das grandes candidatas à vitória final.

Vai ser um jogo muito difícil para Portugal mas uma vitória coloca-nos nas meias-finais, o que seria um grande feito. Podia lançar muitos destes jogadores para boas carreiras na Europa.

Gradinni

Em 2010 fomos vice campeões e é verdade que houve 2 ou 3 dessa geração que fizeram (e fazem ainda) carreira no estrangeiro, mas fora isso não se retirou nada desse resultado. No seniores continua a pasmaceira

Dr.Lecter

Citação de: ze do café em 23 de Julho de 2018, 14:47
Em 2010 fomos vice campeões e é verdade que houve 2 ou 3 dessa geração que fizeram (e fazem ainda) carreira no estrangeiro, mas fora isso não se retirou nada desse resultado. No seniores continua a pasmaceira

Porque é uma geração completamente isolada. Vês essa equipa, de malta nos seus 29/30 anos e depois olhas e os melhores jogadores que tens são os mais novos Miguel Martins e Cavalcanti, ali no meio não se aproveitou praticamente nada.

Agora temos aqui duas gerações consecutivas bastante boas. Diogo Silva, Frade e André Gomes, estes 3 têm todas as condições técnicas e atléticas para andarem na alta roda do andebol mundial. Todos estão a jogar e já a bom nível, bem como todos os outros jogadores desta selecção (Leonel vai agora para o Porto e era titular do ISMAI, Gonçalo Vieira titular do Águas, Jenilson titular do Avanca, Manuel Gaspar muitos minutos no Sporting e Valério foi titular na B do Benfica e vai agora para o Boa Hora ser titular também).

Depois juntam-se Capdeville, Cavalcanti, Miguel Martins, Carlos Martins, Portela, Branquinho, Rui Silva, Quintana, Alexis Borges, Gilberto, Ferraz, uns com mais anos de selecção do que outros pela frente mas que podem assegurar a transição com muita qualidade.

E há outros jogadores como o Gonçalo Ribeiro (1ª liga francesa esta época), Miguel Baptista (2ª francesa) e Diogo Oliveira (2ª Bundesliga esta época) que podem ter excelentes carreiras ainda.

Mas será sempre preciso um sorteio favorável, já que a ausência prolongada das competições obriga-nos a ter de ultrapassar quase sempre selecções de maior valia. Estivemos quase a eliminar a Islândia há pouco tempo, e fazemos quase sempre bons resultados em casa mesmo contra selecções melhores (recentemente contra a Eslovénia, por exemplo), mas falta-nos a consistência e a experiência de ter mais atletas em ligas de topo.

E o nosso campeonato também está melhor agora, com espaço para os miúdos mostrarem o seu valor. A falta de dinheiro tem feito com que os clubes não tenham "medo" (ou outra alternativa) de apostar no bom trabalho que se faz na formação e se este resultado aparecer acredito que a motivação cresça e que podemos brevemente ter um bom resultado a nível sénior.

benficaslb1

Não vale a pena andarem com grandes ilusões, Portugal nunca sairá de cepa torta nestas modalidades, Andebol, Basquetebol, Voleibol, ate podemos ter bons jogadores, umas gerações melhores que outras, mas depois no final nunca chegará para ganhar um europeu ou um mundial, porque falhamos no essencial, a passagem da formação para os seniores, só comparecer nas fases finais já é quase um milagre, quanto mais vencer, não me perguntem porque, não entendo o suficiente para o explicar, apenas comento o que vejo desde sempre, pelo menos desde que eu vejo desporto.

Dr.Lecter

Citação de: benficaslb1 em 23 de Julho de 2018, 15:26
Não vale a pena andarem com grandes ilusões, Portugal nunca sairá de cepa torta nestas modalidades, Andebol, Basquetebol, Voleibol, ate podemos ter bons jogadores, umas gerações melhores que outras, mas depois no final nunca chegará para ganhar um europeu ou um mundial, porque falhamos no essencial, a passagem da formação para os seniores, só comparecer nas fases finais já é quase um milagre, quanto mais vencer, não me perguntem porque, não entendo o suficiente para o explicar, apenas comento o que vejo desde sempre, pelo menos desde que eu vejo desporto.

O problema principal é que em Portugal não se gosta de desporto.

O outro problema da mesma magnitude é que nunca nenhum governante olhou para o desporto e o agarrou com olhos (e meios) que se vejam.

Está quase tudo mal no desporto em Portugal, a começar na educação física na escola, passando pelo desporto escolar e acabando no universitário, com os reflexos que isso tem nos clubes e competições.

Também não há nenhum trabalho de fundo na captação de jovens para a prática desportiva, nomeadamente no interior e zonas menos populosas.

Sem falar nas condições para a prática das diversas modalidades.

Mas isto dava conversa para horas e horas.

Eu só digo que Espanha até aos jogos de 92 era pouco mais que irrelevante a nível desportivo, para se tornar numa potência mundial em quase tudo o que é modalidade individual e colectiva.

E não consigo perceber como é que países como a Sérvia e a Croácia vão à final de um mundial de futebol e são potências europeias de andebol, basket e voleibol, além dos inúmeros atletas que têm em destaque em modalidades individuais, e têm 7M e 4M de habitantes, respectivamente.

Apollo_22

Citação de: Dr.Lecter em 23 de Julho de 2018, 15:55
Citação de: benficaslb1 em 23 de Julho de 2018, 15:26

O problema principal é que em Portugal não se gosta de desporto.

O outro problema da mesma magnitude é que nunca nenhum governante olhou para o desporto e o agarrou com olhos (e meios) que se vejam.

Está quase tudo mal no desporto em Portugal, a começar na educação física na escola, passando pelo desporto escolar e acabando no universitário, com os reflexos que isso tem nos clubes e competições.

Também não há nenhum trabalho de fundo na captação de jovens para a prática desportiva, nomeadamente no interior e zonas menos populosas.

Sem falar nas condições para a prática das diversas modalidades.

Mas isto dava conversa para horas e horas.

Eu só digo que Espanha até aos jogos de 92 era pouco mais que irrelevante a nível desportivo, para se tornar numa potência mundial em quase tudo o que é modalidade individual e colectiva.

E não consigo perceber como é que países como a Sérvia e a Croácia vão à final de um mundial de futebol e são potências europeias de andebol, basket e voleibol, além dos inúmeros atletas que têm em destaque em modalidades individuais, e têm 7M e 4M de habitantes, respectivamente.

Já tínhamos tido esta discussão... Infelizmente é o país que temos... É um problema de educação e cultura... Acho que se vai resolver tarde demais... Porque a geração que está a chegar ao poder agora é mais sensível ao desporto e cultura... Mas até que possa fazer algo a nossa taxa de obesidade e de exclusão cultural na população será ainda mais fracturante em relação a esses exemplos que deste... E quem sabe como é Espanha... Sabe bem que apesar da proximidade o espanhol está bem acima de nós no desenvolvimento como um todo...

Um problema que me parece evidente é o espírito muito tuga do "eu tou bem... Epah os outros se puder ajudo... Mas olha se não me calhar... Que se lixe... Eu tou tranquilo" poucos pensam nos benefícios enormes de uma sociedade mais justa... Com melhores valores, mais desporto, cultura, solidariedade, educação... Menos criminalidade, pobreza, desigualdade...

Associam isto a conversa de comuna mas esquecem-se que no norte da Europa há estados assim.... E são de direita... Qua do mudarmos será seguramente tarde... Mas como cada um não pode mudar todo o mundo... Que façamos algo pelo nosso mundo, o que nos rodeia!

Flavius

Final do Jogo: Croácia 28-37 França

Flavius

Flavius

Flavius

Grande equipa, Grande geração

Dr.Lecter

Citação de: Flavius1996 em 24 de Julho de 2018, 14:17
Final do Jogo: Croácia 28-37 França

Portugal deve conseguir ganhar à Croácia, embora tenham lá o Jaganjac (esteve no Metalurg esta época e foi um dos melhores marcadores da liga dos Balcãs), um jogador fantástico que ainda não apareceu. A estrela da França também é top, o Villeminot, que foi campeão europeu pelo Montpellier. Dá ideia que a França nos subestimou na primeira jornada, embora tenham tido dificuldades para ganhar também à Dinamarca.

Flavius

Equipa bastante talentosa e é esperar que não se percam no futuro