Época 2011/2012

Red Eyes

Citação de: Messi87 em 24 de Março de 2012, 20:53
Resumo - Porto 67-76 Benfica:

http://videos.sapo.pt/IaGAVVH7mysjqCo0eIPZ
Obrigado Messi. Ao ver este resumo até fiquei na dúvida se teríamos ganho mesmo o jogo... :estrelas:

dmc

:2funny: :2funny: para o resumo do SAPO.  O fcp ganhou por 50 pontos e não sabia...

faneca_slb4ever

Luta pelo Playoff nas duas últimas jornadas:

7. Académica, 20/28
8. Guimarães, 20/27
9. Sampaense, 20/27
10. Barcelos, 20/26

21ª Jornada:

Académica-Sampaense
Barcelos-Ginásio
Guimarães-Lusitânia

22ª Jornada:

Barcelos-Sampaense
Académica-Ginásio
Guimarães-Terceira Basket

TeamRocket37

Mário Palma sai "se regras não mudarem"

seelcionador quer limitação de estrangeiros nas equipas

O selecionador nacional, Mário Palma, defende que os clubes de basquetebol devem ser limitados a apenas 2 estrangeiros por equipa a partir da próxima época, apostando nos jogadores portugueses, avançando que, caso não se faça a alteração das regras se afastará do cargo.

"A minha posição é muito clara: se as regras não mudarem para o ano e se não houver condições claras para que os portugueses possam jogar muito mais tempo no campeonato, então pessoalmente não tenho interesse nenhum em continuar a trabalhar na seleção nacional", disse Mário Palma à Lusa.

Num balanço do primeiro ano à frente da seleção, Mário Palma explica: "Muitos dos internacionais não jogam nos seus clubes. Se não se impõem em Portugal, como vão representar a seleção frente a atletas muito mais experientes? A tarefa é muito complicada. Por isso, a minha opinião é muito clara: vai ter de resolver-se a política de estrangeiros em Portugal".

"Uma vez que não querem participar nas competições europeias, os clubes devem adaptar-se a ter apenas 2 estrangeiros. Não faz sentido ter mais apenas para competição interna. Devemos apostar nos mais jovens, senão qualquer dia não há jogadores para seleção nacional. O basquetebol português não vai evoluir enquanto a seleção não o fizer", reforçou.

"De uma vez por todas, temos de perceber que durante 2 ou 3 anos vamos ter de olhar fundamentalmente para os jogadores portugueses. Desenvolvê-los. Pô-los a trabalhar melhor", frisou.

Mário Palma defende que com 2 estrangeiros pode fazer-se um grande campeonato: "Não tenho a menor dúvida. Até mais competitivo e mais forte".

Perante a situação atual, Mário Palma defende que será muito complicado Portugal apurar-se para o Euro'2013, em agosto e setembro - integra o grupo F de apuramento com seleções "muito fortes e experientes como a Turquia, Itália e República Checa, com jogadores a alinhar na NBA e nas melhores Ligas europeias".

"É claramente frustrante trabalhar um ou dois meses a tentar preparar uma equipa nestas condições. Assim o basquetebol português não tem futuro, não vai a lado algum. Há que renovar a seleção, mas isso é muito difícil, se os jovens não têm competição", insiste.

A bem do basquetebol nacional, Mário Palma desafia a federação a propor as devidas alterações ao quadro competitivo e os clubes a aceitá-las.

"Se não o fizerem, continuaremos com o mesmo problema grave. Vamos ter de nos esforçar durante algum tempo, melhorar as capacidades dos portugueses. Há jovens com futuro, mas precisam de jogar. Se não for possível, o basquetebol português cada vez vai definhar mais, com mais problemas e chegará o momento em que deixará de existir. É o que prevejo", concluiu.

Concordo em absoluto! Força Mario Palma

TeamRocket37

Tomas Barroso, Carlos Ferreinho e Antonio Monteiro sairam beneficiados com esta alteração.
Com esta alteração ficava com Ted e o Doliboa, e apostava no Claudio Fonseca. Renova com o Sérgio e o Evans por mais 1 ano. Ficava com Minhava, Carreira, Elvis e o Betinho.

Minhava, Carreira e Barroso
Ted e Ferrerinho
Sergio e Betinho
Doliboa, Evans e Monteiro
Elvis e Claudio

Claramente o basket em portugal sairia beneficiado

Coach_Gouveia

De facto o Mário Palma tem toda a razão... Eu concordo mesmo com apenas 2 estrangeiros no plantel (equipas da liga) e digo mesmo mais, na proliga 1 ou até mesmo nenhum seriam mais que suficientes... E claro acho que seria interessante termos algo deste género:

Liga - 16 clubes (2 estrangeiros)
Proliga - 16 Clubes (1/0 Estrangeiros)
CNB1 - Restantes clubes divididos por 4/6 Zonas + Açores ou Madeira

E já agora acabar-se com o dito escalão de sub20... Pois este não existe nos ditos grandes países do basket, havendo assim mais equipas seniores e claro a facilidade de jogadores com verdadeiro potêncial jogarem mais cedo nas equipas seniores...
Para mim o melhor exemplo disso é a nossa vizinha Espanha onde Ricky Rubio se estreou com apenas 14 anos na ACB (que ao que parece é só a melhor liga Europeia)... Ora cá no grande Portugal um jogador pode devido aos regulamentos estrear-se depois de fazer uma serie enorme de exames com idade de 16 anos na melhor das hipoteses (ah e não esquecer que terá que pagar por esses mesmos exames e consulta cerca de 100 € que ao que tudo indica ainda poderá aumentar), portanto acho que há algumas coisas que deveriam de mudar e rápido ou então acaba-se com o basket portugues em muito pouco tempo...

BlankFile

Se querem valorizar o basquetebol nacional e o atleta nacional parece-me lógico que alterem as regras. Limitar as equipas a 2 estrangeiros parecer-me uma boa medida.

xungaria

nivelamente por baixo da competição.... por incrível que pareça, iria beneficiar em muito o basket nacional.
Os jogos eram mais equilibrados, havia mais jogadores portugueses e finalmente havia uma lufada de ar fresco na selecção nacional.

Slb23

Isso devia ter sido feito há uns 5 anos atrás, neste momento é dificil. Até porque numa altura em que existe contenção económica isso iria fazer os ordenados dos melhores jogadores portugueses disparar para valores incomportáveis.

E já agora não tem lógica nenhuma limitar o número de estrangeiros a 2 sendo permitido jogar os naturalizados que as equipas quisessem ao contrário do que acontece na selecção.

Hanzo

Parece-me óbvio que mais cedo ou mais tarde o que pede Mário Palma terá de ser feito para bem da modalidade no país. Aliás ele fala de uma outra coisa que poderia beneficiar o desporto, mas que compreendo que com esta crise seja difícil os clubes quererem: participar nas Competições Europeias.

faneca_slb4ever

Luta pelo Playoff na última jornada:

7. Sampaense, 21/29
8. Guimarães, 21/29
9. Académica, 21/29
10. Barcelos, 21/28

22ª Jornada:

Barcelos-Sampaense
Académica-Ginásio
Guimarães-Terceira Basket

Eddie_

Assim de relance parece-me que a académica e o guimarães vão ganhar.
O que afastará o barcelos mesmo que vença. O sampaense terá que ganhar em barcelos para estar nos playoffs...

joncm

esta equipa concentrada nos playoofs ganha o titulo nacional sem precisar do factor casa. força benfica

faneca_slb4ever

Alguns jogos dos Playoffs estão definidos:

Ovarense (3º classificado) - Lusitânia (6º classificado)
Barreirense (4º classificado) - CAB Madeira (5º classificado)

Falta confimar o confronto entre o 1º/8º e 2º/7º. Como já referi atrás luta pelos ultimos lugares do playoff vai ser intensa na ultima jornada.

Terceira Basket e Ginásio descem à Proliga.