Marcos Chuva (Atletismo)

pcssousa

Citação de: Cyb3rNeo em 07 de Agosto de 2014, 01:33
Sousa, na tua opinião a que se deve estas constantes implicâncias da FPA para com atletas do Benfica?
Parece que estão sempre a tentar de uma forma ou de outra a fazer-nos a vida negra, pelo que vou observando...
Pergunto-te porque sei que percebes mais disto a dormir do que eu acordado.

A FPA sempre foi pró-sporting. O porto também se queixou disso quando abandonou a modalidade.
Claro, o porto supostamente abandonou a modalidade quando alteraram, quanto a mim de forma justíssima, as regras para participação de atletas nos nacionais de clubes. É que eles contratavam sistematicamente atletas estrangeiros só para o fim-de-semana da competição, algo que me parece injusto.

Mas estas regras de confirmar os mínimos não foram feitas para prejudicar ninguém, simplesmente podem originar situações que poderão parecer injustas. A verdade é que já estavam determinadas e os atletas sabiam que teriam de ser cumpridas.
O Marcos vai ter ainda uma longa carreira, participará em muitas competições e deverá ainda ter tempo para bater o record do Carlos Calado.

faneca_slb4ever

Citação de: paulomaia1972 em 08 de Agosto de 2014, 08:37
O caso da Susana Feitor é bem pior.

Não concordo com o que lhe fizeram mas o que anda a saltar nos últimos tempos, menos de 7.80, só chega para a participação.

Verdade. Caso muito injusto.

faneca_slb4ever

Citação de: pcssousa em 08 de Agosto de 2014, 09:08
É como quem diz... Já vi 7,70 e tal dar pódio em grandes competições e não há muito tempo.

O atleta esteve lesionado durante boa parte do período em que teria que fazer a tal marca de confirmação.
E aqui entre nós, quantos, de entre os quarenta e tal que vão, irão só para participar?
Quem nos garante que o atleta, livre de pressões, participa e se aproxima do record pessoal, marca que dá medalha de certeza absoluta e muito provavelmente de ouro? 

Ninguém. Atletismo é isso :)

Universo Benfica

Ausência no Europeu de Zurique

Atletismo: Marcos Chuva e treinador com sentimento de injustiça

É uma das grandes ausências de Portugal nos Europeus ao Ar Livre, em Zurique, Suíça. Marcos Chuva está fora da lista de 44 eleitos pela Federação Portuguesa de Atletismo para a competição, que começa a 12 de Agosto.

Uma surpresa desagradável para o saltador, que atingiu os mínimos exigidos a nível europeu em quatro ocasiões.

"A minha ausência neste Europeu de Zurique deixa-me com a sensação de injustiça e desilusão. Não era, de todo, o que esperava. Esperava sim, por parte da Federação, um esclarecimento, um apoio, apoio esse que tem sido dado pelo Clube. Quem me conhece sabe o meu histórico e percurso nesta época: fiz os mínimos por quatro vezes! Existem os mínimos e os mínimos de referência e estes últimos, que eu não consegui, são apenas uma apresentação de estado de forma. Comecei bem a época, mas depois lesionei-me e tive de mudar toda a minha preparação. Naturalmente, e devido a isso, a minha forma foi um pouco abaixo, mas seria de esperar estar no topo em Zurique. A minha não convocatória vai contra todas as perspectivas e planos", explicou o atleta. 

A lesão contraída por Chuva fez com que falhasse os mínimos de referência, exigidos apenas pela Federação Portuguesa e não a nível internacional.

Numa fase inicial da temporada em que os resultados foram ao encontro das expectativas, a presença nos europeus era tida como certa.

A 19 de Julho, após um período de cinco semanas de recuperação, Chuva participou num meeting em Madrid, no qual registou nulos, mas com marcas prometedoras.

No entanto, foi no final dessa competição que o saltador foi informado de que, sem atingir os critérios internos na íntegra, falharia a convocatória para Zurique.

Depois disso, participou nos Campeonatos de Portugal e uma prova adicional criada pela Federação no início de Agosto, no INATEL, nas não conseguiu as tais marcas de referência.

Na opinião de atleta e treinador, a informação chegou tarde e o caso deveria de ser tratado de forma excepcional, dada a forma como decorreu a época.

"Fiz quase tudo o que era necessário para estar em Zurique, e a Federação deveria avaliar o atleta pelo seu histórico, pelas suas condições, pelo seu valor, segundo o que ele pode fazer ou não. Por isto tudo, sinto-me infeliz! No fundo, recuperei a tempo, não fui foi informado a tempo do que deveria fazer por parte da Federação, ou seja, os tais mínimos de referência que são internos. Disseram-me que acreditavam em mim, no meu potencial europeu, que poderia lutar por uma Final e uma Medalha. Depois, de um momento para o outro, todo o discurso mudou. Emocionalmente isso afectou-me pois eu estava com a cabeça direccionada para o Europeu. É uma falta de respeito para com todo o nosso trabalho!", confessou Marcos Chuva.

"O atleta estaria em condições para Zurique"

Face a esta situação, o treinador do atleta, Fernando Pereira, mostrou-se indignado.

"O passado do Marcos Chuva exigia uma outra análise por parte da Federação, pois ele tem dado provas em situações anteriores, nomeadamente no ano passado, nos Campeonatos do Mundo Universitários, onde, antes da participação tinha uma marca de 7 metros e sessenta e pouco, logo, tudo indicava que seria um fracasso e a verdade é que ele, não só ganhou a medalha de bronze, como saltou 8 metros e 15. Isto revela que é um atleta que se transcende nos grandes momentos competitivos e isto deveria ter sido analisado e ponderado pelo seleccionador. Um atleta como o Marcos Chuva, naturalmente daria garantias ao Atletismo português de o dignificar no Campeonato da Europa, dignificando também o País. Esta análise técnica por quem se responsabiliza pela Selecção, foi mal feita e prejudicou imenso, não só o atleta, como o Clube do atleta e o próprio treinador", começou por dizer.

Olhando para os critérios criados e a forma como tudo se processou, Fernando Pereira confessou ainda ter informado a Federação acerca da forma física do atleta.

"Sou compreensivo em relação à criação dos critérios mas deveria ter havido por parte da Federação alguma atenção. Os atletas que estiveram lesionados e que foram impedidos de fazer a sua preparação de uma forma normal, deveriam ter sido alvo de uma análise objectiva, e procurar ver até que ponto reuniam condições para estar em boa forma em Zurique. Os treinadores são as pessoas indicadas para dar essa garantia e eu nunca fui ouvido. Não obstante, tomei essa iniciativa pessoalmente para com o selecionador nacional e restante Direcção da Federação. Informei a quem de direito que o atleta iria estar em condições", afirmou taxativamente.

A nível individual, a frustração é evidente, mas ainda assim o espírito coletivo mantém-se, mesmo que seja à distância...

"Quero enviar os votos sinceros de sucesso para todos os atletas e treinadores. Esperamos grandes resultados, sucesso e medalhas por parte da comitiva portuguesa em Zurique", concluiu o treinador do atleta.

O que é certo é que a comitiva portuguesa, a mais alargada de sempre em Europeus, parte este domingo para a Suíça sem um dos atletas mais consagrados a nível nacional, e que poderia ambicionar uma medalha.

Dos 44 atletas portugueses em Zurique, 18 são do Benfica.

http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/37668/language/pt-PT/Atletismo-Marcos-Chuva-e-treinador-com-sentimento-de-injustica.aspx

Gaivoto

Uma vergonha o que lhe fizeram

faneca_slb4ever

MARCOS CHUVA (Salto em Comprimento)

MEETING NATIONAL EN SALLE DE MONDEVILLE
# saturday 7th of february 2015

Messi87

Citação de: faneca_slb4ever em 06 de Fevereiro de 2015, 09:21
MARCOS CHUVA (Salto em Comprimento)

MEETING NATIONAL EN SALLE DE MONDEVILLE
# saturday 7th of february 2015

7º lugar com 7.26

http://www.meeting-mondeville.com/pdf/2015_resultats_meeting_mondeville.pdf

faneca_slb4ever

faneca_slb4ever

Nelson Évora venceu o salto em comprimento com 7.81 metros, marca de qualificação para o Europeu de Pista Coberta. Marcos Chuva foi segundo com 7.79 metros, a 1 centimetro da qualificação para Praga. ‪#‎campeonatodeportugaldepistacoberta‬ ‪#‎Pombal2015‬ ‪#‎atletismo‬ ‪#‎FPAtletismo‬

Eddie_

Bela merda, por 1 cm...

faneca_slb4ever

Citação de: Eddie_ em 18 de Fevereiro de 2015, 14:51
Bela merda, por 1 cm...

Acredito que vai conseguir a marca de qualificação.

Eddie_

Espero que sim porque ficar a 1 cm da marca deve ser mesmo frustrante...

faneca_slb4ever

Citação de: Eddie_ em 18 de Fevereiro de 2015, 14:53
Espero que sim porque ficar a 1 cm da marca deve ser mesmo frustrante...

Sim, é muito frustrante. Mas é uma marca perfeitamente ao seu alcance.