Fernando Santos

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2006-2007), 49 jogos (29 vitórias, 11 empates, 9 derrotas)

red jazz

Meus amigos, no que diz respeito a esta matéria, a conclusão é só uma...
O Fernando Santos não é , treinador e nunca será treinador para o SLB
Chegar ao Natal, e estar a estes pontos todos de diferença do 1º lugar.. não lembra a ninguem..
A Europa, ai a europa... Começar o primeiro jogo, com o discurso que o empate já é bom... Que ambição está este treinador a incutir no começo de uma prova como a uefa champion league, aos seus jogadores...?
Em termos técnicos só vi acção, reacção técnico-táctica no banco, num jogo, e... sendo o adversário o D. das Aves...

Agora vem a Uefa, e espero que este senhor não venha com mais prosápias, porque temos nível para todas a equipas que estiveram presentes no sorteio...

E quanto á situação dos 29 jogadores, a culpa é dele, aliás só pode ser dele porque é ele que manda na equipa, acho eu... Pelos vistos no que diz respeito ao acto de gerir um plantel, este fernando santos é um zero tambem...
Só de pensar, que foi contratado por dois anos... que tristeza..
Fica-me sempre uma duvida.?
Fizemos dinheiro na época transacta na liga dos campeões, temos receitas de quotização elevadas (+ de 160.000 sócios pagantes), receitas de publicidade,... se não foi contratado nenhum jogador sonante, e contratou-se um treinador a preço de feira de carcavelos... onde está o dinheiro?

A unica coisa que tem de bom o sr, Fernando Santos, é ser benfiquista.
de resto é mais um que por aqui passou!

isaias

O Benfica tem efectivamente jogadores a mais... de qualidade duvidosa.
E, sim senhor, sou dos que já sentem saudades de Koeman  :'(

Preacher

Quando o senhor fernando santos foi contratado eu disse: "é um pau mandado do senhor zé veiga"...29 jogadores...agora sem veiga, já quer dispensar uns quantos..coincidências..

Monteirex

Olá a todos,

Acho a situação actual no Benfica bastante paradoxal. Vinhamos de um ano em que não ganhamos nada mas em que tinhamos obtido receitas record. A equipa jogava um futebol razoável mas os resultados tinham sido decepcionantes a nível interno fruto de um conjunto de factores que, na minha opinião, pouco tinham a ver com responsabilidade do treinador, mas que não vale a pena estar a repisar.
No balanço de fim de época, nem os 16 milhões de euros de receitas que o SLB de Koeman conseguiu serviram para que a Direcção tivesse querido manter o treinador que, continuo a dizer, foi o melhor que passou pelo SLB desde Mourinho e talvez até desde Eriksson.
Porque tomou a Direcção esta decisão? Por não querer manter nos quadros um treinador de discurso directo e frontal para o exterior.
Koeman quando empatou a Naval foi muito frontal: Equipa que quer ser campeã tem de ganhar a adversários do calibre da Naval. Se não tens futebol para ganhar à Naval, esquece o campeonato. Estava a criticar os jogadores? Sim, mas também a si próprio, como é absolutamente evidente para quem nao seja mal-intencionado.
Koeman nunca se desculpou com árbitros como FS fez agora na Naval, nem nunca usou justificações da treta, como FS passa a vida a fazer para atirar areia para os olhos dos iludidos, tipo a história do penalti falhado do Saha como justificação paa a nossa eliminação.
Este homem foi contratado para fazer o seu trabalhinho e ficar caladinho. E é isso que ele vai fazer.

Quanto à rotatividade, é outra asneira. Um plantel não serve para ter onze titulares e os outros serem soluções de recurso. Serve para escolher os jogadores que estão em melhor forma e que na opinião do treinador melhor servem para contrariar o adversário com quem vamos jogar. Com FS? nada. São sempre os mesmos e quando vier um problema, atira-se um desgraçado para dentro de campo. Foi o que ele fez com o Kikin. E ainda houve quem viesse aqui criticar o jogador. Eu queria ver a vossa produtividade no primeiro dia de trabalho numa nova empresa onde não conhecessem nada nem ninguém. Deve ser de 120%. Alcides, Anderson, Miguelito, Moreira.....todos encostados? Não faz sentido.
Koeman foi criticado pelos resultados nacionais, e bem, porque não foram os melhores. Mas vale a aposta que o FS, com todos estes reforços que recebeu, e sem a onda de lesões que nos afectou na época passada, vai acabar por fazer ainda pior? Eu não tenho dúvidas....espero estar enganado para bem do Benfica

O desfecho da época? FS vai sair, não porque a Direcção venha a mudar de rumo mas porque não vai ganhar nada. Depois do discurso do ganhar, ganhar e das muitas palmas espero que tenha a dignidade de se demitir e de não fazer a figura ridícula que fez quando foi (bem) despedido pelo Sporting ("eu não entendo. Sinceramente, não entendo porque me despedem....")

Volta Koeman....
Saudações benfiquistas

red jazz

Nem mais, Monteirex...
Faço tuas as minhas palavras...

red_label

Citação de: Monteirex em 15 de Dezembro de 2006, 16:48

Eu queria ver a vossa produtividade no primeiro dia de trabalho numa nova empresa onde não conhecessem nada nem ninguém. Deve ser de 120%.

Monteirex, o texto é bom e concordo na globalidade, mas o q citei é um disparate (sem ofensa) então mas se tu perceberes de facto do q fazes qual é a duvida? é óbvio q rendes a 100%, ou sabes ou não sabes. Mas tb não se pode comparar o futebol com outra profissão qualquer, por isso ele não rendeu, e se calhar não rende nunca por não perceber daquilo q faz!

charrua_slb

quando o F.Santos foi contratado para treinar o Benfica o nosso destino ficou desde logo traçado esta época... nenhum destes resultados esta época me tem surpreendido, pois estes são reflexo da qualidade do nosso treinador.. e não só, temos k ver isso tb!!
temos um bom plantel é verdade.. mas temos tido bastante "azar" com as lesões de jogadores influentes na equipa... o departamento médico tem tido tb um papel decisivo neste fracasso, e não apenas o F.Santos...

VALEBEM

O Paradoxo é que o Monteirex, na época passada, era perseguido por defender o Koeman... Agora todos lhe dão razão... Coerências!
Começo a defender cada vez mais a teoria de que a memória é curta... Só é bom quem não está cá num dado momento...

Quero dar os Parabéns ao Monteirex que, concordando eu com ele ou não, mantém sempre a sua coerência...

Sir

A falta de rotatividade é dos problemas de Fernando Santos o que mais me constrange. O 11 é sempre o mesmo, e, havendo uma lesão ou outra, lá se vão rodando 2 ou 3. Por acaso até fiquei bastante surpreendido e agradado quando soube o onze para a Naval. Algumas novidades: Karagounis e Kikín, Assis no banco. Mas para isso, o Santos teve de mexer no esquema táctico e deu-se mal com isso.

Muitas vezes, como disse e muito bem o Monteirex, um lesiona-se e atira-se para lá um tipo sem ritmo que num jogo difícil aposta todo o seu futuro no clube. Aconteceu com Carlitos, aconteceu com Marcel, está a acontecer com o Kikín. Entre outros! E esta sempre foi uma bela maneira de se queimarem os jogadores para o futebol, deixando os adeptos com má imagem de jogadores que teriam excelente potencial para singrar no clube.

Mas não há só falta de rotatividade nos onzes. Durante o próprio jogo, ele recusa-se a fazer mais do que uma substituição até aos 75 minutos, 80 quando estamos com resultado desfavorável. E isto não se faz! Com um plantel excelente, com tantos jogadores desejosos de mostrar serviço, a alimária decide só fazer as duas últimas substituições já nos minutos finais. E sempre as mesmas! Eu falo por mim, que gosto do Benfica e de futebol, e gosto de ver muitos jogadores jogar. Analisar as suas prestações, vê-los jogar mais minutos e ter oportunidades.. no Benfica não há disso. É raro haver. Sempre foi, não entendo por quê. Assim o futebol torna-se num sofrimento e perde muita da piada..

Starblade

Não é por a santola ser má que a loura já e boa (não, não estou a escrever directamente de uma marisqueira...) Digamos que quando despediram o Koeman nunca sonhei -nem eu, nem niguém- que fosse para o substituirem pelo Timex.

Quanto ao resto, todas as críticas que lhe são feitas, manter sempre o plantel e o os esquemas tácticos variárem ao sabor do vento, até à fraca gestão e motivação dos jogadores, substituições tardias, qualquer pessoa sabe isso pelo menos desde que ele esteve no Sportém.

Alías há um texto num blog após ele ter perdido 3-0 com o Geçenliblilitriqui que espelha bem o que acontece agora no Benfica. Se o redescobrir ponho-o aqui. Será um excelente exercício de comparação.

Starblade

Está aqui o tal texto. Vejam se mudou alguma coisa. Tomem atenção aos segundos parágrafos dos pontos 3,4 e 6:

1. Tinha previsto fazer dois textos de análise sobre Camacho e Fernando Santos. No primeiro dediquei-me ao espanhol; e iria falar de Fernando Santos apenas na próxima semana. Os acontecimentos, contudo, obrigam a uma antecipação.

2. A minha ideia é clara: Fernando Santos serve tanto para treinador do Sporting como eu para tradutor de japonês. Nota-se que os jogadores do Sporting estão a melhorar a nível individual, mas equipa não tem ponta por onde se lhe pegue. Porquê?

3. Desde logo, vive - e faz o Sporting viver - numa imensa confusão mental acerca da disposição táctica da equipa. Nunca se sabe qual o esquema com que os adeptos vão ser brindados de seguida. Pode ser qualquer um: este ano o Sporting já jogou em 4-3-3, 3-4-3, 3-5-2, 4-4-2 em losango e até em 4-4-2 em linha. E este estado caótico, próprio de exército sem General, deve-se apenas à sua incompetência.

Flui da natureza das coisas que é em função das características do oponente que um treinador deve dispor a sua própria equipa: deve fazê-lo de modo a que, potenciando os seus recursos em função das condições naturais, as qualidades do adversário sejam anuladas e as suas fraquezas exploradas. Só que, neste caso, as sucessivas alterações tácticas não resultam - como faria sentido - da natureza do adversário. Isso não serve para o nosso Engenheiro: deve achar que há um qualquer Ideal Táctico, que paira no mundo das Ideias, que deverá assentar como uma luva ao plantel do Sporting, independentemente da realidade... E foi à conta disso que o Sporting saiu de joelhos dos confrontos com o FCPorto, Gencerlibiligigigigigigi, Moreirense, Marítimo e etc.

O problema, pois, é este: Fernando Santos não tem os mínimos conhecimentos de futebol para ver como o seu adversário se vai apresentar ou como se está a apresentar. Não tem rins: ontem, foi preciso estar a perder 3-0 para perceber que, afinal, o adversário estava a jogar em 3-4-3 e não em 3-5-2. Não foi - e não é - capaz de se adaptar. Não sabe ler o jogo. Não domina o adversário. Qualquer treinador - até um básico como Manuel Machado - lhe troca as voltas.

4. Depois, Fernando Santos não sabe lidar com os próprios jogadores. E aqui nem admito discussão!
Exemplo. Num determinado jogo, Lourenço, em vez de passar a bola a Liedson, assume a responsabilidade de tentar marcar, enreda-se entre três adversários e perde o lance. Resultado: durante uma semana foi queimado em lume brando por Fernando Santos. Já JVP chega atrasado aos treinos e concentrações com uma regularidade própria de um aguaceiro - e qual é a reacção de Santos? Gracejar, risonho e com grotesca boçalidade, que os atrasos ainda vão .pagar um bom jantar de marisco..

Outro exemplo. Já se sabia dos tempos do FCPorto que para Fernando Santos só há o onze que joga. O resto que se vire. No Sporting está a acontecer o mesmo. Não estimula minimamente os jogadores menos utilizados. Afinal, qual é o problema de Fernando Santos com Sá Pinto? E com Lourenço? E com Quiroga?

5. As suas opções de jogadores também são, para mim, no mínimo, questionáveis!
Porque é que o JVP joga? Ou, melhor, porque é que está em campo? E o Silva? E o Rui Jorge? E o Beto?

Sá Pinto faria pior que JVP? E o Carlos Martins - que sempre que joga tem de ir para trinco, QUANDO ELE NÃO É TRINCO -, idem?

Silva? Silva?? Lourenço faz sempre mais em 15 minutos em campo do que Silva em três jornadas - e não é que ache Lourenço um jogador já excepcional, até porque ainda é tenro.
Paíto, sempre que joga, faz esquecer o Rui Jorge. No entanto, Fernando Santos parece que gosta de apostar nele para os jogos de treino...

E Beto? Expliquem-me de uma vez por todas: quais são, afinal, as especiais qualidades do Beto?? Nunca percebi essa coisa do Beto ser um grande central. É razoável, cumpre a maior parte das vezes - mas só isso. Porque motivo tira o lugar a Quiroga, que é titular da selecção da Argentina?? Ou até a Hugo - que já jogou em Itália, ao contrário do Beto, que é só o penta-ex-futuro-defesa-central-do-Real-Madrid. Só eu é que penso que Beto é mal-educado, arruaceiro e que se deixa comer com facilidade por avançados astutos? Só eu é que penso que ele tem a estúpida mania de perder os lances por entrar a matar (muitas vezes já fora de tempo)? Só eu é que acho que ele não ganha a maioria dos lances aéreos na sua grande área?

6. O pior de tudo, porém, - e que, para mim, dita a necessidade de mudança - é a sua atitude! Ontem, ouvi o relato do jogo pela TSF e no fim prestei atenção aos comentários do Pedro Gomes. Queixava-se Pedro Gomes que, hoje em dia, o pior não são as más exibições - é a apatia perante as más exibições. E tem razão.

De seguida, escutei Fernando Santos, na conferência de imprensa, dizer, com perturbadora calma e insultuoso desprendimento que estas coisas .são naturais, perfeitamente naturais. em futebol - olé.... - e que é preciso ter tranquilidade. E que os turcos do Gencerbilibibibibibi eram um adversário de peso. E que nos primeiros 40 minutos até esteve tudo equilibrado e o Sporting teve .uma ou duas ocasiões para marcar. - por favor, alguém pegue num malho e explique ao cavalheiro o que é o Sporting... E que os turcos do Gencerbilititititititi .tiveram felicidade porque também tiveram duas ocasiões e marcaram duas vezes. - já agora, arranjem um alicate e expliquem-lhe o que é futebol de qualidade.

Para cúmulo, diz que assume as responsabilidades. Mas como, se todo o seu raciocínio é um puro exercício de desresponsabilização?

7. Pior que o resultado, só mesmo as suas ridículas e mortificantes palavras. Por muito menos do que isto, Inácio foi embora e Bölöni isolado. Aliás, em relação ao romeno, deixem-me informá-los que os resultados deste ano são tão maus como os do ano passado, tanto no campeonato (praticamente igual número de pontos) quanto nas taças - com a pequena diferença de que no ano passado tudo de mau aconteceu e que este ano, e ao contrário do ano anterior, a equipa foi fortemente reforçada.

Tudo isto é ridículo. Ridículo! Ri-dí-cu-lo! R-I-D-Í-C-U-L-O! E só deixará de o ser se, para começo de conversa, Fernando Santos deixar de ser treinador do Sporting.

http://terceiroanel.weblog.com.pt/arquivo/2003/11/28/fernando_santos_2

Yasmina

Starblade

Parabéns.
O retrato está feito.

CorDeSang2

Citação de: Starblade em 15 de Dezembro de 2006, 19:28
Não é por a santola ser má que a loura já e boa

Isso de loura é o bi-campeão europeu Ronald Koeman?

Ora seguindo o mesmo raciocínio, não é por o Fernando Santos ser (supostamente) mau que o Koeman também é:

Explora este tópico, vê os vídeos

http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=4668.0

Toma consciência de que o Koeman conseguiu agora a 11ª vitória consecutiva no campeonato holandês, e depois fala-me em 'bom' e 'mau' com esse à vontade todo.

:coolsmiley:

VitorPaneira7

O treinador da escola portuguesa nunca triunfou no Benfica e Mário Wilson e Toni triunfaram por escaparem a essa vertente, Mário Wilson mais para o lado a africano e Toni mais para o lado Benfica (adjunto de Mortimore e Eriksson) e Mourinho triunfou lá fora porque tem influências de Eriksson (não é ele que disse que gostava de assistir aos treinos do Sven quando estava no Benfica), Van Gaal e Robson e quanto a  Artur Jorge naquele Porto preparado pelo Morais (esse sim o verdadeiro responsável e pelo que ouvi tentou fugir ao estilo Pedroto) só tinha que ganhar e apesar de ter triunfado na França com o dinheiro da Plus pode-se dizer que  aplicou mais Hagan que  Porto no PSG.O treinador português está preso à escola Pedroto, baseada na contenção de jogo no recurso a faltas para quebrar o ritmo de jogo e a jogar para um a zero e claro a apostar mais na experiência e ratice de certos jogadores do que na dinâmica e creatividade dos jovens, e o Fernando Santos pertence a essa escola bem como a maior parte dos treinadores portugueses e claro isso tem repercussão no nosso bem maldito futebol lusitano. Eu não gosto do Fernando Santos, e desde já também não aprecio Koeman,  sua maneira de interpretar o adversário e o jogo é assim é incrivelmente inconstante e rodar jogadores não é com ele especialmente quando há titulares que tem vários jogos com más exibições e não sentam no banco. Quanto a Koeman, aprecio a maneira como vê o jogo a nível táctico mas falhou na gestão de jogadores ( típica frieza holandesa , ainda acho que devia ter mantido o Álvaro que podia ter sido o seu elo de ligação com o plantel) e para quem prometeu um futebol de ataque jogar com 3 trincos não resulta e há o caso Moretto (por mim podia metê-lo a titular mas era melhor após 2 ou 3 semanas quando este conhecesse melhor a equipa,) ou o posicionamento dos jogadores ( Beto a extremo em Old Trafford, Geovanni que claramente rende mais como 2º avançado, teve 2 jogos nessa posição Manchester e Boavista e jogou bem e depois volta a extremo e chega a actuar como único ponta de lança) e ainda há questão de ter subestimado as equipas portuguesas (vejam os jogos contra os grandes e como ele preparou a equipa e vice versa contra os pequenos) e há que recordar alguns comentários como dizer que não estava à espera de eliminar o Liverpool (grande confiança na equipa) ou antes de um jogo contra o Sporting incitar raiva no adersário  ao dizer que os sportinguistas não eram candidatos e claro em Portugal quem vence são os cabeçudos e como não bastava a raiva com que normalmente jogam contra nós foi pôr mais achas para a fogueira mas deixem estar que o Santos não escapa se um disse que vinha jogar ao ataque temos que nos lembrar do comentário "Ganhar, Ganhar e Ganhar" e depois ver a equipa a jogar para o empate em Copenhaga e perder várias vezes com 3 golos sofridos.

VALEBEM

É óbvio que o treinador tem as suas culpas...
Mas ontem fui a um jantar de fim de semestre, com colegas da Faculdade, e vi às 2 e meia da madrugada coisas pouco dignas de profissionais do Benfica... Jogadores que, inclusive, apreciava muito! Tudo bem, que o treino foi hoje à tarde...
Quando vejo coisas dessas a 48 horas de um jogo importante, fico cada vez mais tentado em dizer que o treinador é o menos culpado de alguns jogos que correm menos bem aos «rapazinhos»...
Viva o Benfica!