Fernando Santos

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2006-2007), 49 jogos (29 vitórias, 11 empates, 9 derrotas)

Monteirex

Viva a todos,

Amigo PTeixeira,

Não vou entrar no jogo das respostas e contra-respostas Acho que deves ter comido uma broa azeda, que te faz delirar......e olha que não deve ser só das broas. Deve haver mais alguma alimento que te provoca estes acessos. De vez em quando, a pretexto de algo que eu escrevo, entras em êxtase e vens aqui para o fórum lançar farpas às coisas que eu digo, acusando-me dumas coisas estranhas....não sei que bicho te morde, homem!
Nem tu és tribuno romano nem eu me inscrevi num qualquer concurso de coerência....se me inscrevesse não era aqui no fórum, nem contigo, que não conheço.

Depois, eu nunca disse que Koeman era o melhor treinador do mundo nem FS o pior.
Que Koeman nao é da mesma galáxia que FS parece-me evidente. Se a ti não te parece, viva tu!

Que não queiras ver ou perceber ou aceitar que Mantorras está acabado, estás na boa, e espero estar enganado. Com Trap jogava 20 minutos, com Koeman menos e com FS ainda menos. Imbirrâncias? Se queres achar que Koeman é uma besta porque não o punha a jogar e que FS está maluco por fazer o mesmo, força.

O caso Quim:
Que não reconheças ao Koeman competência ou o direito de pôr a jogar quem entenda na altura em que entende, muito bem.
Que aches que um jogador deva ser "recompensado" com titularidades por exercer a sua profissão com esforço e sacrifício, muito certo.
Eu não concordo. Se o FS resolver pôr o Simão no banco um jogo ou dois ou três por achar que há outro para a sua posição em melhor forma ou mais adaptado, que o faça. Ele está para treinar, os jogadores para jogar e eu para dar a minha opinião se assim o entender....e tu também.

A história das palavras de Koeman, vais ter de me dizer quais são....já não sei o que disse o homem de tão atentatório. Lembro-me do que disse sobre o Mantorras e concordo. Lembro-me do que disse dos guarda-redes e também concordo. De resto....não sei. Queres ser mais específico?

Quanto ao resto, fica aqui a minha análise e tu depois que digas o que queres:
Koeman é um treinador jovem, que estava a fazer a sua primeira experiência no estrangeiro como treinador.
Chegou a um clube em recuperação, sem centro de estágio, com pouco dinheiro para aquisições, com lacunas no plantel e com uma série de jogadores lesionados.
O Porto tinha melhor plantel e ainda o reforçou mais, depois de um ano sem ganhar o campeonato.
Koeman cometeu erros. Vários. Um dos quais foi não aprender a comunicar à portuguesa, arte em que FS é mestre. Foi sempre sincero e directo e por isso, mas também por ser estrangeiro, foi sempre fortemente atacado.
Nada disto te convence, mas eu não venho aqui para te convencer.
Faz com este post o que entenderes....o que inclui nada fazer.
A mim afecta-me tanto como as tuas acusações ou seja....de todo

Vou comer perú com castanhas
Saudações benfiquistas

Bola69

Uma coisa é certa , prefiro 545644 vezes o Santos do que o Koeman .

Troglodite

Eu acho que nenhum treinador com um ano de trabalho consegue demonstrar o que vale. Fiquei zangado qdo o Camacho saiu, qdo o trapatoni saiu qdo o koeman saiu e agr vou ficar qdo o FS sair. Tem que haver estabilidade no benfica, e isso inclui na equipa tecnica.

pteixeira

Monteirex:

Já lhe disse uma vez e volto a dizê-lo: a percepção tenho que o que o incomoda mais é a forma como exponho a nu as suas faltas de coerência e, engane-se, não é a azia da broa ou algo que o valha que me faz abordá-lo como sempre fiz, faço e farei (se assim me aprouver), sempre que discordarmos.

A tentativa de branqueamento de situações passadas, ainda para mais quando se enche o peito (é bom sinal, significa que estamos vivos) para mencionar o presente sem querer fazer menção ao passado, por mim, não passa despercebida. Enquanto cá estiver, seja consigo ou com qualquer outro colega de fórum, debates terei na procura do esclarecimento (meu e dos outros). Aceite debater comigo quem quiser!

Quanto à coerência, é pena que uma das preocupações do "pessoal cá do burgo" não passe pela assumpção da necessidade da sua existência. Não sou, efectivamente, autoridade para apontar raciocínios incoerentes (apesar de muito os lastimar, como sabe), mas é deveras preocupante a forma como subestima os seus... "deslizes" (tenho-o provado em dezenas de citações suas e posso continuar a provar).   

Ah.. e é pena que não entre em resposta e contra-resposta porque assim, sem qualquer tipo de tentativas de esquivanços (sim, continua a andar à volta do assunto Quim, por exemplo, mas não toca nas causas/efeitos dos pontos que directamente foquei), poderia tentar responder, de uma vez por todas, a perguntas como: "que outro treinador, que tenha passado pelo Benfica, tramou um nosso jogador..." (foi, quiçá, o Pai Natal que também veste de vermelho, respondo-lhe já).

MANTORRAS:

O que é que o facto do Mantorras não jogar antes, agora ou futuramente, tem a ver com o manifestar de opinião, na sala de imprensa, do Sr. Koeman? Estamos, por muito que não lhe convenha, a falar de atitudes e da comparação das mesmas nos casos Mantorras e Kikin. Não me parece difícil de perceber. Estamos perante o entendimento da relação causa/efeito e do seu apontar de dedo ao Sr. Fernando Santos. Se for reprovável, é-o então nos dos casos. Se for desculpável, é-o então nos dois casos.

Já antevejo... "o Mantorras já não dá uma para a caixa, o Mantorras já não joga...", como se fosse disso que eu estou e sempre estive aqui a tratar...

QUIM

Causa/efeito... pouco mais digo para além disto. Por muito que tente esquivar-se, enrolar-me não é fácil. Respondeu a tudo menos ao essencial. Em contraponto, responderei, linha a linha, às suas perguntas:

- Reconheço competência e direito ao Sr. Koeman para decidir na altura que bem entender. Terei de concordar com as suas decisões? Terão essas decisões de fazer sentido? Graças a Deus que a esmagadora maioria das pessoas não achou (ou foi fruto da minha imaginação o que foi revelado por Quim e Moretto no fim da temporada?). Não reconhecemos legitimidade ao Primeiro-Ministro para subir impostos? Suba-se, então, e calemo-nos porque não temos o direito de discordar. De certeza que cortar nos "outros gastos (não investimentos) públicos" não seria uma alternativa válida...

- Uma coisa é uma recompensa, outra é um castigo. Não me queira fazer passar por ignorante porque isso, garantidamente, não sou! O que lhe disse foi que não existiam motivos completamente nenhuns para, com três treinos, um estranho vir ocupar a baliza do Benfica. Aliás... de clube nenhum! Porquê? Psicologia de balneário, sabe o que é? Nitidamente não... ou pelo menos não quer demonstrar que sabe! Aliás... estranho como 99,9% dos restantes treinadores seguem esta linha de pensamento. Deve ser porque os outros 0,1% é que estão a "marchar" da forma correcta... percebe a analogia?

KOEMAN EM ESPANHA

- Curioso como a memória falha naquilo que convém, não é? Já muito escrevi sobre este assunto e, entre o peru e as castanhas (espero, vivamente, que lhes tenham sabido bem) pode fazer aquilo que, a seu contra gosto, costumo fazer: "pesquisa".

QUANTO AO DEMAIS

=> "Chegou a um clube em recuperação, sem centro de estágio, com pouco dinheiro para aquisições, com lacunas no plantel e com uma série de jogadores lesionados."

Concordo... mas Camacho, por exemplo, também. Aliás... bem pior que isso até.

=> "O Porto tinha melhor plantel e ainda o reforçou mais, depois de um ano sem ganhar o campeonato."

Já tivemos este debate noutros espaços.

=> Sempre referi os aspectos positivos e negativos de Koeman. Estão, por este fórum, n posts meus a fazer menção ao que acabo de dizer. Há coisas que, por visão pessoal, saliento como aspectos marcantes da sua passagem pelo Benfica:

- Supertaça Cândido de Oliveira;
- Quartos de Final da Liga dos Campeões (com consequente entrada de dinheiro e aumento de prestígio);
- Perda do Título Nacional (3º lugar);
- Perda da Taça de Portugal;   
- Péssima gestão de recursos humanos.

Nunca irá ver-me, ao contrário de si, a querer fazer esquecer um passado que está bem presente... para o bem ou para o mal!

Boas Festas.

Monteirex

Caro PTeixeira:

Volto a lembrar-te uma coisa simples: eu tenho quase 40 anos de idade. Isso quer dizer que, como benfiquista que sou, de alma e coração,vivi os momentos extraordinários do Benfica dos anos 80. Vibrei IN LOCO com os jogos com o Marselha, com o Steaua de Bucareste. Sofri com o Anderlecht de Scifo e lozano, vibrei com as cabeçadas de Humberto e os pontapés de Shéu. Adorei as fintas de Valdo e os cortes de Ricardo Gomes. Maravilhei-me com o crescimento de Aldair. Vibrei com a força de Schwarz ou Then. Babei com os golos de Magnusson e Maniche. E quero mais!
Mas o tempo mudou e a sorte há-de virar mas ainda não o fez. Quero mais mas não tenho. Ano após ano!
E já devia ter virado mas por demérito nosso e mérito dos outros, isso ainda não aconteceu. Porque o Sporting forma melhor que nós e o Porto contrata melhor que nós. E mais, muito mais.

Queres fazer de Koeman o grande responsável pelo não-bi-campeonato? Porta aberta. Queres achar que é contratando um yes man do Veiga que lá vamos? Só sorrisos.
Mas é o SLB que perde. É o SLB que não avança. COmo não avança quando sai o Diego sem jogar ou o Kikin com um golo a extremo direito
Culpa o holandês ou o zé dos anzóis....

Boa noite
o Jameson chama-me

Saudações benfiquistas

Mestre

Monteirex,

1º estás proibido de falar de castanhas e de Jameson, sob pena de me deixares com ansias.  ;)
(apesar de pessoalmente preferir o Bushmills).

CordeSangue:

Quanto ao desespero, não sei se era para mim. Agora dar a importância da sSpertaça a um titulo, para mim sabe a muito pouco e resumires o triunfo do Koeman a uns oitavos de final da LC (com sorte) e este caneco alinhas pela mediocridade dos que classificam a falta de palmarés do FS.

Se estivemos 16 anos sem a ganhar, acho que ajuda o facto de termos estado 14 anos sem sermos campeoes, ou não?

Quanto ao futuro do Koeman como treinador, confesso que é para o lado que durmo melhor. A mim não deixou saudades, a ti parece que sim, logo cada um na sua e todos pelo Benfica. O facto é que recebeu uma equipa campeã de Portugal e pouco trouxe de mais valia ao futebol do Benfica. Nem tacticamente, nem tecnicamente, não vi o cunho pessoal do Koeman nos diversos jogos da epoca passada.

Mas esta conversa é chão que deu uvas, ninguém vai mudar de opinião e parece uma conversa de surdos, mas percebo a angustia. Estamos 20 e tal dias sem campeonato.  :)

DEAD42

O que eu não entendo é porque os adeptos do Benfica não gosta do Fernando Santos. Eu acho se ele não era Português que os adeptos não ia ser tanto injusto com ele. Eu acho muito injusto o facto dos adeptos do Benfica criticar o Fernando Santos no dia em que ele foi apresentado. O homem nem tinha treinado a equipa e já estava a falar mal dele. Eu acho que o Benfica deste pratica muito melhor futebol do que no ultimos anos. O Katsouranis que tem sido um grande jogador ate agora veio para o Benfica atraves do Fernando Santos. Quando o Anderson esteve mal o Fernando Santos tirou ele para fora a e pois o Ricardo Rocha que tem sido na minha opinião o melhor defesa central em Portugal esta época. Ao contrario do que o Trapattoni fez com o Moreira o Ronald Koeman com o Quim, o Fernando Santos deu um oportunidade ao Quim para mostart que estava capaz de defender a baliza no lugar de tirar a ele para o banco injustamente. Ele já deu oportunidades a Mantorras e ultimamente tem dado oportunidades ao Kikin Fonseca. O Kikin Fonseca, que parece a seu um jogador amado pelos os adeptos, também veio para o Benfica por causa do Fernando Santos. Pouco a pouco ele tem dado oportunidades ao João Coimbra. Ele só usa o Beto apenas quando o Benfica esta em a vantagem para segurar o jogo. O Fernando Santos ganhou o Sporting em Alvalade e quais empatou o ate ganhar nas Antas. O Ronald Koman com Sporting uso um Miccoli e Karagounis que tinha chegado ao Benfica a pouco tempo dias, o Nélson a esquerda, e o Carlitos em lugar do Geovanni, isso sim é um grande asneira. Também com Ronald Koeman o Benfica na segunda volta com o Sporting também jogou muito mal e sem luta. No "Champions" o Benfica este ano só fez menos um ponto do que no ano passado. O Fernando Santos foi criticado pelo o empate na Dinamarca mas o Manchester United e o Celtic perdeu la. Só pergunto se o Fernando Santos não fosse Português será que os adeptos do Benfica criticava ele tanto? Menos a criticar e mas apoiar.

Nuno_SLB

Por incrível que pareça o Nandinho tem mais pontos do que o Koemam na mesma jornada... :buck2:

CorDeSang2

Citação de: Mestre em 27 de Dezembro de 2006, 00:07CordeSangue:

Quanto ao desespero, não sei se era para mim.

Não era, mas tudo bem.

Citação de: Mestre em 27 de Dezembro de 2006, 00:07Agora dar a importância da sSpertaça a um titulo, para mim sabe a muito pouco e resumires o triunfo do Koeman a uns oitavos de final da LC (com sorte) e este caneco alinhas pela mediocridade dos que classificam a falta de palmarés do FS.

Foram quartos-de-final (os primeiros numa década) e quanto aos pseuod-argumentos da sorte, acho que já estamos mais que conversados.

Tu, Mestre, deves estar bater o record de posts em que diminuis factualmente as conquistas (por mais pequenas que sejam) do Koeman.

E agora o outro:

CitaçãoCorDeSang2 desculpa, mas sinceramente não vou continuar esta conversa.

Estás a ser demasiado desonesto, mentiroso e a personalizar a discussão. Como não é para isso que aqui estou, ponto final.

Xico, não conseguiste arranjar maneira de salvar a face sem deixares primeiro uma demonstração da tua falta de capacidade de defenderes a tua posição (errada). Três insultozinhos, um, dois, três, desonesto, mentiroso e 'do estilo que personaliza a discussão'.

Muito bonito para quem começou a conversa a falar em palas nos olhos dos outros.

Citação de: xico_da_bezana em 26 de Dezembro de 2006, 01:16
Isto quando toca a ter palas nos olhos embirra-se com argumentos que parecem claros

Repito:

Saudações para os benfiquistas honestos!

xico_da_bezana

Citação de: CorDeSang2 em 26 de Dezembro de 2006, 17:59

Rapaz, bi-campeão da Holanda, 10 pontos de vantagem e um treinador que muitos vêem como o sucessor a prazo do Rijkaard no Barcelona. Pensa nisto, mas não te canses.

:coolsmiley:

Quando tu dizes isso, e depois chamas argumentos fracos a argumentos de terceiros, sejam bons ou maus, na minha opinião é desonestidade. Não és tu que deves julgar se os argumentos dos outros são fortes ou fracos, como também não vim para aqui dizer que este teu argumento é (ou deixa de ser) fraco.

Pessoalmente isto para mim não passa de uma troca de opiniões, sem ressentimentos. Como escrevi anteriormente, "estás a ser", referi-me a este comportamento, não à tua pessoa em si.

Não sei te consideras no teu grupo dos honestos ou não, mas como eu não faço diferença, também são para ti as

Saudações Benfiquistas

Ft.johИИ

eu sou da opiniao k um treinador deve ter tempo num clube pa desenvolver o seu trabalho e dar estabilidade à ekipa!! em portugal isso é extremamente dificil...no benfica em particular penso k ainda mais!!

No caso do Fernando Santos, a unica coisa k n gosto nele é o facto de ser fraco a nível humano com os jogadores.
Dando um exemplo, neste ultimo jogo com o belenenses, a ekipa ja ganhava por 3-0 e as substituiçoes começaram mto tarde...o manu entra aos 80min e joao coimbra aos 85!! =/

Com o kikin fonseca isto ta farto de acontecer...o benfica c o jogo controlado por volta dos 60min d jogo e ele so entra aos 75-80...e c o manu acontece o mesmo!

Alem disso as substituiçoes sao sempre as mesmas. =S

Contudo, sou totalmente contra a treinadores k ficam um mes...e xicotadas psicologicas, etc...

Mestre

Citação de: CorDeSang2 em 27 de Dezembro de 2006, 00:59
[
Tu, Mestre, deves estar bater o record de posts em que diminuis factualmente as conquistas (por mais pequenas que sejam) do Koeman.

Eu so argumento com factos. Infelizmente não consigo bater o record dos que diminuem o FS ou dos que elogiam o grande feito do Camacho.

Pessoalmente, e ja vejo o Benfica há algumas decadas, o Koeman não trouxe nada de novo e não é por ter sido um grande jogador que tem que ter a minha benção. Senão promovemos o Chalana a treinador principal ou vamos contratar o Maradona e pagamos em farinha...

E considero-me um benfiquista honesto, apesar de discordante da tua opinião.  ;)

Saudações

VALEBEM

Para quem desvaloriza o trabalho do Santos nos lagartos, resta dizer o que um amigo meu me lembrou ontem: ficou sem o Quaresma e o Ronaldo já na pré época, e o Rochemback lesionou-se a 10 jornadas do fim...
Mesmo assim, fez apenas menos 1 ponto do que o nosso Benfica, comandado pelo Camacho...

Quanto à comparação Santos/Koeman, acho que o Koeman é um técnico mais talentoso, mas o Santos serve melhor os interesses do Benfica...
O Fernando Santos tem mais 4 pontos na Liga à 14 jornada, em relação ao Benfica de Koeman... O que é significativo!

redbullstar

Citação de: VALEBEM em 27 de Dezembro de 2006, 10:44
Para quem desvaloriza o trabalho do Santos nos lagartos, resta dizer o que um amigo meu me lembrou ontem: ficou sem o Quaresma e o Ronaldo já na pré época, e o Rochemback lesionou-se a 10 jornadas do fim...
Mesmo assim, fez apenas menos 1 ponto do que o nosso Benfica, comandado pelo Camacho...

Quanto à comparação Santos/Koeman, acho que o Koeman é um técnico mais talentoso, mas o Santos serve melhor os interesses do Benfica...
O Fernando Santos tem mais 4 pontos na Liga à 14 jornada, em relação ao Benfica de Koeman... O que é significativo!
respeito e numeros sao numeros,mas nao concordo  acho o fernando santos muito macio para treinador do benfica o 11 tipo dele ta sempre defenido nao importa se estao em boa ou ma forma

nightcrowler

o fernando asntos macio porque?????
uma coisa é certa, nesta altura temos mais 4 pontos que na epoca passada, e alem do mais temos uma segunda volta mais facil e creio que vamos fazer muitos mais pontos que na epoca passada, e isso sou quase capaz de apostar tranquilamente ate porque na segunda volta temos um calendario mais tyranquilo!!!!!!
na epoca passada tinhamos a obrigacao de sermos campeoes, face ao nosso plantel e ao do porto, nao me venham com tretas, tinhamos uma excelente equipa e o treinador do porto era uma soca, nao consigo entender o nosso 3 lugar na epoca passada atras do sporting!"!!!!!!!!! uma vergonha para mim!!!!
fizemos uma excelente campanha na l.campeoes, este ano ficamos apenas um ponto atras, e alem disso este ano o simao nao fez pre-epoca e nao jogou sequer na dinamarca e na luz com o manchester ainda estava a fazer pre-epoca; rui costa lesionado; miccoli é semana sim semana nao!! para alem disso ainda estamos na uefa e vamos a ver o que acontece nesta competicao1
o koeman nao me deixou grandes saudades, para ser sincero nenhumas, nao so pelo seu total desconhecimento do campeonato portugues, bem como pela sua "prostituicao" na televisao catala, estive na holanda e lá ninguem tem grande impressao dele, e este ano ser campeao no psv desculpem mas nao é grande coisa, é como ser campeao pelo lyon, qualquer treinador mediano consegue fazer isso!!! basta ver que o maior concorrente do psv nem sequer é o ajax ou o feyonard, é o azalkmaar que tem recursos muito muito escassos, nada a ver com o psv.
saudacoes