Fernando Santos

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2006-2007), 49 jogos (29 vitórias, 11 empates, 9 derrotas)

alex_diabólico

Citação de: Referee em 25 de Fevereiro de 2007, 20:35
Essa de dizer que o benfica este ano está muito forte em casa, tem com que se lhe diga, pois ainda não recebemos nenhum dos actuais 5 primeiros classificados.

Já recebemos practicamente todas as equipas que lutam para não descer, e bastou receber uma equipa melhorzinha para a coisa correr mal. No fim de recebermos o porto e o sporting é que se podem tirar as duvidas.

Mas essa equipa melhorzinha foi quem? O Manchester United que está em 1º lugar na PremierLigue ou o Boavista (não falo do jogo, porque as palavras do Jaime Pacheco dizem tudo...)...

Redady

Citação de: Starblade em 25 de Fevereiro de 2007, 22:58
Citação de: LuigiSLB83 em 25 de Fevereiro de 2007, 22:51

A piada está no seguinte. Como é que querem que ele ganhe se não o deixam chegar ao fim?

Para depois chegarmos ao fim e regressarmos de mãos vazias ? Quer dizer, quando a casa já tiver ardido é que se lembram de tomar medidas? E não me venham falar em "estabilidade". A estabilidade deve ser  mantida na excelência, não na mediocridade.[/b]

Starblade sabes quem em muitos assuntos concordo contigo, porque tens razão! em outros discordo, o que é normal, mas lembrei-me agora dum ditado Africano, que talvez se aplique ao que foi escrito

ninguém limpa o cu antes de começar a cagar, e só os macacos cheiram o cu depois de arrear!

por isso aquilo que penso e já aqui afirmei, devem dar o benefício da dúvida até ao fim, digamos que dentro da mediocridade que tu falas, existem alguns pontos positivos em relação ao Fernando Santos, e não é preciso sermos apelidados de «emplastros»( figura que nunca me fez rir, antes pena!), para podermos afirmar que tirando o Trapatoni, nem o Camacho nem o Koeman tinham mais titulos no corriculum(não sei se estou totalmente certo!), por isso, acho estéril esta discussão agora, e vou-te dizer uma coisa, as pessoas como tu estão numa posição previligiada para chegarem ao final e dizerem «eu tinha razão», mas sabes, eu acredito na evolução, não instantânea mas progressiva, e eu sou daqueles que me lembro do Santos desde os tempos do Amadora, e acho pelo que tenho visto até aqui, que é um treinador que evoluiu bastante, por isso eu vou continuar do lado incómodo do «emplastro que acredita», não é confortável, mas é uma característica do meu feitio, julgo o trabalho no fim, porque eu que comando alguns profissionais, se não desse um tempo de adaptação ao lugar e aos seus normais erros de percurso, acredita que mudava de empregados de 3 em 3 meses, e houve quem falhasse ao fim de 3 meses, e depois de 4 anos está comigo e é bom!

Santos para mim tem um problema, nem sempre lê bem o tempo de substituir um jogador, prepara e treina bem, mas mudar em jogo a táctica e jogadores é que me parece que ainda deverá melhorar, isto opinião de quem julga não entender muito de «treinadores/função», só isso!

Abraço!

VALEBEM

Camacho e Koeman são estrangeiros... E a nossa mentalidade é estender a passadeira aos estrangeiros, e fazer a vida negra aos nossos compatriotas...

Bleach

não é bem assim...
eu acho que sabemos reconhecer quem trabalha bem independentemente da nacionalidade...
o "deus" toni é bem portugues.

VALEBEM

O Toni já foi uma espécie de Messias...
Mas aquela passagem dele em 2001, pelo Benfica, creio que o queimou definitivamente...

BenfiquistaRSA

concordo, viva o F. Santos.

Ele comecou mal no inicio da epoca mas realmente a equipa tem jogado um bom futebol nestes ultimos meses e ja recuperamos muito. Se nao fosse a cabrada dos primeiros 4 jogos da epoca estavamos bem em frente deste campeonato, e o fracaso no inicio foi por causa da adaptacao a tactica.
Espero que ele acabe bem o trabalho e que continue para epoca que vem. Se chegar ao fim dos 2 anos e nao ganhar, sim senhor, manda o para a carola mas se ele ganhar vai ser o grande heroi nao?

O unico outro homem que gostava de ver a treinar este nosso Benfica era o Cu Adrianse, grande treinador esse. Agora Erikssons e camachos creio que ja nao fazem nada

D32

Há treinadores e jogadores de quem gostamos e por isso perdoamos-lhes tudo (só para dar um exemplo, eu era incapaz de criticar o leo se ele fizesse porcaria e sofressemos um golo por culpa dele e confesso que se calhar na mesma situação criticaria o nelson).

Isto não tem explicação, somos seres humanos e há coisas que estão para além da razão. há muitos benfiquistas que gostam do camacho e que sempre lhe desculparam os deslize, é compreensivel até porque os deslizes do Camacho têm atenuantes. Agora acho que é injusto compararem qualquer treinador que está no Benfica à imagem que têm do Camacho e fazer dele um D. Sebastião.
Até porque tal como o verdadeiro D. Sebastião apesar de muito desejado, Camacho não deixa muito para recordar. Será que daqui a dez anos alguém se lembra que o Camacho ganhou uma Taça?

Também daqui a 10 anos ninguém se vai lembrar se o Benfica de FS jogava bem ou mal à bola, ou se jogava em quadrado ou em circunferência. Por isso mesmo é que devemos esperar pelo fim da época para balanços mais concretos.

Mas para já defendo a continuídade do FS para a próxima época até porque a equipa precisa de estabilidade. Deixo aqui aqueles que na minha opinião são alguns dos prós e contras de FS.

Prós:
-Personalidade Tranquila (para mim é uma vantagem, que quiser pode considerar desvantagem)
-Futebol bonito
-Percebe MUITO de futebol (o que às vezes não é sinónimo de ser bom treinador)
-Está disposto a aceitar a realidade financeira do Benfica que está em reestruturação, pois como benfiquista consegue perceber os planos do clube a longo prazo, ao contrário de outros treinadores que exigem contratações para defender o seu prestigio pessoal e o seu poste de traballho a curto prazo. (Atenção que não os critico por isso)
-É juntamente com Camacho (e o curto periodo de Mourinho e já agora o jogo do grande Chalana como treinador, a jogar com 3 Centrais como eu defendia na altura...) o único treinador a mudar o sistema de jogo do Benfica e a jogar com dois PL, ao invés daquele 4-2-3-1 com que jogámos durante anos ainda por cima sem nº10 em que o desgraçado do PL ficava sózinho contra os 8 defesas que os adversários plantavam na área.

Contras:
-É um pouco "mole" face à direcção (como se viu no defeso em que deixou a direcção fazer o que quis)- pode parecer contrário a um dos prós mas penso que bater o pé de vez em quando também não lhe fazia mal...
-Tem uma coisa que me irrita muito - pode estar a ganhar por 4-0 mas só lança os jogadores do banco e faz descansar os titulares a 5 minutos do fim
-Não é dos melhor treinadores do mundo.
-Parece ter falta de estrelinha

alex_diabólico

Citação de: D32 em 26 de Fevereiro de 2007, 12:24
Há treinadores e jogadores de quem gostamos e por isso perdoamos-lhes tudo (só para dar um exemplo, eu era incapaz de criticar o leo se ele fizesse porcaria e sofressemos um golo por culpa dele e confesso que se calhar na mesma situação criticaria o nelson).

Pois eu não lhe perdo-o o que fez em Paços e no Dragão... muito antes de custar o 1º lugar a Fernando Santos custa muito mais a Leo. 2+1 seriam 3 pontos, - 2 do Porto... fazendo as contas estariamos isolados...

D32

Citação de: alex_diabólico em 26 de Fevereiro de 2007, 12:28
Citação de: D32 em 26 de Fevereiro de 2007, 12:24

Pois eu não lhe perdo-o o que fez em Paços e no Dragão... muito antes de custar o 1º lugar a Fernando Santos custa muito mais a Leo. 2+1 seriam 3 pontos, - 2 do Porto... fazendo as contas estariamos isolados...

Exacto, é precisamente o que eu quero dizer: como gosto do léo penso que errar é humano e desculpo-o por isso até porque tem feito coisas muito boas no benfica. é quase como quando o rui costa falha um passe, eu fico sempre com a ideia que o outro jogador e que não se desmarcou bem... :)

É tão verdade que só agora que faláste nisso é que me lembrei.

Mestre

Citação de: alex_diabólico em 26 de Fevereiro de 2007, 12:28

Desculpa mas não percebo esse teu comentário. Nesses jogos sofremos golos ao cair do pano, em Paços fruto de um erro de marcação da defesa, no Dragão num lançe em que toda a gente salta e ninguém chega à bola.

Para mim, culpo muito mais as exibições contra o Boavista, Braga, Naval e Varzim, onde de facto a equipa não deu grande imagem de sí.

nightcrowler

em minha opiniao, se o f.santos tivesse o simao, sem duvida o melhor jogador da equipa, desde o primeiro momento da pre-epoca, nao tenho duvidas que estariamos na liga campeoes ainda e que no campeonato estariamos melhor.
nem vou falar das lesoes do rui costa(que culpa tem ele de o dep. medico nao conseguir ver uma rotura de 2 cm na coxa??) ou do miccoli, muito menos na venda do r.rocha (a que ele sempre se opos).
saudacoes, contas no fim,mas estou muito confiante numa epoca em grande

VALEBEM

Se não tivessemos sido eliminados pelo Varzim, teríamos que jogar esta quarta feira em Braga, para a Taça... Havia de ser bonito...

De um modo geral, o trabalho do Fernando Santos está a ser bom... Saio da Luz bem mais satisfeito, pois o Benfica tem ganho e tem feito bons jogos...
Excluindo aqueles primeiros 2 ou 3 meses da época, onde o Benfica se esteve a adaptar a um novo esquema táctico, e onde certas peças fundamentais na equipa estiveram indisponíveis, o Benfica é, desde o início de Dezembro, uma equipa equilibrada, confiante em campo, que sabe quando deve dominar o jogo, ou controlá-lo apenas, e que tem feito bons resultados e exibições...
Temos marcado golos, e praticamente não os temos sofrido...

Monteirex

Olá a todos,

Li hoje umas declarações do FS, que penso fazerem parte da sua última conferência de Imprensa, que me indispuseram ainda mais contra ele. Passo a citar:
Pergunta do jornalista: "Porque perdeu o Benfica contra o Varzim?"
Fernando Santos: "Porque não jogaram os onze melhores jogadores."

Que têm de mal estas declarações?
Para já contradiz-se, porque a seguir ao jogo tinha dito que "quando a equipa perde há sempre responsabilidade do treinador". Mas também quer dizer que quem não é do onze ideal de FS, não serve, não conta, não presta. E quem jogou a titular contra o Varzim  que não é titular habitual? João Coimbra. Conclusão evidente: João Coimbra não serve, não conta e não presta.

Este treinador não serve para o Benfica. Porquê? Porque o trabalho dum treinador não é só montar um onze para um jogo. É preparar jogadores para o futuro do clube e tentar ter um grupo de trabalho com níveis de motivação o mais parecidos possível para que quem joga se sinta sempre motivado e preparado para dar o seu melhor.
Com FS assim não é. Ele não percebe que perdemos com o Varzim não porque não estavam lá os onze sagrados, mas porque ele não quis preparar os outros para serem utilizados. Enorme lacuna num perfil dum treinador, digo eu. ENORME.

Já todos sabemos que para FS há onze jogadores titulares e os outros, que são uns chatos, uns impecilhos, de que ele se livraria rapidamente se pudesse. Que o digam Moretto, Moreira, Miguelito, etc.

Mas sabendo que uma equipa como o Benfica joga mais ou menos 50 jogos por época é impensável que possam jogar sempre os mesmos onze. Daí que seja fundamental que as alternativas estejam devidamente prontas para jogar. Com FS não é assim. Quem não é do onze base não serve e é ignorado. Quando joga e faz asneira é queimado. Se possível nunca jogariae provavelmente não voltará a jogar.

Este treinador é uma besta
Que acabe a temporada e desampare a loja o mais rapidamente possível, levando com ele este assador de jogadores, onde os vai queimando um por um, na sua ânsia de salvar a própria pele, saindo sempre incólume de todos os problemas.A culpa com ele não morre solteira. Casa-se sempre com os jogadores.

Saudações benfiquistas

nightcrowler

curioso, o grande defensor da rotatividade é o paulo bento e nao vejo os sportinguistas muito satisfeitos com isso.
o objectivo de qualquer treinador é ter os melhores prontos para jogar, e mais nada.
o mourinho tem uma equipa de nao sei quantos milhoes mas se nao joga o terry parec que é o fim do mundo.
saudacoes

Monteirex

Citação de: nightcrowler em 26 de Fevereiro de 2007, 14:06
curioso, o grande defensor da rotatividade é o paulo bento e nao vejo os sportinguistas muito satisfeitos com isso.
o objectivo de qualquer treinador é ter os melhores prontos para jogar, e mais nada.
o mourinho tem uma equipa de nao sei quantos milhoes mas se nao joga o terry parec que é o fim do mundo.
saudacoes

Paulo Bento tem uma equipa de miúdos, promissores mas ainda imaturos, tem o Liedson, um grande goleador, e depois tem uma quantidade de COXOS. Pode rodar para onde quiser, que mais cedo ou mais tarde, as insuficiências daquele plantel vêm à tona.
Mourinho tem um plantel vasto, que vai rodando, o que não quer dizer que não tenha um núcleo duro na equipa.
Para FS há um onze, que é o núcleo duro, o resto é lixo...

Saudações benfiquistas