Fernando Santos

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2006-2007), 49 jogos (29 vitórias, 11 empates, 9 derrotas)

Amsterdam

miglle

Ahhhhh .. nos treinos ve-se tudo !!! .  .  vcs são crentes !! . . o Karagounis só está a titular pq o Nuno Assis foi castigado e o Rui Costa está lesionado, senão estava a roçar o banco . . achas que há milagres ?? . . o karagounis saltou logo para titular pq não havia mais ng para a posição !!! vcs é que inventam !!

Intrusão e Entrosão . . demoraste tanto tempo assim a ir ver ao dicionário ?!  ;)  . . mas tiraste-me a duvida  :buck2:

Custa mto compreender que a questão é 90 min seguidos ?? ?? . .

se há lesões há rotatividade ?? óbvio, mas não é por opção !! e vendo as questões das lesões, a maioria delas são precisamente por falta de rotatividade !!!! e exagero no tempo do uso do jogador !!

Qto ás estatisticas, tu deste os parabéns aos que as fizeram, mas como MESTRE em estudos estatisticos não "conseguiste" critica-las como deverias e como o fizeste no passado !! E não acredito que te tenhas esquecido da "regra dos extremos" !!

Aqui estamos a defender uma equipa que JÁ GANHOU O JOGO !! . . estamos a defender a rotatividade da equipa que futuramente irá precisar de suplentes á altura dos titulares, tanto fisicamente como em forma !!

E no final da época:
. . como vais avaliar o Paulo Jorge?
. . como vais avaliar João Coimbra?
. . como vais avaliar o Manu ?
. . como vais avaliar o Marco Ferreira?
. . e todos os NÃO TITULARES ?

Será que eles não prestam ?? . . vão ser todos dispensados ?? . . e para quê planteis de 25 jogadores ??

Iubire

Citação de: Mestre em 27 de Fevereiro de 2007, 17:34
Citação de: Iubire em 27 de Fevereiro de 2007, 17:31

Mas que jogadores te referes então? Ao Pedro Correia ( 0 min)?Ao David Luiz? (0 min), ao Miguelito (2 jogos a titular?)? Ao Karyaka ( suplente utilizado 4 vezes, na última das quais a médio-defensivo)? Ao Coimbra (uma vez titular, e joga 2 minutos por jogo)?Ao Manú? Não sei a  que oportunidades a sério te referes...  :-\

Quando se é bom joga-se a qualquer lado. O Veloso começou como extremo esquerdo e acabou a carreira a defesa direito, fez todas as posições do meio campo e da defesa, só não jogou a guarda redes e ponta de lança.

O kat é polivalente para fazer isso, o R.Rocha foi lateral muitas vezes para tentar agarrar a titularidades, o Simão agora é nº 10, enfim, os jogadores também têm que se adaptar à táctica...

Então experimenta por o Simão a médio-defensivo, a jogar 45 min por época, para ver o que ele rende...
O Karyaka rende é nas costas do ponta-de-lança... a "vagabundo" como o Simão agora tem jogado, vejam o nº de golos que o russo fez no passado,e é uma opção muito mais interessante para a táctica que usamos, do que o P.Jorge ou o Manú...por exemplo!

Mestre

Citação de: Iubire em 27 de Fevereiro de 2007, 17:38

Pronto, já vi que não vale a pena, estão tão determinados na defesa do nosso treinador( o que não deixa de ser positivo em grande parte) que não conseguem ver o que é visivel a qq par de olhos..Só espero que o Santos comece a utilizar mais o plantel que dispõe ou então que me engane em relação ao cansaço que prevejo ( e que em alguns já é notório) nos jogadores mais importantes e que no fim vençamos o Campeonato e a Uefa, que é o minímo que exijo ao melhor plantel de Portugal ...

Não é defender o treinador, é não comentar o que desconheço (ambiente de balneário e aplicação nos treinos). Mas percebo que o FS escolha o 11 que lhe dá mais confiança, já que teve 3 meses para que o losango funcionasse e não quer arriscar pontos com substituições em alturas cruciais do jogo.

Por outro lado, melhor plantel de Portugal?  :) Pelo que tenho lido algures neste forumi o Porto tem um plantel tão bom ou melhor que o Benfica, mas se cahar eu é que estou a ver mal...

miglle

. . com jogos ganhos a 3-0 , 4-0 , 3-1 . . qual é o risco de fazer substituições ???

O losangulo não vai deixar de funcionar pq os jogadores do losangulo são sempre titulares . . o problema aqui são as SUBSTITUIÇÕES !!!  . . arrre .. é dificil entender ??

miglle

Mestre . .

Ahhhhh .. nos treinos ve-se tudo !!! .  .  vcs são crentes !! . . o Karagounis só está a titular pq o Nuno Assis foi castigado e o Rui Costa está lesionado, senão estava a roçar o banco . . achas que há milagres ?? . . o karagounis saltou logo para titular pq não havia mais ng para a posição !!

se há lesões há rotatividade ?? óbvio, mas não é por opção !! e vendo as questões das lesões, a maioria delas são precisamente por falta de rotatividade !!!! e exagero no tempo do uso do jogador !!

Se os jogadores podem rodar qdo estiverem lesionados .. então vamos esperar que o Katsouranis dê o TILT, pq aí ele já fica de fora ?? . . ele não se pode é lesionar para poder ser mais uma opção !!

Qto ás estatisticas, tu deste os parabéns aos que as fizeram, mas como MESTRE em estudos estatisticos não "conseguiste" critica-las como deverias e como o fizeste no passado !! E não acredito que te tenhas esquecido da "regra dos extremos" !!

Aqui estamos a defender uma equipa que JÁ GANHOU O JOGO !! . . estamos a defender a rotatividade da equipa que futuramente irá precisar de suplentes á altura dos titulares, tanto fisicamente como em forma !!

E no final da época:

Será que eles não prestam ?? . . vão ser todos dispensados ?? . . e para quê planteis de 25 jogadores ??

Iubire

Citação de: Mestre em 27 de Fevereiro de 2007, 17:44

Pronto, já vi que não vale a pena, estão tão determinados na defesa do nosso treinador( o que não deixa de ser positivo em grande parte) que não conseguem ver o que é visivel a qq par de olhos..Só espero que o Santos comece a utilizar mais o plantel que dispõe ou então que me engane em relação ao cansaço que prevejo ( e que em alguns já é notório) nos jogadores mais importantes e que no fim vençamos o Campeonato e a Uefa, que é o minímo que exijo ao melhor plantel de Portugal ...

Não é defender o treinador, é não comentar o que desconheço (ambiente de balneário e aplicação nos treinos). Mas percebo que o FS escolha o 11 que lhe dá mais confiança, já que teve 3 meses para que o losango funcionasse e não quer arriscar pontos com substituições em alturas cruciais do jogo.

Por outro lado, melhor plantel de Portugal?  :) Pelo que tenho lido algures neste forumi o Porto tem um plantel tão bom ou melhor que o Benfica, mas se cahar eu é que estou a ver mal...

O Porto? O Porto têm 4 ou 5 grandes jogadores e o resto não vale "um chavo", ao contrário do que a comunicação social quer transparecer, jogadores como o Pepe,Paulo Assunção,Bosingwa,etc se jogassem no SLB, não acabavam nenhum jogo, eram expulsos logo na 1ª parte... numa equipa onde o Bruno Alves é titular diz tudo acerca da sua qualidade!
Depois é o que todos sabemos, por exemplo no último jogo, se  não tivesse sido aquele golo em claríssimo fora-de-jogo, como o jogo estava a decorrer, o Beira-Mar empatava de certeza absoluta, mas aquele 2-0 matou o adversário...já vi muitas vezes disso para achar que foi sem-querer...

Hocuspocus

De facto, é algo a rever por parte do Fernando Santos. Estando a vencer por margens confortáveis, podia (e devia) mexer mais na equipa, poupando dessa forma alguns minutos de esforço aos titulares.

D32

Sinceramente também me irrita o hábito das substituições a 1 minuto do fim e também acho que o FS deveria rodar mais o plantel, não no que diz respeito ao 11 titular mas usando as substituições quando os jogos já estão quase resolvidos.

No entanto:

1. Por alguma razão o FS é treinador do Benfica e eu a única coisa que treino são equipas no FM (e acho que há pessoas aqui no forum que joga FM a mais...

2. Não digo que sejam todos, porque leio aqui opiniões coerentes, mas alguns users criticam a não rotatividade porque o Benfica tem ganho e jogádo bem e por isso é a única coisa que têm para dizer contra o FS no curto prazo.

3. Não há assim tantas alternativas no plantel (quando já li aqui que o karyaka é um jogador de classe mundial, mostra bem onde chega o exagero)

Termino só com uma pergunta. Estão a crer insinuar que o Jesualdo é melhor que o FS ? E são vocês que dizem que o FS não tem curriculo?

Mestre

Citação de: miglle em 27 de Fevereiro de 2007, 17:41
Ahhhhh .. nos treinos ve-se tudo !!! .  .  vcs são crentes !! . . o Karagounis só está a titular pq o Nuno Assis foi castigado e o Rui Costa está lesionado, senão estava a roçar o banco . . achas que há milagres ?? . . o karagounis saltou logo para titular pq não havia mais ng para a posição !!! vcs é que inventam !!

Intrusão e Entrosão . . demoraste tanto tempo assim a ir ver ao dicionário ?!  ;)  . . mas tiraste-me a duvida  :buck2:

E no final da época:

Bem, vou tentar formular uma resposta estruturada para ver se consigo trabalhar um bocado depois.

1º Eu não invento porque não sei, como não conheço não faço juizos de valor. No entanto, tu achas que os treinos não fazem a diferença? Porque é que o Karyaka não teve as oportunidades do Karagounis? Tens alguma razão que conheças ou vais mandar um palpite?

2º A questão gramatical já a tinha visto antes, não ando com o dicionário atrás. Como não gosto de corrigir ninguém ainda achei que na 1ª vez era erro, ao ser recorrente é falta de conhecimento mesmo.
Escusas de ser tão agressivo...

3º O campeonato inglês tem 2 jogos por semana e 3 substituições por jogo, logo há 72,7% dos jogadores que fazem 90 minutos seguidos. Se considerarmos que 2 ou 3 jogadores são mudados por jogo, num mês há jogadores que fazem muitos mais minutos do que os nossos logo não estou preocupado com os jogadores do benfica. Não confundam cansaço com economia de esforço...

4º lesões - o que sabes para dizer que as lesões têm a ver com o excesso de utilização? Por essa lógica o Katsouranis ou o Simão já estavam lesionados? Não existem lesões por outras razões que não as da utilização? Não sei, mas tu deves saber, manda lá mais um palpite.

5 º estatisticas - os minutos jogados dizem exactamente o que querem dizer, minutos jogados. Se quiseres ter informação mais detalhada fazes os minutos médios por jogo e consegues perceber quem é mais utilizado. No entanto, o que é melhor: jogar 3 jogos a titular e descansar 1, realizando 270 minutos em campo e descansado 90? Ou jogar 4 jogos 67 minutos e meio e descansar 22,5? Tu defendes a 2ª, eu acho que a 1ª faz mais sentido. E se o jogador em questão suportar os 90 min atras de 90 sem esforço, devemos encostá-lo para descansar e perder ritmo?

6 º plantel de 25 jogadores, avaliação dos suplentes e se ficam ou não.

Se eu mandasse no benfica tinhamos um plantel de 24 jogadores, 2 para cada posição, sendo que os restantes a serem chamados para treinos por lesão deviam ser juniores. Nesse sentido acho que o Benfica tem jogadores a mais, e por isso deve afinar o plantel optando por jogadores com alguma polivalência como o caso do Miguelito, Kat, Marco Ferreira ou Simão. Ter um defesa central / trinco no lugar do Beto por exemplo, garantir que o João Coimbra tanto pode jogar a trinco como a interior, ter alternativas que não impliquem mais jogadores.

O problema é que temos 2 jogadores, Manu e Paulo Jorge, que são extremos e não encaixam no losango do Benfica. Logo, o que fazer com eles? Adaptar um a interior e outro a avançado? Emprestar? Dispensar? Tudo depende do sistema de jogo a usar e nesse caso o treinador é soberano.

LuigiSLB83

Citação de: Iubire em 27 de Fevereiro de 2007, 17:55

O Porto? O Porto têm 4 ou 5 grandes jogadores e o resto não vale "um chavo", ao contrário do que a comunicação social quer transparecer, jogadores como o Pepe,Paulo Assunção,Bosingwa,etc se jogassem no SLB, não acabavam nenhum jogo, eram expulsos logo na 1ª parte... numa equipa onde o Bruno Alves é titular diz tudo acerca da sua qualidade!
Depois é o que todos sabemos, por exemplo no último jogo, se  não tivesse sido aquele golo em claríssimo fora-de-jogo, como o jogo estava a decorrer, o Beira-Mar empatava de certeza absoluta, mas aquele 2-0 matou o adversário...já vi muitas vezes disso para achar que foi sem-querer...

Apenas um reparo.

Eu não acho que jogadores como o Pepe, P.Assunção ou Bosingwa, sejam jogadores fracos! Qualquer um deles tinha lugar no plantel. Por exemplo o Bosingwa não sei se não seria titular. É um jogador rapidissimo. Muito forte fisicamente e é muito raro ver alguem passar por ele. É um jogador mais "maduro" do que o Nelson. Também sabe subir à linha muito bem.

Hocuspocus

Citação de: LuigiSLB83 em 27 de Fevereiro de 2007, 18:02
Citação de: Iubire em 27 de Fevereiro de 2007, 17:55

Apenas um reparo.

Eu não acho que jogadores como o Pepe, P.Assunção ou Bosingwa, sejam jogadores fracos! Qualquer um deles tinha lugar no plantel. Por exemplo o Bosingwa não sei se não seria titular. É um jogador rapidissimo. Muito forte fisicamente e é muito raro ver alguem passar por ele. É um jogador mais "maduro" do que o Nelson. Também sabe sunir á linha muito bem.

É raro ver alguém passar por ele? O Bonsigwa tem o mesmo defeito do Nélson, defende mal, aliás, muito mal.

Iubire

Citação de: D32 em 27 de Fevereiro de 2007, 17:59
Sinceramente também me irrita o hábito das substituições a 1 minuto do fim e também acho que o FS deveria rodar mais o plantel, não no que diz respeito ao 11 titular mas usando as substituições quando os jogos já estão quase resolvidos.

No entanto:

1. Por alguma razão o FS é treinador do Benfica e eu a única coisa que treino são equipas no FM (e acho que há pessoas aqui no forum que joga FM a mais...

2. Não digo que sejam todos, porque leio aqui opiniões coerentes, mas alguns users criticam a não rotatividade porque o Benfica tem ganho e jogádo bem e por isso é a única coisa que têm para dizer contra o FS no curto prazo.

3. Não há assim tantas alternativas no plantel (quando já li aqui que o karyaka é um jogador de classe mundial, mostra bem onde chega o exagero)

Termino só com uma pergunta. Estão a crer insinuar que o Jesualdo é melhor que o FS ? E são vocês que dizem que o FS não tem curriculo?

Quanto ao teu ponto 3, toma lá:

Years          Club                             App (Gls)*
1996–1998- FC Metalurh Zaporizhzhya   49 (8)
1998–2000-  FC CSKA Kyiv                   35 (4)
2000–2005- Krylya Sovetov Samara       155 (56)
2005–present-SL Benfica                     12 (3)

2001 -  Russia                                     27 (6)

"..his real success at Samara would come in 2004, where he tallied a total of 22 goals in 37 games. 17 of these came in the Russian Premier League and he missed the best scorer title by only one goal. It should be noted that a number of his goals came from free kicks from 30 yards out and more." in Wikipédia

"A superb left-sided attacker with impeccable technique, Andrei Kariaka has a keen eye for goal. He is deft from dead-ball situations and an uncanny knack of making perfectly-timed runs into opposing penalty areas. " in uefa.com

miglle

Mestre  . .  pegas em palavras minhas e leva-las pro caminho que entendes . . no entanto não encaixas no significado que lhes atribuo . .

1º O treinos óbviamente fazem diferença, mas o que conta para os jogadores são os jogos, a ENTROSÃO consegue-se com mais eficácia dentro do prórprio jogo. Há outra motivação, há outra vontadede mostrar !! E o Karyaka não teve as oportunidades que o Karagounis teve, simplesmente pq os jogadores do lugar do Karagounis estão inválidos, e o Karyaka não encaixa no losangulo do FS.  É simples !!! . . depois há preferencias do próprio treinador !!

2º Na questão gramatical tens toda a razão . . ao escrever nunca tinha reparado na forma como introduzia a palavra. Qto ao ser agressivo, aconteceu pois a meio da conversa chamas a atenção do erro gramatico, qdo podias faze-lo no final com um P.S.. Como senti aí alguma agressividade tua, reagi .. se não o fizeste com intenção, toma a minha reacção tb como normal.

3º Em Portugal temos o campeonato Português !! Se tivessemos em capeonato como o Inglês aqui, teria que haver mtooooo mais dinheiro para a competição e reforço das equipas !! Por alguma razão o Inglês é o melhor do mundo !! Logo o exemplo não é válido

4º As lesões tem acontecido por excesso de utilização sim.

Rui Costa 90 min em cima de 90 min . . lesionado .. má recuperação por querer mete-lo a jogar .. lesionado .. 90 min em cima de 90 min .. lesionado. Miccolli idem, Petit idem (jogos na selecção e no clube, selecção, clube .. sem descanso).

5º Minutos jogados . . tu preferes jogar 3 vezes a titular e descansar um completo ?? . . e contra quem vais descansar ?? vais descansar pq já deste o TILT ao fim de 3 jogos (lesão) ?? vais descansar pq tiveste algum vermelho ?? .. o Katsouranis já tem pelo menos 12 jogos seguidos nas pernas . . e o descanso ?? . . se o Katsouranis fizer alternadamente 90 min, 70 min, 90, 70, 90, 65, 90, 90, 70 . . conforme a dificuldade do jogo, não terá mais lógica ?? Ao mesmo tempo vai dando oportunidade de jogar a outros !!   

Nas Estatisticas, qdo estás a estudar a rotatividade POR JOGO  de um plantel, não vais analisar lesões DE CERTEZA !!!!!! vais analisar é os minutos jogados em cada jogo, o nº de substituições e o numero de minutos jogados depois da substituição !!! . . são essas as estatisticas que se fazem !!! . . vcs querem meter á força as lesões e os castigos, mas esses não podem entrar pq nem são nas condições normais de jogo, nem entram nas opções de jogo normal !!! Uma lesão não é optativa, nem dura apenas um jogo !!

6º Plantel de 25 jogadores .. os suplentes TEM  que ser avaliados nos treinos, mas tb dentro do campo !!!

Qdo toca a defender o treinador vcs ficam cegos !!!

P.S. - A fazer palpites anda o FS qdo tenta escolher os jogadores para entrarem aos 90' e para jogarem 35 segundos. jogar o Mantorras ou jogar o roupeiro, é igual .. são só 35 segundos !!

Rendufas

Viva o simão, que desde há dois ou 3 meses que anda com a equipa ás costas.

Graças a deus que temos o simão.  :)