Fernando Santos

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2006-2007), 49 jogos (29 vitórias, 11 empates, 9 derrotas)

Monteirex

Miggle,

admirei o teu esforço de explicar as coisas.
Mas só se pode explicar a quem quer entender...

Saudações benfiquistas

miglle

Mestre . .

Não fugi a questão nenhuma . . os jogadores do campeonato Inglês tem equipas mto mais equilibradas (Há $$ para isso). Tem outra mentalidade (+ avançada) que lhes permite encarar os jogos como os ultimos que vão fazer na vida. E há mtooo mais rotação de jogadores !!! Não me venhas dizer que as equipas jogam 3 vezes por semana sempre com o mesmo onze, pq se o dizes, não falas verdade !!

No Benfica ng está a dizer que os titulares tem que rodar !!!! . . o que se diz é que em jogos faceis em que o resultado está definido, o treinador PODE experimentar outros jogadores dando-lhes a possibilidade de se mostrarem, PODE refrescar a equipa, PODE equilibrar o entrosamento do plantel, PODE fazer descansar os mais utilizados !!! São mtas as virtudes da rotação do plantel !!

O facto de dizeres que deixas as criticas para os outros, deixa-me com uma ideia  concerteza um pouco errada acerca de ti !! .. o sentido critico é tão ou mais importante que o sentido de protecção !! .. aliás o sentido de protecção acaba mais vezes por ser obsessivo e irracional que o sentido critico !!

Embora não tenha mto gosto no Fernando Santos, reconheço que ele consegue meter a equipa a jogar bom futebol, o que me atraí e me faz apoia-lo, pelo menos até final da época !! . . não posso deixar é de criticar os ptos errados que ele tem, tal como nunca deixei de criticar osptos errados do Camacho ou do Erickson !! . . sem sequer querer compara-los !!

Uma coisa que noto é que os treinadores da velha guarda não tem a capacidade de pensar em situações que cada vez mais decidem campeonatos !! Planeamento e gestão do plantel !!

P.S. - noto algumas vezes a equipa um pouco instavel, talvez na defesa !! o Paços até aos 67 min podia ter empatado o jogo sem grandes dificuldades .. tiveram ocasiões para isso. Depois dos 65 ou 67 min, deram o berro .. ficaram rotos !! e aí é que o nosso treinador refrescava a equipa !! . . acho que isto já é cada vez mais cultura geral do que cultura de treinador !!

Monteirex  ;)

rac

Aqui as criticas ao Fernando Santos são muitas, grande parte delas diga-se, injustas e infundadas. Suspeitei da sua contratação, mas não faço da teimosia virtude, pelo que sei reconhecer o bom trabalho. Não preciso de números, nem de factos teóricos para achar que o Fernando Santos está a fazer um bom trabalho, há 9 anos que tenho cativo na Luz, e não vi muitas vezes a regularidade e segurança que esta equipa nos oferece.

Mas vamos então falar sobre este Benfica:

- Esquema táctico – A época começou com um losango a que a equipa não estava habituada. Era o fim do mundo. Porque nunca íamos conseguir jogar assim, porque perdemos 3-0 contra o sportem num jogo treino bla, bla, bla... Fernando Santos, perante a necessidade de ganhar preparou um 4-3-3 alternativo ao qual a equipa estava mais rotinada e aos poucos e poucos (sem desistir, nem abdicar das suas ideias) instalou o 4-4-2 losango com muito sucesso! A equipa joga bom futebol ofensivo e é a mais concretizadora da última meia dúzia de anos (pelo menos, pq não tenho dados anteriores) com 1,91 golos por jogo. Não foi o fim do mundo.

- Campeonato-
Não estamos em primeiro, mas estamos a fazer um bom campeonato. A intranquilidade inicial, criada em grande medida pelos media e adeptos, suspeitando da nova táctica, levaram a algumas perdas de pontos nos minutos finais de partidas e alguma falta de consistência. Mas se pensarmos que se por acaso não tivéssemos sofrido aquele golo no último minuto no dragão, estávamos com os mesmos pontos do porto, muito fica dito... E houve ainda 2 pontos deixados no último minuto em Paços, e o incrível jogo com o Boavista. Onde estaríamos?

Taça-
A eliminação da taça foi de facto um fracasso. Um falhanço do treinador e da equipa que embaraçaram os adeptos. Mas para quem defende maior rotação do plantel, ficou à vista o que 2 alterações no 11 titular podem causar. Mas não deixa de ser verdade que a atitude não foi a melhor. Ainda assim, a presença em apenas 2 competições pode vir a ser positiva, no fim se verá.

Europa- Uma prestação na Champions marcada sobretudo pela derrota em casa com o Manchester. Sofrer 3 em Glasgow tb é demais, é certo, mas é um campo muito difícil, quem esteve na Luz a ouvir os adeptos do Celtic sabe disso. A saída prematura ditou a entrada na UEFA onde a equipa tem estado bem.

Gestão de jogadores- Criticado por não rodar os jogadores e usar quase sempre o mesmo onze, a verdade é que o plantel não estica assim tanto como isso. No meio campo, as lesões de Rui Costa e os castigos a Nuno Assis impediram maior rotação dos jogadores, sobravam para essa zona, Coimbra, Beto e Karyaka, qualquer deles abaixo dos restantes. Na frente foram as lesões de Miccoli, a provocar a ausência de rotação. Mantorras eternamente debilitado e um Kikin lento e desadaptado não eram opções continuadas e percebe-se porquê.
Os jogadores ultrapassaram a indisciplina dentro de campo do inicio de campeonato (por culpa dos resultados negativos) e nunca demonstraram falta de respeito ou descrédito pelo treinador
Houve ainda a reformulação positiva do trabalho do Simão, que quer a 10 ou a ponta de lança tem sido exemplar, desdobrando-se em toda a manobra ofensiva. A recuperação de Karagounis também se deve à aposta e apoio de FS.
O apoio ao Nuno Gomes, mais um vom exemplo do seu trabalho em defesa dos jogadores.

Futebol praticado- Muitas das vezes bonito, alguma das vezes inconstante, mas quem tem ido à Luz não se pode queixar de maus espectáculos. O jogo com o Boavista é a prova máxima disso, um grandissimo jogo como não se via há muito e uma equipa aplaudida apesar de um empate caseiro. Isto diz muita coisa.

A verdade é que os nossos 2 últimos inícios de época têm sido dar pontos de avanço aos adversários, quer seja por o treinador ser estrangeiro ou por querer mudar a táctica da equipa. Parece-me que correr o mesmo risco, mudar de novo de treinador, é cometer um erro demasiado infantil Mas estabilidade, para muitos benfiquistas, é sinónimo de incompetência, pelo que tudo é possível...

Haverá sempre quem ache mau, por causa da tactica, dos jogadores que escolhe, pelo que diz, pelo que não faz, porque atacamos pelo meio, ou porque atacamos pelas pontas, porque jogamos bonito, ou porque não ganhamos,pelo tique, por isto, ou por aquilo...

Mas acreditem, que o tribunal da Luz não está desse lado.

sóáguias

Citação de: Bleach em 27 de Fevereiro de 2007, 19:54
como já escrevi muitas vezes , nem 8 nem 80...

no final , quando se fizerem as contas , vai ter que ter algum trofeu na manga...

ficar a seco com este plantel é crime..

não nos podemos esquecer das coisas boas , nem das más  ,

como ter perdido o nosso lugar na champions para o celtic...

ou a taça na povoa...

Concordo!! Façamos a avaliação no fim do campeonato para bem do Benfica! Criticar agora não vai adiantar nada, reconheço razão a quem discorda de Fernando Santos em alguns assuntos, mas como costumo dizer, ele é o treinador do Benfica e por isso é o meu treinador até ao fim do campeonato, depois logo se vê...

Starblade

Citação de: LuigiSLB83 em 27 de Fevereiro de 2007, 19:46

Acabaste de dizer que viste o melhor Simão e o melhor Luisão. É obvio que não vais reconhecer que isso também é mérito do F.Santos, claro.

No Comments...

Há mérito do Santolas no melhor Luisão e no melhor Simão de sempre? Então também deveriamos estar a ver o melhor Nélson de sempre, o melhor Nuno Gomes de sempre, o melhor Mantorras de sempre e o melhor Rui Costa de sempre. Ou só tem mérito nos jogadores que estão no melhor momento e não tem naqueles que estão no pior momento?

Aliás, a lesão do Rui Costa é da exclusiva responsabilidade do Santolas, como já ficou provado pelas suas próprias declarações. Enquanto não lesionou o rapaz não descansou.

sm738

O nosso treinador chama-se Fernando Santos e nao Santolas

Senao começamos a chamar-te Starbladolas  :crazy2:

Nuno Lino

enquanto vier aqui ao forum e continuar a ver esta azia de certos user´s é muito bom sinal...
e ja agora o benfica é a melhor equipa em casa e tem o memsmo nº de golos marcados que os porcos....

LuigiSLB83

Citação de: Starblade em 27 de Fevereiro de 2007, 22:23
Citação de: LuigiSLB83 em 27 de Fevereiro de 2007, 19:46

Acabaste de dizer que viste o melhor Simão e o melhor Luisão. É obvio que não vais reconhecer que isso também é mérito do F.Santos, claro.

No Comments...

Há mérito do Santolas no melhor Luisão e no melhor Simão de sempre? Então também deveriamos estar a ver o melhor Nélson de sempre, o melhor Nuno Gomes de sempre, o melhor Mantorras de sempre e o melhor Rui Costa de sempre. Ou só tem mérito nos jogadores que estão no melhor momento e não tem naqueles que estão no pior momento?

Se há mérito é porque há mérito. Se não há é poque não há. É preso por ter cão e por não ter.

Como qualquer jogador tem altos e baixos. Tem picos de forma e tem momentos menos bons. No geral a equipa está coesa e a jogar bem. Os jogadores jogam para o colectivo. Não é o facto de um jogador que está em grande forma que é importante, pois isso não serve de nada se a equipa não ganha. O que está a acontecer é que muitos jogadores estão em grande forma, como por exemplo o Quim, Luisão, Leo, Petit, Katso, Simão, Micolli mas sempre a jogar para o colectivo e isso deve-se ao treinador

Aliás, a lesão do Rui Costa é da exclusiva responsabilidade do Santolas, como já ficou provado pelas suas próprias declarações. Enquanto não lesionou o rapaz não descansou.

A lesão do Rui Costa é culpa do treinador? Como é que é possível escreverem uma barbaridade destas  meus deus...
No Comments

Mestre

Citação de: Monteirex em 27 de Fevereiro de 2007, 19:59
A questão de futebol inglês fez-me sorrir.
Para começar são dois tipos de futebol completamente diferentes. O inglês baseado no passe longo e muita corrida, muita velocidade, o português muito mais lento e baseado no transporte de bola.
Depois, no futebol inglês os planteis são muito mais equilibrados e maiores por norma do que em Portugal. Depois o futebol inglês é mais duro mas muito mais leal.
Depois a qualidade das arbitragens...

Daí que, concluo, não se possa comparar. Há mais jogos, mas também há mais jogadores. Há mais dureza mas menos violência e os árbitros, quando vêm apitam mesmo...

Não comparemos o incomparável....

Chelsea - 23 jogadores
MU - 22
Liverpool - 29
Arsenal - 25

Fonte: http://www.premierleague.com/barclays-premiership-football-league-table.html

Planteis com muito mais jogadores do que em Portugal face ao maior numero de jogos...

Starblade

Citação de: LuigiSLB83 em 27 de Fevereiro de 2007, 22:54

A lesão do Rui Costa é culpa do treinador? Como é que é possível escreverem uma barbaridade destas  meus deus...

Já foi explicado comparando as declarações Santolas com as acções Santolas. Lamento que tenhas falhado os 51348 posts escrito sobre esse assunto. Vai-te informar e depois volta cá.

LuigiSLB83

Citação de: rac em 27 de Fevereiro de 2007, 20:49
Aqui as criticas ao Fernando Santos são muitas, grande parte delas diga-se, injustas e infundadas. Suspeitei da sua contratação, mas não faço da teimosia virtude, pelo que sei reconhecer o bom trabalho. Não preciso de números, nem de factos teóricos para achar que o Fernando Santos está a fazer um bom trabalho, há 9 anos que tenho cativo na Luz, e não vi muitas vezes a regularidade e segurança que esta equipa nos oferece.

Mas vamos então falar sobre este Benfica:

- Esquema táctico – A época começou com um losango a que a equipa não estava habituada. Era o fim do mundo. Porque nunca íamos conseguir jogar assim, porque perdemos 3-0 contra o sportem num jogo treino bla, bla, bla... Fernando Santos, perante a necessidade de ganhar preparou um 4-3-3 alternativo ao qual a equipa estava mais rotinada e aos poucos e poucos (sem desistir, nem abdicar das suas ideias) instalou o 4-4-2 losango com muito sucesso! A equipa joga bom futebol ofensivo e é a mais concretizadora da última meia dúzia de anos (pelo menos, pq não tenho dados anteriores) com 1,91 golos por jogo. Não foi o fim do mundo.

- Campeonato-
Não estamos em primeiro, mas estamos a fazer um bom campeonato. A intranquilidade inicial, criada em grande medida pelos media e adeptos, suspeitando da nova táctica, levaram a algumas perdas de pontos nos minutos finais de partidas e alguma falta de consistência. Mas se pensarmos que se por acaso não tivéssemos sofrido aquele golo no último minuto no dragão, estávamos com os mesmos pontos do porto, muito fica dito... E houve ainda 2 pontos deixados no último minuto em Paços, e o incrível jogo com o Boavista. Onde estaríamos?

Taça-
A eliminação da taça foi de facto um fracasso. Um falhanço do treinador e da equipa que embaraçaram os adeptos. Mas para quem defende maior rotação do plantel, ficou à vista o que 2 alterações no 11 titular podem causar. Mas não deixa de ser verdade que a atitude não foi a melhor. Ainda assim, a presença em apenas 2 competições pode vir a ser positiva, no fim se verá.

Europa- Uma prestação na Champions marcada sobretudo pela derrota em casa com o Manchester. Sofrer 3 em Glasgow tb é demais, é certo, mas é um campo muito difícil, quem esteve na Luz a ouvir os adeptos do Celtic sabe disso. A saída prematura ditou a entrada na UEFA onde a equipa tem estado bem.

Gestão de jogadores- Criticado por não rodar os jogadores e usar quase sempre o mesmo onze, a verdade é que o plantel não estica assim tanto como isso. No meio campo, as lesões de Rui Costa e os castigos a Nuno Assis impediram maior rotação dos jogadores, sobravam para essa zona, Coimbra, Beto e Karyaka, qualquer deles abaixo dos restantes. Na frente foram as lesões de Miccoli, a provocar a ausência de rotação. Mantorras eternamente debilitado e um Kikin lento e desadaptado não eram opções continuadas e percebe-se porquê.
Os jogadores ultrapassaram a indisciplina dentro de campo do inicio de campeonato (por culpa dos resultados negativos) e nunca demonstraram falta de respeito ou descrédito pelo treinador
Houve ainda a reformulação positiva do trabalho do Simão, que quer a 10 ou a ponta de lança tem sido exemplar, desdobrando-se em toda a manobra ofensiva. A recuperação de Karagounis também se deve à aposta e apoio de FS.
O apoio ao Nuno Gomes, mais um vom exemplo do seu trabalho em defesa dos jogadores.

Futebol praticado- Muitas das vezes bonito, alguma das vezes inconstante, mas quem tem ido à Luz não se pode queixar de maus espectáculos. O jogo com o Boavista é a prova máxima disso, um grandissimo jogo como não se via há muito e uma equipa aplaudida apesar de um empate caseiro. Isto diz muita coisa.

A verdade é que os nossos 2 últimos inícios de época têm sido dar pontos de avanço aos adversários, quer seja por o treinador ser estrangeiro ou por querer mudar a táctica da equipa. Parece-me que correr o mesmo risco, mudar de novo de treinador, é cometer um erro demasiado infantil Mas estabilidade, para muitos benfiquistas, é sinónimo de incompetência, pelo que tudo é possível...

Haverá sempre quem ache mau, por causa da tactica, dos jogadores que escolhe, pelo que diz, pelo que não faz, porque atacamos pelo meio, ou porque atacamos pelas pontas, porque jogamos bonito, ou porque não ganhamos,pelo tique, por isto, ou por aquilo...

Mas acreditem, que o tribunal da Luz não está desse lado.

Grande post

LuigiSLB83

Citação de: Starblade em 27 de Fevereiro de 2007, 23:00
Citação de: LuigiSLB83 em 27 de Fevereiro de 2007, 22:54

Já foi explicado comparando as declarações Santolas com as acções Santolas. Lamento que tenhas falhado os 51348 posts escrito sobre esse assunto. Vai-te informar e depois volta cá.

Mas explicado o que? A tese que tu sustentas tem que ser a verdade absoluta?

Não vale a pena chover no molhado. Um User com esse avatar não precisa de dizer mais nada.

Starblade

Não é a verdade absoluta, mas é a verdade a 98,99 % . Como te disse vai comparar as declarações Santolas com as acções Santolas. Depois de fazeres esse estudo - que já foi feito- vem cá dizer-nos que a culpa não é dele. Deve ser nossa. 

Como disse qualquer crítica que eu lhe faço tem razões fundamentadas. Nos defensores dele é que não vejo nada disso.

Redady

Citação de: Starblade em 27 de Fevereiro de 2007, 23:10
Não é a verdade absoluta, mas é a verdade a 98,99 % . Como te disse vai comparar as declarações Santolas com as acções Santolas. Depois de fazeres esse estudo - que já foi feito- vem cá dizer-nos que a culpa não é dele. Deve ser nossa. 

Como disse qualquer crítica que eu lhe faço tem razões fundamentadas. Nos defensores dele é que não vejo nada disso.

Cachorro mordido por cobra de linguiça tem medo. :2funny: :2funny:

LuigiSLB83

Citação de: Starblade em 27 de Fevereiro de 2007, 23:10

Eu admirava-me se visses. O problema é que não queres ver...

Basta leres o post do rac nesta pagina...