Fernando Santos

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2006-2007), 49 jogos (29 vitórias, 11 empates, 9 derrotas)

pteixeira

Acho deveras interessante o acentuar de algumas ideias (quanto a mim erradas) de que, por Fernando Santos ser mau, Koeman se torna melhor treinador. Não desvirtuando as facetas europeias do Sr. Koeman (por mim sempre elogiadas), os níveis, muito aquém das expectativas, que foi demonstrando no nosso campeonato (e Taça) não poderão cair também em esquecimento (sempre fiz questão de o lembrar). Quando se fala em pontos perdidos com equipas fracas, é preciso não esquecer quem as orienta (nas devidas alturas) e os motivos que originaram tais perdas de pontos.

Acho, igualmente, muito interessante, o Monteirex, de forma legítima, continuar a considerar o Sr. Koeman como um "revoltado", um "inconformado", quando ele (Monteirex) é um dos primeiros a admitir que muita "porcaria" Koeman teve que aceitar ao nível das contratações. Mas afinal, um treinador que não concorda com entradas de menos-valias, não deveria manifestar o seu desagrado tal como Camacho, esse sim, fazia? Não ouvi uma única vez, em conferências de imprensa autorizadas (pelo menos em Portugal, se é que me faço entender) o Sr. Koeman dizer que não eram aqueles reforços que pretendia. Ouvi-o, sim, a instigar-se contra o seu próprio grupo... em Espanha. Entre gastar e investir, um bom gestor, isso, sabe distinguir. É recado para o Sr. Veiga também? É, sim Senhor! Mas, em momento nenhum, Koeman poderá ser identificado como um treinador de murros na mesa e que impõe as suas vontades... pelo menos ao nível da Direcção. Já dentro do plantel, outras histórias são conhecidas.

Também esbocei um sorriso (malicioso, confesso) quando li o Monteirex escrever sobre "queimar" jogadores (em relação ao Kikin) e o facto de não se lembrar de mais nenhum treinador que o tenha feito. Exemplos?

Quim: Neste ponto, até o CorDeSang2 deverá concordar comigo. Onde é que já se viu fazer o que se fez com o Quim? Quem, no seu juízo perfeito, coloca um jogador no banco e dá a titularidade (passados 3 treinos) a um estranho ao plantel, principalmente numa posição tão fulcral da equipa? Quem arrumou o Quim para o resto da temporada? Quem, perante frangos do tamanho deste e do outro mundo ao longo de meia temporada, iria deixar Moretto na baliza do Benfica e dispensar o Quim? Já sei... o rapaz defendeu um penalty do Ronaldinho. O Ivkovic também defendeu um do Maradona. O Quim também leva frangos? Claro, façamos contas, então, e cheguemos a conclusões...

Mantorras: Então não é que ainda estamos a tantas jornadas do fim da temporada (por isso, longe da época do chamado "defeso") e o Sr. Koeman já anda a "encomendar" a folha do Sr. Mantorras para outras paragens? De forma clara e inequívoca, o que o Sr. Koeman afirmou foi que, provavelmente o jogador iria ser emprestado no final da temporada por não ter espaço na actual equipa. Poderia ter pensado? É óbvio que sim! Deveria tê-lo dito? Jamais! Pelo mesmo prisma que criticas a opinião de Fernando Santos, a visão não deverá ser distorcida em relação ao que te acabei de relatar. Ou será que o objectivo foi motivar as hostes? Se o foi, a interpretação deverá ser realizada de igual forma no que toca ao Sr. Fernando Santos: o apelo ao melhor trabalho. A imprensa deturpou? Eu sei o que li e ouvi e não quero acreditar que, um treinador de "murros na mesa", um "revoltado" ou "inconformado" se deixasse enganar por uma imprensa portuguesa qualquer. 

Não será isto tudo, caro Monteirex, contra prudência? Não será isto tudo uma tentativa de branqueamento de memórias não tão cimentadas?

Não gosto de Fernando Santos como treinador, apesar de sempre ter tido admiração pela sua postura no futebol (inclusive enquanto treinador de outros clubes). Esperei muitos, mas mesmo muitos jogos até manifestar o meu desagrado (a um ponto de pedir a sua demissão). A temporada tem demonstrado um Benfica fortíssimo em casa e uma mediania extrema (até arrepiante) fora de portas. Pode ser que o equilíbrio surja lá para o final do contrato de FS.

Termino como comecei: as fraquezas de Fernando Santos não poderão tornar-se, jamais, nas forças de Koeman (e vice-versa).

Iubire

Citação de: pteixeira em 24 de Dezembro de 2006, 16:30
Acho deveras interessante o acentuar de algumas ideias (quanto a mim erradas) de que, por Fernando Santos ser mau, Koeman se torna melhor treinador. Não desvirtuando as facetas europeias do Sr. Koeman (por mim sempre elogiadas), os níveis, muito aquém das expectativas, que foi demonstrando no nosso campeonato (e Taça) não poderão cair também em esquecimento (sempre fiz questão de o lembrar). Quando se fala em pontos perdidos com equipas fracas, é preciso não esquecer quem as orienta (nas devidas alturas) e os motivos que originaram tais perdas de pontos.

Acho, igualmente, muito interessante, o Monteirex, de forma legítima, continuar a considerar o Sr. Koeman como um "revoltado", um "inconformado", quando ele (Monteirex) é um dos primeiros a admitir que muita "porcaria" Koeman teve que aceitar ao nível das contratações. Mas afinal, um treinador que não concorda com entradas de menos-valias, não deveria manifestar o seu desagrado tal como Camacho, esse sim, fazia? Não ouvi uma única vez, em conferências de imprensa autorizadas (pelo menos em Portugal, se é que me faço entender) o Sr. Koeman dizer que não eram aqueles reforços que pretendia. Ouvi-o, sim, a instigar-se contra o seu próprio grupo... em Espanha. Entre gastar e investir, um bom gestor, isso, sabe distinguir. É recado para o Sr. Veiga também? É, sim Senhor! Mas, em momento nenhum, Koeman poderá ser identificado como um treinador de murros na mesa e que impõe as suas vontades... pelo menos ao nível da Direcção. Já dentro do plantel, outras histórias são conhecidas.

Também esbocei um sorriso (malicioso, confesso) quando li o Monteirex escrever sobre "queimar" jogadores (em relação ao Kikin) e o facto de não se lembrar de mais nenhum treinador que o tenha feito. Exemplos?

Quim: Neste ponto, até o CorDeSang2 deverá concordar comigo. Onde é que já se viu fazer o que se fez com o Quim? Quem, no seu juízo perfeito, coloca um jogador no banco e dá a titularidade (passados 3 treinos) a um estranho ao plantel, principalmente numa posição tão fulcral da equipa? Quem arrumou o Quim para o resto da temporada? Quem, perante frangos do tamanho deste e do outro mundo ao longo de meia temporada, iria deixar Moretto na baliza do Benfica e dispensar o Quim? Já sei... o rapaz defendeu um penalty do Ronaldinho. O Ivkovic também defendeu um do Maradona. O Quim também leva frangos? Claro, façamos contas, então, e cheguemos a conclusões...

Mantorras: Então não é que ainda estamos a tantas jornadas do fim da temporada (por isso, longe da época do chamado "defeso") e o Sr. Koeman já anda a "encomendar" a folha do Sr. Mantorras para outras paragens? De forma clara e inequívoca, o que o Sr. Koeman afirmou foi que, provavelmente o jogador iria ser emprestado no final da temporada por não ter espaço na actual equipa. Poderia ter pensado? É óbvio que sim! Deveria tê-lo dito? Jamais! Pelo mesmo prisma que criticas a opinião de Fernando Santos, a visão não deverá ser distorcida em relação ao que te acabei de relatar. Ou será que o objectivo foi motivar as hostes? Se o foi, a interpretação deverá ser realizada de igual forma no que toca ao Sr. Fernando Santos: o apelo ao melhor trabalho. A imprensa deturpou? Eu sei o que li e ouvi e não quero acreditar que, um treinador de "murros na mesa", um "revoltado" ou "inconformado" se deixasse enganar por uma imprensa portuguesa qualquer. 

Não será isto tudo, caro Monteirex, contra prudência? Não será isto tudo uma tentativa de branqueamento de memórias não tão cimentadas?

Não gosto de Fernando Santos como treinador, apesar de sempre ter tido admiração pela sua postura no futebol (inclusive enquanto treinador de outros clubes). Esperei muitos, mas mesmo muitos jogos até manifestar o meu desagrado (a um ponto de pedir a sua demissão). A temporada tem demonstrado um Benfica fortíssimo em casa e uma mediania extrema (até arrepiante) fora de portas. Pode ser que o equilíbrio surja lá para o final do contrato de FS.

Termino como comecei: as fraquezas de Fernando Santos não poderão tornar-se, jamais, nas forças de Koeman (e vice-versa).

Foi o 1º ano do Koeman no campeonato português, é mais que natural numa época onde apostámos forte na champs depois de tantos anos fora dela, que a nivel interno as coisas não tivessem corrido da melhor forma ( mas continuo a dizer, se não tivesse sido aquela "roubalheira" no jogo da Luz com o ZZZporting, as coisas teriam sido diferentes).. Quanto ao Quim, se o treinador não confiava nele, lá teria as suas razões, o Moretto tinha 3 treinos, mas era o GR menos batido da Europa, e tinha que começar a ganhar rotação com os defesas logo em janeiro, visto que em fevereiro jogávamos com o Liverpool...
Quanto as declarações sobre o Mantorras, acho que foram um tónico para o angolano, que tinha vindo a acomodar-se ao banco de suplentes, e depois disso, voltou ao golos... os jogadores são humanos, há alguns que se motivam com elogios, e outros que têm que ser "picados", ora ficando no banco (como foi o caso do Léo, comparem o Léo da 1ª volta com o da 2ª, na época passada), ora dizendo que se calhar têm que sair (vejam o caso do osga carlos martins e o que o P.Bento disse)...

Continuo a dizer que o Koeman não devia ter saído, esta época já teria um conhecimento mais aprofundado do nosso campeonato e de todos os seus "vícios" e as coisas iriam ser bem melhores a nível interno, e nesta altura estávamos outra vez nos oitavos da champs! Quando ele levar a champs para a holanda nesta época ou na próxima, muitos irão dar razão ao monteirex, ao cordesang e a outros que sempre defenderam o holandes aqui no forum...

m1xp3arl

A verdade é que o senhor Fernando Santos nunca treinou um grande clube, nem nunca fez algo de extraordinário pelos clubes que treinou...

Queriam que o homem chegasse ao Benfica e fizesse boa figura!? Completamente impossivel...tenho dito :(

charrua_slb

Citação de: mix_pearl em 24 de Dezembro de 2006, 16:54
A verdade é que o senhor Fernando Santos nunca treinou um grande clube, nem nunca fez algo de extraordinário pelos clubes que treinou...

Queriam que o homem chegasse ao Benfica e fizesse boa figura!? Completamente impossivel...tenho dito :(
apesar de tudo.. o Porto e o Sporting são grandes clubes... não com a dimensão do Benfica é certo, mas não deixam de ser grandes clubes... mais o Porto.. lol

LuigiSLB83

deixem o FS fazer o seu trabalho até ao fim do campeonato nessa altura é q se fazem contas e avaliações que tiverem q ser feitas, na certeza porém que as chicotadas psicologicas a meio de campeontos devem ser evitadas ao máximo. O Benfica desde Ericksson que não tem 2 anos seguidos o mesmo treinador! Esse facto por si só não é mau....é PÉSSIMO. Como pode ter um clube ter estabilidade e uma linha de rumo quando muda de treinador todos os anos?

pteixeira

Lubire:

Essa do primeiro ano no clube é argumento que se assemelha a areia para os olhos. Quem vence o Liverpool fora e em casa, o Manchester em casa, o Porto fora e em casa, não pode, repito, não pode perder pontos estúpidos com equipas como a Naval ou ser eliminado da Taça por um qualquer Vitória de Guimarães que se encontrava na zona de descida (relembro que tudo isto se dá em pleno Estádio da Luz - com ou sem mão tivémos um jogo inteiro para marcar). Faz lá as contas aos pontos que perdemos em casa. Se necessário for, digo-te um por um, os pontos que perdemos e dir-me-ás se isto faz algum sentido. Comparamos orçamentos, se bem te aprouver. Deslizes? Acontecem! Viver escorregando é demais!

Esta equipa motivou-se para jogar na Champions e não houve pulso firme para que os ordenados (que nunca deixaram de receber) fossem transformados em pontos também contra os pequeninos. Neste aspecto, a motivação tem de começar pelo treinador e muito aquele cantinho do banco terá que contar.

Seguindo essa filosofia dos jogadores necessitarem ser picados, então tudo faz sentido. Kikin começou a marcar e quanto mais Fernando Santos for "picando", melhor serão os resultados. Se for publicamente esse "puxar de orelhas", melhor impressão teremos de todos eles. Não se critique, então, ninguém.

Se o Sr. Koeman vencer a Liga dos Campeões, tanto se me fez como se me faz. É-me completamente indiferente, tal como é o facto de ter vencido os campeonatos e as taças todas pelo Barça, Ajax ou outro clube qualquer. A pergunta que irá ficar sempre na minha cabeça é: o que é que o Sr. Koeman venceu pelo Benfica? Supertaça de Portugal (contra o Setúbal)!

VALEBEM

Acho que o Fernando Santos deveria ficar no Benfica durante 3 ou 4 anos, pelo menos...
É um treinador com provas dadas (podem dizer o contrário, mas pessoalmente acho que ele fez bons trabalhos em todo o lado por onde passou, inclusive nos lagartos), que gosta do Benfica, e que tem ideias concretas em relação àquilo que quer para o clube, em termos de filososfia de jogo...
Ao contrário do Koeman, não abdicou das suas ideias, embora isso fosse talvez mais confortável, e lhe permitisse obter resultados imediatos com maior facilidade...
Tem mais 4 pontos do que Koeman tinha na mesma 14ª jornada da época passada, embora infelizmente o Porto esteja mais regular do que na época passada...

PS: É verdade que o Koeman nos levou à 2ª fase da Champions, mas temos que reconhecer que o Manchester desta época não é o mesmo da época passada (infelizmente), e que o Celtic é uma equipa muito mais forte em casa do que o Villarreal...

Rendufas

Valebem 4 anos? Não digas isso nem a brincar, a menos que não gostes de ganhar titulos.

VALEBEM

Gosto muito de ganhar, e confio que com ele ganharíamos títulos, e teríamos sucesso...
Mas hà muita má vontade para com o Fernando Santos, desde que chegou ao Benfica... Eu acho que estamos na presença de um treinador bastante bom mas, como qualquer outro treinador, só pode mostrar resultados se tiver tempo para trabalhar...

Strata

Coitado do treinador  :(

A cascar, que seja em quem teve competência para essa escolha e teimosia em que cumpra o seu contrato até ao fim.....ou seja, além desta epoca, ainda falta a próxima...

...por isso acho que não vale a pena bater mais no ceguinho.....

...digo eu

LuigiSLB83

Citação de: Referee em 24 de Dezembro de 2006, 17:30
Valebem 4 anos? Não digas isso nem a brincar, a menos que não gostes de ganhar titulos.

é a despedir treinadores constantemente que chegas aos titulos?

Strata

Só não consigo perceber uma coisa: mudamos todos os anos de treinador e não ganhamos nada....

...estará mesmo o problema no treinador?

Será que, independentemente de ser x, y ou z, o que é preciso é estabilidade, confiança e apoio por todos os profissionais e adeptos do Benfica?

Vejam à quantos anos o Alex Fergunson está no Man United, e quando lá chegou, as épocas que esteve para ganhar o seu primeiro campeonato...

...não estou com isto a querer dizer que Fernando Santos seja o nosso treinador para os próximos 15 anos, mas sim que estabilidade e confiança precisa-se...

...pois aos poucos o Benfica vai ficando conhecido como um cemitério de treinadores  :-\

Iubire

Para mim, não é atirar areia para os olhos, é a realidade, porque campeonato como o nosso, é dificil de existir igual! Quando se vê equipas a jogar contra Porto e Sporting de uma maneira e contra o SLB de uma forma completamente diferente, deve surpreender um treinador acabado de chegar a este país das maravilhas!Para já não falar das arbitragens! Falas do empate com a naval, revê a arbitragem desse jogo, ou da recepção ao Gil (3 penaltys e 1 vermelho perdoado!!!)
Quanto aos jogadores serem picados, isso difere de jogador para jogador, como tinha referido, são humanos, cada um com a sua personalidade...
Por esta altura o Koeman já tinha garantido os oitavos da champs ( e que bem que soube) e a supertaça (contra a equipa que nos venceu a taça), o que o Santos fez até agora??Estamos fora da champs, e mais nada!!
O Santos com provas dadas? Onde? No FCP? Levado ao colo pela máfia e pelo Jardel, até o Vitor Manuel ganhava!
O Santos é péssimo a gerir o plantel, é péssimo no banco, quando tem que dar a volta ao resultado...É um treinador ultrapassado no tempo...
Coitado do treinador? Coitados de nós que temos que o "gramar" até ao fim do contracto!!Agora só porque é benfiquista, temos que achar que é bom treinador? Por isso, ponham lá o Eusébio!!!

iloy

para mim è um pessimo treinador, com um bom treinador o Benfica ja estava a frente do campeonato e continuava na LDC. com o melhor plantel desde 10 anos consegue ter 8 pontos atras do lider ao fim do ano e sinceramente nao consigo ver o Benfica aproximar-se.

Strata

lubire,

Com todo o respeito, mas compreendo perfeitamente que nem sempre as opções do treinador não são as melhores, mas daí a dizer que os pontos que perdemos se devem à diferente atitude das outras equipas quando jogam connosco....

...para mim isso não é desculpa, mas isso é para mim....as outras equipas jogam aquilo que os adversários (neste caso o SLB) deixam....

...tal como no WC, o spoting não teve a atitude que secalhar já teve noutros relvados...e porquÊ?

Porque o Benfica assim trabalhou para que tal acontecesse....

...mas isso a ser verdade (jamais acho que é), e mais uma vez respeitando quem assim pensa, até é bom pois é da maneira que não nos iludimos e temos que dar sempre o máximo contra todas as equipas, pois assim sendo os nossos jogadores sabem que facilidades é coisa que não vão encontrar.