Fernando Santos

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2006-2007), 49 jogos (29 vitórias, 11 empates, 9 derrotas)

CorDeSang2

Digo mais fraca, não digo má, porque penso que fizémos pelo menos tantos pontos com o Koeman como quando fomos campeões com o Trap.

Se para o Trap fazer 67/70 pontos não é muito mau, para o Koeman (ou o Fernando Santos) também não pode ser. E se for mau para uns, tem de ser mau para os outros.

É preciso ser coerente.

Rendufas

Citação de: CorDeSang2 em 25 de Dezembro de 2006, 18:05
Citação de: Referee em 25 de Dezembro de 2006, 11:39
Bem o koeman também deixou muito a desejar, e não foram poucas as vezes em que foi apelidado de loira burra... O percurso que fizemos na champions ficou a dever-se a alguma sorte, e ao bruins slot, que é um profundo conhecedor do futebol europeu.

É curioso. A sorte e o Bruins Slot servem para explicar a boa campanha na Europa.

Mas o azar e o Bruins Slot não servem para explicar a campanha mais fraca na SuperLiga.

Destes argumentos é que eu gosto.

Ou não percebeste, ou não quiseste perceber.

Eu disse que a prestação na champions, ficou a dever-se ao bruins slot, devido ao seu elevado conhecimento do futebol europeu, especialmente de como jogam as grandes equipas. Qualquer treinador estrangeiro, que acabe de chegar ao nosso país, não tem o minimo conhecimento do nosso campeonato, e das suas particularidades.

Além disso, é muito mais facil motivas os jogadores para os grandes jogos, do que para os outros jogos.

Na champions, tivemos sorte em 2 ou 3 momentos cruciais. Contra o liverpool acho que tivemos uma boa dose de sorte, apesar de termos tido mérito no apuramento.

A nivel interno, tivemos azar em 2 ou 3 jogos, sorte em mais 2 ou 3, e fomos azelhas numa data deles. Ficámos em 3º, a uma catrefada de pontos do 1º, por isso, não me parece que o fracasso a nivel interno se explique com o "azar"...

CorDeSang2

Portanto, o mérito da boa LC é do Bruins Slot e de uma boa dose de sorte.

A culpa da prestação mais fraca no campeonato, não é nem do Bruins Slot nem de uma boa dose de azar. É do Koeman.

Percebo perfeitamente.

O Bruins Slot e a sorte são a válvula de escape de todas as pessoas que nunca gostaram do Koeman e têm dificuldade em reconhecer-lhe mérito. Se correu bem, foi apesar do Koeman. Se correu mal, foi culpa do Koeman.

Fantástico.

pteixeira

O problema disto tudo é não entender-se a equipa técnica como um todo... para o bem ou para o mal.

Rui Costa

Mas que raio faz o Bruins Slot ao lado do Koeman... Um gajo tão competente até deve ser burro finalmente para ficar ao lado loiro, já que parece que sozinho seria dos melhores treinadores da europa.

VALEBEM

Acho o Koeman muito bom treinador...
Acho o Fernando Santos um treinador bastante bom...
Embora ache que o Koeman é um treinador com mais talento, considero que o Santos pode ser melhor para o Benfica, pois conhece melhor o nosso futebol, bem como a mentalidade dos próprios jogadores...

CorDeSang2

O Fernando Santos tem qualidade, caso contrário não havia o caudal ofensivo na equipa que há agora. O homem soltou a qualidade do ataque benfiquista. Vemos o Nuno Assis, o Nélson (felizmente recuperado) e o Simão ao seu melhor nivel de sempre, vemos os gregos muito bem integrados na manobra ofensiva, etc

O problema é que uma pessoa sente que falta ali aquela solidez que ganha títulos (e isso é um problema de há muitos anos) e por outro lado um modelo de jogo - isto o Koeman tinha - que não seja só 'vamos lá marcar golos e ganhar', mas que seja uma estratégia para a equipa toda, de uma ponta à outra, não sei se me faço entender.

xico_da_bezana

Isto quando toca a ter palas nos olhos embirra-se com argumentos que parecem claros, mas contra factos...

QUANTO À SORTE:

O SLB fez 8 pontos da CL do ano passado, terminando o grupo em 2º lugar. Este ano (e nem me dou ao trabalho de ir confirmar ao ano passado, mas é quase certo), 8 pontos não dariam o apuramento EM NENHUM GRUPO DA LIGA DOS CAMPEÕES. Sim, foi sorte e não foi pouca, e a sorte ficou a dever-se ao facto de todos os outros jogos em que o Benfica não participava terminarem empatados (excepto o outro da 6ª jornada, mas aí já era indiferente). Assim sendo, existiram menos pontos distribuidos, e 8 pontos deram a passagem. Assumindo que o Koeman não tem poderes mágicos para fazer os outros jogos terminarem empatados, teve sorte neste aspecto.

Só por aqui, e dado que os 8 pontos jamais permitiram passar À fase seguinte, tínhamos end of story. Mas ainda podemos acrescentar o facto do Benfica ir jogar com   3 trincos a Anfield, o Petit lesionar-se no dia do jogo e o Benfica jogar só com 2. Se foi sorte ou azar não sei (depende de cada um). Para mim foi positivo, mas se calhar muita gente acredita que com 3 trincos na volta ainda tínhamos era dado mais.

QUANTO AO BRUINS SLOT:

Esta não é difícil de perceber. O Bruins Slot tinha uma missão mais importante a nível europeu do que interno, sendo o Chalana o homem encarregado de fazer a espionagem das outras equipas do campeonato português e não tanto o Slot. Por aqui se compreende o porquê de falar dos bons feitos do Slot na Europa e não dos maus em Portugal. É porque simplesmente ele tem níveis de responsabilidade diferentes nestas competições, e não querer ver isto é querer enganar a verdade.

Penso que o Koeman fez mais 1 ponto (se é que foi mais 1) do que o Trap, o que é miserável com a diferença de equipas entre ambos.

O FS deve também fazer o equivalente a mais 6 ou 7 do que eles (utilizando um rácio 34/30), caso contrário será miserável a nível interno. Até agora, está a cumprir.

Saudações Benfiquistas

CorDeSang2

Citação de: xico_da_bezana em 26 de Dezembro de 2006, 01:16Penso que o Koeman fez mais 1 ponto (se é que foi mais 1) do que o Trap, o que é miserável com a diferença de equipas entre ambos.

Ui. Estavas a ir bem, apesar da agressividade exagerada, até chegares a este exagero brutal e dualidade de critérios.

Esquecendo que o Koeman, o tal da sorte, teve de pôr na baliza um puto de fraldas na Liga dos Campeões contra o Vilareal (que viria a ser semifinalista esse ano) e campeonato, teve dois dos melhores jogadores do plantel (Nélson e Manuel Fernandes) a contas com pubalgias durante quase toda a época (e sem o Miguel do Trap), o Fabrizio indisponível mês sim mês não, o melhor jogador do plantel (Simão) indisponível durante mais de um mês e o maior goleador da equipa (Nuno Gomes) afastado da recta final e decisiva do campeonato por uma entrada assassina no Restelo. O que o Koeman não teve foi três treinadores ao ano no Porto (já nem me lembro dos nomes) e um treinador desrespeitado no Sprote (Peseiro).

Esqueces também que a tal 'sorte' do Koeman na LC foi a mesma sorte que nos levou a enfrentar o campeão da Europa em título e o Campeão Europeu desse ano em eliminatórias consecutivas, que fez um árbitro inglês ignorar na Luz a mão na bola mais clara da história do futebol (cometida por Thiago Motta) e a mesma sorte que fez com que o Simão falhasse de baliza aberta o golo da igualdade em Camp Nou.

Já para não falar na sorte de sermos eliminados da Taça de Portugal (essa que o Trap perdeu contra os colossos do Vitória) com um golo resultante de uma assistência de mão tão flagrante como mão do Motta.

E depois ainda há a 'sorte' (ou terá sido mérito do Bruins Slot?) de jogarmos à retranca na Luz contra o Liverpool quando na altura queria tudo pôr 5 ou 6 avançados, de marcarmos quando deviamos marcar, e obrigarmos o Liverpool a jogar o tudo ou nada em Anfield Road, para os matar com dois contra-ataques. E a 'sorte' (ou terá sido mérito do Chalana?) de irmos ganhar os jogos aos clubes 'grandes' da cidade do Porto.

O Koeman é de facto um tipo cheio de sorte. Quando chegar ao fim esta época, a Eredivie e a Liga dos Campeões, vou gostar de ouvir falar na continuação da fezada inexplicável do Koeman.

PS: (Só por curiosidade: foram 2 pontos mais)

saudações benfas e boa sorte com as palas

leo

Citação de: brunhais em 14 de Dezembro de 2006, 17:51
Citação de: Starblade em 14 de Dezembro de 2006, 17:46
Citação de: Wondows em 14 de Dezembro de 2006, 17:29
... Veremos depois do Natal, para o pudermos julgar!

Entretanto até ao Natal já perdemos Campeonato e Taça.

E não percebo como os outros treinadores (Braga, Nacional, Porto) chegam às suas equipas e metem logo aquilo como querem. A menos que tenhamos que esperar os 3 anos que ele já falou para instalar o losango.

nós para sermos CAMPEÕES  é preciso uma FORÇA QUE NINFUÉM PODE PARAR...

os andrades mudam de treinador uma semana antes do campeonato (n fazem contratações sonantes), este ano até nem têm sido muito beneficiados pelas arbitragens...e estão lá na frente na maior das tranquilidades..

se o jesulado viesse para o slb nessas condições a esta hora já estaría despedido..

:o

GOLDEN_SLB

Dispensamos o FS e fica tudo resolvido e aproveitamos o Scolari que quer treinar um clube português!!!!!

xico_da_bezana

Entre um ponto e dois pontos, de cabeça, não vai grande diferença. Mas já agora:

Benfica 0-2 Gil Vicente (com Simão, Nélson, Manuel Fernandes e Nuno Gomes)

Benfica 0-0 Naval (imediatamente após Anfield, com a mesma equipa que lá foi)

Paços de Ferreira 3-1 Benfica (um dos amigos do Koeman dá um frango de todo o tamanho, e consegue ter a lata de dizer que foi do Sol :) )

3 em casa do Sporting não cai bem a ninguém.

O fraldas foi o melhor em campo no El Madrigal.

Também não me vou dar ao trabalho de desenvolver o facto do Trap não ter tido o Miccoli, ter sido eliminado pelo vencedor da Taça UEFA, o Nélson ser um susbtituto perfeito do Miguel, e outras coisas mais, porque eu não tinha qualquer objectivo de entrar com o Trap na conversa, estava no Fernando Santos (na realidade, o verdadeiro In-Topic aqui). Por outro lado, também não tinha tempo para o fazer infelizmente.

Saudações Benfiquistas

GOLDEN_SLB

Citação de: xico_da_bezana em 26 de Dezembro de 2006, 09:43
Entre um ponto e dois pontos, de cabeça, não vai grande diferença. Mas já agora:

Benfica 0-2 Gil Vicente (com Simão, Nélson, Manuel Fernandes e Nuno Gomes)

Benfica 0-0 Naval (imediatamente após Anfield, com a mesma equipa que lá foi)

Paços de Ferreira 3-1 Benfica (um dos amigos do Koeman dá um frango de todo o tamanho, e consegue ter a lata de dizer que foi do Sol :) )

3 em casa do Sporting não cai bem a ninguém.

O fraldas foi o melhor em campo no El Madrigal.

Também não me vou dar ao trabalho de desenvolver o facto do Trap não ter tido o Miccoli, ter sido eliminado pelo vencedor da Taça UEFA, o Nélson ser um susbtituto perfeito do Miguel, e outras coisas mais, porque eu não tinha qualquer objectivo de entrar com o Trap na conversa, estava no Fernando Santos (na realidade, o verdadeiro In-Topic aqui). Por outro lado, também não tinha tempo para o fazer infelizmente.

Saudações Benfiquistas

::)

Monteirex

Olá a todos e....Boas Festas

Ainda mal refeito dos excessos natalícios (culpado me confesso) vim aqui ao fórum e vejo o reaparecer do velho PTeixeira (de conhecimento, não de idade) e vejo que, como neste mundo nada muda, o homem continua a ter uma fixação qualquer comigo. A marcação continua. Cá estamos, caro P. Boas festas para ti....

Ao Valebem um abraço em forma de comentário:
A principal qualidade de um garimpeiro é saber distinguir ouro do que o não é. Se passar a vida a trazer para casa fool's gold deixa o campo de exploração ao adversário que, se for mais esperto que ele,enche o saco de ouro e o deixa a chuchar no dedo.

No Benfica o garimpeiro dos últimos tempos chama-se Veiga e está longe de ter um faro muito apurado para a garimpagem mas, de vez em quando, chamem-lhe sorte ou inspiração,acerta no filão, para grande irritação do tarimbado pesquisador lá do Norte....

O maior filão dos últimos anos, caros amigos, foi mesmo RONALD KOEMAN. Sempre o disse e mantenho-o:
Como jogador foi CRAQUE. Isso aufere-lhe um prestígio com que FS nem sonhar pode. Resultado: Koeman tem "abertas" as primeiras páginas de qualquer jornal NO MUNDO. Santos que peça hora para falar para o jornal oficial do AEK e TALVEZ o atendam, se o Serra Ferrer não tiver nada de interessante para dizer nessa semana.

Aqui uma breve divagação: Valentim Loureiro tem razão NUMA coisa que diz: Portugal é, de facto, um País rico em invejosos. Basta ler Camões ou Pessoa para o ver preto no branco. Na Luz tivemos mais um exemplo disso, de que alguns aqui no fórum fizeram eco. Koeman não podia dar uma entrevista a um jornal estrangeiro que havia logo aqui rangimento de dentes.

O facto é simples, meus amigos: Há pessoas que têm prestígio e outras que gostavam de o ter: Se Fernando Santos fosse convidado para falar à Marca, eu quero ver se dizia que não, porque o Benfica não deixa....

Koeman foi campeão no Ajax, já como treinador. FS ganhou o quê, na Grécia? e regressado ao seu país foi "sobe, sobe, PSV sobe".....raio da loura burra!

FS ganhou no Porto. Cito o velho e saudoso Perestrelo "até eu com a minha barriguinha ia lá e facturava". Sejamos sérios...com o SLB como estava e com o SCP igual a si próprio, perdeu um título e voltou a sair sem glória...Europa? pois....está bem...viram-na!

No SCP esteve ele no seu mais patético....um treinador quase a chorar numa sala de imprensa, tipo oh mãe, eles são maus....patético.

Depois vêm as comparações dos planteis....que falta de objectividade. Eu pergunto: quem não sofreu lesões gravesna época de Koeman. A médica alemã "só" operou 3 nesse ano. E pelos vistos nem sempre bem. Quim, Moreira, Alcides, Manuel Fernandes, Mantorras (cliente crónico), Miccoli, Miccoli, MIccoli, Miccoli, MIccoli.....lesões atrás de lesões, muitas das quais fruto da gestão de plantel de Trap, que FS tão bem imita....e com resultados parecidos (Rui Costa?)

O próprio discurso de Koeman é atacado. Quem não deu murros na mesa.....e não dando foi dispensado. Se tivesse dado......E não, não foi dispensado pelos 16 milhões de Euros de resultados que conseguiu. Foi dispensado para vir uma marioneta.....um yes man do Veiga. Vê quem quer!

Quanto à forma de tratar os jogadores, sejamos claros: eu já teria dispensado o Mantorras, mas o SLB tem demasiado dinheiro metido no angolano para fazer isso, e sabe que perdeu, mas agora é tentar ganhar com bilheteiras o que se perdeu no resto, porque a única transferência de Mantorras vai ser para a lista de dispensas mais cedo ou mais tarde. Escrevam isto.

Koeman teve a coragem e a frontalidade de ser objectivo: Que Mantorras devia sair porque não rende, como não rende o Nuno Assis. Se dependesse de Koeman Beto não era jogador do SLB, como não teriam certamente entrado MFerreira e outros. Koeman disse: Adoro o desafio de, COM UMA EQUIPA DE TOSTÕES me exigirem que ganhe às equipas de milhões. Querem verdade mais absoluta? Que recebeu como prémio? Ciao Koeman!

Vendo as coisas ao contrário, nunca ninguém ouviu Koeman grelhar um jogador na praça pública como FS fez a Kikin. Com Koeman o critério era claro: em igualdade de circunstâncias joga o mais novo. Disse-o no principio, no meio e no fim. Nunca falou em mudanças de sistema e jogadores inadaptados, mesmo quando o Geo só corria dez minutos ou o Robert cinco ou o Marcel rematava para as nuvens. Diferenças!

Há verdades que matam, Ronald....
Ja disse aqui e repito. FS vai sair no fim da época, infelizmente e mais uma vez sem riqueza nem glória. O próximo treinador do benficaserá um jovem estrangeiro "desconhecido, mas cheio de potencial". Vai uma aposta?

Façam o favor de bater
Cuidado com a broa.....
O Pai Natal veste de vermelho

GOLDEN_SLB

Depois do que li, só tenho que dar-te os parabéns Monteirex, não por tudo mas pela maioria das coisas que escreveste.

:)