Carlos Lisboa (Basquetebol)

Treinador, 66 anos,
Portugal
Estatísticas: 12 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (4), Supertaça (5), Taça Hugo dos Santos (4), Troféu António Pratas (4)

faneca_slb4ever

Entrevista ao Jornal "O Benfica"
Carlos Lisboa: "Queremos ganhar sempre todas as provas"

Em entrevista ao Jornal "O Benfica", o treinador da equipa sénior de Basquetebol masculino, Carlos Lisboa, escalpeliza uma temporada que ficou marcada pela conquista do Campeonato Nacional. Para a próxima época, o objectivo passa por continuar no rumo das vitórias.

Para a próxima temporada, com menos lesões, acredita que o Benfica pode aspirar a conquistar mais títulos do que os dois alcançados esta temporada?
Esta época tínhamos quatro títulos para poder conquistar e conquistámos dois, um dos quais o principal. O Benfica quer ganhar todas as provas em que entra e na próxima época é isso que vai acontecer, sendo que na próxima temporada vamos ter mais uma prova no nosso calendário, a Supertaça. Vamos comesse espírito de vitória, mas temos de ser fortes para poder vencer.

E a conquista do título? Quais os segredos que estiveram por detrás das três vitórias sobre o rival FC Porto?
Costumo dizer que os jogos ganham-se com o ataque e os Campeonatos com a defesa.Ganhámos estes jogos do play-off final com a defesa, tapámos os pontos fortes da equipa adversária, soubemos estar tranquilos e seguir a estratégia que tínhamos montado para atacar esses jogos. Quando uma equipa defende bem e consegue ter esse espírito, as coisas no ataque acabam por fluir. Merecemos ganhar pelo grande trabalho que fizemos.

Após essa conquista, a equipa foi recebida por muitos adeptos na Luz...Consegue descrever a importância de tal apoio para os elementos da equipa técnica e para os jogadores?
Os adeptos tinham ficado tristes no domingo [dia 20], porque toda a gente esperava que fôssemos campeões no quarto jogo, algo que não conseguimos. Foi um dos jogos em que não estivemos bem defensivamente, mas a equipa adversária também esteve melhor em relação a outros jogos, acabando por empatar a eliminatória a 2-2. Mas,no final desse jogo, disse que íamos ganhar, porque acredito no meu trabalho e nos meus jogadores. Ficámos todos muito satisfeitos e sensibilizados com a recepção que tivemos na Luz, com o acompanhamento de uma série de benfiquistas desde Alverca, atrás do nosso autocarro. Foi uma festa para eles e para todos nós.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/22984/language/pt-PT/Carlos-Lisboa-Queremos-ganhar-sempre-todas-as-provas.aspx

Superga1949

Campeão ? è para ficar ! nunca se manda campeões embora...

BlankFile

Foi Campeão, logo tem o direito ao benefício da dúvida na próxima temporada pelo menos. Não me importo de falhar aqui e ali na fase regular se no final do playoff a equipa se sagrar Campeã Nacional. Não me importo nada mesmo..

Mercurio_10

Não faço da frase "quem é campeão deve sempre ficar" uma verdade absoluta.

Dependeria de quem lhe sucedesse. Mas teve mérito na forma como fomos campeões, sobretudo como ganhámos a final em território inimigo e aceito que fique. É legítimo.

Mas a frase para mim não é absoluta. O Paulo Fernandes, por exemplo, até pode ser campeão, e espero que seja, mas deve sair em qualquer circunstância.

joao_manike

Eu defendo que se deve julgar os profissionais pelo sua capacidade para cumprir os objectivos do que pelo títulos ganhos. Obviamente que os títulos são importantíssimos. É o mais importante de qualquer desporto, em qualquer lado. Mas não podemos viver do que se já passou. Muitas vezes, não se ganham títulos com treinadores competentes e ganha-se títulos com treinadores não muito competentes.

Por exemplo, o Vítor Pereira foi campeão. Houveram algumas ajudas, houveram muitos casos de incompetência do treinador do Benfica, e tudo mais, mas foi uma equipa que não vacilou nos momentos decisivos. Foi campeão. Mas eu não vejo qualidades no Vitor Pereira para levar o Porto ao título no próximo ano. Tudo bem que ganhou o campeonato, mas não vejo nele alguém com capacidade para continuar a evoluir o clube (ser uma equipa cada vez mais competitiva, jogar melhor, ir mais longe da europa, etc.).

Acho que se deve avaliar pela capacidade para continuar no comando, do que por ter ganho na época passada ou não. Não há duas épocas iguais.

Quanto ao Lisboa, não tenho uma opinião muito formada.

crslb

Citação de: BlankFile em 12 de Junho de 2012, 16:56
Foi Campeão, logo tem o direito ao benefício da dúvida na próxima temporada pelo menos. Não me importo de falhar aqui e ali na fase regular se no final do playoff a equipa se sagrar Campeã Nacional. Não me importo nada mesmo..

Certo. Concordo em tudo.
Acrescentava só aí que na proxima epoca, a taça tem de ser nossa ! Já nos foge "há algum tempo" ..

faneca_slb4ever

Adjunto faz balanço da época
Nuno Ferreira: "Trabalhámos para reconquistar o título"

A equipa principal de Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica conquistou, no passado dia 23 de Maio, o 23.º Campeonato Nacional da modalidade. Em declarações à Benfica TV, Nuno Ferreira fez o balanço da época e afirmou que, apesar de todos os contratempos, a equipa nunca desistiu do título.

"Trabalhámos sempre com o objectivo de reconquistar o título perdido na época passada. Passámos por fases menos boas durante a temporada e julgo que, em Janeiro e em princípio de Fevereiro, tivemos um mau período", recordou o treinador-adjunto da equipa "encarnada".

Nuno Ferreira relembrou ainda as lesões que alguns jogadores sofreram durante a temporada, salientando que a equipa da Luz teve a capacidade para contornar todos os imprevistos. "Tivemos muitas lesões, mas conseguimos superar com trabalho e com a ajuda dos Sub-20. Houve muitos jogadores que ajudaram na altura em que não tínhamos todos os atletas Seniores para treinarem. Esse período menos bom passou, a equipa foi-se encontrando aos poucos e entrámos no play-off sempre em crescendo", concluiu.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/23166/language/pt-PT/Nuno-Ferreira-Trabalhamos-para-reconquistar-o-titulo.aspx

MarafadoSLB

Citação de: faneca_slb4ever em 13 de Junho de 2012, 19:06
Adjunto faz balanço da época
Nuno Ferreira: "Trabalhámos para reconquistar o título"

A equipa principal de Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica conquistou, no passado dia 23 de Maio, o 23.º Campeonato Nacional da modalidade. Em declarações à Benfica TV, Nuno Ferreira fez o balanço da época e afirmou que, apesar de todos os contratempos, a equipa nunca desistiu do título.

"Trabalhámos sempre com o objectivo de reconquistar o título perdido na época passada. Passámos por fases menos boas durante a temporada e julgo que, em Janeiro e em princípio de Fevereiro, tivemos um mau período", recordou o treinador-adjunto da equipa "encarnada".

Nuno Ferreira relembrou ainda as lesões que alguns jogadores sofreram durante a temporada, salientando que a equipa da Luz teve a capacidade para contornar todos os imprevistos. "Tivemos muitas lesões, mas conseguimos superar com trabalho e com a ajuda dos Sub-20. Houve muitos jogadores que ajudaram na altura em que não tínhamos todos os atletas Seniores para treinarem. Esse período menos bom passou, a equipa foi-se encontrando aos poucos e entrámos no play-off sempre em crescendo", concluiu.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/23166/language/pt-PT/Nuno-Ferreira-Trabalhamos-para-reconquistar-o-titulo.aspx
Ter uma equipa jovem como a nossa também deve ajudar a que as lesões demorem um bocadinho mais de tempo a curar não? esta opção é de mestres...com grande visão de futuro...que se arrisca no presente a não dar resultado

Slb23

Isso é um problema transversal a todo o nosso basquetebol. Rende mais um Heshimu com os seus problemas fisicos que um jovem portugues.

Dandy

Citação de: Slb23 em 13 de Junho de 2012, 22:27
Isso é um problema transversal a todo o nosso basquetebol. Rende mais um Heshimu com os seus problemas fisicos que um jovem portugues.

O Heshimu (com altos e baixos) fez melhor época do que o Betinho, por exemplo.

Tenho dúvidas é de que o Heshimu aguente outra época em rendimento elevado.

Portuguese Giants

Arranja um treinador de basket para a época regular, sff

TU basta apareceres na fase dos playoffs, não só do basket, mas de todas as modalidades.

MikeSLB4Ever

Parabéns, Sr. Carlos Lisboa!

:clap1: :clap1: :clap1:

Que conte muitos, com saúde, e sempre no Benfica, são os meus votos!

Blitzer

Mestre30

BlankFile