Joan Capdevila

Defesa, 46 anos,
Espanha
Equipa Principal: 1 época (2011-2012), 12 jogos (1080 minutos), 0 golos

Títulos: Taça da Liga (1)

TMMSLB

Guerreiro, portanto para ti o Ruben e melhor a 8 do que o witsel e o witsel é melhor que o aimar a 10 ?

Minha nossa. :D :D

Joga Bonito

O Cap não ficou de fora por pensar que era chegar cá, ver e vencer.

poliban

Ei Guerreiro tu estás mesmo equivocado!

Os melhores jogos do Benfica na Europa foram com os 2 a jogar.

poliban

Citação de: Joga Bonito em 04 de Fevereiro de 2012, 17:03
O Cap não ficou de fora por pensar que era chegar cá, ver e vencer.

Agora agradecia que acabasses de contar o que sabe.
Evita-se muita discussão aqui.

pauliter

Citação de: 46Rossi em 04 de Fevereiro de 2012, 16:55
Citação de: pauliter em 04 de Fevereiro de 2012, 16:46
Citação de: TMMSLB em 04 de Fevereiro de 2012, 16:44
Citação de: Shoky em 04 de Fevereiro de 2012, 16:42
O Ruben era um bom suplente de Ramires...e um bom suplente de Witsel.
Mas nunca passou disso.

Quando tinha os dois joelhos o ruben era quase tão bom como o ramires, quase.

:o

não é preciso ficar chocado... no passado havia várias pessoas a dizer a mesma coisa...

e também diziam que era quase tão bom como o Maxi...

opiniões  :-X

Opiniões de facto ainda que umas sejam mais chocantes que outras..

pedroslb18

O Standard de Liege, jogava em 4-4-2, com Witsel e Defour no meio, e Carcela na esquerda.

Quando jogavam em 4-3-3 (em raras vezes), jogavam os três no meio, em que o Defour era o mais defensivo, o Witsel o box-to-box, e o Carcela o médio ofensivo.

Podem ver aqui:

http://www.football-lineups.com/team/Standard_Liege/Jupiler_League_2010-2011/fixture

TMMSLB

Eu já disse que exagerei um pouco....AQUI:

Citação de: TMMSLB em 04 de Fevereiro de 2012, 16:47
Ok pronto, era um bom suplente mas não era muito melhor do que actualmente :rir:

pedroslb18

http://www.football-lineups.com/footballer/9435/

Quanto ao Witsel, como se pode ver aí, jogava essencialmente como médio centro. Algumas vezes jogava na ala, como já fez no Benfica.

joao_manike

O Rúben nem com uns joelhos topo de gama servia para limpar as botas ao Ramires.

Céptico

Estou curioso para ver se a "barriguinha" diminuiu...

joao_manike

#13495
O Defour, como deep-lying playmaker é um jogadorzão. Acho que se o AVB fosse o treinador do Porto, eles iriam jogar muito bom futebol. O AVB no Porto montou uma equipa de posse, o que com o Fernando nem sempre deu resultado (o Fernando é muito bom a matar transições dos adversários, mas para um sistema de posse bola, às vezes compromete um bocado). Acho que com Defour a 6, com Moutinho muito perto e mais margem de manobra para Bellushi, o Porto apresentaria um futebol e pêras. O Vítor Pereira é uma valente nódoa. Não os sabe colocar a jogar juntos. Queria fazer do Defour um 10 ranhoso. Simplesmente não sabe combinar jogadores. Destruiu uma equipa de posse, e com jogadores para continuar a jogar assim, está a fazer do FCP uma equipa de transições mais rápidas. Mas é apenas a minha opinião. A minha leitura das coisas. Não é uma verdade absoluta.

Slb23

Citação de: joao_manike em 04 de Fevereiro de 2012, 17:23
O Defour, como deep-lying playmaker é um jogadorzão. Acho que se o AVB fosse o treinador do Porto, eles iriam jogar muito bom futebol. O AVB no Porto montou uma equipa de posse, o que com o Fernando nem sempre deu resultado (o Fernando é muito bom a matar transições dos adversários, mas para um sistema de posse bola, às vezes compromete um bocado). Acho que com Defour a 6, com Moutinho muito perto e mais margem de manobra para Bellushi, o Porto apresentaria um futebol e pêras. O Vítor Pereira é uma valente nódoa. Não os sabe colocar a jogar juntos. Queria fazer do Defour um 10 ranhoso. Simplesmente não sabe combinar jogadores. Destruiu uma equipa de posse, e com jogadores para continuar a jogar assim, está a fazer do FCP uma equipa de transições mais rápidas. Mas é apenas a minha opinião. A minha leitura das coisas. Não é uma verdade absoluta.
Não percebes nada disto. O Vitó está a fazer um excelente trabalho :whistle2:

HoMiCiDaL

o Defour com a chegada do Lucho, pouco vai calçar... na minha opinião não é um jogador suficientemente defensivo para jogar a 6, nem tem suficiente classe para substituir o Moutinho.

o Witsel nesse aspecto parece-me um jogador bem mais completo e que chegará com naturalidade a um dos colossos europeus.

no entanto, este é o tópico do Capdevilla pa!

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: poliban em 04 de Fevereiro de 2012, 17:03
Ei Guerreiro tu estás mesmo equivocado!

Os melhores jogos do Benfica na Europa foram com os 2 a jogar.

A jogar na europa, até um tal de Beto de cabeleira loira oxigenada, fazia jogos da sua vida.

Não é estar a diminuir as coisas, mas o facto é que o factor motivacional em alguns jogos esconde coisas que frente aos pequenos começamos a perceber que existem.

Os melhores jogos que vi esta temporada o Benfica fazer foi em 4-4-2 puro (que mais parecia em certos momentos um 4-2-4, tal o avanço dos nossos alas). E foram quando na posição "8" colocaram o Witsel ou o Aimar, e na posição "10" (que é a de segundo avançado num esquema de 4-4-2, diferente da de "playmaker" em 4-2-3-1 ou 4-1-2-1-2), mas não com ambos em campo, ou seja, o Witel a fazer essa posição "8" e o Aimar a fazer de avançado móvel na posição "10" deste 4-4-2.

Quando joga o Aimar na posição "10", por mais que o Jesus peça para actuarem em 4-4-2, as rotinas do Aimar são as de 4-2-3-1 ou de 4-1-2-1-2, enquanto que o Witsel tenta desenvolver as tarefas de um "8" em 4-4-2, com dois avançados à sua frente, i.e., assume as despesas de construção de jogo. Resultado, sobreposição de tarefas, aumento do tempo de decisão das jogadas de ataque, com consequente perda de "timing" de ataque e imprecisão do desenrolar das jogadas, para além de ficar com clara sensação de que ambos não sabem o que devem realmente fazer.

A jogar num esquema com dois avançados (4-4-2), Witsel e Aimar terão que ser rivais e não colegas de campo. Witsel, a meu ver, torna-se muito eficaz num 4-4-2 linear, pois sendo um jogador fisicamente poderoso, permite que a equipa possa ter dois alas bem abertos nas laterais. Por seu turno, Aimar que gosta driblar vindo de trás pelo meio, e não sendo um jogador de choque físico, penso que beneficiaria de um jogador polivalente como o Ruben Amorim à direita. Do lado contrário colocaria um médio-ala/extremo de raíz. Um pouco como acontecia em 2009-2010, com Ramires à direita e Di Maria à esquerda. O brasileiro, acaba por nunca dar a mesma profundidade que o argentino, mas ajudava o Javi Garcia e dava mais liberdade ao "10" Aimar.

Jogando num esquema de 4-2-3-1, continuo a ver o Witsel e o Aimar como rivais para a mesma posição. Desta feita a de "10", atrás do ponta-de-lança. Daí que defenda que a posição "8" deveria ser a do Ruben Amorim.

Porque é que eu defendo isto? Porque acho que um "8" neste esquema, tem de ser um jogador que faça a equipa fluir em campo. O Witsel é um jogador que nesta posição acaba por temporizar em demasia. Ruben acho que é bem mais prático e embora não tenha os pés de veludo do belga, a verdade é que não é nenhum tosco do ponto de vista técnico e faz o que lhe é pedido, i.e., faz os outros jogar.

Como o Ruben já não está na equipa, esta discussão perde um pouco significado.

Face a isso, e para evitar as exibições frente ao Feirense, em que o Aimar saiu muito mal na figura, gostava de lançar uma ideia para que o belga e o argentino possam jogar juntos:

E que tal trocarem de posições? Gostava de ver o Aimar a "8" e o Wisel a "10", só para ver como seria a dinâmica... é que até agora só tenho visto o belga mais atrás e o argentino mais à frente, mas se trocássemos de posição... gostava mesmo de ver isso...

Blitzer