Betinho

Extremo, 40 anos,
Portugal
Estatísticas: 10 épocas, 95 jogos, 951 pontos
Em 2025/2026: 3 jogos, 32 golos

Títulos: Campeonato Nacional (7), Taça de Portugal (2), Supertaça (3), Taça Hugo dos Santos (3), Troféu António Pratas (2)

VitorPaneira7

#435
E não esquecer confrontos contra Real Madrid, Barcelona, Panathinaikos, Buckler, Joventut, Efes pilsen, Maccabi Telaviv, PAOK, CSKA Moscovo, Partizan, Cibona Zagreb,Pau Orthez e o Olimpija Ljibilana, equipas do topo europeu e em que boa parte seria durante longos anos, e ainda hoje, a base da Euroliga.

Paulo Pinto foi um grande jogador, teve nomeado pela própria federação europeia, entre 50 nomes, para o prémio de melhor jogador europeu devido às prestações na Taça Europa (depois Saporta) pelo Porto.Já no Aveiro Basket veio a falecer. Nos confrontos com o Benfica, ele e o Miller eram ossos duro de roer, bons jogadores mesmo.

Pedro Miguel foi outro, ainda hoje é dos jogadores que mais assistências fez num jogo da Liga dos Campeões, agora Euroliga, 17 no jogo contra o CSKA e esteve mais que uma vez no top 5 do jogador com melhor média de assistências na Liga dos Campeões.

http://www.fibaeurope.com/cid_KNce8jInH7Qj1EsyH5rjn2.gameID_1270-A-2-1.compID_,Uz02qBnJiADOq5VntEf53.season_1995.roundID_2566.teamID_975.html

3º em 1994-95
4º em 1993-94


Sergio Ramos destacou-se na ACB no Lleida, lembro me de nos jornais ser considerado um dos responsaveis pela subida de qualidade na equipa e apuramento europeu desta.E teve em italia, na altura que Buckler e addeco milano disputavam o titulo europeu com os seus demais gregos e espanhois. E liderou a selecção para o 9º lugar no Euro basket (numa equipa que tinha o elvis, betinho, joao santos, filipe da silva,entre outros). Coisa pouca.


VitorPaneira7

Carlos Lisboa e Pedro Miguel estavam entre os melhores do basquetebol europeu, estatisticamente e em qualidade.
E a liga portuguesa, apesar da hegemonia benfiquista, tinha boas equipas como Estrelas de Avenida, que seria campeã com Palma, a Ovarense, o Porto, Portugal Telecom e a Oliveirense.Queluz, Belenenses, Atletico e Barreirense tinham boa capacidade de formação e ainda havia o Seixal . O Porto teve boas campanhas na Taça Europa nos finais dos anos 90.
Ao principio a entrada de jogadores espanhois deu qualidade (Arcega, Joffre Leal por exemplo), mas mais tarde o abuso na utilização destes jogadores e americanos praticamente destruiu o basquetebol português que começou a ser nivelado por baixo e culminou com apenas 8 equipas profissionais na liga. Os melhores portugueses até estavam no estrangeiro.
Betinho até apareceu num momento complicado do basquetebol portugues ainda em fase decadente. O salto que a qualidade das prestações europeias do Benfica permitiu nunca se efectuou no plano nacional, retrocedeu-se até em qualidade, nos jogadores portugueses e nos americanos que foram sendo contratados. A pouca visibilidade na sporttv e a crise a dar os seus primeiros passos nas camaras municipais e indústrias regionais, que eram os mecenas de várias equipas, foram outros factores que contribuiram.

xungaria

o Lisboa e restante equipa esteve a um nível completamente diferente.... o Nível era Euroliga e não enfrentar equipas como enfrentamos hoje... noção das coisas!
Comparar o Sérgio ao Lisboa é outra heresia... o Sérgio foi um fabuloso defensor mas não se aproxima minimamente da qualidade ofensiva que o Lisboa tinha

Lycaon

Convém não subvalorizar Betinho também. É um jogador brutal. Vamos ver onde a carreira o leva ainda.

É certo que o Sérgio até agora tem uma carreira melhor mas as médias do Betinho este ano dão para muito mais do que um Andorra.

GZOM3N

Citação de: pcssousa em 17 de Janeiro de 2015, 13:30
Citação de: GZOM3N em 05 de Janeiro de 2015, 03:31
Não há dúvidas que o Lisboa é o jogador com melhor carreira e palmarés no basket português.

Mas avaliando o perfil de cada jogador, e sendo os dois jogadores bastante diferentes, é muito ela por ela. O Lisboa era fortíssimo numa vertente do jogo enquanto o Betinho é acima da média em praticamente todas para a dimensão portuguesa. Gostava de ter as %s de lançamento de 3 do Lisboa para ter uma noção do quão boas eram. Já as procurei mas nunca encontrei.

Já uma vez te disse isto: Só conheces o "Lisboa lançador". O Lisboa que, com o avançar da idade alterou o seu estilo de jogo.
Para quem conhece bem o basquetebol português, Lisboa é quase unanimemente o melhor defensor que este país já viu. Era letal na penetração para o cesto, marcando muitas vezes trinta e tal e quarenta pontos quando não haviam triplos... Há uma celebre eliminatória europeia, ainda ao serviço do Queluz em que, Meu Deus!

Quantos se lembram do Lisboa a afundar? A maioria só o deve ter visto fazer por uma vez num jogo em Almada para a Euroliga. Pois bem, em anos anteriores raro era o jogo em que não o fazia.

O Betinho ainda nem se aproximou sequer do nível do Sérgio Ramos. Viram o que ele fez quando jogou em Milão ao serviço de um histórico do basquetebol Mundial? Epá...

Mudou para que estilo de jogo?

O melhor defensor que este país já viu? Muito mal andaria Portugal se não teve melhores defesas na sua história que o Lisboa. O Sérgio, o Betinho, o Minhava e muitos outros foram e são defesas melhores que o Lisboa e não é o diz que disse que me vai mudar de opinião, há filme para o constatar. O Lisboa defensivamente só tinha uma coisa boa. Era super intenso e agressivo não tendo medo de se atirar para o chão numa bola dividida. Mas mesmo esta intensidade que lhe permitia cortar linhas de passe era uma intensidade que colocava em risco a organização defensiva de uma equipa, acabava por ser uma intensidade desmedida e descontrolada. De resto, para a posição de 2º base, era pequeno, pouco longo, pouco possante e um atleta pouco fluído. Se havia uma debilidade defensiva no 5 base daquele Benfica que os adversários poderiam aproveitar era na posição 2. Tanto poderiam lançar por cima como o 2º base adversário poderia jogar jogo de poste com ele.

Letal na penetração para o cesto? Das penetrações para o cesto que lhe vi fazer nunca as classificaria como letais. Quando só era capaz de finalizar com uma das mãos não se pode dizer que tivesse grande técnica. O facto de não ter uma passada grande e um drible e aceleração forte para poder deixar o seu defensor para trás em jogadas individuais e de ser pouco atlético, possante, alto e longo para ter melhor aproveitamento perto do cesto também não ajudava. Aqui o Betinho, o Sérgio e outros dão de goleada ao Lisboa. O Lisboa não tem culpa mas há outros jogadores que foram abençoados com físicos superiores ao dele para a modalidade. Nisto o basquet é cruel. Um Pedro Belo, só pelo tamanho, já tem um palmarés invejável pelo Benfica.

Há dias disse que precisava dos números do Lisboa para ter uma melhor noção do quão bom era. Pois bem, se os do campeonato nacional continuam indisponíveis, das competições europeias já as encontrei.

1992
1993
1994
1995
1996

Mesmo que a competição fosse de elite, não atingir uma única vez os 40% em campo e não passar dos 36% de 3 nas 5 passagens pela Euroleague não são números muito impressionantes. No entanto, se fizermos a eFG% dele até somos capazes de ficar com números mais simpáticos pelo volume que tinha de 3.

O ratio negativo de assistência por perdas de bola também demonstra a capacidade nula que tinha como facilitador. Já o número de roubos de bola evidencia a tal agressividade que já falei.

Para concluir, como já tinha dito anteriormente, o problema do Lisboa é que numa "noite não" no lançamento, que as tinha, a sua contribuição para a equipa era diminuta. Para cada 45 pontos contra um Partizan, iria sempre ter noites a lançar na casa dos 20%.

pcssousa

#440
Deves ter visto muitos jogos de Lisboa nos anos 80 para estares a dizer a barbaridade que estás a dizer.

Já te disse eu e já disse cá neste fórum quem tem obrigação de perceber disto mais que todos nós juntos que os números não são tudo. E muito menos de quando um jogador já é veterano.
Mas se queres os n de Lisboa, investe e compra a sua biografia, escrita por um camarada cá do fórum.


Quem faz avaliações superficiais como a que acabaste de fazer não é grande entendido nas coisas. Quem diz, como disseste há uns meses, que lhe basta poucos minutos para avaliar um jogador não tem a maturidade para fazer avaliações correctas. É o que me parece.

Eu tenho uma opinião formada por aquilo que vi. Por acaso, e só por acaso, até é compartilhada pelos quatro treinadores de referência que o basquetebol português já teve, Teotonio Lima, José Curado, Jorge Araújo e Mário Palma, assim como pelo próprio Sérgio Ramos, amigo já de há vários anos por via da sua esposa, a Sílvia que é minha amiga de infância, bem como por Tim Shea, um individuo de referência no basquetebol Mundial, NBA incluída.

Volto a dizer, quem não sabe, por desconhecimento, mais vale calar-se.

VitorPaneira7

#441
Estatística não diz tudo, os planteis dos rivais do Benfica na fase de grupo de champions eram todos superiores ao da Luz e o Benfica era um outsider que jogava num nível muito baixo na liga nacional e com outro tipo de pressão e depois disputava durante a semana um jogo europeu em que dificuldade e a pressão aumentava para níveis bem elevados. Uma coisa é jogar como favorito outra é como o adversário que toda a gente esperava golear, e o Benfica era visto como esse adversário , mas demonstrou que não estava ali para passear.Números como os do Pedro Miguel, Lisboa e Jean Jacques pela forma que foram obtidos, sendo ou não acima da média, são de louvar tendo em conta as circunstâncias bem dificeis.

Eu só apanhei o Lisboa dos anos 90, mas por exemplo em relação a Sérgio Ramos vi ele no seu inicio de carreira no Benfica e depois no fim, e no inicio era bem mais atlético, leve mesmo a jogar e a entrar na área adversária , atleticamente e tecnicamente era acima da média, numa clara distância, aos  da liga portuguesa. Quando regressou, também teve uma lesão grave se não me engano ainda em italia, já não era o jogador leve e dominador que vi no Benfica pela primeira vez , mas tecnicamente e a nivel táctico tinha subido ainda mais de nível e estava mais forte no confronto fisico. Jogadores mudam conforme a idade e outros situações.


Rui SLB Pedro

Parece que o verniz estalou por aqui.

pcssousa

O Sérgio teve várias lesões graves. Teve uma no jogo com o Partizan na Luz da qual ocasionalmente se ressentia. Em Itália voltou a lesionar-se e em Espanha idem. Já em Espanha, foi sondado pelo Real Madrid. Foi um grande, grande jogador.
Quando voltou ainda era bom, mas uma sombra do que foi.

El Patron

Muito apagado hoje contra o Barcelona: 3pts 5rt 3to e 0 de valorização

Trapalhão nuns lances e noutros nada lhe saíu bem, saíu a 4 min do fim e descarregou a imensa frustração ao pontapear violentamente uma cadeira mas diga-se em abono da verdade que a defesa do Barça é impressionante, qualquer coisa de asfixiante, não dá tempo para pensar quanto mais espaço para fazer o que quer que seja!!

Resumindo ... welcome to ACB

pelicano

O Betinho não tem comparação com o Sérgio, quanto mais com o Lisboa, que nem o Sérgio lhe pode ser comparado. Fico arrepiado com a convicção com que se fazem certas afirmações.
O Lisboa foi considerado, já velho, um dos melhores basquetebolistas europeus por gente como o Obradovic, Gallis ou Jamchi. Quando Portugal estava no grupo C da Europa, era o Lisboa um miúdo com pouco mais de 20 anos, começou a ganhar jogos e até chegou a ganhá-los no grupo B à pala de exibições dele em que marcava mais de 40 pontos.
O jogo aqui referido frente a uma equipa checa ao serviço do Queluz foi contra uma equipa que tinha a base da selecção checoslovaca que deu nas vistas num campeonato da Europa. 47 pontos antes de haver linha de 3 pontos, assim como os jogos pela selecção portuguesa que mencionei acima. Com 19 ou 20 anos, numa digressão pelos EUA em que participou em 10 ou 11 jogos, recebeu mais de 20 convites para integrar equipas de universidades. Isto num tempo em que os americanos, só com universitários, passeavam no campeonato do mundo e jogos olímpicos. Em todos esses jogos, só um jogador foi melhor que ele, um tal de Dominique Wilkins, tão só um dos maiores nomes de sempre da NBA...
Sobre o draft da NBA, qualquer jogador poderá candidatar-se a lá estar...significa zero. Até o Gerson Monteiro lá esteve...
O Betinho é um grande jogador. É, inclusivamente, o melhor jogador português dos últimos anos, mas por favor... Tenho a certeza que o próprio Betinho se desmancharia a rir se lhe dissessem que é sequer comparável ao incomparável Carlos Lisboa...

VALEBEM

Mesmo para chegar ao nível do Sérgio, o Betinho ainda tem que caminhar bastante.

JP.

O que é certo é que 3 dos melhores jogadores de sempre do basquetebol português (talvez os 3 melhores), brilharam no Benfica!!

JP.

Infelizmente não pude acompanhar devidamente a carreira do Carlos Lisboa. Pela minha ligação à modalidade procuro com frequência referências à sua carreira, essencialmente em vídeo, mas são escassas (a biografia escrita pelo nosso camarada pelicano está na lista de compras), não me permitindo conhecer profundamente as características do jogador, além da conhecidíssima capacidade de lançamento.

A carreira do Sérgio já consegui acompanhar melhor, e ter noção das excelentes épocas que fez em Italia e Espanha, onde foi sempre considerado um jogador de top, um jogador completo. Era o líder da última grande geração do nosso basket. Nos últimos anos no nosso Benfica foi essencial na reviravolta e no retomar da liderança na modalidade.

Além destes dois, poderá haver mais nomes a merecer referência. Desde logo o Betinho, um portento físico, que ainda vai bem a tempo de brilhar na melhor liga do mundo.

saivet

#449
Impressão minha, ou é mesmo ele que aparece nos Morangos com Açucar 4 ?

https://www.youtube.com/watch?v=K5SXcreUZpo

Até aos 15 minutos aparece várias vezes... Não sei se é ele, mas é um gajo profissional e como o voleibol do Benfica já participou nesta série..  :rir: