Yazaldes Nascimento (Atletismo)

Messi87

Na prova dos 60 metros masculinos, o título nacional foi conquistado por Yazaldes Nascimento.

Numa corrida marcada pela ausência de Francis Obikwelu, disputou-se um interessante duelo entre Yazaldes Nascimento e Arnaldo Abrantes, tendo o primeiro levado a melhor com o tempo de 6,78 segundos.

Yazaldes Nascimento, que venceu esta prova, numa fase final pela primeira vez, considerou a "corrida muito complicada".

"Foi a primeira vez que ganhei esta prova e isso foi muito bom para mim. A corrida foi boa, o tempo não foi o melhor", explicou o velocista que desvalorizou a ausência de Francis Obikwelu, salientando que "a prova nunca seria fácil".

http://www.record.xl.pt/Modalidades/Atletismo/interior.aspx?content_id=742020

Messi87

Yazaldes: O velocista acidental

A velocidade portuguesa parece ter ganho um novo fôlego, com o ressurgirmento, em grande forma, de Yazaldes Nascimento, uma das revelações da época de Inverno do atletismo português, após ter causado sensação ao ter derrotado por duas vezes o seu amigo e colega de treino Francis Obikwelu e mais recentemente, ter ganho os 60 metros do nacional de pista coberta, com uma vitória "photo-finishizada" sobre Arnaldo Abrantes, o grande favorito à partida.

Mas desenganem-se aqueles que pensam que Yazaldes Nascimento nasceu para o atletismo de forma natural, revelando as suas capacidades atléticas desde cedo. Isso não aconteceu. Na verdade, os dirigentes do clube onde o jovem dava os primeiros passos para o atletismo, tiveram mesmo uma reunião, pois já não sabiam o que fazer com Yazaldes, que numa só época teve cinco ou seis treinadores: «Eu não tinha jeito para o desporto e não me destacava, nem na resistência ou na velocidade. Passei então a fazer salto em altura no JOMA» - recorda o atleta, que veio de S. Tomé e Príncipe para Lisboa, tinha cinco anos de idade. E um dia, por mero acaso, João Abrantes, o seu treinador desde sempre, deu ordens para que Yazaldes alinhasse numa prova de 100 metros. «Era o meu primeiro ano de júnior e mesmo sem treino específico de velocidade, a verdade é que ganhei a série com 11:11 segundos e na final fiz 11:03 segundos. Foi para todos uma surpresa, até para mim» - confessa o atleta, que antes de se especializar nas provas de velocidade teve ainda tempo de evoluir no salto em altura, a ponto de bater o recorde nacional do seu país de origem, S. Tomé e Princípe, ao passar a fasquia colocada a 1,98 metros. Mas a aposta era clara... a velocidade e os 100 metros. E Yazaldes, fruto de um treino dedicado, foi rapidamente evoluindo na distância, em que, e em representação de S. Tomé e Princípe e beneficiando de um wildcard (acesso especial a atletas de países sem mínimos olímpicos), participou nos Jogos de 2004, em Atenas.

Dois anos depois vem, com naturalidade, a naturalização portuguesa e Yazaldes Nascimento começa então a ser presença regular, embora discreta, na seleção nacional, onde recorda sobretudo o episódio que o levou a uma medalha de bronze nos campeonatos Ibero-Americanos, em 2010: «Vinha de uma lesão grave, no tendão de Aquiles, que me tinha impedido de competir durante dois anos e meio e valeu-me a aposta pessoal do Professor José Barros, o selecionador nacional, que me chamou a mim, quando havia outros atletas com melhores marcas que eu. Por isso, teve para mim, um sabor especial ter ganho aquela medalha, depois de tudo o que havia passado» - explica Yazaldes Nascimento, que no reverso da medalha, lembra outros momentos menos bons da sua carreira: «As lesões sem dúvida, mas lembro um episódio muito frustante para mim, quando nos Campeonatos da Europa, em 2010, na estafeta 4x100 metros, percebi, no decorrer da eliminatória, que algo de grave me tinha acontecido. Fomos apurados para a final, mas e apesar de todos os esforços, não me foi possível recuperar da lesão».

Os objetivos da época em ano de Jogos Olímpicos
Ora é precisamente na estafeta 4x100 em que Yazaldes Nascimento parece apostado num brilharete de Portugal nos Campeonatos da Europa e explica porquê: «Depende muito como o Francis irá evoluir nos próximos tempos, mas acredito que comigo, com o Arnaldo e outro atleta que entretanto se possa juntar à seleção, é possível mesmo pensar numa medalha, pois estamos muito melhor que há quatro anos atrás e basta ver o exemplo da Polónia que foi quarta classificada no Mundial e que tem apenas um atleta com um recorde pessoal na casa dos 10:18 segundos» - lembra Yazaldes Nascimento que, contudo, não esquece também os seus objetivos: «A minha aposta pessoal é nos 200 metros, onde penso que tenho boas hipóteses de conseguir os mínimos A para os Jogos Olímpicos, que são 20:50 segundos. Tenho andado a trabalhar a curva, que é neste momento a minha maior dificuldade, mas estou confiante. Claro que ao mesmo tempo vou tentar mínimos A nos 100 metros e não posso pensar de outra forma, até porque o Francis já tem mínimos A, e se eu conseguisse os mínimos B, então estaria sempre sujeito a um desempate com o Arnaldo Abrantes».

Francis Obikwelu, Arnaldo Abrantes e Yazaldes Nascimento, são os velocistas portugueses de momento mas desenganem-se os que pensam que a rivalidade é inimiga da amizade: «O Arnaldo, apesar de ser meu colega de equipa, não estou tanto tempo com ele, mas tenho um enorme respeito por ele e pelo palmarés que ele tem, que fala por si. Já o Francis é meu colega de treino e não sei qual a imagem que as pessoas, de forma geral têm dele, mas é uma pessoa e um atleta que eu me habituei a admirar e mesmo quando lhe ganhei por duas vezes nesta época de Inverno, ele foi o primeiro a dar-me os parabéns e via-se que, apesar de ter perdido, ficou feliz por mim» - E Yazaldes adianta: «Durante a semana e nos treinos, eu e o Francis até brincamos com isso, por isso a rivalidade existe, de facto, mas não é o que podem pensar. Há uma saudável camaradagem e muito respeito sim, mas sobretudo damo-nos todos muito bem, o que acaba até por ser motivador para nós, velocistas».

O "milagre" de Pilates
Uma das dificuldades com que Yazaldes Nascimento se foi confrontando com o passar dos anos é a sua «fraca flexibilidade» - admite. «Comecei, por causa disso, com uns tratamentos à base de treino de Pilates, que me tem feito maravilhas, pelo que só posso agradecer à Ana Luís, que se ofereceu para trabalhar comigo e assim ajudar à minha flexibilidade» - e a ronda final de agradimentos continua: «Não só ao meu treinador, o Professor João Abrantes, mas também ao nosso grupo de trabalho onde incluo a sua esposa, a Isabel Abrantes, o Eduardo e claro, ao meu clube, o Benfica. São fundamentais para o nosso sucesso».

E no grupo de treino de Yazaldes Nascimento é o próprio João Abrantes que dá como exemplo a persistência e trabalho árduos do míudo tímido, sem jeito especial para o desporto, que um dia, qual velocista acidental, saltou para os blocos de partida, para agora, com aspirações fundadas, lutar por um lugar nos Jogos Olímpicos.

http://www.atletas.net/revista/entrevistas/yazaldes-o-velocista-acidental

Messi87

Campeonato Nacional de Atletismo
Yazaldes Nascimento quer voltar a ser Campeão Nacional

A equipa de Atletismo do Sport Lisboa e Benfica disputou, em Vila Real de Santo António, a Taça dos Clubes Campeões Europeus onde logrou o 4.º lugar. Esta segunda-feira, no programa Todos por Um da Benfica TV, o atleta Yazaldes Nascimento fez um rescaldo da participação europeia e perspectivou as próximas competições.

"Até sexta-feira pensava que conseguia correr. Ao chegar lá percebi que, até poderia arriscar, mas preferi resguardar-me para correr a estafeta, pois percebi que poderia ajudar a equipa a chegar ao pódio", esclareceu.

Apesar do 4.º lugar obtido, Yazaldes Nascimento enaltece aspectos positivos. "Foi uma competição muito boa. Defrontámos atletas que são campeões Olímpicos, campeões do Mundo que estão em grande forma e isso é sempre bom para nós", destacou, não deixando de acrescentar: "Não conseguimos chegar ao pódio, mas lutámos sempre, pois quem veste a camisola do Benfica quer sempre ganhar."

Para o velocista do Benfica, adversários como a equipa russa eram complicados de ultrapassar. "A selecção russa, por exemplo, é quase uma selecção. Quando vimos a Starlist verificámos que muitas vezes estávamos em último e acabámos por ter boas classificações e foi muito positivo", frisou.

Depois da competição europeia vêm as competições nacionais, nomeadamente os Campeonatos Nacionais, onde a revalidação do título é objectivo. "Neste momento, o mais importante é voltarmos a ser Campeões Nacionais. Estamos motivados pela presença na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Temos vários atletas bem classificados e isso é uma vantagem", considerou.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/22948/language/pt-PT/Yazaldes-Nascimento-quer-voltar-a-ser-Campeao-Nacional.aspx

faneca_slb4ever

Campeonatos da Europa 2012 - Helsínquia

4º Dia - 30 de Junho:

Hora     Sexo     Evento     Ronda           
09:20    M    4x100m  Meia Final  (Inclui Ricardo Monteiro, Arnaldo Abrantes, Gonçalves)

Passam à Final os 3 primeiros de cada série e os 2 melhores tempos.

http://www.sportresult.com/sports/la/ajax/eaa2.asp?event_id=10011300000001&ctype_id=59&module=competition&show=RL&lang=en&display_compID=57158

Messi87

4º na meia-final. Esperam pela repescagem.

Repescados para a final.

faneca_slb4ever

Ficaram em 4º Lugar na 1ª Meia Final com 39.66.

Ficam à espera da repescagem por tempos para a Final.

faneca_slb4ever

4x100m - 1ª Meia Final

Rank       Athlete   Nation      Result       
1        GREAT BRITAIN & NI    GBR      38.98 Q      
2        RUSSIA    RUS      39.08 Q      
3        NETHERLANDS    NED      39.34 Q      
4        PORTUGAL    POR      39.66 q        
5        FINLAND    FIN      39.85        
6        SWEDEN    SWE      39.87        
7        LATVIA    LAT      40.46        
        POLAND    POL      DNF      

faneca_slb4ever

Portugal está na Final.

Apurados por tempos.

faneca_slb4ever

Messi87

Estafeta 4x100m apurada para a final
A seleção portuguesa de 4x100 metros repete assim a presença na final conseguida nos Europeus de Barcelona, em 2010.

A seleção portuguesa de 4x100 metros apurou-se hoje para a respetiva final dos Campeonatos da Europa de atletismo, que decorrem em Helsínquia, ao registar o oitavo tempo entre os 16 semi-finalistas.

A estafeta lusa, composta por Ricardo Monteiro, Dany Gonçalves, Arnaldo Abrantes e Yazaldes Nascimento, foi quarta na sua série, com o tempo de 39,66 segundos, o oitavo tempo entre as 16 equipas presentes, duas das quais (Itália e Polónia) não concluíram a prova.

«Não estivemos perfeitos, foi apenas mais ou menos», disse Yazaldes Nascimento, porta-voz da equipa, que salientou o facto de, pela segunda consecutiva, a seleção portuguesa estar na final de um Europeu, depois do sexto lugar em Barcelona2010, quando a equipa bateu o recorde nacional (38,88).

Com o objetivo de marcar presença na final, o atleta luso disse que a equipa esteve «bastante nervosa», pois «estava muito em jogo», e explicou como foi encarada a prova: «O objectivo era chegar à final e, por isso, fomos cautelosos nas transmissões. Agora já poderemos arriscar mais».

Em termos pessoais, o atleta do Benfica afirmou estar «completamente recuperado» da rotura no adutor que o impediu de estar nas últimas provas.

«Já poderia ter corrido os 100 e 200 metros, mas preferi concentrar-me a 100 por cento na estafeta. Julgo que temos possibilidades de conseguir um lugar nos Jogos Olímpicos», acrescentou.

http://desporto.sapo.pt/atletismo/artigo/2012/06/30/estafeta_4x100m_apurada_para_a_f.html

Messi87

faneca_slb4ever

6º Lugar na Final dos 4x100m. Fizeram 39.96.

Tempo fraquinho mas sem Abrantes e Obikwelu era dificil melhor.

Rigters

Má 1ªtransmissão e sem Arnaldo...

faneca_slb4ever

4x100m - Final

1        NETHERLANDS    NED      38.34      EL NR
2        GERMANY    GER      38.44      
3        FRANCE    FRA      38.46      
4        RUSSIA    RUS      38.67      
5        SWITZERLAND    SUI      38.83
6        PORTUGAL    POR      39.96   
      CZECH REPUBLIC    CZE      DNF
        GREAT BRITAIN & NI    GBR      DNF

faneca_slb4ever

Apesar do problema que teve nos blocos nos 60m, corrigiu e bem nos 200m.

Muito Bem.

Força para toda a época.