Supertaça Europeia 2011: BENFICA vence por falta de comparência do Liceo

O_Glorioso

Eu não estou convencido; só estarei quando vir a punição do Liceo.

faneca_slb4ever

Eu pensei assim:

O Liceo não recorreu/reclamou do resultado de acordo com o que Lei permite, logo o resultado está homologado.

O_Glorioso

Eu li isso, mas mantenho a minha posição. Não estamos a falar de uma modalidade propriamente séria; se o fosse, o Liceo nem ousava fazer o que fez.

Prefiro esperar.

fred_cardozo7

Citação de: pcssousa em 10 de Novembro de 2011, 16:24
Citação de: Dandy em 10 de Novembro de 2011, 15:53
Fica a faltar uma Taça dos Campeões Europeus, no nosso histórico.
Sonho com isso há anos... foram tantas as vezes me maledisse aquela final contra o Igualada, a duas mãos, em que o Folguera defendia tudo... que azar.
Lembram-se? foi no ano em que espetámos 8 ao Barça na Luz. Nunca na minha vida vi uma exibição assim de um guarda-redes fosse em que modalidade fosse, pese embora as diferenças entre elas.

pcsousa, ha video/resumo desse jogo?

Drido

Não queria ver resumo ou vídeo do jogo fred, é um "horror" para qualquer benfiquista. :\

benficaslb1

Citação de: fred_cardozo7 em 10 de Novembro de 2011, 18:16
Sonho com isso há anos... foram tantas as vezes me maledisse aquela final contra o Igualada, a duas mãos, em que o Folguera defendia tudo... que azar.
Lembram-se? foi no ano em que espetámos 8 ao Barça na Luz. Nunca na minha vida vi uma exibição assim de um guarda-redes fosse em que modalidade fosse, pese embora as diferenças entre elas.

Esse jogo se não me engano esta no tópico do dfernandes mas não tenho a certeza absoluta

André Sousa

Foram 8-1 ao Barça. Perdemos 5-0 lá e cá, no tempo regulamentar, ganhávamos 6-1. Fomos a prolongamento e marcámos mais 2.

Universo Benfica

Liceo da Corunha desvaloriza ameaça de castigo pesado

A Supertaça Europeia, que resultou na vitória do Benfica por falta de comparância do Liceo da Corunha, seguiu para os gabinetes da Confederação Europeia (CERS), onde entrou um recurso enviado pelos galegos, mas que a CERS considera, para já, nulo por alegadamente não ter observado requisitos legais. Eduardo Lamas, presidente do Liceo, falou a O JOGO pela primeira vez após a ausência da sua equipa no encontro de Viana do Castelo, no passado dia 5, reagindo de forma optimista a um eventual cenário de castigo a aplicar pela CERS: "O Liceo tem um advogado que conhece perfeitamente as questões desportivas. Essa é uma desculpa muito pobre."

Repetindo o que havia dito antes do jogo, Eduardo Lamas recordou a posição do Liceo: "Em Portugal e em Espanha as pessoas são inteligentes e os regulamentos são claros. Teria de ter havido uma candidatura neutral ou, se tal não se verificasse, a prova seria a duas mãos. Estão a dar voltas a uma questão absurda quando sabem que cometeram um erro [CERH]. Isto está a fazer mal ao hóquei."

Quando questionado sobre se o melhor procedimento não teria sido jogar sob protesto, independentemente de um recurso, o dirigente espanhol foi objectivo: "Porque devíamos jogar um jogo que era incorrecto? Entendemos que legalmente temos razão."

Recorde-se que, no próximo dia 19, o campeão europeu Liceo da Corunha defronta o decacampeão português FC Porto no Dragão Caixa, na primeira jornada do Grupo C da Liga Europeia.

http://www.ojogo.pt/27-315/artigo956142.asp

Universo Benfica

Xavier Moyano
"Lamentamos posição rígida do Liceo e CERH"

Xavier Moyano, director-executivo da Real Federação Espanhola de Patinagem, esclareceu a O JOGO a posição oficial do organismo máximo da modalidade no país vizinho: "Quando o Comité Europeu [CERH] informou que a prova seria disputada num jogo em Portugal, fizemos uma carta ao CERH a solicitar o cumprimento dos regulamentos que estabelecia dois jogos [em casa do Benfica e do Liceo]. O CERH respondeu que, segundo um parecer jurídico, podia ser um jogo único e a federação espanhola não disse nada mais. Nunca pressionámos ao contrário do que foi dito." Moyano, referindo-se a uma das alegações do Liceo referente à data da Supertaça Europeia, que seria em cima do jogo com o Alcoy para a OK Liga, disse ainda que "o Liceo nunca solicitou à federação a alteração do jogo, porque se o tivesse feito seria um pedido atendido". Para Xavier Moyano não há dúvidas: "Queríamos que esse jogo se tivesse realizado, fosse em jogo único ou a duas mãos. Era bom para o hóquei. Lamentamos a posição rígida do Liceo e do Comité Europeu [CERH]."

http://www.ojogo.pt/27-315/artigo956143.asp

pcssousa

Citação de: benficaslb1 em 10 de Novembro de 2011, 21:38
Citação de: fred_cardozo7 em 10 de Novembro de 2011, 18:16

Esse jogo se não me engano esta no tópico do dfernandes mas não tenho a certeza absoluta
Também penso que está. Se por ventura não estiver eu descobri aqui há uns 2-3 meses que o tenho num velho VHS e portanto lá por alturas do Natal-fim de ano poderei tentar arranjar quem mo ripe.

pcssousa

Citação de: Universo Benfica em 11 de Novembro de 2011, 04:20
Xavier Moyano
"Lamentamos posição rígida do Liceo e CERH"

Xavier Moyano, director-executivo da Real Federação Espanhola de Patinagem, esclareceu a O JOGO a posição oficial do organismo máximo da modalidade no país vizinho: "Quando o Comité Europeu [CERH] informou que a prova seria disputada num jogo em Portugal, fizemos uma carta ao CERH a solicitar o cumprimento dos regulamentos que estabelecia dois jogos [em casa do Benfica e do Liceo]. O CERH respondeu que, segundo um parecer jurídico, podia ser um jogo único e a federação espanhola não disse nada mais. Nunca pressionámos ao contrário do que foi dito." Moyano, referindo-se a uma das alegações do Liceo referente à data da Supertaça Europeia, que seria em cima do jogo com o Alcoy para a OK Liga, disse ainda que "o Liceo nunca solicitou à federação a alteração do jogo, porque se o tivesse feito seria um pedido atendido". Para Xavier Moyano não há dúvidas: "Queríamos que esse jogo se tivesse realizado, fosse em jogo único ou a duas mãos. Era bom para o hóquei. Lamentamos a posição rígida do Liceo e do Comité Europeu [CERH]."

http://www.ojogo.pt/27-315/artigo956143.asp
O CERH é soberano na marcação dos jogos da Taça continental e isso está bem explícito na lei.
Aparentemente a Federação Espanhol também não está a fazer grande força... o recurso não foi apresentado nos termos que devia... acho que não há por onde possam pegar.

Messi87

Taça Continental
CERH dá razão ao Benfica

O Comité Executivo do CERH reuniu, em Nantes (França), no passado dia 21 de Novembro para apreciar e decidir sobre a falta de comparência do HC Liceo no passado dia 5 de Novembro, em Viana de Castelo, na partida alusiva à Taça Continental.

As duas formações ficaram automaticamente qualificadas para disputar a competição fruto das conquistas da Taça CERS (Benfica) e da Liga Europeia (HC Liceo). Nos dias 3 e 14 de Julho o CERH informou ambos os clubes que a Taça Continental seria disputada a duas mãos – 22 de Outubro na Corunha e 5 de Novembro em Lisboa – com a possibilidade de jogo único em Viana de Castelo a 5 de Novembro pela razão desta cidade minhota distar 238 km das Corunha e 388 de Lisboa.

Pela razão da Federação de Patinagem de Portugal se ter candidatado à organização da prova, o CERH enviou um ofício no dia 10 de Outubro a informar ambos os clubes, com conhecimento às Federações, que o jogo seria disputado a 5 de Novembro, no pavilhão de Monserrate, em Viana de Castelo, pois a prova a duas mãos não se coloca quando há uma candidatura à organização de uma qualquer competição da modalidade.

O HC Liceo, por sua vez solicitou a realização da Taça Continental em recinto neutro, algo que nunca sucedeu e como tal foi recusado pelo CERH que alegou ainda que a designação do recinto de jogo é da responsabilidade do CERH e tendo sempre presente factores como o interesse e as necessidades da promoção do hóquei em patins.

Assim sendo, o Comité Executivo do CERH aprovou punir o HC Liceo com falta de comparência, homologar o resultado em 10-0 para o Sport Lisboa e Benfica e punir ainda a formação espanhola com a multa de cinco mil euros. Acrescentar ainda que o Comité Executivo do CERH participou ao Comité Técnico Disciplinar da CERS o incumprimento do HC Liceo no ponto 2 do artigo 41.º do Regulamento Disciplinar da CERS para a elaboração do processo disciplinar que poderá ditar a exclusão do HC Liceo das provas europeias num período de um a três anos.

Leia na íntegra os factos e fundamentos que regem a decisão do Comité Executivo do CERH:

http://www.slbenfica.pt/incslb/pdf/hoqparecertc_241111.pdf

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Hoquei/Noticias/noticiashoqueiempatins_hoqparecercerh_241111_88355.asp

46Rossi