A velha Catedral - Estádio da Luz

PA1978

Provavelmente imagens que já devem estar algumas páginas atrás.
Da coleção da Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, fotografias de Horácio Novais






PA1978




Carminati

Encontrei pela net este bilhete do jogo com o Marselha.

Que tem de estranho?

O preço...são 9 contos...45 euros em 1990  : :buck2:


Carminati

Citação de: Peter Buck em 01 de Junho de 2019, 15:08


Ultima jornada de uma epoca do final dos anos 90.

Uma JL que estava fortissima, um grupo deles veio fora do cortejo e lançou o panico no alto moinhos.

Parece que foi há uma vida atrás.

Valdocostamarkovic

Citação de: Carminati em 11 de Julho de 2019, 22:43
Encontrei pela net este bilhete do jogo com o Marselha.

Que tem de estranho?

O preço...são 9 contos...45 euros em 1990  : :buck2:



EU paguei 2 contos pelo meu para a bancada dos sócios. Tive esse bilhete vinte anos na minha posse. Depois acabei por deitá-lo fora pois perdemos a final e não valia a pena ficar para recordação.
Saudades de ter um Benfica com essa qualidade...

Black Panther


Gsound

Citação de: Carminati em 28 de Abril de 2019, 21:18
E só para relembrar o que está quase a repetir-se:

<br /><br />pic host



Foto brutal

KKK24

Estive agora a ver na sport tv uma reportagem de Anfield Road e o ambiente unico que se proporciona no estádio. Lembrei-me logo da velhinha catedral. Lembro-me mal dela, tinha 9 anos quando foi demolida, mas umas leituras, uns videos e o pessoal no fórum  a falar dela fizeram-me pensar que a catedral era o nosso Anfield. E era. Noites mágicas europeias vividas lá, foi na velhinha luz que o Benfica se tornou colosso. A nova catedral pode ser mais comoda, acessível e barata mas acho que nunca terá o peso que a velhinha teve. Acho que parte da mística morreu com a sua demolição

RedVC

Citação de: KKK24 em 01 de Janeiro de 2020, 23:06
Estive agora a ver na sport tv uma reportagem de Anfield Road e o ambiente unico que se proporciona no estádio. Lembrei-me logo da velhinha catedral. Lembro-me mal dela, tinha 9 anos quando foi demolida, mas umas leituras, uns videos e o pessoal no fórum  a falar dela fizeram-me pensar que a catedral era o nosso Anfield. E era. Noites mágicas europeias vividas lá, foi na velhinha luz que o Benfica se tornou colosso. A nova catedral pode ser mais comoda, acessível e barata mas acho que nunca terá o peso que a velhinha teve. Acho que parte da mística morreu com a sua demolição


Eu tenho mais sorte pois ainda vivi o ambiente da Luz, a velhinha, a original, por mais alguns anos. A Mística sentia-se no Estádio. Quando se entrava e se deparava com aquele belo monstro, com a altura, certamente ampliada pela minha pequena estatura. Sentia-se durante os jogos. Este novo Estádio não é belo do exterior. Lamento, é a minha opinião.

A Luz, a velhinha, a original, era linda em tudo, dentro e fora. Ainda me lembro dos chapéus de cartolina branca para os dias de sol, lembro-me dos chapéus de chuva, do homem dos gelados, do homem da bandeira a dar a volta antes dos jogos. Ainda me lembro de terceiro anel por fechar...

Agora, na verdade o que é a Mística? Ainda me lembro de estar na cabeceira e lá em baixo estava Manuel Bento. Ainda me lembro de Chalana a pegar na bola e o Estádio começar a agitar-se. Lembro-me da segurança de Humberto e Bastos Lopes, das setas Veloso, Pietra e Álvaro, das arrancadas do Carlão, da subtileza de Sheu, da elegância cerebral de Alves, do perigo letal de Diamantino, das cabeçadas de Filipovic, dos golos marcados por um matador de calções limpinhos. Era e será a minha Catedral. Estou mais velho que o que gostava mas tenho a fortuna de ter conhecido a Mística no seu estado puro, sem telemóveis, fogos e foguinhos, sem um speaker tonto, e camarotes cheios de Benfiquistos.

O novo Estádio está na sua segunda década. A velhinha Luz foi inaugurada em 1954 e durou quase 50 anos. Logo na sua primeira década viu Águas, Eusébio, Coluna, Costa Pereira, etc, sagrarem-se bicampeões Europeus, coisa que infelizmente esta não verá. Mas quem sabe. Com toda a probabilidade ainda terá mais uns 30-40 anos pela frente. Espero ainda viver muitos desses anos.

Quando falei em tantos jogadores foi para fazer o ponto de que a Mística pois no fundo ela está nas pessoas, nos jogadores e não no betão. Quem sabe o que ainda estará para vir? Há que ter esperança. E ser exigente com as Direcções e jogadores para que se lembrem sempre que o SLB não é um Clube qualquer.

Ned Kelly

Na minha opinião, a mística não morreu com a demolição da Luz. A mística somos nós que a criamos e mantemos viva em cada momento da nossa vida enquanto sócios e adeptos do Benfica. Ela não está morta, mas está doente. Mas fomos nós que a fomos deixando desaparecer, por omissão, por não estarmos nos momentos decisivos da vida do clube e depois nos queixarmos das decisões tomadas.

Quando à Luz, revejo-me nas palavras do RedVC e ainda mantenho a esperança de ver o Benfica recuperar a mística que teve e que este estádio ainda pode vir a ter. Simplesmente porque não é só uma coisa geracional. Aliás, as intervenções mais acutilantes, inteligentes e benfiquistas a que tenho assistidos nas últimas AGs são de sócios de 20-30 anos. Há esperança.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: RedVC em 01 de Janeiro de 2020, 23:57
Citação de: KKK24 em 01 de Janeiro de 2020, 23:06
Estive agora a ver na sport tv uma reportagem de Anfield Road e o ambiente unico que se proporciona no estádio. Lembrei-me logo da velhinha catedral. Lembro-me mal dela, tinha 9 anos quando foi demolida, mas umas leituras, uns videos e o pessoal no fórum  a falar dela fizeram-me pensar que a catedral era o nosso Anfield. E era. Noites mágicas europeias vividas lá, foi na velhinha luz que o Benfica se tornou colosso. A nova catedral pode ser mais comoda, acessível e barata mas acho que nunca terá o peso que a velhinha teve. Acho que parte da mística morreu com a sua demolição


Eu tenho mais sorte pois ainda vivi o ambiente da Luz, a velhinha, a original, por mais alguns anos. A Mística sentia-se no Estádio. Quando se entrava e se deparava com aquele belo monstro, com a altura, certamente ampliada pela minha pequena estatura. Sentia-se durante os jogos. Este novo Estádio não é belo do exterior. Lamento, é a minha opinião.

A Luz, a velhinha, a original, era linda em tudo, dentro e fora. Ainda me lembro dos chapéus de cartolina branca para os dias de sol, lembro-me dos chapéus de chuva, do homem dos gelados, do homem da bandeira a dar a volta antes dos jogos. Ainda me lembro de terceiro anel por fechar...

Agora, na verdade o que é a Mística? Ainda me lembro de estar na cabeceira e lá em baixo estava Manuel Bento. Ainda me lembro de Chalana a pegar na bola e o Estádio começar a agitar-se. Lembro-me da segurança de Humberto e Bastos Lopes, das setas Veloso, Pietra e Álvaro, das arrancadas do Carlão, da subtileza de Sheu, da elegância cerebral de Alves, do perigo letal de Diamantino, das cabeçadas de Filipovic, dos golos marcados por um matador de calções limpinhos. Era e será a minha Catedral. Estou mais velho que o que gostava mas tenho a fortuna de ter conhecido a Mística no seu estado puro, sem telemóveis, fogos e foguinhos, sem um speaker tonto, e camarotes cheios de Benfiquistos.

O novo Estádio está na sua segunda década. A velhinha Luz foi inaugurada em 1954 e durou quase 50 anos. Logo na sua primeira década viu Águas, Eusébio, Coluna, Costa Pereira, etc, sagrarem-se bicampeões Europeus, coisa que infelizmente esta não verá. Mas quem sabe. Com toda a probabilidade ainda terá mais uns 30-40 anos pela frente. Espero ainda viver muitos desses anos.

Quando falei em tantos jogadores foi para fazer o ponto de que a Mística pois no fundo ela está nas pessoas, nos jogadores e não no betão. Quem sabe o que ainda estará para vir? Há que ter esperança. E ser exigente com as Direcções e jogadores para que se lembrem sempre que o SLB não é um Clube qualquer.

Claro. A Mística do Benfica são os seus adeptos. São eles que representam a mística do clube. Quanto muito os jogadores que mais carreguem a mística do Benfica são os  que melhor percebem esse fundamento essencial do clube. Não tem nada a ver com jogadores, dirigentes ou estádios.

Alexandre1976

4 de Janeiro de 1987,135 mil pessoas no gigante de betão para ver o Glorioso encavar os suínos com 3 golos de Águas que um ano e meio depois nos trocaria pela aquela cambada de retardados.Acho que nunca esteve tanta gente na Catedral.

imightbewrong

Citação de: Carminati em 13 de Julho de 2019, 17:55
Citação de: Peter Buck em 01 de Junho de 2019, 15:08


Ultima jornada de uma epoca do final dos anos 90.

Uma JL que estava fortissima, um grupo deles veio fora do cortejo e lançou o panico no alto moinhos.

Parece que foi há uma vida atrás.
98/99, domingo a tarde, jornada 34. o simão marcou-nos um golaço antes de ir para o Farcelona.