Outros tempos...

luis.live

Citação de: Rolha_L_Rum em 24 de Julho de 2012, 16:50
e imagens da apresentação do Futre ao intervalo de um Benfica vs Porto?? 

Eu estava lá! acho que foi a 1ª vez que fui ao estádio da Luz, foi nesse ou no Benfica vs Amora, 5-1.

sim foi num SL BENFICA 2 - fc porko 0 para a taça de portugal. Se não me engano golos de iuran e isaias.

Fake Blood

_Benfiquista_

RedVC

Evocando o Campo Grande, a gloriosa e desaparecida estância de madeiras. Fotografias de diversas épocas.

Algumas fotos foram tiradas daqui:

http://bairrodaquintadacalcada.blogspot.pt/2012/11/a-bola-e-redonda-e-os-estadios-quase.html

onde alias estão detalhes excelentes.

E ali ao lado a porta do estádio dos lagartos.

Bem modesto. Mas lá fomos felizes. Campeões e conseguindo manter o ecletismo do Benfica.

Eram mesmo outros tempos pois não consigo imaginar estar porta com porta com lagartos.

sLbErN@ZzZ

Citação de: Fake Blood em 02 de Junho de 2014, 21:22

(Ao fundo á direita)

é engraçado como na época tinhamos varias palavras de origem francesa, ou escritas "à moda" de França! Reparei isso em varias palavras mesmo!

"D'entre os quais" = (o apostrofo muito utilisado em França)
"Coefficiente" = Coefficient
"Desenvolvimento Physico" = Physique
Excellencia = Excellence
Enthusiasmo = Enthousiasme
Regras physiologicas = Physiologiques
"um dos nossos enragés jogadores" = enragés é mesmo francês
"nosso modesto carnet" = carnet é francês

etc! E isto é so na primeira imagem! Eu sei que 99% de vocês se estão a marimbar para isso! lol Mas eu achei engraçado!

RedVC

Sim, a matriz cultural era de influência francesa.
No entanto é curioso que no que diz respeito ao futebol temos a influência inglesa: "back", "half-back", "Foot Ball", "forward", "Reffered Cotter", "team", "match", "goalds", etc...
As nossas elites eram dadas a influências externas e este tipo de estrangeirismos. Imaturidades pitorescas.

Benfiquista_

O que se vê ao fundo é o antigo Alvalade não é?

RedVC

Sim. Inaugurado em 10 de Junho de 1956.

pcssousa

Na língua portuguesa há muitos galicismos e anglicismos.
Não é o caso da maioria dos termos apontados pelo sLbErN@ZzZ.
O apóstrofo sempre foi usado na língua portuguesa, e nem é francês nem português, simplesmente existente. O physico nem é galicismo mas anglicanismo.  O ph em vez do f era muito utilizado na nossa língua e, caiu já em meados do séc. XX. O ff e o ll também.
De recordar que tanto o francês como o português têm raízes latinas, logo é óbvio que tivessem coisas em comum.

Quanto ao futebol e aos termos ingleses... Normal. Foi de Inglaterra que trouxeram o futebol.

Benfiquista_

Fake Blood

Retirado do Benfiquistas desde pequeninos.

Fake Blood

BEM-FI-CA!

pcssousa

Citação de: Fake Blood em 18 de Agosto de 2014, 20:41

Retirado do Benfiquistas desde pequeninos.
E postado originalmente no blog em-defesa-do-Benfica

fudim flan

Citação de: Benfiquista_ em 20 de Julho de 2014, 23:11

O que se vê ao fundo é o antigo Alvalade não é?
sim.esta foto foi tirada da antiga azinhaga de telheiras,sensivelmente onde hoje fica o metro do campo grande.

Manel dos Anzois

Existe um tópico denominado "Recortes" que  trata de temáticas semelhantes das que aqui são abordadas.

Penso que faria sentido a fusão dos dois num só, de modo a que a informação e a discussão   não se dispersem.

Peço aos administradores do Fórum que analisem esta sugestão.