Scouting

pinheiro3


Vinko Soldo é um jovem defesa central canhoto do Dinamo Zagreb. Já não é de agora que dá nas vistas, pois já foi alvo de interesse de vários clubes ingleses - como o Tottenham. Durante este Mundial, foi o elemento em maior destaque do quarteto defensivo da sua equipa, e tanto que se sentiu a sua ausência no jogo dos quartos-de-final contra o Mali, onde foram eliminados. Já nos oitavos-de-final, no jogo contra a Alemanha, fez uma grande partida, correndo o rumor de que estavam na bancada olheiros de grandes clubes com a missão de o observar.

Soldo é um defesa muito forte no desarme e na marcação. Aliás, não me recordo de ver alguém assim tão forte no 1 para 1 defensivo com esta idade. Vi os jogos todos da Croácia e só me consigo recordar de uma ou duas vezes que ele foi ultrapassado por um adversário. É também muito forte na antecipação e no jogo de aéreo, ganhando quase todos os lances de cabeça. É duro a jogar, não sendo um defesa nada meigo. Já tem bastantes noções defensivas do encurtar espaços, subir ou descer linhas, jogando muitas vezes no risco. É muito forte fisicamente e tem uma grande impulsão. Só joga de pé esquerdo, o direito quase não o usa. Precisa de melhorar nas saídas a jogar.


A forma como deixa ir o avançado para ficar fora de jogo.


Um grande corte na área.


Arriscar a ficar subido, tendo depois a capacidade de fechar o espaço e cortar a bola.


Muito forte na antecipação.


O timing muito bom que tem na entrada à bola no 1 para 1.


http://bolanopinheiro.blogs.sapo.pt/scouting-a-armada-croata-no-mundial-5336


pinheiro3


Nikola Moro vinha referenciado como um dos jogadores a ter em atenção durante este Mundial, e o capitão croata não desiludiu.O jovem jogador do Dinamo Zagreb já fez este ano dois jogos na Youth League, tendo também jogado já na segunda equipa do seu clube. Foi um dos jogadores em maior destaque na competição, tendo existido já rumores do interesse de vários clubes europeus.

É um médio ofensivo moderno, com capacidade para jogar a 8 ou a 10. Tem uma grande visão de jogo, e uma capacidade de passe muito evoluída, preferindo o jogo em passe curto. É muito elegante a jogar, tendo um óptimo controlo de bola e técnica. Gosta de aparecer na área contrária, e tenta muitas vezes o remate de longe, onde tem um forte pontapé. Tem um grande raio de acção, andando pelo campo todo, no entanto por vezes ainda desaparece um pouco, precisando de ser mais constante. O seu pé preferido é o direito, mas não tem qualquer problema em usar o esquerdo. É também muito bom com a bola no pé em progressão.Tem uma personalidade forte, e demonstra isso em campo.


Recuperar, acelerar com a bola no pé e depois o bom passe para o colega.


Mais uma recuperação e um bom passe, colocando a bola na frente para o colega de equipa.


Classe e qualidade técnica.



Os seus remates de longe.


Não vale a pena escrever nada sobre o lance.


Pressionar, recuperar e assistir o colega de equipa para o golo.


Grande visão e qualidade de passe.


Mais um bom passe.


http://bolanopinheiro.blogs.sapo.pt/scouting-a-armada-croata-no-mundial-5336


pinheiro3


Josip Brekalo foi só o jogador que mais me encantou neste Mundial. Fez um péssimo primeiro jogo, mas em todos os restantes foi um dos melhores jogadores da sua equipa, sendo tremendo em todos eles. Tanto é, que nos jogos a eliminar já não o deixavam ficar quase nunca no 1 para 1 com o lateral contrário. Assim como os 3 jogadores anteriores, também joga no Dinamo Zagreb. Já jogou este ano na Youth League e na segunda equipa do seu clube.

Brekalo joga preferencialmente a extremo esquerdo, sendo temível nas diagonais para dentro, onde depois remata com o seu melhor pé - o direito. Tem uma técnica muito boa e uma finta curta que deixa a cabeça em água aos defesas, passando por eles muitas vezes no 1 para 1 no último terço do terreno. É bom a progredir com a bola no pé em velocidade, conseguindo dribles muito bons. Joga normalmente em passes curtos e tabelas, tendo boa visão de jogo para o passe. É forte nos cruzamentos e nos lances de bola parada, sendo ele que assumiu quase sempre isso na selecção croata. Também chuta bem de longe. É rápido e ágil. Não gosta muito de descer no terreno e ainda exagera muitas vezes nos lances individuais, perdendo várias vezes a bola.


Forte na progressão com a bola no pé.



As suas diagonais para dentro e remate.


Duas vezes que remata de fora da área ao poste.


Técnica e depois a visão de jogo e capacidade de passe.


Técnica e depois a visão de jogo e capacidade de passe.


Os exageros que por vezes comete nos lances individuais.


Receber orientando logo a bola para dentro e depois o passe para o lateral.


É muito difícil tirar-lhe a bola neste género de lances no último terço do terreno.


Mais uma vez. Técnica e passe.


Tirar os adversários da frente e depois cruzar com o pé esquerdo.


A técnica muito apurada.



Creio que estão aqui 4 jogadores que podem ter um futuro muito risonho. Claro que ainda são jovens e tudo pode acontecer, mas o potencial e a qualidade que já demonstram é enorme. Nomes claramente a reter para o futuro, já que se tudo correr pelo melhor ainda vamos ouvir falar muito neles.


http://bolanopinheiro.blogs.sapo.pt/scouting-a-armada-croata-no-mundial-5336


Queimaxo

#5718
Resumo da Tippeligaen 2015



Vencedores da liga: Rosenborg BK


Descidas:
Foram relativamente expectáveis dado que faziam parte do lote das equipas com plantel mais fragilizado. Mas destaco o histórico Start, que já foi campeão por várias vezes, agora se encontra numa posição onde tem de disputar um playoff para não descer.


O campeonato noruguês mudou bastante nos últimos anos. É verdade que vai continuar a estar longe de ser um campeonato que lance equipas fortes para as competições europeias, mas é uma liga onde a juventude em conjunto com a experiência começou a ser visto como o caminho para a frente, ao invés de se contratarem estrangeiros de terceira linha de outros campeonatos.
O Rosenborg teve a vida facilitada. Num ano "normal" a pontuação que fizeram podia dar para serem campeões mas não pela margem de pontos que o fizeram. Até se deram ao "luxo" de rodar a equipa nas últimas quatro jornadas.

Mas foi interessante o crescimento do Rosenborg. Pegaram num treinador que vinha fazendo uma carreira como adjunto, mas que implementou uma filosofia interessante de um misto de futebol atlético com o uso de posse de bola. Os jogadores têm ordens para terem tempo para pensar, tendo mais liberdade criativa. A equipa jogava num 4x3x3 quando queria ter posse, dominar os ritmos de jogo, e num 4x2x3x1 quando queria ter um ritmo mais de contenção, lançando ataques mais rápidos e verticais.
Kåre Ingebrigtsen estava a ter uma carreira discreta até este ano. Ele anteriormente era adjunto no rival Viking, apesar de ter sido um jogador da casa. Antes disso tinha apenas experiência como treinador de equipas secundárias.
Mas sempre com a filosofia de tentar jogar à bola, independentemente do adversário. E interessante as trocas posicionais dos seus jogadores.

Agora vou abordar os jogadores, mas não de forma exaustiva pois isto trata-se de um resumo. Vou repetir alguns cromos, mas mais em jeito de balanço de final de época.


O guarda-redes André Hansen acabou por ser uma aposta ganha do treinador. Era o titular do Odd antes de ingressar no clube de Trondheim. É um redes muito forte no 1 para 1 e sempre bem posicionado e tem como bónus saber defender bem com os pés, algo que muitos guarda-redes, por uma questão de "escola", não o fazem com a frequência que o podiam fazer. A sua técnica é boa, não tendo problemas em encaixar bolas soltas ou remates.
O senão é a pouca habilidade a jogar com os pés que lhe causou um ou outro dissabor esta época. Sei que isto se pode trabalhar (basta ver que quase todos os redes treinados por uma equipa técnica do Guardiola acabam de alguma forma a aprender a distribuir o jogo, mesmo o Reina o fazia).

As camadas jovens do Rosenborg foram também um dos motivos do sucesso. O jovem médio Ole Selnæs foi importante na conquista do título. É um médio centro esquerdino com potencial interessante. É incansável o jogo todo, mas falta-lhe alguma agressividade e melhorar o aspecto defensivo. Mas fez uma boa época, emprestando muito pulmão e qualidade de passe à equipa.

De Jonas Svensson pouco há a acrescentar. Seja a lateral, seja a médio é um excelente jogador pronto para dar o salto.

Igualmente saído das escolas do clube, Fredrik Midtsjø fez também uma boa época, sendo mesmo instrumental nalguns jogos. É um jogador que tanto pode actuar no centro ou na esquerda do meio-campo, e que gosta de aparecer na zona de finalização. Incansável, tem uma técnica de drible interessante, usando bem os dois pés e é um jogador que ajuda bem a defender sempre que solicitado.

Alexander Søderlund é o que se pode chamar de late bloomer. Geralmente fazia épocas modestas e a sua contratação era para ser enquadrada como sendo um jogador de equipa, aquele jogador com experiência de primeira liga que dá jeito para rodar, mas estas duas últimas épocas foram de bom nível. É um avançado que demonstra um bom sentido de oportunidade, aparecendo nos espaços e não tendo problemas de finalizar quer de remate quer de cabeça. Físicamente é possante e não se importa de ter um central a estorvar a sua acção.

Pål André Helland é um caso que dava "um filme". Quando nas camadas jovens do Rosenborg, era apontado como um talento emergente e futuro da selecção. Após várias épocas muito abaixo do esperado e alguns empréstimos menos conseguidos, acaba por ser dispensado com clásula de recompra. E eis o que acontece: o jogador faz uma grande época e o Rosenborg vai buscá-lo de volta. Agora é uma das vedetas da equipa, sendo actualmente um extremo goleador bastante interessante.




Já referi aqui o guarda-redes Sayouba Mandé. É um redes com potencial, determinação e capacidade de liderança. Seria uma boa adição e com um bom treino técnico poderia tornar-se num caso sério.

Outro africano em bom destaque na equipa foi Luc Kassi. Extremo muito interessante, salta logo à vista o seu ponto forte: o controlo de bola. Parece sempre coladinha ao pé. A nível de velocidade, nada a dizer: muito atlético e explosivo, e com força mais que suficiente. O senão é a gestão de esforço, mas parece ser um jovem interessante para o futuro.




O jovem central Gustav Valsvik mostrou ser uma das pedras da defesa. O central é uma autêntica torre de 1.95m e bastante forte. É já um dos favoritos dos adeptos. O que lhe falta em mobilidade compensa com combatividade, determinação, muita força físca e uma boa capacidade de antecipação e intercepção.

Do Iver Fossum, assim como o Svensson do Rosenborg, pouco há a dizer. Médio centro trabalhador e com faro para o golo. Prevê-se um bom futuro à sua frente. Poderá até não evoluir ao nível de jogar num Barcelona, mas creio que terá espaço num bom clube europeu.

Também outro jovem interessante foi o médio ofensivo Martin Ovenstad, que combina bem com o Fossum. Jogador rápido e incansável, tem boa visão e qualidade no passe. Defensivamente tem muito a crescer, mas curiosamente o seu posicionamento costuma ser bom, apesar da falta de alguma agressividade sem bola. É interessante também ter reparado que mesmo de cabeça consegue passar bem a bola.




Clube que aposta muito na juventude. Saiu daqui o redes agora titular do Rosenborg, mas rapidamente lançarem um jovem talento. É verdade que ainda tem falhas vísiveis, mas penso que com a experiência poderá lá chegar.
O redes Sondre Rossbach é capaz de fazer exibições imaculadas e borrar a pintura num lance. Mas nota-se potencial. Bons reflexos, muito corajoso, parece ter boa personalidade para evoluir.

O médio defensivo Fredrik Jensen é um jogador com caracteristicas físcas e tácticas interessantes. É um jogador importante na manobra da equipa quer a defender, quer a atacar. Não é um jogador de velocidade, mas é possante, tem boa presença, sabe posicionar-se bem e tem boa visão de jogo, o seu ponto forte a meu ver.
Thomas Grøgaard é um lateral esquerdo com potencial interessante. Tem boa técnica e velocidade que o tornam num bom suporte ofensivo e a sua técnica de cruzamento é boa.



O central estónio Karol Mets pareceu-me um elemento muito interessante e longe do comum central possante das ligas nórdicas. É forte, é rápido, é agressivo e tem bom poder de reacção às adversidades.
Na esquerda da defesa temos o jovem Kristoffer Haugen. Lateral alto, forte e muito rápido, mas com técnica suficiente para alinhar a médio se necessário. Defende bem, ataca bem e tem boa capacidade de passe. Parece um diamante em bruto.



Martin Linnes e Mohamed Elyounoussi já foram aqui abordados. O primeiro teve alguns problemas físicos, mas voltou ao seu bom nível. Já o segundo continua a marcar muitos golos e a fazer muitas assistências. Mais uma grande época.
O guarda-redes Ethan Horvath fez uma época interessante. Foi um redes que começou como suplente, mas acabou por agarrar a titularidade. Tem feito excelentes exibições na liga europa e começa a despertar algum interesse.
O médio centro Etzaz Hussain pareceu-me interessante. Já tem uma boa quimica com os adeptos, tendo um cântico reservado para ele. É um jogador rápido e incansável, parece estar sempre disponível para a equipa.
O jovem avançado Sander Svendsen foi uma boa revelação. Ainda se nota a inexperiência, mas fez uma excelente época para um jogador de 18 anos. Boa capacidade de drible, boa velocidade e bons atributos no que toca ao passe curto e no cruzamento e remate.



O médio de caracteristicas mais ofensivas Ghayas Zahid fez uma boa época. É um jogador muito dotado. Muito rápido, ágil, bom drible e no passe, acrescenta visão de jogo ao ataque da sua equipa. Já a defender pode e deve melhorar.



O internacional sub-21 Simen Mikalsen também continua a progredir. O jovem lateral esquerdo mostra bom potencial. Lateral alto e forte, é bastante seguro defensivamente. Já a atacar é limitado, servindo mais como suporte do que como possível solução.
O possante ponta-de-lança nigeriano Fred Friday demonstra poder dar o salto. Jogador versátil, que não se sente desconfortável a vir buscar jogo mais atrás, é um jogador complicado de parar pois alia à sua estampa física uma velocidade muito boa. A nível técnico tem um dribling e capacidade de finalização bastante agradáveis. Já a sua capacidade de passe é curta. É claramente um jogador para fazer passes mais simples.



O jovem extremo Henrik Bjørdal foi mais uma das revelações desta época. No que toca a velocidade, drible e passe parece safar-se mesmo muito bem, mas no capítulo do remate tem de treinar ainda muito ;D
Mais um jovem (ou não ;D ) nigeriano. James Leke é também um avançado forte e possante. Parece ser um pouco mais evoluído que o seu compatriota Friday. Sempre bem posicionado com e sem bola, tem boa velocidade e técnica. E o que impressiona é que um matulão destes tem um agilidade incrível, sendo dificil desequilibrá-lo. Tem boa técnica de remate, mas o passe é curto (porque razão isto é tão "comum" nos jogadores africanos?)



Este jovem médio centro mostrou uma grande evolução. Morten Konradsen é aquele médio rápido e sempre pronto a pegar na bola para distribuir jogo, ou para afinar o remate. Tacticamente ainda lhe falta disciplina
O avançado Alexander Sorloth foi também ele uma boa revelação. Faro para o golo, é uma torre entre os centrais, mas tem mobilidade suficiente para jogar em apoio, se necessário. É um jogador muito forte e possante. no entanto não se deixem enganar: apesar do seu 1.94m, não é um jogador lento. Parece ter os atributos técnicos necessários para se vir a tornar num jogador interessante.



O médio centro internacional sub-21 Anders Trondsen fez também uma época muito positiva, destacando-se na sua equipa. O que lhe falta na capacidade de remate e de não aparecer muito na área compensa com boa técnica individual e boa capacidade de passe. É um jogador incansável, muito determinado e agressivo.

Start IF
Já referido por mim, o jovem médio centro Kristoffer Ajer pode e deve dar o salto. Jogador tão novo, mas já com muita bagagem de primeira liga norueguesa.

Blitzer

O pinheiro3 e o Queimaxo estão fortíssimos !

Parabéns pelo excelente trabalho.

:)

avc10

#5720


Stefano Sensi

Idade: 20
Posição: Médio
Clube: Cesena
TM

Há jogadores que basta ver algumas intervenções no jogo para ter logo a certeza que são jogadores para vôos bem mais altos. Stefano Sensi é definitivamente um deles. Jogador da formação do Cesena, com um empréstimo ao San Marino na época passada, afirmou-se esta época no clube.

Sensi é aquele estereótipo de jogador italiano que joga como médio mais recuado mais impressiona pela qualidade de construção de jogo. Sendo o médio mais defensivo organiza todo o jogo do Cesena e aparece mesmo em zonas mais adiantadas, qualidade técnica muito boa especialmente técnica de passe, mas o que impressiona mais é a rapidez de decisão. Sensi com frequência faz passes curtos/longos de desmarcação de 1ª. Sabe sempre o que fazer antes de receber a bola. Defensivamente cumpre posicionalmente e é um jogador bastante dinâmico na busca pela bola. Normalmente tem a companhia de um médio mais trabalhador por perto, embora ele seja mesmo o médio mais recuado. Peca um pouco no jogo aéreo e a estatura também não ajuda (1.68).

Sensi é já falado para os grandes italianos. Roma e Juventus já se mostraram interessados mas é o Milan quem se encontra mais próximo e já se falam em propostas de 10M. Depois de Itália ter deixado um talento como Verratti "fugir", não pode deixar este.

Logo joga o Cesena vs Bari (19:30), se encontrarem alguma stream vejam. Acreditem que vão ficar impressionados.

Edit:

Tem este video no Youtube

link

Alguns exemplos do que falei








avc10



pinheiro3


Aly Malle de 17 anos foi um dos grandes destaques do Mundial Sub17. O jogador do Mali recebeu a Bola de Bronze, sendo eleito o terceiro melhor jogador da competição. Malle não é desconhecido para vários clubes europeus, já que depois de ter brilhado no campeonato africano de Sub17, prestou provas no FC Köln, tendo agradado mesmo, mas devido a questões burocráticas acabou por não assinar contrato. Depois o Hoffenheim também tentou contratar o jogador e dizia-se que tinha acordo para ele assinar pelo clube alemão aos 18 anos. No entanto, parece que isso não se confirmou e agora Aly Malle tem vários tubarões europeus interessados nele. PSG, Inter, Roma, Milan são alguns dos cubes falados, mas quem lidera a corrida é o Manchester City, sendo que o nome do jogador do Mali já foi falado em diversos jornais ingleses.

Joga a extremo - direito ou esquerdo -, podendo também jogar na frente de ataque em algumas situações. É um jogador bastante rápido e ágil. Tem uma boa capacidade técnica, fazendo bons dribles e boas recepções de bola. É muito forte no um para um, deixando muitas vezes os adversários para trás, mas depois precisa de melhorar a sua tomada de decisão, já que ainda se precipita algumas vezes e não escolhe a melhor opção. Com a bola no pé é mesmo muito forte e rápido, causando enormes dificuldades aos seus adversários.

Tem uma boa capacidade de passe e de visão de jogo, mas precipita-se em algumas situações que deveria ter mais calma. É um bom finalizador e remata bem. Gosta de aparecer em zonas de finalização, movimentando-se muito bem sem bola. Também é um jogador que faz bons cruzamentos. Não é de descer muito para ajudar em tarefas defensivas, mas é um jogador que pressiona muito os defesas contrários para tentar recuperar a bola.


Um bom passe longo.


Muito bom a sair com a bola no meio de dois adversários.



Muito forte na progressão com a bola no pé e no drible.


Um bom passe.



Dois lances praticamente iguais, em que leva bem a bola, sai dos adversários com a finta, mas depois falha no último passe.


Recuperar a bola depois de fazer pressão, e muito forte depois a levar a bola.


Um bom cruzamento para golo.


Recuperar e depois em várias tabelas ir avançando no terreno.


Tirar os adversários e depois a procura pela baliza.


http://bolanopinheiro.blogs.sapo.pt/scouting-perfume-maliano-5707


pinheiro3


Sekou Koita, com os seus 15 anos, foi uma das grandes revelações do Mundial Sub17. O médio ofensivo - que jogou muitas vezes a avançado - do Mali, esteve em grande destaque na prova. Juntamente com Aly Malle, foi o jogador em maior destaque do quarteto diabólico que a sua selecção tinha na frente de ataque e que tão bons momentos proporcionou a quem viu este Mundial.

É um jogador que apesar de não ser avançado, jogava muito perto da zona do ponta de lança, mas joga mais de trás para a frente, onde é muito forte. É muito rápido - com e sem bola - e fisicamente já se mostra evoluído. É muito bom no um para um, tanto com dribles curtos como com a bola em velocidade - passada larga -, causando enormes dificuldades aos defesas contrários, sendo essa a parte do jogo onde é mais forte. Gosta de ter bola, estando constantemente a movimentar-se na procura dos espaços e a pedir o passe aos colegas. O seu pé mais forte é o esquerdo, mas também usa o direito.

Gosta de rematar de longe e de aparecer em zonas de finalização, tendo um forte pontapé. É bom no passe e gosta de jogar através de toques curtos. Tecnicamente é forte, tanto no drible, como no controlo de bola, como na recepção. Precisa de não exagerar algumas vezes nos lances individuais, principalmente quando pode entregar a bola depois de sair do drible.


Receber bem a bola, colando-a logo ao chão. Depois os dribles curtos com os dois pés.


Qualidade de drible e depois o bom passe.


O bom remate que tem.


Muito forte com a bola em velocidade e depois o bom passe.


A boa simulação de corpo, tirando o adversário do caminho.


Mais uma simulação, onde tira o adversário do lance e depois de avançar com bola remata de muito longe.


Isto é Sekou Koita.


Muito rápido a reagir depois de escorregar, mas quando depois devia fazer o passe, opta pelo drible.



Receber orientando a bola para dentro, e depois rematar forte e colocado para a baliza.


É sempre difícil fazer grandes previsões nestas idades, mas creio que estão aqui dois jogadores com muito potencial e muita qualidade. Ainda são muito rebeldes e com muita coisa para melhorar, mas o que já mostram é muito bom, tendo bastante qualidade. Penso que é uma questão de tempo até virem jogar para a Europa, já que não passaram despercebidos aos olheiros presentes no Mundial.


http://bolanopinheiro.blogs.sapo.pt/scouting-perfume-maliano-5707


slbenfica_croft

Não conhecia este lateral esquerdo da Dinmarca. Parece interessante.

Durmisi, pelo que percebi do seu nome.

pinheiro3


José Gabriel Cevallos foi um dos melhores guarda-redes do Mundial Sub17. O filho do mítico José Cevallos, encantou quem assistiu aos jogos do Equador na prova. Já no ano passado, tinha sido um dos grandes destaques da Copa México das Nações, ao ser eleito o melhor guarda-redes da prova e a comandar a sua selecção até ao troféu final.

Deu-nos algumas das melhores defesas da prova, sendo uma barreira difícil de ultrapassar. Tem uns reflexos e agilidade notáveis. É seguro nas saídas dos postes, tendo boa presença e segurança. Posiciona-se bem na baliza e tem um bom jogo de pés, tentando lançar logo o contra-ataque da sua equipa.





Algumas das grandes defesas que nos proporcionou durante a prova.


Agarrar e lançar o ataque, colocando logo bem a bola com os pés.


Sair dos postes com segurança.


http://bolanopinheiro.blogs.sapo.pt/scouting-qualidade-equatoriana-6535



pinheiro3


Como seria de esperar, Pervis Estupiñán foi um dos destaques do Mundial Sub17 e provavelmente o melhor lateral esquerdo da competição. Já no torneio sul-americano tinha sido um dos melhores jogadores. Já está num nível bem superior a todos os outros jogadores presentes nesta prova, ou não fosse ele titular na equipa principal da LDU Quito aos 17 anos. Já fez 18 partidas pela equipa principal, e até ter de ir jogar este Mundial, tinha sido titular em todos os jogos do campeonato que a sua equipa disputou.

Pervis Estupiñáné um lateral muito forte fisicamente, sendo essa uma das suas principais armas. É, também, um jogador rápido, explosivo e com um enorme pulmão - grande rotação durante o jogo todo.  Gosta de atacar e é forte nessa vertente, tentando sempre subir e desequilibrar pelo seu corredor. Cruza bem e tenta várias vezes o remate de longe, sempre mais em força que em jeito.

É forte no um para um defensivo, sendo difícil que seja ultrapassado. Quando consegue ganhar a posição, já não há muito a fazer para o adversário. Tem uma boa leitura de jogo, apesar de neste Mundial ter facilitado em vários lances, mostrando excesso de confiança. Antecipa-se bem e corta muitos lances. Não tem medo de assumir o jogo, mesmo jogando numa posição mais recuada. Quando as coisas estão a correr menos bem, quer sempre ter bola e levar a equipa para a frente. Marcou dois golos de grande penalidade nas duas tentativas que teve. Só joga com o pé esquerdo, tendo dificuldades em usar o direito.


Muito rápido a aparecer de trás e a cruzar para o colega de equipa marcar.


Difícil de ser ultrapassado no um para um.


Boa leitura e muita rapidez para ir cortar a bola.


Qualidade com a bola nos pés.


Mais um lance ganho ao extremo contrário. Depois de meter o corpo e ganhar a frente do lance, já não se deixa ultrapassar.



Sempre a procurar subir no seu corredor.


José Gabriel Cevallos mostrou ser um guarda-redes com muita qualidade, segurança e ainda margem para evoluir. Pervis Estupiñáné foi aquilo que era esperado, já que está a um nível mais alto que os seus adversários e a continuar assim não deve demorar muito a dar o salto para a Europa. Dois nomes a reter para o futuro.


http://bolanopinheiro.blogs.sapo.pt/scouting-qualidade-equatoriana-6535


pinheiro3

Citação de: pinheiro3 em 06 de Novembro de 2015, 13:57

Amadou Diawara é um jogador que tem surpreendido o Calcio durante esta época. Com os seus 18 anos é, neste momento, um dos titulares indiscutíveis do Bologna - equipa que está a realizar um campeonato aquém das expectativas. Nas primeiras 3 jornadas foi suplente utilizado, mas na 4ª jornada tudo mudou com o seu primeiro jogo a titular. A partir daí foi sempre titular, jogando 90 minutos em todos os jogos. O médio nascido na Guiné chegou a Itália em Fevereiro de 2015, para representar o San Marino Calcio da Lega Pro-Girone B, tendo sido titular em todos os jogos que fez. No inicio da presente temporada foi transferido para o Bologna, que pagou 600 mil euros pelo seu passe.

Joga a médio defensivo, sendo o médio mais recuado da equipa. Tem um raio de acção grande no campo, mas por vezes perde-se e deixa espaço nas costas que precisa de ser mais rápido a fechar. Precisa de crescer mais tacticamente para a posição que ocupa. É forte no desarme e na marcação, não entrando muito à queima, sendo difícil ser ultrapassado no um para um com bola. No entanto, precisa de ganhar ainda mais agressividade defensiva, já que em certos lances tem de ser mais incisivo e menos passivo.

O seu pé mais forte é o direito e é com ele que joga quase todo o seu futebol. Gosta de pedir e ter a bola nas saídas a jogar, procurando ser logo a primeira referência para os defesas. Alterna o seu jogo entre o passe curto e o passe longo, sendo que precisa de melhorar a qualidade do passe longo e perceber quando o deve fazer, já que poucas vezes resulta. Tem qualidade com bola em progressão, não sendo nenhum tosco. Joga de cabeça levantada com bola ou quando sente que ela lhe vai chegar, percebendo assim onde estão os adversários e os colegas de equipa. Recupera e corta muitas bolas no meio-campo, sendo uma grande ajuda para a equipa.


Recuperar a bola e passe longo, que chega ao destinatário.


Aborda mal o lance e quase perde a bola para o adversário, mas depois a sua capacidade de desarme consegue fazer o corte.


Dois momentos em que lê bem os lances e recupera a bola, entregando depois numa das situações e na outra saindo a jogar.


Vir logo pedir a bola aos defesas, sendo a primeira referência na saída a jogar.


Qualidade com bola.


Rápido a avançar e a bloquear o remate adversário.


Recuperar a bola com qualidade e depois entregar ao colega com possibilidade para ser jogada.


Tenta o passe longo que lhe sai mal, mas depois a ser rápido para corrigir o erro e tentar recuperar a bola.


Rápido a ir fazer o corte.


A tal precipitação no passe longo que, poucas vezes, chega a um colega de equipa com possibilidade de receber bem.


Penso que Diawara é um jogador que já apresenta um muito bom nível para a sua idade e apesar de mostrar algumas debilidades e não dar assim tanto nas vistas, é para seguir com atenção o seu desenvolvimento, já que ainda tem muito para e por onde crescer.

http://bolanopinheiro.blogs.sapo.pt/scouting-amadou-diawara-4441



Diz-se que a Juve fez porposta de 7 M de euros e que o Milan e Chelsea estão muito interessados.

pinheiro3

#5729
Edit.

Apagar.