Norton de Matos (Equipa B)

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa B: 1 época, 42 jogos, 0 golos


Messi87

Arranque dos trabalhos da equipa B
Norton de Matos: "Vou tentar transmitir os valores do Clube"

A equipa B do Sport Lisboa e Benfica ligou, esta quarta-feira, os motores tendo em vista a longa viagem que será a temporada 2012/13. O técnico do conjunto, Luís Norton de Matos, concedeu uma entrevista à Benfica TV onde falou dos objectivos para a nova época.

40 épocas depois, Luís Norton de Matos regressa ao Benfica. Jogou cá como Júnior, esteve na equipa de Reservas, foi também Sénior e vai agora treinar jogadores que estão a passar todos, ou grande parte deles, por esta situação...
Para mim é um privilégio ter esse conhecimento do Clube e ter vivenciado essa experiência porque vai ajudar-me muito na minha missão de formação, porque sei exactamente o que se passa na cabeça destes jogadores que obviamente tem ambições claras e objectivas de atingirem a primeira categoria do Benfica que é o grande sonho. Eu próprio, apesar de ter sido campeão nacional de Juniores no Benfica, e depois tive mais duas épocas no Futebol Sénior, o meu grande objectivo era ter jogado na primeira categoria do Benfica e é a minha grande pena também e mágoa porque estive numa final da Taça de Portugal no banco, estive num jogo de consagração do Benfica como Campeão Nacional no banco, na altura com o Pavic, treinei com o Jimmy Hagan mas tive uma experiência riquíssima que me formou como homem e como desportista. Quem passa pelo Benfica como eu passei, porque sempre fui benfiquista e adepto do Benfica, obviamente que me marcou imenso e hoje 40 anos depois está-me a falar de algo que eu tenho bem presente na minha memória como se tivesse sido ontem.

Que mensagem pode dar aos jogadores, tendo vivenciado também isto?
Vou tentar transmitir tudo aquilo que são os valores do Clube, tudo o que são as responsabilidades do que e estar neste Clube, as exigências e preparar estes jogadores e muitos deles tem potencial para chegar também a um patamar de primeira categoria do Benfica, tentar ajudá-los a que eles sejam mais fortes e que consigam pôr cá fora todas as suas qualidades.

Quais são as suas expectativas e se foi fácil chegar a um acordo e aceitar este convite da Direcção?
Quando se fala do Benfica e quando nos temos esta paixão pelo maior Clube português obviamente que quando me foi colocada a hipótese de vir para este desafio aliciante foi facílimo, nem hesitei. Confesso que só um projecto desta natureza, eu tive outros convites para treinar clubes, mas nada se equipara ao Benfica e nada se equipara a possibilidade de reentrar no Clube com um projecto aliciante. Venho com uma expectativa enorme, com uma vontade enorme de poder transmitir toda a minha experiência adquirida ao longo dos anos para a equipa B do Benfica. Tenho uma grande expectativa em relação a esta vinda.

Desportivamente, na equipa B, quais são os objectivos?
Quando se está numa equipa como o Benfica há sempre um objectivo claro de ganhar. Uma coisa que eu exijo sempre, na minha forma de pensar e no meu enquadramento competitivo, é que nós podemos não ganhar os jogos mas somos obrigados a jogar para ganhar sempre! E no Benfica isso é ainda mais uma obrigação. Obviamente que tenho consciência que o Campeonato da segunda Liga tem uma especificidade própria, é extremamente equilibrado, nós verificamos mesmo a nível, por exemplo, da Taça da Liga, as dificuldades enormes que os clubes de primeira divisão, com os seus plantéis profissionais têm jogando com estas equipas que vão jogar no Campeonato da segunda Liga. Fazer o melhor possível, com equipas que têm jogadores muito experientes, são jogadores que não tocam muitas vezes na bola, mas a sua experiência num canto, num livre, os pequenos detalhes que a experiência lhes deu são suficientes para resolver jogos. É isso que os nossos jogadores vão ter de aprender. Vão ter de termos competitivos e depois há outra competição, que é a competição das próprias equipas "Bês" que penso que vai ser uma competição dentro da competição. Será, também, outro motivo de atracção, quem será a melhor das seis equipas "Bês" que vão entrar no Campeonato. Temos que ver isto jogo a jogo e tentar sempre fazer o melhor possível, não se pode subir, mas era interessante, numa primeira análise, que a equipa pudesse situar-se numa primeira metade da tabela.

As condições que o Benfica coloca agora ao serviço das equipas, como, por exemplo, o Centro de Formação e Treino têm sido elogiadas. Daquilo que já pôde ver qual é o primeiro impacto?
O impacto é muito positivo, porque penso que o Benfica e toda a sua estrutura se adaptaram rapidamente àquilo que vão ser as exigências da competição, as exigências dos treinos. Foram feitas obras em tempo recorde para dar as melhores condições à equipa B. Nós já temos um plano bem determinado relativo ao local onde vamos jogar, vamos jogar no Estádio da luz, enquanto não tivermos o Campo do Bravo pronto. Portanto, é outro pólo extremamente positivo.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/23443/language/pt-PT/Norton-de-Matos-Vou-tentar-transmitir-os-valores-do-Clube.aspx

Meddler


InsurgentDrums

Citação de: dtfstoko em 04 de Julho de 2012, 17:25
Citação de: Android1974 em 04 de Julho de 2012, 16:58
Citação de: Blitzer em 04 de Julho de 2012, 16:55
Agora só espero que a BenficaTV transmita os jogos !

Tem de transmitir!

tb acho.

Em casa, deve certamente transmitir. Os direitos de transmissão pertencem-nos e os adeptos estão certamente interessados.


SLB É O REI DO MUNDO


Manpaz1904


SLB É O REI DO MUNDO

Já agora, alguém sabe mais alguma coisa sobre a equia técnica ?


Manpaz1904

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 04 de Julho de 2012, 18:20
Já agora, alguém sabe mais alguma coisa sobre a equia técnica ?
Treinadores-Adjuntos: Veríssimo (o central que foi formado cá) e António Alves (estava no Atlético).
Treinador de GR: Fernando Ferreira, que já trabalhou na formação do Sporting.

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Manpaz1904 em 04 de Julho de 2012, 18:23
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 04 de Julho de 2012, 18:20
Já agora, alguém sabe mais alguma coisa sobre a equia técnica ?
Treinadores-Adjuntos: Veríssimo (o central que foi formado cá) e António Alves (estava no Atlético).
Treinador de GR: Fernando Ferreira, que já trabalhou na formação do Sporting.



Hum..  :confused: :confused:   interesting.



sbremoved_28408

Bom,gostei das palavras e de saber que vão jogar na Luz até o Estádio do Bravo estar pronto.Quer dizer que vão fazer ali uma coisa á maneira  O0

Agora é passar aos actos e fazer desses jovens,futuros jogadores para a primeira equipa

slbenfica_croft

O objectivo é fazer uma época tranquilo a nível de resultados e fazer crescer estes miúdos.

Denim

Citação de: slbenfica_croft em 04 de Julho de 2012, 18:33
O objectivo é fazer uma época tranquilo a nível de resultados e fazer crescer estes miúdos.
Isso é que é fulcral!

_Benfiquista_

A título de curiosidade, é Benfiquista?

Tenho a ideia que é sportinguista, porque já passou por lá, mas o que interessa é que seja profissional.

PabloAim@r

Para o ano JJ não será treinador do Benfica. Se o Norton de Matos este ano se portar bem, talvez a solução para substituir o Jesus esteja dentro de casa.