Captações e prospecção

tigerwoodss

Notícia completa sobre o Deni Mirza:

Em nome da "aldeia global"
Chama-se Deni Mirza e iniciou ontem um período experimental no Benfica. Uma notícia igual a tantas outras mas que deixa de ser vulgar quando olhamos para seu o Bilhete de Identidade e constatamos que se trata de uma jovem de apenas 14 anos que nasceu na Bósnia.
Gradualmente vem baixando o nível de idades neste intenso negócio que é o futebol. Inicialmente, as apostas eram direccionadas apenas para a equipa principal; numa segunda fase, baixou-se a fasquia etária para jovens promissores que davam os seus primeiros passos como seniores; mais tarde, entrou-se numa outra via, de contratar reforços para as equipas juniores e, simultaneamente, aquilatar as suas potencialidades e margem de evolução de modo a perspectivar já outros patamares. Entramos então agora numa outra fase: testar iniciados/juvenis. Este parece ser um processo sem retorno e, inclusive, tem tendência a se tornar cada vez frequente.
Tudo em nome da tão propagada "aldeia global", mesmo que para tal os jovens possam ser afastados do seu "habitat natural", retirados do seu círculo de amigos e familiares e, quiçá, prejudicado o seu aproveitamento escolar.
Percebe-se ambas as partes: os clubes mantêm fortes redes de prospecção, sempre atentas ao despontar de potenciais futebolistas, independentemente da idade; os jovens, por seu lado, sonham em atingir o "estrelato" e não hesitam perante estas possibilidades.
Todavia, não deixa de ser uma violentação fazer emigrar um jovem de tão tenra idade, mesmo que no horizonte esteja uma carreira de futebolista e, eventualmente, uma considerável melhoria do nível de vida


------

Cumprimentos

bolas10

Citação de: tigerwoodss em 30 de Janeiro de 2008, 12:05
Citação de: bolas10 em 28 de Janeiro de 2008, 19:17
Uma pergunta, porque é que todos os anos por esta altura vem nos jornais que o FCP e SCP mandam olheiros para a Copinha no Brasil, e do Benfica não...é feito em segredo ou não é feito!

Não foi noticiado. Mas se tomares atenção reparas que o Benfica acabou de contratar aquele que foi um dos maiores destaques da "Copinha".

Ao contrário de SCP e FCP que até ao momento não contrataram  ninguém.

cumprimentos
O0

Obrigado

Elpimba

Citação de: diogo32 em 29 de Janeiro de 2008, 21:31
Citação de: tigerwoodss em 29 de Janeiro de 2008, 21:15
Citação de: diogo32 em 29 de Janeiro de 2008, 20:42
Citação de: bolas10 em 28 de Janeiro de 2008, 19:17
Uma pergunta, porque é que todos os anos por esta altura vem nos jornais que o FCP e SCP mandam olheiros para a Copinha no Brasil, e do Benfica não...é feito em segredo ou não é feito!

nao é preciso ir tao longe...
eu tenho o prazer de trabalhar em formaçao e posso dizer que lido com craques(mesmo), e as abordagens que tiveram foram de porto, braga e vitoria. infelizmente o Benfica não tem as pessoas certas por aqui. e infelizmente tambem as maiores equipas sao as que fazem as abordagens da pior forma.
e ou os pais tem bom senso, ou acontecem casos como o famoso bruno silva...

Diogo32, não sei de que distrito estás a falar, mas suponho que de Braga. De qualquer forma a culpa não pode ser só do SLB. Se tu conheces esses craques e és benfiquista, podes informar a prospecção do clube e eles serão avaliados o mais rapidamente possível de certeza.
Quanto às pessoas, não discuto, porque não as conhecerei como tu. Mas todas essas informações podes passar ao departamento central: [email protected]
Tudo o que sirva para poder melhorar é sempre bom.

Se todos colaborarmos quando temos alguma informação seremos quase imbatíveis.
Mas deixa que te diga que ao nível da prospecção não estamos atrás de ninguém a nível nacional. Conheço o terreno no meu distrito e pelas informações que vou tendo dos restantes, temos que nos orgulhar do trabalho que tem vindo a ser feito.

Mas como disse anteriormente e digo sobre todos os assuntos: não podemos parar de evoluir, portanto todos os contributos são válidos e o teu, se for concreto e bem explicado será tomado em consideração.

Cumprimentos

tigerwoods tens toda a razao, mas eu se lido com uma instituiçao nao vou indicar os jogadores para o Benfica se outro clube tem uma abordagem correcta, e satisfaz o que é pretendido.
agora eu não duvido que na zona sul a melhor prospecçao seja a do Benfica e que por exemplo a do Porto seja quase inexistente, ate acaba por ser natural, e aqui vice-versa.

alias o Benfica chegou a fazer contactos por 2jogadores, mas quase por acaso, ou seja, durante um torneio, um dos treinadores gostou e veio logo falar e pedir informaçoes, e sempre dentro de todos os limites da normalidade.
agora quando disse por vezes as maiores equipas sao as que fazem abordagens da pior forma, não me referia ao Benfica.

Como dizes e bem... acho um pouco mais dificil o Benfica "dominar" ou sequer chegar perto da prospecção feita por clubes do norte em relação à sua área... tal como aqui no sul o Sporting e Benfica dominarem... e mesmo assim sempre escapam jogadores como é normal... daí haver jogadores bons no Belem, Estrela, Oeiras, Real...

Sinceramente aí no norte, só com ajuda de pessoas influentese e com algum jogo de sintura... é o que penso... porque se o fizermos abertamente, as portas se fecharão muito rapidamente... por pessoas muito influentes aí do norte, se é que me percebes... a única forma... acho que é ter boas relações com alguns clubes pequenos (como deve acontecer em alguns casos) e alguns que tenham uma relação a nivel senior favoravel/boa... e mesmo assim...

Eu pessoalmente gostaria que tivessemos muita atenção ao norte, pois acho que tem sempre miudos de grande valor, devido a existencia de muitos clubes pequenos em varias cidades...e todos eles dão frutos, ate os mais pequenos e mais escondidos geograficamente... Mas sei que é dificil... como tal, prefiro que dominemos a parte sul toda... e comecemos a dominar tb a parte central/central norte (Leiria, Coimbra,, Castelo Branco, Aveiro...)... e pouco a pouco tb chegarmos ao norte...

Com a ajuda de todos nós, e somos muitos, acho que é possivel... se nos unirmos temos capacidade de dominar por compelto o mercado interno a nivel de prospecção...

Saudações

tigerwoodss

Elpimba...
vais ter surpresas na próxima época... ;)
E se leres outro post meu neste tópico, vais perceber que já não é bem assim.

cumprimentos

diogo32

O Benfica tem contratado muitos jogadores para as camadas jovens, mais novos, mais velhos, portugueses, estrangeiros, é sinal que anda atento, é sinal que tem procurado ter os melhores. óptimo. agora espero é que no futuro esses se tornem reforços reais da equipa sénior, ou seja, que tenham oportunidades, e não sejam preteridos relativamente a outros jogadores que enfim...se é para apostar entao aposte-se!

coristaslb

Quero deixar uma palavra de grande apreço, pelo excelente trabalho desenvolvido pelo Bruno Maruta na área da prospeção.

Wampyro

Citação de: coristaslb em 31 de Janeiro de 2008, 10:14
Quero deixar uma palavra de grande apreço, pelo excelente trabalho desenvolvido pelo Bruno Maruta na área da prospeção.

E seus colaboradores, pq o Bruno Maruta é muito bom, mas sozinho não se consegue nada  ;)

tigerwoodss

Há gente muito competente no Benfica. E não esquecer que a entrada do Rui Águas e a sua forte ligação ao futebol profissional veio fortalecer o projecto.

Cumprimentos

GGG

O Maruta jogou comigo no Vilafranquense (VFX), aliás como o Carlos Fernandes que está no Boavista.

O Maruta nem sempre foi benfiquista... mas pelo menos da última vez que falei com ele já se tinha convertido.

lanceiro

GGG mandei-lhe uma PM

cumprimentos

Red skin

Citação de: tigerwoodss em 30 de Janeiro de 2008, 17:41
Elpimba...
vais ter surpresas na próxima época... ;)
E se leres outro post meu neste tópico, vais perceber que já não é bem assim.

cumprimentos

:winner:

zgatansa

boas pessoal....

ninguem conhece a cidade de Amarante???

como sou de cá e não á muitas possibilidades de me deslocar até Lisboa e tal, jogo num clube de cá que é o Académico de Amarante SC.

temos bons jogadores no escalão juvenil, o clube ainda é muito novato, tem ai uns 3 anos, jogo lá desde o inicio do club, e todas as épocas até agora temos sido sempre campeões, tudo bem que começamos na ultima divisão, mas para uma equipa de futebol ainda que mal se conhece os jogadores entre eles, penso que é muito bom.

actualmente estamos na primeira destrital (penso eu) :) e estamos em 5 ou 6 lugar, isto porque no inicio da época nós não nos andavamos a entender com o mister, mas agora já estamos é mais de um mês sem perder e temos uma equipa para andar em primeiro lugar para subir para a 2a Nacional.

somos um clube que ainda ninguém nos conhece bem, mas penso que há cá talentos muito bons, e que não deveriam de ser deitados fora, não só falo por mim, como por mais alguns amigos meus.

já tivemos alguns contratos de clube satélite como do boavista e do guimarães, o que eu queria mesmo era que fosse do meu Benfica o contrato, para que um dia eu podesse jogar no clube da minha vida, isto claro, se gostarem de mim, ou dos meus colegas, porque também ficava contente por eles se eles fossem para um clube como o SLB.

desculpem lá estar a postar isto aqui, mas eu como vi o nome do topico, achei que era indicado, caso não esteja bem aqui esta mensagem e se quiserem que eu a ponha noutro topico, avisem-me se faz favor que eu mudo..

obrigados

bolas10

Citação de: zgatansa em 01 de Fevereiro de 2008, 22:32
boas pessoal....

ninguem conhece a cidade de Amarante???

como sou de cá e não á muitas possibilidades de me deslocar até Lisboa e tal, jogo num clube de cá que é o Académico de Amarante SC.

temos bons jogadores no escalão juvenil, o clube ainda é muito novato, tem ai uns 3 anos, jogo lá desde o inicio do club, e todas as épocas até agora temos sido sempre campeões, tudo bem que começamos na ultima divisão, mas para uma equipa de futebol ainda que mal se conhece os jogadores entre eles, penso que é muito bom.

actualmente estamos na primeira destrital (penso eu) :) e estamos em 5 ou 6 lugar, isto porque no inicio da época nós não nos andavamos a entender com o mister, mas agora já estamos é mais de um mês sem perder e temos uma equipa para andar em primeiro lugar para subir para a 2a Nacional.

somos um clube que ainda ninguém nos conhece bem, mas penso que há cá talentos muito bons, e que não deveriam de ser deitados fora, não só falo por mim, como por mais alguns amigos meus.

já tivemos alguns contratos de clube satélite como do boavista e do guimarães, o que eu queria mesmo era que fosse do meu Benfica o contrato, para que um dia eu podesse jogar no clube da minha vida, isto claro, se gostarem de mim, ou dos meus colegas, porque também ficava contente por eles se eles fossem para um clube como o SLB.

desculpem lá estar a postar isto aqui, mas eu como vi o nome do topico, achei que era indicado, caso não esteja bem aqui esta mensagem e se quiserem que eu a ponha noutro topico, avisem-me se faz favor que eu mudo..

obrigados
Eu tenho familia ai em Amarante, vou ai quase todos os meses

É uma boa escola, do Amarante já sairam Nuno Gomes, Ricardo Carvalho, Delfim e Renato Queiros

apinho

Queria fazer umas perguntas, mas não sabia bem em que tópico as encaixar, vai daí criei este tópico. Se não for correcto, agradeço que o moderador o cole no tópico mais adequado.

Conheço um rapazito nascido em agosto de 2001, que joga numa escola do Benfica algures na região centro e que participou num mini-torneio local de carnaval. Os pais dele foram contactados no final do torneio pour um senhor que se disse pertencer ao SLB, a pedir para ele ir prestar provas ao SLB. Inclusivae deixou um cartão de visita aos pais, mas não deu muitos mais detalhes em como essas provas se passariam. Os pais óbviamente ficaram agradados, e como sabem que eu costumo visitar o site fizeram-me múltiplas perguntas, ás quais eu não soube responder :

Perguntas :
- É muito comum este tipo de abordagem ? Ou seja, se ele foi abordado é porque há reais chances de ser escolhido, ou eles abordam 1000 míudos, sabendo de antemão que no final só querem ficar com 10 ?
- Essas provas costumam ser prestadas na Luz, ou no Seixal ?
- As provas costumam demorar vários dias, ou um só ?

Caso venha a ser escolhido :
- É certo que ficará no Seixal, ou será na luz ?
- Se ficar no Seixal, será sempre em internato, ou em externato ?
- Em caso de internato, alguém conhece mais ou menos os custos para os pais ?

Obrigado a quem me possa responder a isto. É importante pois os pais estão em pulgas e eu gostava de poder esclarecer algums coisas para eles saberem com que contar, e assim gerirem melhor as expectativas do míudo (E as deles)...

Wampyro

Vou tentar responder ao que sei!


- É muito comum este tipo de abordagem ? Ou seja, se ele foi abordado é porque há reais chances de ser escolhido, ou eles abordam 1000 míudos, sabendo de antemão que no final só querem ficar com 10 ?

Acontece quanto se vê qualidade no jogador e sim, talvez se aborde ao longo do ano uns 1000 miudos para se ficar com 10

Essas provas costumam ser prestadas na Luz, ou no Seixal ?

Nessas idades é na luz

As provas costumam demorar vários dias, ou um só ?

Normalmente o jogador vai treinar um dia com os muidos do Benfica do seu escalão e se interessar, será chamado mais alguns dias para se avaliar melhor ou ficará na base de dados e será chamado uma outra vez para verificar a evolução!


É certo que ficará no Seixal, ou será na luz ?

Nessas idades acho que não temos ninguem no Seixal, só mais velhos.

Espero ter ajudado!