Ivan Cavaleiro

Avançado, 30 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 20 jogos (823 minutos), 1 golo

Equipa B: 2 épocas, 56 jogos, 22 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

Edu

Ele não passa para o meio, ele ao procurar espaço, a procurar fugir aos defesas, é que se movimenta para o meio. Como faz o neymar e outros tantos, por exemplo.

Transformer

Citação de: mikibritt em 29 de Outubro de 2013, 12:58
Citação de: VALEBEM em 29 de Outubro de 2013, 12:55
Em jogos de preparação o markovic já jogou ao meio. Mas quem eu gostava de ver ao meio é o ivan.

ja eu gostaria de ver num jogo de menos exigencia o Benfica a jogar num estilo de jogo mais parecido ao do Barcelona
um 433 com o Marcovic a fazer de Messi, Cavaleiro ou Rodrigo a fazer de Alexis Sanchez, Gaitan a fazer de Neymar.
no meio campo o Matic a fazer de Busquets, Enzo a fazer de Xavi e Djuricic ou Bernardo a fazer de Iniesta.
na defesa, André, Luisão,Garay,Siqueira.
para o meio campo ainda podiam ser utilizados Andre Gomes, Ruben Amorim,Fejsa.
no ataque e quando estivesse disponivel o Salvio teria que jogar...

E o Estádio da Luz a fazer de Camp Nou, o Ser Benfiquista a fazer de Canto del Barça, a Bola a fazer de Mundo Deportivo...

São estilos e realidades muito diferentes.

Slb23

Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 13:03
Ele não passa para o meio, ele ao procurar espaço, a procurar fugir aos defesas, é que se movimenta para o meio. Como faz o neymar e outros tantos, por exemplo.
Obviamente...

Os jogadores não são matrecos malta, eles movem-se ;D

Tiago1982

Sinceramente também nunca vi o Markovic em jogos "a sério" jogar como segundo avançado. Tenho-o visto sempre a jogar na ala a flectir para o meio.

Curiosamente, acho que seria também assim que o Cavaleiro renderia mais. Partindo da ala e indo para o centro, criando desequilíbrios e estando perto da zona de finalização.

Acho que os dois jogadores (Ivan e Markovic), assim como o próprio Ola John, por exemplo, são alas que renderiam mais num 4-3-3. O próprio Nolito também era jogador que poderia render muito mais jogando assim. O Miguel Rosa idem.

Por exemplo, o Mourinho no Porto em 2003/2004 usava duas tácticas distintas. 4-3-3 para a Liga (Conceição e Maciel nas alas se bem me lembro) e 4-4-2 em losango na Champions (mesmo aí haviam variações... Alenitchev em jogos mais "fáceis", Pedro Mendes em jogos mais "dificeis").

O Jesus tem equipa para conseguir também estas mutações em função dos adversários e, acima de tudo, das características dos seus jogadores...

Electriquebenfiquista

Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 13:03
Ele não passa para o meio, ele ao procurar espaço, a procurar fugir aos defesas, é que se movimenta para o meio. Como faz o neymar e outros tantos, por exemplo.
posso estar enganado mas tenho na ideia que já lhe aconteceu a ele o que acontece ao gaitan por vezes que passa pra 10

mikibritt

Citação de: Transformer em 29 de Outubro de 2013, 13:03
Citação de: mikibritt em 29 de Outubro de 2013, 12:58
Citação de: VALEBEM em 29 de Outubro de 2013, 12:55
Em jogos de preparação o markovic já jogou ao meio. Mas quem eu gostava de ver ao meio é o ivan.

ja eu gostaria de ver num jogo de menos exigencia o Benfica a jogar num estilo de jogo mais parecido ao do Barcelona
um 433 com o Marcovic a fazer de Messi, Cavaleiro ou Rodrigo a fazer de Alexis Sanchez, Gaitan a fazer de Neymar.
no meio campo o Matic a fazer de Busquets, Enzo a fazer de Xavi e Djuricic ou Bernardo a fazer de Iniesta.
na defesa, André, Luisão,Garay,Siqueira.
para o meio campo ainda podiam ser utilizados Andre Gomes, Ruben Amorim,Fejsa.
no ataque e quando estivesse disponivel o Salvio teria que jogar...

E o Estádio da Luz a fazer de Camp Nou, o Ser Benfiquista a fazer de Canto del Barça, a Bola a fazer de Mundo Deportivo...

São estilos e realidades muito diferentes.
logico, por isso disse num jogo de menor exigencia...
parece-me que temos jogadores pra jogar em qualquer modelo de jogo menos com 3 centrais...
era so uma coisa que gostava de ver por exemplo contra um Cinfães qualquer...

Çula

Citação de: Electriquebenfiquista em 29 de Outubro de 2013, 13:06
Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 13:03
Ele não passa para o meio, ele ao procurar espaço, a procurar fugir aos defesas, é que se movimenta para o meio. Como faz o neymar e outros tantos, por exemplo.
posso estar enganado mas tenho na ideia que já lhe aconteceu a ele o que acontece ao gaitan por vezes que passa pra 10

O Gaitan nunca jogou a 10 no Benfica. Aliás a partir da primeira época de Jesus que nunca mais voltámos a jogar com um 10 declarado.

Edu

O Markovic, com todo o talento que tem e com as suas características, pode jogar em qualquer posição ofensiva, desde que tenha liberdade criativa e não seja privado por tarefas defensivas que coloquem em causa as suas funções ofensivas.

A vertente mais táctica e a experiência, farão dele mais regular, seja em que posição jogar.

Electriquebenfiquista

Citação de: Çula em 29 de Outubro de 2013, 13:09
Citação de: Electriquebenfiquista em 29 de Outubro de 2013, 13:06
Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 13:03
Ele não passa para o meio, ele ao procurar espaço, a procurar fugir aos defesas, é que se movimenta para o meio. Como faz o neymar e outros tantos, por exemplo.
posso estar enganado mas tenho na ideia que já lhe aconteceu a ele o que acontece ao gaitan por vezes que passa pra 10

O Gaitan nunca jogou a 10 no Benfica. Aliás a partir da primeira época de Jesus que nunca mais voltámos a jogar com um 10 declarado.
entao jogou como segundo avançado, mas este que me recorda de o ver passar pro meio é verdade

mikibritt

Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 13:10
O Markovic, com todo o talento que tem e com as suas características, pode jogar em qualquer posição ofensiva, desde que tenha liberdade criativa e não seja privado por tarefas defensivas que coloquem em causa as suas funções ofensivas.

A vertente mais táctica e a experiência, farão dele mais regular, seja em que posição jogar.
tem que jogar como um Messi... onde quiser mas com consciencia das tarefas defensivas de um avançado...

Çula

Citação de: Electriquebenfiquista em 29 de Outubro de 2013, 13:11
Citação de: Çula em 29 de Outubro de 2013, 13:09
Citação de: Electriquebenfiquista em 29 de Outubro de 2013, 13:06
Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 13:03
Ele não passa para o meio, ele ao procurar espaço, a procurar fugir aos defesas, é que se movimenta para o meio. Como faz o neymar e outros tantos, por exemplo.
posso estar enganado mas tenho na ideia que já lhe aconteceu a ele o que acontece ao gaitan por vezes que passa pra 10

O Gaitan nunca jogou a 10 no Benfica. Aliás a partir da primeira época de Jesus que nunca mais voltámos a jogar com um 10 declarado.
entao jogou como segundo avançado, mas este que me recorda de o ver passar pro meio é verdade

Isso sim, e são coisas que devem acontecer várias vezes durante um jogo. Só temos a ganhar com isso.

Tiago1982

Citação de: Çula em 29 de Outubro de 2013, 13:09
Citação de: Electriquebenfiquista em 29 de Outubro de 2013, 13:06
Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 13:03
Ele não passa para o meio, ele ao procurar espaço, a procurar fugir aos defesas, é que se movimenta para o meio. Como faz o neymar e outros tantos, por exemplo.
posso estar enganado mas tenho na ideia que já lhe aconteceu a ele o que acontece ao gaitan por vezes que passa pra 10

O Gaitan nunca jogou a 10 no Benfica. Aliás a partir da primeira época de Jesus que nunca mais voltámos a jogar com um 10 declarado.

A minha memória já não é o que era, mas tenho ideia que na 2ª época do Jesus ainda voltámos a jogar com 10.

Posso estar enganado, mas tenho ideia do 11 base ser algo do genero... Roberto, Maxi, Luisão, David Luiz (e depois Sidnei e Jardel) e Coentrão na defesa... depois no miolo era Javi a trinco, Sálvio a extremo-direito, Gaitán na esquerda e Aimar (ou Martins) a 10, com Saviola e Cardozo na frente.

Acabámos foi a época a ter de jogar com Menezes à direita, Peixoto à esquerda e afins.

Mas tenho ideia que só com a chegada do Witsel é que deixámos de ter um 10 puro, só pontualmente.

Edu

Citação de: Electriquebenfiquista em 29 de Outubro de 2013, 13:06
Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 13:03
Ele não passa para o meio, ele ao procurar espaço, a procurar fugir aos defesas, é que se movimenta para o meio. Como faz o neymar e outros tantos, por exemplo.
posso estar enganado mas tenho na ideia que já lhe aconteceu a ele o que acontece ao gaitan por vezes que passa pra 10
Não me lembro, mas a minha memória também não é exemplo para ninguém.
Caso ele jogue no meio, será sempre a procurar então espaço nas... alas. Ele vai sempre procurar dar uso à sua velocidade, procurando espaços nas costas dos defesas. Se jogar a dez, independentemente de jogar bem ou mal, as suas funções dificilmente serão de ir buscar a bola, organizar e fazer jogar. Porque simplesmente não é esse o seu futebol, não são essas as suas características. É por isso que no futebol, cada um tem a sua função e o todo vence quando estes se encaixam e identificam perfeitamente.

lonstrup

o markovic tem é de ser mais inteligente nas suas cavalgadas. se não o fizer vai passar muito tempo na enfermaria.

Çula

Citação de: Tiago1982 em 29 de Outubro de 2013, 13:13
Citação de: Çula em 29 de Outubro de 2013, 13:09
Citação de: Electriquebenfiquista em 29 de Outubro de 2013, 13:06
Citação de: Edu em 29 de Outubro de 2013, 13:03
Ele não passa para o meio, ele ao procurar espaço, a procurar fugir aos defesas, é que se movimenta para o meio. Como faz o neymar e outros tantos, por exemplo.
posso estar enganado mas tenho na ideia que já lhe aconteceu a ele o que acontece ao gaitan por vezes que passa pra 10

O Gaitan nunca jogou a 10 no Benfica. Aliás a partir da primeira época de Jesus que nunca mais voltámos a jogar com um 10 declarado.

A minha memória já não é o que era, mas tenho ideia que na 2ª época do Jesus ainda voltámos a jogar com 10.

Posso estar enganado, mas tenho ideia do 11 base ser algo do genero... Roberto, Maxi, Luisão, David Luiz (e depois Sidnei e Jardel) e Coentrão na defesa... depois no miolo era Javi a trinco, Sálvio a extremo-direito, Gaitán na esquerda e Aimar (ou Martins) a 10, com Saviola e Cardozo na frente.

Acabámos foi a época a ter de jogar com Menezes à direita, Peixoto à esquerda e afins.

Mas tenho ideia que só com a chegada do Witsel é que deixámos de ter um 10 puro, só pontualmente.


É verdade, no entanto nessa equação houve uma troca que mudou quase tudo, Sálvio por Ramires.
A partir daí (e apesar de no papel as peças serem as mesmas) o Aimar deixou de ter as costas e quentes e a ter que se comportar muito mais como um 8. Continuava a ter um papel de organização mas com movimentos bem mais restritos, uma vez que já não tinha o respaldo que o queniano lhe dava.

É um pouco com ver os jogos do Valdo entre 1988 e 1991 onde jogou quase sempre num miolo a 2 e depois vê-lo entre 1995 e 1997, altura em que jogou declaradamente a 10 num esquema de 4-3-3.