Luciano Teixeira (Equipa B)

Médio, 30 anos,
Guiné-Bissau
Equipa B: 1 época, 33 jogos, 0 golos

Slb23

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 29 de Novembro de 2012, 01:13
O futebol é algo tão mas tão global e generalista que não se pode ter esse tipo de considerações estereotipadas slb23.

A posição "6" depende de modelo de jogo e dos jogadores que tens à disposição.

A Juventus, pode ter um Pirlo versão "quarterback", que sentado na sua cadeirinha vai lançando e controlando o jogo ofensivo da sua equipa, porque tem jogadores à sua frente com características para isso. Por exemplo, não é à toa que a equipa do Pirlo prefira jogar com avançados móveis do que com um poste lá na frente. Porquê? Porque os jogadores móveis sabem aproveitar os passes longos em diagonal que o Pirlo tão bem sabe fazer... daí que pareça um "quarterback".

Por outro lado, tens um "6" como o Busquets que é fundamental para formar um trio defensivo no Barcelona. Algo que o Pirlo não necessita porque a Juve joga com três defesas na maioria dos casos.

Já agora, o Busquets não precisa de ser um "quarterback", porque o estilo do jogo do Barcelona é diferente e baseado na troca de bola com Xavi, Iniesta, Fabregas, Messi,...

E poderia continuar a noite toda com casos completamente diferentes uns dos outros, mas todos eles "6".

Eu não disse que o 6 tem de ser um pino colocado na frente dos centrais...

cheguevara

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 29 de Novembro de 2012, 01:16
Citação de: cheguevara em 29 de Novembro de 2012, 01:14
Até doi estarem a falar do Pirlo no tópico do Luciano.

Podemos falar do Pogba... :whistle2:

tentei brincar um pouco com o tema mas ok...aparece sempre alguem assim :tickedoff:

André Sousa

Citação de: abar85 em 29 de Novembro de 2012, 01:14
O problema é que tudo o que o Pirlo sabe de futebol ia valer de pouco a defender, porque a área a cobrir neste Benfica seria enorme! É o que me parece!

Agora que bem encaixado numa equipa pode ser médio defensivo em qualquer lado! Não tenho dúvidas.

Ia valer de pouco? Ia valer de muito. Repito: Haveria sempre buracada, mas o homem tem uma leitura de jogo tão rápida que acabaria por antecipar grande parte dos movimentos e já estar lá colocado. Óbvio que não joga sozinho e há adversário, e haveria sempre um buraco. Mas repito, neste modelo, haverá sempre buraco. Jogar com dois médios no corredor central e com dois avançados, dará sempre nisto.

Citação de: Slb23 em 29 de Novembro de 2012, 01:16
André o Pirlo é um 10 escondido num 6, é um regista como dizem os italianos. Qualidade tem a rodos mas duvido muito seriamente que resulte em outro campeonato de todo que não o italiano. E não digo isto no sentido negativo, é pela forma como o futebol é jogado e visto lá. O Carlo tentou fazer o mesmo ao Rui e deu buraco...

É um jogador único, sabe ler e jogar mas tem de ser bem enquadrado.

O Pirlo é o que ele quiser ser. Assim como foi o Redondo. Nem vou falar no Guardiola ou no Paulo Sousa, que não tinham a qualidade técnica dos outros dois.

Mas sim, o Pirlo podia perfeitamente jogar como 10. E resultava claramente numa BBVA. No lugar do Busquets, por exemplo, era um mimo. Assim como no lugar do Khedira. Mesmo assim, acho que deixava o Xabi mais recuado.

Slb23

Só não resultou no futebol italiano a 10 infelizmente, mas também naquele Inter era dificil dar jogador.

abar85

Citação de: André Sousa em 29 de Novembro de 2012, 01:22
Citação de: abar85 em 29 de Novembro de 2012, 01:14
O problema é que tudo o que o Pirlo sabe de futebol ia valer de pouco a defender, porque a área a cobrir neste Benfica seria enorme! É o que me parece!

Agora que bem encaixado numa equipa pode ser médio defensivo em qualquer lado! Não tenho dúvidas.

Ia valer de pouco? Ia valer de muito. Repito: Haveria sempre buracada, mas o homem tem uma leitura de jogo tão rápida que acabaria por antecipar grande parte dos movimentos e já estar lá colocado. Óbvio que não joga sozinho e há adversário, e haveria sempre um buraco. Mas repito, neste modelo, haverá sempre buraco. Jogar com dois médios no corredor central e com dois avançados, dará sempre nisto.

Citação de: Slb23 em 29 de Novembro de 2012, 01:16
André o Pirlo é um 10 escondido num 6, é um regista como dizem os italianos. Qualidade tem a rodos mas duvido muito seriamente que resulte em outro campeonato de todo que não o italiano. E não digo isto no sentido negativo, é pela forma como o futebol é jogado e visto lá. O Carlo tentou fazer o mesmo ao Rui e deu buraco...

É um jogador único, sabe ler e jogar mas tem de ser bem enquadrado.

O Pirlo é o que ele quiser ser. Assim como foi o Redondo. Nem vou falar no Guardiola ou no Paulo Sousa, que não tinham a qualidade técnica dos outros dois.

Mas sim, o Pirlo podia perfeitamente jogar como 10. E resultava claramente numa BBVA. No lugar do Busquets, por exemplo, era um mimo. Assim como no lugar do Khedira. Mesmo assim, acho que deixava o Xabi mais recuado.

Com a quantidade de metros quadrados que tinha que cobrir, o Pirlo estava bem arranjado, era sacrificar um jogador daqueles. A não ser que passassemos a ter bola como nunca! Mas isso com JJ não me parece, é muita vertigem!

O Buracão existe e continuará a existir, isso é verdade!

TEXAS_1904

No Barça realmente era ginjas... aquela equipa esta sempre bem posicionada, sectores com as linhas muito juntas ajudam a isso. No Real com o Xabi tambem resultava bem de facto

abar85

No Real não sei, também é uma equipa que joga muito mais no ataque rápido para o Ronaldo ou para o Benzema, grande parte  das vezes por acelerações do Di Maria

André Sousa

Mas o Pirlo não significa jogo apoiado. O homem faz o que quer e, mais importante que tudo, percebe o que o jogo pede. Vê que a situação em que tem a bola está boa para ataque rápido? Tupas. Pede um jogo mais apoiado e pausado? Tupas.

abar85

Citação de: André Sousa em 29 de Novembro de 2012, 01:30
Mas o Pirlo não significa jogo apoiado. O homem faz o que quer e, mais importante que tudo, percebe o que o jogo pede. Vê que a situação em que tem a bola está boa para ataque rápido? Tupas. Pede um jogo mais apoiado e pausado? Tupas.

É bom em tudo, mas o melhor dele acho que sobressai quando a equipa tem bola por mais tempo.
Claro que passes teleguiados é especialidade também!

Slb23

O Pirlo é rei a gerir os ritmos de jogo. "Nasceu" para isso...

André Sousa

Citação de: abar85 em 29 de Novembro de 2012, 01:32
É bom em tudo, mas o melhor dele acho que sobressai quando a equipa tem bola por mais tempo.
Claro que passes teleguiados é especialidade também!

Mas isso acontecerá com 99% dos jogadores que tenham qualidade.

TEXAS_1904

Citação de: André Sousa em 29 de Novembro de 2012, 01:30
Mas o Pirlo não significa jogo apoiado. O homem faz o que quer e, mais importante que tudo, percebe o que o jogo pede. Vê que a situação em que tem a bola está boa para ataque rápido? Tupas. Pede um jogo mais apoiado e pausado? Tupas.
Fodasse que com essa do "tupas" ate parece que tava a ver o homem jogar

Mas verdadinha  :cool2:

André Sousa

Só agora é que me apercebi que estou a falar do Pirlo no tópico do Luciano.

Pirlo, perdoa-me, não sei o que faço.

abar85

Citação de: André Sousa em 29 de Novembro de 2012, 01:33
Citação de: abar85 em 29 de Novembro de 2012, 01:32
É bom em tudo, mas o melhor dele acho que sobressai quando a equipa tem bola por mais tempo.
Claro que passes teleguiados é especialidade também!

Mas isso acontecerá com 99% dos jogadores que tenham qualidade.

Em teoria sim.
Mas por exemplo, eu olho para o Cristiano "Reinaldo" actualmente, e acho que aquilo para que está mais talhado neste momento é para aquele tipo de jogo mais de ataque rapido, e menos decisivo em equipas que privilegiassem mais um ataque muito planeado.
Claro que com a qualidade que tem joga em qualquer lado e de qualque forma, mas onde é melhor?

brankinho_gaspar

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 29 de Novembro de 2012, 01:13
O futebol é algo tão mas tão global e generalista que não se pode ter esse tipo de considerações estereotipadas slb23.

A posição "6" depende de modelo de jogo e dos jogadores que tens à disposição.

A Juventus, pode ter um Pirlo versão "quarterback", que sentado na sua cadeirinha vai lançando e controlando o jogo ofensivo da sua equipa, porque tem jogadores à sua frente com características para isso. Por exemplo, não é à toa que a equipa do Pirlo prefira jogar com avançados móveis do que com um poste lá na frente. Porquê? Porque os jogadores móveis sabem aproveitar os passes longos em diagonal que o Pirlo tão bem sabe fazer... daí que pareça um "quarterback".

Por outro lado, tens um "6" como o Busquets que é fundamental para formar um trio defensivo no Barcelona. Algo que o Pirlo não necessita porque a Juve joga com três defesas na maioria dos casos.

Já agora, o Busquets não precisa de ser um "quarterback", porque o estilo do jogo do Barcelona é diferente e baseado na troca de bola com Xavi, Iniesta, Fabregas, Messi,...

E poderia continuar a noite toda com casos completamente diferentes uns dos outros, mas todos eles "6".
O0