SL BENFICA - CAMPEÃO NACIONAL DE JUNIORES 2012/2013!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

abar85

Citação de: andre_04_SLB em 24 de Março de 2013, 23:11
@cheguevara,

Essa é uma questão transversal a todos os clubes actualmente, no nosso futebol. O Sporting tem agora uma das melhores gerações dos últimos 10 anos, e fruto do momento difícil que vivem, eles aparecerem, mas basta ver o tempo em que não lançam um jogador para a titularidade da equipa principal. E acho que o contexto Sporting não pode ser exemplo.

@abar85,

Acho que a formação está no bom caminho, sinceramente. As pessoas não podem é esperar que todos os anos apareçam jogadores prontos para o plantel principal, ou mesmo que sejam vários por ano. Nos últimos anos estão a servir o Benfica, ou ainda continuam ligados, vindos da formação, André Gomes, Roderick, Nelson Oliveira. O saldo é muito positivo.

Eu sinceramente, acho que no recrutamento a formação até tem estado bem, agora depois, acho que há muito por onde melhorar, muito mesmo!

POr exemplo, achas o Tralhão o melhor possível para o cargo que ocupa?

André Sousa

Não há competitividade porque o Benfica não a fomenta.

Acho um tremendo absurdo ainda ninguém ter dado um passo nessa direcção. Parece que estão à espera que outros o façam para que vejam que resulte.

andre_04_SLB

Não discuto pessoas, e acho que é redutor.

Achas o treinador do Bragança que treinou o Pizzi todos aqueles anos, era "mais habilitado", "mais competente" do que todos os outros da geração do Pizzi, para ele ter crescido mais no Bragança do que os do Sporting, Benfica, Porto, etc, que eram melhores que ele naquela altura?

A questão é a que eu escrevi umas páginas atrás. A mim não me chocava o Benfica ter uma formação com muito menos equipas que as que tem actualmente, e começar a investir a sério a partir dos 14 anos.

abar85

Citação de: André Sousa em 24 de Março de 2013, 23:18

Acho um tremendo absurdo ainda ninguém ter dado um passo nessa direcção. Parece que estão à espera que outros o façam para que vejam que resulte.

Concordo em absoluto!

abar85

Citação de: andre_04_SLB em 24 de Março de 2013, 23:19
Não discuto pessoas, e acho que é redutor.

Achas o treinador do Bragança que treinou o Pizzi todos aqueles anos, era "mais habilitado", "mais competente" do que todos os outros da geração do Pizzi, para ele ter crescido mais no Bragança do que os do Sporting, Benfica, Porto, etc, que eram melhores que ele naquela altura?

A questão é a que eu escrevi umas páginas atrás. A mim não me chocava o Benfica ter uma formação com muito menos equipas que as que tem actualmente, e começar a investir a sério a partir dos 14 anos.

Eu discuto pessoas simplesmente porque a competência aumenta a probabilidade de formar melhores jogadores e nisso não acredito que haja duvidas.

O Barça é o que é e não deve ser por sorte, deve ser porque tem gente muito competente.

E é só um exemplo.

Ouço falar em montes de jogadores holandeses que mostram qualidade, agora Alemães também. Alguma coisa devem estar a fazer bem, é que em Portugal, vê-se uma seleção sem alternativas!

cheguevara

Citação de: andre_04_SLB em 24 de Março de 2013, 23:11
@cheguevara,

Essa é uma questão transversal a todos os clubes actualmente, no nosso futebol. O Sporting tem agora uma das melhores gerações dos últimos 10 anos, e fruto do momento difícil que vivem, eles aparecerem, mas basta ver o tempo em que não lançam um jogador para a titularidade da equipa principal. E acho que o contexto Sporting não pode ser exemplo.

@abar85,

Acho que a formação está no bom caminho, sinceramente. As pessoas não podem é esperar que todos os anos apareçam jogadores prontos para o plantel principal, ou mesmo que sejam vários por ano. Nos últimos anos estão a servir o Benfica, ou ainda continuam ligados, vindos da formação, André Gomes, Roderick, Nelson Oliveira. O saldo é muito positivo.

André. Será que a questão está na qualidade ou falta dela , dos jogadores. Deixemos o SCP e passemos ao barça.Vivem muito da sua escola. Não será o modelo escolhido, os profissionais( bons e maus) escolhidos para gerirem o dito?
Na Alemanha, temos outro exemplo de aposta na formação, em França ,os anos de ouro viveram-se com aposta numa boa formação. Parece-me que se investe muito na formação para tão poucos frutos. E não falo só ao nível de servirem a nossa equipa A, falo de servirem o futebol da I e II liga. Poucos são os formados no Benfica.

cheguevara

Citação de: André Sousa em 24 de Março de 2013, 23:18

Completamente de acordo.

andre_04_SLB

E há outra coisa que muita gente tem de perceber. Estive ainda agora a ler um Torneio que acompanhei, pela data de 2007. Estiveram presentes PSV, Benfica, Chelsea, Barcelona, Sporting e Inter. Era o escalão de Infantis. Passado todos estes anos, já deu para perceber quem lá vai chegar, e quem não vai.

Gerard Deulofeu (Barcelona), Eric Dier (Sporting), Lewis Baker (Chelsea) e Memphis Depray (PSV). Estamos a falar de 5 jogadores. Cada equipa levou mais de 20. Só estas 6 equipas, foram 120 atletas, e apenas 4 atletas parece que lá chegaram. Uma percentagem de 5%. E tudo clubes de topo. É a realidade da formação.

andre_04_SLB

Enquanto as equipas de formação continuarem a ser avaliadas por números, e falo em números de títulos, números de jogadores nas selecções, etc, os critérios para o sucesso de quem executa estarão sempre condicionados. No dia que o objectivo for apenas chegar aos 18 anos o melhor preparado possível, acredito que em Portugal, no geral, as coisas melhorem. É que é muito bonito olhar para os resultados. Eu também conheço um exemplo de um clube de Lisboa que não vou dizer o nome, muito elogiado ultimamente, equipas todas em grande nível, e depois num determinado escalão já assisti a um treino de situações de 1x1 com velocidade máxima frente a frente para ver quem chegava primeiro à bola a fim de partir para a baliza. Eu vi logo no que ia dar. Resultado, 2 atletas no hospital de cabeça acerta. E no entanto no final do ano ganharam quase tudo.

Será isso sustentável? Estarão a preparar-se esses atletas para o futuro ou para o rendimento? Será os resultados que ditam um bom trabalho na formação? Que competências tem de ter um bom formador? Será um formador, um professor, ou um treinador, o mais indicado, num contexto de equipa jovem?

Não há uma lei nem um paradigma. Existem casos que anulam qualquer exemplo dado.

cheguevara

Citação de: andre_04_SLB em 24 de Março de 2013, 23:41
Enquanto as equipas de formação continuarem a ser avaliadas por números, e falo em números de títulos, números de jogadores nas selecções, etc, os critérios para o sucesso de quem executa estarão sempre condicionados. No dia que o objectivo for apenas chegar aos 18 anos o melhor preparado possível, acredito que em Portugal, no geral, as coisas melhorem. É que é muito bonito olhar para os resultados. Eu também conheço um exemplo de um clube de Lisboa que não vou dizer o nome, muito elogiado ultimamente, equipas todas em grande nível, e depois num determinado escalão já assisti a um treino de situações de 1x1 com velocidade máxima frente a frente para ver quem chegava primeiro à bola a fim de partir para a baliza. Eu vi logo no que ia dar. Resultado, 2 atletas no hospital de cabeça acerta. E no entanto no final do ano ganharam quase tudo.

Será isso sustentável? Estarão a preparar-se esses atletas para o futuro ou para o rendimento? Será os resultados que ditam um bom trabalho na formação? Que competências tem de ter um bom formador? Será um formador, um professor, ou um treinador, o mais indicado, num contexto de equipa jovem?

Não há uma lei nem um paradigma. Existem casos que anulam qualquer exemplo dado.

Então há realmente algo de errado com o modelo que está em uso, de uma forma geral , no Benfica que é o que nos interessa , em particular.
Veja-se a situação da competitividade como refere o André Sousa. Nesta equipa de juniores houve uma fase inicial de goleadas. Resultado: evolução de jogadores zero. E não, eu não sou um apologista de titulos. Se o trabalho for bem feito e se os jogadores evoluirem quer individualmente quer ao nível de sentido colectivo, é lógico que melhores resultados aparecerão.

Velazquez

Isso de quem joga em equipas mais fracas ter maiores possibilidades de dar jogador por ter que lutar mais pelas suas equipas que os das equipas grandes é muito redutor(apesar de ser um factor que contribui mas há muito mais)

Claro que quanto maior a dificuldade melhor.O nivel não é alto e as dificuldades não são muitas?Aumente-se a dificuldade e não se tenha tanta preocupação com os titulos.

Nos juvenis que joguem os juvenis de 1º ano.Nos juniores que joguem juniores de 1ºano e juvenis de 2º.Na equipa B que joguem juniores.É só ver quanto evoluiram o Fábio Cardoso e o Cancelo na B.Se tivessem sempre jogado nos juniores tinham evoluido muito menos.Já estou a ver alguem a dizer que o Cancelo não evoluiu muito.Ainda tem muito a aprender mas cresceu muito

giiin

Basta ver que jogadores se encontram na selecção de sub-21, já em fase sénior. Onde estão dos jogadores das grandes equipas?

Futebol - Sub-21
Rui Jorge chama 23
O técnico dos sub-21 divulgou esta, quinta-feira, a lista de convocados para as partidas de preparação diante da Suécia e República da Irlanda.

A Equipa das Quinas jogará diante das formação nórdica no dia 21 de março, pelas 17h30, em Viseu (Estádio do Fontelo) e, quatro dias depois (a 25 de março, pelas 19h30) diante dos irlandeses, em Dublin (Estádio Tallaght).

Para esta dupla jornada, Rui Jorge chamou 23 jogadores entre os quais se destacam os estreantes nos sub-21 Frederico Venâncio (Vitória de Setúbal) e Raphael Guerreiro (Caen) – este último constitui mesmo uma estreia absoluta nos trabalhos da Seleção.

Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: Daniel Fernandes (VFL Bochum), João Pinho (UD Oliveirense) e Luís Ribeiro (Sporting).

Defesas: David Bruno (FC Porto), Frederico Venâncio; (Vitória FC de Setúbal), Josué (Vitória SC de Guimarães), João Amorim (Vitória SC de Guimarães), Luís Martins (Gil Vicente), Miguel Lourenço (Vitória FC de Setúbal), Paulo Oliveira (Vitória SC de Guimarães e Rui Coentrão (Varzim SC).

Médios: Amorim (CD Trofense), Luís Silva (Leixões SC), Sérgio Oliveira (FC Porto), Raphael Guerreiro (Caen), Tiago Rodrigues (Vitória SC de Guimarães), Vítor Gonçalves (Portimonense SC) e William (Cercle Brugge KSV).

Avançados: Aldair (FC Penafiel), Tó Barbosa (Varzim SC), Fábio Nunes (Blackburn Rovers), João Beirão (GD Ribeirão) e Luis Gustavo (FC Barcelona).

vermelhão

Concordo inteiramente com o Andre! Tenho um filho a jogar nos Juvenis e sei a pressão que os diretores fazem quer aos miudos quer aos treinadores para que estes sejam campeoes. E nao so....mesmo aqui no forum quando as nossas equipas nao ganham batesse em tudo e todos, sao os jogadores que nao evoluiram, sao os treinadores que nao prestam etc etc.... estas discussºoes sao muito boas mas quando coerentes. A verdade é que para a maior parte das pessoas avalia se as pessoas pelos resultados dos jogos e campeonatos. Vou dar um exmplo. Vi os dois ultioms jogos do juvenis A na academia. O primeiro ganhavamos 1-0 aos 25m quando o joao costa fez penalti e foi expulso. Ate ali so o benfica tinha jogado. Perdeu 4-1 os ocmentarios foram logo que era uma vergonha que o treinador assim que os miudos assado...mais incrivel este ultimo jogo. So deu Benfica foi um banho de bola, o gr do benfica nao fez uma defesa, os adeptos do scp era insultos a torto e direito ao treinador e aos jogadores quando a 10m do fim o Barbosa marca um golo a 30metros da baliza e meta a bola no angulo, depois sofrsse o 2 golo no ultimo lance do jogo ja estava o benfica em desespero na area adversaria. Fizemos um grande jogo com 4 jogadores de 1 ano e um gr ainda iniciado mas o que todos disseram??? o costume..nao ganhamos ao scp os jogadores nao prestam o treinador devia ir embora é incompetente etc etc.
A grande questao é que esta equipa em iniciados ficou em 4 lugar! na fase final. Depois ganhou o distrital ao mesmo sporting sem romario e guedes e agora esta a frente deles e a jogar melhor. Houve evolução ou nao? para mim houve, menos em relacao ao romario e guedes que continuam a mesma coisa. o scp que nos ganhou agora desta forma esta aflito para se qualificar mas nos vamos a frente, isto é evolução ou nao? Sinal que os jogadores evoluiram ou nao? o grande problema da formacao do benfica diretores e adeptos é sempre o mesmo: resultados e titulos porque se assim nao foçe os melhores de um escalao estariam sempre a jogar no escalao de cima.

vermelhão

outro exemplo de evoluçao: renato sanches e ruben dois jogadores sub-16 estao neste momento na seleçao de sub-17 apuramento para o euro, fruto de que? do seu trabalho num escalao a cima e utilizaçao nos juvenis A.

cheguevara

Citação de: giiin em 25 de Março de 2013, 00:30
Basta ver que jogadores se encontram na selecção de sub-21, já em fase sénior. Onde estão dos jogadores das grandes equipas?

Futebol - Sub-21
Rui Jorge chama 23
O técnico dos sub-21 divulgou esta, quinta-feira, a lista de convocados para as partidas de preparação diante da Suécia e República da Irlanda.

A Equipa das Quinas jogará diante das formação nórdica no dia 21 de março, pelas 17h30, em Viseu (Estádio do Fontelo) e, quatro dias depois (a 25 de março, pelas 19h30) diante dos irlandeses, em Dublin (Estádio Tallaght).

Para esta dupla jornada, Rui Jorge chamou 23 jogadores entre os quais se destacam os estreantes nos sub-21 Frederico Venâncio (Vitória de Setúbal) e Raphael Guerreiro (Caen) – este último constitui mesmo uma estreia absoluta nos trabalhos da Seleção.

Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: Daniel Fernandes (VFL Bochum), João Pinho (UD Oliveirense) e Luís Ribeiro (Sporting).

Defesas: David Bruno (FC Porto), Frederico Venâncio; (Vitória FC de Setúbal), Josué (Vitória SC de Guimarães), João Amorim (Vitória SC de Guimarães), Luís Martins (Gil Vicente), Miguel Lourenço (Vitória FC de Setúbal), Paulo Oliveira (Vitória SC de Guimarães e Rui Coentrão (Varzim SC).

Médios: Amorim (CD Trofense), Luís Silva (Leixões SC), Sérgio Oliveira (FC Porto), Raphael Guerreiro (Caen), Tiago Rodrigues (Vitória SC de Guimarães), Vítor Gonçalves (Portimonense SC) e William (Cercle Brugge KSV).

Avançados: Aldair (FC Penafiel), Tó Barbosa (Varzim SC), Fábio Nunes (Blackburn Rovers), João Beirão (GD Ribeirão) e Luis Gustavo (FC Barcelona).

Isto são contas de outro rosário.
Os grandes devido à necessidade e exigência das competições onde entram não apostam em jogadores tão jovens. Além disso alguns desses jovens que estão convocados nesta selecção tem 4 ou 5 m de utilização na sua equipa. Incompreensível como são seleccionados jogadores que não jogam. Selecção para mim implica a triagem e escolha dos melhores o que como sabemos nem sempre acontece.