As melhores fotografias da história do Benfica

pcssousa

A reverência de Maldini a Mário Coluna. Infelizmente a primeira final perdida:

Como escreveu a imprensa europeia da época, o Benfica foi lançado às feras em San Ciro.

1968, mais uma vez Wembley, mais uma vez a Taça ali tão perto

Descanse em paz, sr. Mário Esteves Coluna. Jamais será esquecido!

Dandy

O mesmo poderá acontecer, este ano, em Turim.

Mas com Artur na baliza e sem suplente para Fejsa... pode ser que sejamos poupados a isso.

pcssousa

Situações diferentes. Em 65 o palco da final foi escolhido depois de já serem conhecidos os finalistas. Foi algo que já tinha acontecido num Real Madrid - Fiorentina, mas naquele ano conheceu proporções épicas por ter ficado claro a todos, e toda a imprensa o realçou, que se a final da taça fosse na Luz ao invés de San Ciro, o Benfica venceria tranquilamente. O nosso clube foi posteriormente eleito a melhor equipa do ano pela France Football.
A juntar ao ambiente infernal, um dilúvio quase de proporções bíblicas e, mais uma vez, toda a imprensa europeia a relatar que o jogo devia ser adiado ou transferido, pois choveu durante dias.

Foi de tal forma que, nunca mais se marcou a final nestes moldes, passando a saber-se antecipadamente onde seria. Curiosamente foi em Lisboa a edição seguinte.

JoaoLemos

pcssousa

Ainda acerca das finais, a de Berna 61 estava marcada para Roma, mas um desentendimento relacionado com a distribuição das verbas fez com que fosse remarcada para Berna, não sei exactamente quando, mas não muitos dias antes.

Dandy

Os Lisbon Lions são de 67.

Mas faltou um bocadinho assim para termos, pelo menos, mais uma Orelhuda.

pcssousa

Citação de: Dandy em 25 de Fevereiro de 2014, 23:40

Tens razão, Dandy, my mistake. 66 foi o ano do Real Madrid ié-ié e a sexta taça da europa. Contra o Partizan, se não estou em erro.
No ano seguinte, no Jamor, sim. Ano de estreia de um novo modelo do troféu, mais semelhante ao actual, sem o charme do antigo e com orelhas à Vieira...

Rikurveojmal

Citação de: Sleepy_sidewinder em 23 de Fevereiro de 2014, 23:42
Citação de: pcssousa em 14 de Fevereiro de 2014, 20:01
6 de Março de 1988, Estádio da Luz, 24a jornada do Campeonato Nacional da I divisão de 87/88. Benfica 4 - Sporting 1:

Chiquinho Carlos quase a marcar perante o olhar de Duílio.

O primeiro jogo k vi do Benfica ao vivo.

Estive lá!

Dandy

Citação de: pcssousa em 25 de Fevereiro de 2014, 23:54
Citação de: Dandy em 25 de Fevereiro de 2014, 23:40

Tens razão, Dandy, my mistake. 66 foi o ano do Real Madrid ié-ié e a sexta taça da europa. Contra o Partizan, se não estou em erro.
No ano seguinte, no Jamor, sim. Ano de estreia de um novo modelo do troféu, mais semelhante ao actual, sem o charme do antigo e com orelhas à Vieira...

A minha adenda não tem qualquer interesse, é estéril, o sumo verdadeiramente enriquecedor reside nas tuas palavras.

Ainda sobre o dilúvio de 65, o próprio Giacinto Facchetti, já extinto, um italiano atípico com quase dois metros, esquálido e de cabelo ariano, canhoto, o primeiro lateral esquerdo do futebol moderno, opinou que a final não deveria ter sido jogada:

http://www.youtube.com/watch?v=JH6A39WCBiM

pirolito1

Citação de: pcssousa em 25 de Fevereiro de 2014, 23:01
Situações diferentes. Em 65 o palco da final foi escolhido depois de já serem conhecidos os finalistas. Foi algo que já tinha acontecido num Real Madrid - Fiorentina, mas naquele ano conheceu proporções épicas por ter ficado claro a todos, e toda a imprensa o realçou, que se a final da taça fosse na Luz ao invés de San Ciro, o Benfica venceria tranquilamente. O nosso clube foi posteriormente eleito a melhor equipa do ano pela France Football.
A juntar ao ambiente infernal, um dilúvio quase de proporções bíblicas e, mais uma vez, toda a imprensa europeia a relatar que o jogo devia ser adiado ou transferido, pois choveu durante dias.

Foi de tal forma que, nunca mais se marcou a final nestes moldes, passando a saber-se antecipadamente onde seria. Curiosamente foi em Lisboa a edição seguinte.
A France Football considerou o SL Benfica melhor equipa da Europa em 1968, não em 1965. Apenas encontro referências a isso em documentos benfiquistas, nem na France Football... E a atribuição desse prémio só encontro para outro ano, em 1970 ao The Celtic FC.

Quanto a 1965, Se a final não fosse em Milão era difícil perdermos, nesse ano todos os que passaram na Luz na TCCE foram goleados, até o Real Madrid CF, o mínimo foram 4 golos de diferença...

pcssousa

Há uma placa referente a isso que esteve exposta na antiga sala de troféus. Vi-a com os próprios olhos, 1965.
Nem sabia da atribuição em 68.

ivodaniello

Aos historiadores aqui do fórum, venho humildemente pedir a vossa ajuda!

Alguem tem memória ou informação mais precisa de um jogo do Benfica no Maracanã na época 1997/98?

Estou a negociar uma camisola de um jogo suposto lá, mas não consigo saber contra quem e quando isso aconteceu.

Sei que jogámos no Mineirão contra o Flamengo nessa pré epoca (e perdemos 5-2) mas não tenho mais informação de jogos no Rio

pirolito1

Citação de: pcssousa em 26 de Fevereiro de 2014, 01:46
Há uma placa referente a isso que esteve exposta na antiga sala de troféus. Vi-a com os próprios olhos, 1965.
Nem sabia da atribuição em 68.
Gostava de ver essa placa, espero que esteja no Museu. Já enviei mail para a France Football e nunca me responderam.

Tenho a certeza que em documentos do SLB aparece que recebemos essa distinção em 1968.

Parece que essa distinção era atribuída a finalistas vencidos da TCCE... 1968, 1970...

ivodaniello

Acho que se está a preparar grande jogo lá em cima.
Na final de 65 o Coluna trocou de camisola com o Picchi que morreu no mês passado...

pcssousa

Citação de: ivodaniello em 26 de Fevereiro de 2014, 02:25
Aos historiadores aqui do fórum, venho humildemente pedir a vossa ajuda!

Alguem tem memória ou informação mais precisa de um jogo do Benfica no Maracanã na época 1997/98?

Estou a negociar uma camisola de um jogo suposto lá, mas não consigo saber contra quem e quando isso aconteceu.

Sei que jogámos no Mineirão contra o Flamengo nessa pré epoca (e perdemos 5-2) mas não tenho mais informação de jogos no Rio
Em 97/98 no Brasil, só me recordo do Benfica participar no tal torneio centenário em Belo Horizonte, onde jogámos com o Cruzeiro, com o Flamengo e com o Olímpia do Paraguai.
Peço desculpa, mas o meu ponto fraco é o Benfica de 97 a 2002, pouco ou nada me recordo acerca disso por mais que puxe pela memória. E nem tenho grandes fontes acerca do assunto, foi uma altura da minha vida em que estive mais desligado do futebol do Benfica.