As melhores fotografias da história do Benfica

pcssousa

Citação de: pirolito1 em 26 de Fevereiro de 2014, 10:07
Citação de: pcssousa em 26 de Fevereiro de 2014, 01:46
Há uma placa referente a isso que esteve exposta na antiga sala de troféus. Vi-a com os próprios olhos, 1965.
Nem sabia da atribuição em 68.
Gostava de ver essa placa, espero que esteja no Museu. Já enviei mail para a France Football e nunca me responderam.

Tenho a certeza que em documentos do SLB aparece que recebemos essa distinção em 1968.

Parece que essa distinção era atribuída a finalistas vencidos da TCCE... 1968, 1970...
Existe, sim, eu via-a e não tenho necessidade de estar a deturpar. E isto não invalida que não tenhamos recebido igualmente a distinção de 1968.
A distinção de 1965 vem até noticiada na imprensa do clube, jornal e Benfica Ilustrado.

Quanto à relação com o finalista derrotado, é concerteza coincidência .

ivodaniello

Citação de: pcssousa em 26 de Fevereiro de 2014, 15:07
Citação de: ivodaniello em 26 de Fevereiro de 2014, 02:25
Aos historiadores aqui do fórum, venho humildemente pedir a vossa ajuda!

Alguem tem memória ou informação mais precisa de um jogo do Benfica no Maracanã na época 1997/98?

Estou a negociar uma camisola de um jogo suposto lá, mas não consigo saber contra quem e quando isso aconteceu.

Sei que jogámos no Mineirão contra o Flamengo nessa pré epoca (e perdemos 5-2) mas não tenho mais informação de jogos no Rio
Em 97/98 no Brasil, só me recordo do Benfica participar no tal torneio centenário em Belo Horizonte, onde jogámos com o Cruzeiro, com o Flamengo e com o Olímpia do Paraguai.
Peço desculpa, mas o meu ponto fraco é o Benfica de 97 a 2002, pouco ou nada me recordo acerca disso por mais que puxe pela memória. E nem tenho grandes fontes acerca do assunto, foi uma altura da minha vida em que estive mais desligado do futebol do Benfica.

Eu por acaso desta altura até tenho uma vaga ideia de tudo o que iamos disputando, pois seguia muito atentamente o Benfica mesmo sem a facilidade de acesso aos media que temos hoje, mas realmente deste suposto jogo não tenho mesmo ideia de nada!

Obrigado na mesma e não tens de pedir desculpa ora essa!

pirolito1

Citação de: pcssousa em 26 de Fevereiro de 2014, 15:13
Citação de: pirolito1 em 26 de Fevereiro de 2014, 10:07
Citação de: pcssousa em 26 de Fevereiro de 2014, 01:46
Há uma placa referente a isso que esteve exposta na antiga sala de troféus. Vi-a com os próprios olhos, 1965.
Nem sabia da atribuição em 68.
Gostava de ver essa placa, espero que esteja no Museu. Já enviei mail para a France Football e nunca me responderam.

Tenho a certeza que em documentos do SLB aparece que recebemos essa distinção em 1968.

Parece que essa distinção era atribuída a finalistas vencidos da TCCE... 1968, 1970...
Existe, sim, eu via-a e não tenho necessidade de estar a deturpar. E isto não invalida que não tenhamos recebido igualmente a distinção de 1968.
A distinção de 1965 vem até noticiada na imprensa do clube, jornal e Benfica Ilustrado.

Quanto à relação com o finalista derrotado, é concerteza coincidência .
Eu não disse que não existia, disse que gostava de a ver.

pcssousa

Já postei esta foto noutro tópico e até quero ver se a substituirei por outra com melhor qualidade:

Estádio Nervión, Sevilla, quinta feira 19 de Setembro de 1957. Precisamente duas semanas depois de uma célebre vitória Benfiquista no estádio do Restelo sobre o FC Barcelona por 4-0, o Benfica estreia-se nas competições europeias de clubes, em jogo a contar para a Taça dos Clubes Campeões europeus ante o vice-campeão Espanhol.
Os benfiquistas entrariam em campo com uma bandeira gigante do Sevilha, conforme se pode ver na foto, sendo aplaudidos pelos cerca de 40 mil espectadores presentes.
Caberia a Francisco Palmeiro marcar, aos 49 minutos o primeiro golo Benfiquista na história das competições da Uefa, na altura a igualar a partida a um golo.
O Benfica acabaria por perder a contenda por 3-1 e, com o empate a 0 em Lisboa por ser afastado da prova. Quando voltasse, arrasaria, mas isso já são outras histórias que na altura ainda ninguém poderia prever. No banco, Otto Glória, que, quase 11 anos mais tarde comandaria a equipa Benfiquista na sua 5ª final da competição... mais uma vez, em 1957 quem poderia prever que pouco mais de uma década depois o clube teria tremendo historial na Europa?

Aqui fica ainda o galhardete do jogo:

Dandy

De acordo com Ângelo Martins, a equipa chegara a Sevilha poucas horas antes do jogo.

pcssousa

Verdade, e estava programado que o Gr seria Costa Pereira, mas uma lesão impedi-o.

Este jogo foi também o da estreia de Mário Coluna nas competições europeias. Dos futuros campeões europeus jogaram ainda Serra, Ângelo, Cávem e José Águas, bem como o futuro adjunto dos Campeões, Caiado.

MNascimento

Neste tópico bebe-se "Benfica" mas nunca até à exaustão.

pcssousa

O capitão dos campeões. Por ventura o mais elegante avançado da história do futebol português:

Manel dos Anzois

Equipa da primeira digressão ao estrangeiro do S.L. Benfica, em Junho de 1912, na Corunha

Manel dos Anzois

Manel dos Anzois

Jogo da Taça Intercontinental, Santos vs. Benfica disputada no mítico Maracanã, em 1962.

O nº 10 em destaque foto que disputa a bola nas alturas é nada mais nada menos que Pelé.

Çula

Citação de: ivodaniello em 26 de Fevereiro de 2014, 02:25
Aos historiadores aqui do fórum, venho humildemente pedir a vossa ajuda!

Alguem tem memória ou informação mais precisa de um jogo do Benfica no Maracanã na época 1997/98?

Estou a negociar uma camisola de um jogo suposto lá, mas não consigo saber contra quem e quando isso aconteceu.

Sei que jogámos no Mineirão contra o Flamengo nessa pré epoca (e perdemos 5-2) mas não tenho mais informação de jogos no Rio

Esse jogo foi a contar para um quadrangular que se chamava "Copa Centenário"  e jogámos dia 3 de Agosto contra o Cruzeiro, dia 5 contra o Flamengo e dia 7 contra o San Lorenzo.
Talvez para a semana te consiga dar mais dados sobre esse jogo que procuras.

Çula

Dandy

Os 5 golos marcados na final de Amsterdam, pelo Benfica, são a segunda melhor marca, em número de golos, numa final da TCCE/UCL, depois dos 7 que o Madrid marcou na final de 1960 ...

... certo?

pedroferreira27

Uma foto em minha posse da equipa do Benfica que venceu a "Taça Portugal" 1942/43